Uma temporada de facões

Uma temporada de facões Jean Hatzfeld

Resenhas - Uma temporada de facões

Mey 13/10/2011

Livro super interessante. Conta uma visão diferente do massacre em Ruanda, por relatos de 10 matadores sobre os assasssinatos, com extrema franqueza.

Chocante! Dá uma sensação de alienação geral, negligencia e abandono das autoridades competentes, ódio e repressão acumulados, falta de perspectivas e de informação.

Gostaria que fosse um livro de ficção,mas são relatos reais, sobre um genocidio ocorrido em 94. Termino o livro com uma sensação de impotencia.
Alice Rabêlo 20/03/2018minha estante
undefined

isa.dantas 27/06/2018

Que livro incrível! A força dos relatos e a frieza em alguns momentos nos fazem questionar muitas coisas.
Santos 13/05/2024minha estante
Oi, alguém disposto a vender?

Leio, logo existo 16/02/2020

Leitura que nos leva a ter contato com a mais cruel faceta do ser humano. Difícil ver o mundo com os mesmos olhos. A história de Ruanda é uma ferida aberta. Estou aqui tentando imaginar como os ruandeses estão cuidando dessa ferida.

Alipio 23/05/2020

Uma reflexão sobre a crueldade humana
O livro é uma narrativa do genocidio em Ruanda entre os Hutus e Tutsis.A divisão de etnias, Hutus e tutsi, tinha sido uma invenção dos colonizadores belgas ( dividir para dominar). Em 1932 instituiram carteira de identidades com identificação etnica, fomentando ainda mais esta rivalidade
Os Hutus eram agricultores enquantos os Tutsis eram pecuaristas, a aristocracia da sociedade e foram cooptados pelos belgas como a elite no poder. Após a independência, Ruanda passou a ser dominada pelos Hutus, que era a maioria (84%).
Entre vários conflitos politicos e guerras civis que já durava anos, a crise foi agravada com a morte dos presidentes de Ruanda e Burundi, quando foi derrubado sobre Ruanda o avião que os transportava para uma reunião, destinada a resolver a crise. Em 1994 teve inicio o massacre com cerca de 800 mil mortos.
Os meios de comunicação foram sistematicamente utilizados para dissiminar o ódio referindos aos Tuttsis como " baratas" a serem exterminados.

Munidos de facões Vizinhos mataram vizinhos e alguns maridos até mataram suas mulheres tutsis sob ameaças de torturas e até de morte caso se recusassem a cumprir a missão. Milhares de mulheres tutsi foram estupradas.

" Temporada de facões" é um relato vivo e cruel do genocídio de Ruanda em 1994.

Instituições como a ONU e nações ditas de primeiro mundo, simplesmente ignoravam com afirmativas de que eram " guerras tribais" e nada podiam fazer.

Fernanda Sleiman 09/10/2020

Pesado
É espantoso como simples lavradores podem se transformarem em matadores. Guiado por ordens que o cegam, foram assassinos de seus vizinhos, amigos e companheiros. Ha perdão? É preciso de uma força extraordinária. Ha culpa? Talvez uma mea culpa.

Avassalador

Luís Gustavo 22/08/2020

Horrível, tenso e triste
O livro é uma coletânea de relatos de pessoas que participaram do genocídio dos Tutsis em 1994, em Ruanda. Semelhante ao estilo da Svetlana Aleksiévitch, o autor compõe o livro com relatos e falas dos condenados sobre diversos temas relacionados direta ou indiretamente ao genocídio em si.

O que eles contam não estaria nem em filmes e livros de ficção. É horrível em todos os sentidos e expõe aonde o ser humano pode ir, dadas certas circunstâncias.

Recomendo a leitura, mas se prepara, porque é muito tenso.

Berg 17/12/2020

Ótimo e tenso.
Livro mostra um ponto de vista diferente do genocídio. Ajuda o leitor entender como vizinhos, professores, políticos e pessoas comuns foram capazes de apoiar e o pior, participar ativamente do genocídio.

Daniel Muniz 19/02/2022

Uma temporada de facões
O livro conta a história do genocídio da etnia tutsi pela etnia hutu. Um livro muito forte, com várias cenas pesadas sobre mortes, ultraviolencia e etc. Um livro que mostra até onde pode ir a crueldade do ser humano, até mesmo com seus amigos e vizinhos. Um livro forte, porém necessário para não se banalizar a palavra genocídio, que está tão banalizada nos dias de hoje?

Rê_2021 20/09/2023

Você perdoaria?
Difícil, no lugar das vítimas sobreviventes e que perderam entes queridos, perdoar tamanha brutalidade e frieza. O livro me chocou já na primeira página. Inimaginável uma situação onde pessoas que até então eram vizinhos de porta, e de repente saem atacando as pessoas com tanta violência e hora marcada. Pior, pessoas/profissionais influentes acobertando e participando de tal gesto. Triste realidade e passado manchado de sangue trágico.

Laryssa Rosendo 25/02/2019

O livro trata de um compilado de depoimentos de 10 Hutus matadores do genocídio em Ruanda, especificamente das colinas de Nyamata. É chocante e por vezes desconcertante, dada a frieza dos relatos, enxergar este outro lado da história.

Cada matador tinha um diferente grau de entendimento sobre a motivação e a organização do genocídio, mas sabiam que o que tinha que ser feito era uma coisa só... exterminar.

É possível observar os diversos graus de alienação, quanto ao ódio designado aos tutsis, que um dia eram seus amigos, vizinhos e no outro eram objeto do seu ódio. Vê-se, também, o grau de negligência e abandono das autoridades e dos mecanismos internacionais, o que me fez questionar diversas vezes: Será mesmo que vidas negras importam? Será que vidas africanas importam? Deveriam... Mas não parece ter importado.

É um livro importante para fazer a desmistificação de que matadores são "doentes ou demônios". Ao contrário, são homens normais, pais de famílias, jogadores de futebol, professores, que largaram suas funções para decorar pessoas sem olhar pra trás, e que, provavelmente, fariam tudo de novo.

Um relato chocante, mas necessário para identificar as causas da barbárie, e evitar que aconteça novamente, em qualquer lugar.