O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus




Resenhas - O Mundo de Sofia


2329 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Genyle 10/11/2020

Pessoas
Se o cérebro das pessoas fosse tão simples ao ponto de podermos compreendê-lo, nós seríamos então tão estúpidos que não conseguiríamos fazê-lo.
comentários(0)comente



Manu 24/01/2022

Comecei a ler achando que seria um romance com introduções das filosofia mas é muito mais que isso!

Além de ser um "curso de filosofia" a escrita brinca com todo o contexto dos pensamentos e isso é INCRÍVEL.
Nunca refleti tanto sobre o raciocínio do autor e ainda estou ????? em choque com tanta inteligência.

Recomendo a leitura pra quem realmente gosta de filosofia porque o início foca muito sobre isso, as vezes eu até achava cansativo porque eram muitos capítulos seguidos, praticamente um intensivo.
Mas se acompanhar, mais ou menos no meio do livro começa a ficar muito empolgante, porque cada capítulo sobre tal filósofo revela pistas pra trama principal, eu fiquei assim ?????
Raio 24/01/2022minha estante
Amooooooo ??


Sinayzita 17/01/2023minha estante
bela resenha,manu




Marlo R. R. López 03/07/2020

Uma introdução extremamente didática à filosofia para leitores que gostam do tema.
Recomendo para quem está bastante interessado em fazer um breve percurso pela história da filosofia ocidental, sem perder de vista que o conteúdo do livro se trata de um resumo do resumo resumido das ideias de filósofos conhecidos. Acredito que alguns jovens possam se identificar bastante com o romance, já que a protagonista é, também, jovem.

Mas o fato é que o leitor interessado no enredo de Sofia pode acabar se decepcionando, porque basicamente 90% do livro é composto pelas aulas que a garota recebe ao completar 15 anos. Não estou exagerando: a parte do romance dedicada ao enredo propriamente dito é mínima, o que me frustrou muito, ao passo que as aulas do filósofo particular de Sofia parecem ocupar a quase totalidade dessas 600 páginas. É um livro cansativo em vários momentos, e a sensação de estar lendo uma apostila do Ensino Médio é inevitável. Estejam avisados.

Leitores já iniciados em filosofia e que estejam à procura de algo relativamente mais profundo podem procurar outra obra. Esta aqui vale pelo esforço do autor em trazer o assunto à baila para leigos (Jostein Gaarder é um renomado professor de filosofia, e a didática fica clara no texto).

Para quem curtiu, recomendo 'A Viagem de Théo', de Catherine Clement. É exatamente a mesma ideia, só que versa sobre a origem das religiões.
comentários(0)comente



Dan | @ler_paraaprender 20/06/2021

Ótima introdução à filosfia
Uma ótima leitura para adolescentes e jovens que querem aprender um pouco mais sobre a histórias das grandes ideias. Dos antigos aos contemporâneos.

Toda a narrativa é envolvente, misteriosa. O ritmo da leitura não cansa. Recomendo muito e um dia lerei para minha filhinha. :)
comentários(0)comente



Leituras e Reflexões 07/07/2021

Eu havia lido bem superficialmente quando cursei a faculdade de Sociologia. Mas tão superficialmente, um exemplar de biblioteca, que não lembrava de quase nada. Então, tinha bastante interesse de ler com calma.
Logo no início, achei interessante por expor a história da Filosofia (desde de seus primórdios) entreamada a um romance.
Mas no decorrer da leitura, fui me desgostando. Porque o ‘professor de Filosofia’ de Sofia deixa de expor a história e começa a tecer opiniões um tanto que ‘?estranhas?’:
- Exposição do Cristianismo como algo quase ‘insignificante’ ? chega a comparar Jesus com Sócrates. Até Sócrates se revirou no túmulo com essa!!!! O filósofo nunca teve a ousadia de proclamar “?Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?”. Sócrates era muito sábio –? ele sabia que nada sabia!
- Afirmação de que Darwin provou que o homem veio dos animais. Bem, até onde eu saiba, isso se trata de uma teoria... e teorias são hipóteses!
- Apresentação do Marxismo como algo benéfico a toda a humanidade, para desfazer toda desigualdade social. O ‘?professor?’ só esqueceu de mencionar quem seria o dono das riquezas e ?“distribuidor”? dos bens ? o ‘Robin Hood’ do ESTADO.
- Apresentação do Leninismo como algo muito importante para a Europa, pois esse ‘sistema’ lutou contra a miséria e a opressão. Só esqueceu de mencionar os milhares de inocentes que foram vítimas das suas mais demoníacas ações.
- Fala da importância de Sartre e sua ‘?companheira’? Simone (figura proeminente do feminismo). O ‘?professor’? afirma que Sartre cunhou e ampliou o conceito filosófico de ‘liberdade’. Esqueceu-se, no entanto, de mencionar que essa tal liberdade, tanto pensada e apoiada por estes filósofos, fez com que eles dessem tal apoio a ‘pedofilia’ ao ponto de irem aos tribunais para defender ricos e famosos que respondiam por esses crimes, discursando sobre a ‘?liberdade sexual das crianças’?. Além dos vários casos que eles, Sartre e Simone, mantiveram com alunas jovens, e o quanto prejudicaram essas vidas com as quais se envolveram.

Bem, isso não é tudo, mas foi parte do ‘discurso ?colorido e camuflado’? que mais me fez não gostar dessa leitura.

Pontos positivos: a exposição da história do pensamento filosófico e quando o romance dá uma “reviravolta”, mostrando que também Sofia e Alberto fazem parte dos mundo das ideias.

Não apreciei também o modo como a história é finalizada.
Lorena.Mireia 09/07/2021minha estante
Esse livro nunca foi prioridade na minha lista. Após esses argumentos, agora que eu não tenho mesmo nenhuma vontade de ler essa obra. ?


Leituras e Reflexões 09/07/2021minha estante
Pôxaaa, que top!
Imagina, Lorena, o tamanho da minha decepção.




Rafa 17/04/2021

Este livro tão querido por mim, pois amo a filosofia e amo a arte de interrogar rsrs. Conta a história de uma menina que ao fazer seus 14 anos começa a receber cartas, de estudo a filosofia, fazendo ela indagar o motivo das coisas serem como são... Recomendo para que gosta de filosofia, história também. Além claro de elevar a imaginação.
comentários(0)comente



Camila.Moura 27/08/2020

Muito bom
"Um filósofo é sobretudo alguém que reconhece que existe um monte de coisas sobre as quais não se sabe nada. E isso o atormenta. Visto assim, ele é mais sábio do que todos os que se vangloriam dos seus pretensos conhecimentos. "Mais sábio é aquele que não sabe", eu disse.
Sócrates mesmo disse que só sabia uma coisa: que nada sabia. Grave bem essa frase, pois é muito raro ouvi-la mesmo entre filósofos".
comentários(0)comente



Julia 07/05/2021

O Mundo de Sofia
Esse é um livro que fala muito sobre filosofia, então, quem não se interessa por esse assunto, não recomendo para vcs. É um livro que gostei, porém diversos momentos (em que falavam sobre filosofia) fiquei meio entendida e cansou a leitura. Mas, foi um livro legal, que nos conta sobre a história da filosofia. Quem se interessa pelo assunto esse é um ótimo livro.
Rodrigo.Aguiar 09/05/2021minha estante
É muito natural que os textos diretamente relacionados a historicidade da produção filosófica ao longo do tempo, tenham lhe levado a se sentir cansada, afinal são textos filosóficos complexos utilizados inclusive no curso de Filosofia, assim como esse livro é utilizado nos semestres iniciais desse curso. Mas no final das contas o livro todo é filosófico.




Laísa 25/12/2020

Experiência literária
Um dos livros mais lidos do mundo e uma leitura instigadora e construtiva.  Em o mundo de Sofia temos duas realidades paralelas sendo desvendadas. Em vários momentos vejo elementos de Matrix, o filme, no livro, como por exemplo, a pílula azul e vermelha, o aparecimento de Alice no país das maravilhas, as duas realidades distópicas e uma revolução filosófica baseando tudo. É surreal como esse livro é precioso.
comentários(0)comente



mfru 22/08/2022

Livro para ler, reler, ler, reler...
Que livro interessantíssimo. A cada página lida eu agradecia o conhecimento que estava sendo passado. Coisas que eram passadas despercebidas, agora não serão mais. Ele aguçou a minha vontade de saber mais sobre o antigo para entender o novo.
comentários(0)comente



Queren.Geni 24/05/2021

O Mundo de Sofia
O Mundo de Sofia é um livro sobre a história da filosofia escrito pelo norueguês Jostein Gaarder. Sua primeira edição foi lançada em 1991, chegando ao Brasil quatro anos depois.
Gaarder nos apresenta um romance ficcional sobre uma garota chamada Sofia que, aos poucos, passa a refletir sobre grandes mistérios existenciais. Essas questões chegam até ela através de um professor que a inicia nos estudos filosóficos.

Assim, o autor consegue combinar ficção com uma escrita pedagógica sobre a trajetória do pensamento filosófico do Ocidente desde a antiguidade até a contemporaneidade.

Resumo de O Mundo de Sofia

Contexto da história

A história se passa na década de 90 e a personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com seus pais.
Na realidade, seu pai não aparece na narrativa, pois trabalha em navios e está sempre viajando. Assim, a garota divide os dias com sua mãe, Helene Amundsen.

As perguntas intrigantes

Quando está perto de completar 15 anos, ela encontra em sua caixa de correio uma carta contendo duas perguntas aparentemente simples: "Quem é você?" e "Qual a origem do mundo?".
A partir desses questionamentos, Sofia começa a pensar sobre o mundo e sua existência. Ela passa a receber outras correspondências misteriosas, que na realidade eram apostilas de um curso de filosofia.

Os cartões postais

Paralelamente ao curso de filosofia, Sofia também encontra no correio cartões postais inusitados endereçados à Hilde Knag, uma menina de 15 anos.
Quem os envia é Albert Knag, pai de Hilde, que está em uma missão a serviço da ONU no Líbano. Sofia então recebe a incumbência de entregar tais cartões à Hilde.

O professor e os ensinamentos sobre filosofia

Depois de um primeiro momento de suspense, é revelado que a pessoa que envia o curso de filosofia à garota é Alberto Knox, um professor de filosofia de meia idade.
A partir de então, Sofia torna-se uma espécie de aprendiz de Alberto, que lhe ensina sobre a história da filosofia de maneira didática e surpreendente. Os dois percorrem juntos a trajetória de pensadores desde o período pré-socrático até os filósofos contemporâneos.
O professor esforça-se para passar seus conhecimentos, fantasiando-se com roupas de época e levando a menina a cenários parecidos com os contextos dos períodos que estão estudando.

O desfecho de O Mundo de Sofia

Enquanto isso, Sofia continua recebendo as correspondências escritas por Albert Knag e tenta descobrir, junto com Alberto, o mistério por trás das cartas.

Eles então se dão conta de que estão presos dentro de um livro de filosofia que Albert está escrevendo para Hilde (intitulado O mundo de Sofia) e conseguem fugir durante a festa de 15 anos da protagonista.

Considerações sobre O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia é um livro pensado como uma introdução aos estudos filosóficos. Por isso, a protagonista é uma jovem em fase de crescimento que, assim como qualquer adolescente, tem dilemas e dúvidas típicos da sua faixa etária.
O autor utiliza esse recurso como forma de identificação com seu público alvo. De qualquer maneira, o livro também pode ser muito bem aproveitado por adultos, pois traz conhecimentos valiosos.
A escolha do nome da protagonista tem um porquê, Sofia é uma palavra que em grego significa "sabedoria". Abordar o conteúdo dessa obra literária é, na verdade passar por todas as fases do pensamento filosófico ocidental.
No livro, são tratados em capítulos cada período ou pensador. Assim, temos um apanhado bastante didático de diversos temas. O primeiro diz respeito aos mitos, em que é apresentado como as sociedades primitivas explicavam os acontecimentos por meio da simbologia e contos.
Depois, fala-se sobre os pré-socráticos, chamados de "filósofos da natureza", aqueles que vieram antes de Sócrates, um deles é Demócrito.

A partir daí o livro aborda os ensinamentos de Sócrates, Platão, Aristóteles, além de tratar da filosofia na Idade Média, Renascença, Barroco e outros períodos. Aborda também Descartes, Espinosa, Locke, Hume, Berkeley, Bjerkely, Kant, Hegel, Kierkegaard, Marx, Darwin e Freud.
O conteúdo da obra é exibido tendo como pano de fundo um enredo leve, o que torna a leitura mais acessível. Entretanto, ao passo que o leitor vai avançando nos capítulos é exigido mais dele.
O autor dá algumas dicas, dizendo por exemplo que a garota precisou de certo tempo para compreender algum conceito, o que pode ser entendido como uma sugestão para que o leitor releia algum capítulo ou dedique mais tempo em alguma passagem.
@prazerliterariooficial 26/05/2021minha estante
O livro que me fez ter gosto pela leitura. Aprendi a saborear cada palavra e a degustar cada frase.


Queren.Geni 26/05/2021minha estante
Que legal ???




vempramimedicina 27/05/2021

A apaixonante história da Filosofia
Comecei e parei esse livro diversas vezes, foi um tanto quando desafiador manter a constância na leitura. Mas, agora que terminei, me sinto orgulhosa em ter insistido na leitura.

Considero que há 3 autores nessa história: Gaarder (o escritor do livro), Albert (o pai de Hilde - Major) e Alberto (o professor de Filosofia). Além disso, há 3 protagonistas importantes no enredo: Sofia, Hilde e Eu (ou você, leitor que começar a ler este livro).

A metalinguagem mais instigante que tive o prazer de ler, pois, enquanto Sofia lê as aulas de filosofia, Hilde lê sobre Sofia tendo aulas e eu leio sobre Sofia e sobre Hilde que lê Sofia, fez sentido?

Algumas vezes me senti confusa também.

Mas, ainda assim, nunca estudei Filosofia com tanto gosto. A cada nova teoria minha cabeça fazia uma grande expansão, tal qual a teoria da origem do universo. Fiquei preocupada em gerar um Big bang hahaha Mas, okay, ainda estou viva.

O mundo de Sofia é incrível e apaixonante e nos faz sentir como se fossemos filósofos na busca pela descoberta do mundo.

Vale muito a pena a leitura!

A única constatação triste que faço ao terminar essa obra é: que pena que Filosofia não é ensinada dessa forma nas nossas escolas.
comentários(0)comente



LauWho 30/05/2020

LEIAM!
O mundo de Sophia é ensinamento nas 551 páginas deles, do início, ao fim! Todo mundo deveria ler, mesmo que não goste do tema, aprender nunca é demais e esse livro faz e não é pouco!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Mama 18/04/2023minha estante
Nossa, sua resenha é de uma sensibilidade. Fiquei até comovida.




Francisco240 13/12/2021

A melhor aula de filosofia que eu já tive em toda minha vida
Um livro incrível que esmiuça a filosofia da maneira mais simples de didática sem cansar o leitor!
Sem sombras de dúvidas é um dos meus livros favoritos da vida.
Simples e direto no seu intuído sem muitas voltas.
Michela Wakami 18/12/2021minha estante
Que legal, Francisco! Quero lê-lo em 2022.
???????


Francisco240 18/12/2021minha estante
Vá com certeza de ser uma leitura maravilhosa


Michela Wakami 18/12/2021minha estante
????




2329 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR