Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly
Nellie Bly
Nellie Bly
Nellie Bly




Resenhas - Dez Dias em Um Hospício


247 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Serfelizlendo 28/10/2021

Leiam!!!
Esse livro é incrível!
Nellie Bly ao aceitar o desafio de investigar sérias denúncias sobre o que ocorria nos hospitais psiquiátricos de sua cidade, consegue ser internada e descobre coisas que a chocou e despertou a sua revolta.
.
Logo ao entrar no "Hospital Bellevue", ela notou que algumas mulheres eram enviadas para lá como uma forma "discreta" que seus companheiro tinham para ter uma relação amorosa. Outra fator que determinava tal fim, era a pobreza; em uma época tão difícil, se a mulher ficasse doente e não pudesse mais trabalhar, o seu sustento iria se tornar um problema e "sem o apoio" de uma família / matrimônio, esse era um fim provável.
.
Nessa parte, nossa heroína começa a se questionar sobre o que poderia ser feito e que ela deveria contar a história por trás disso.
Porém, foi ao adentrar as portas do "Hospital da Ilha de Blackwell" que se viu no próprio inferno.
.
Foi lá que teve sua dignidade arrancada brutalmente, seu orgulho destruído e sua coragem ampliada.
Esse livro relata muito bem tudo o que passou, observou e temeu.
Fica bem claro que sua narração condiz com sua época, assim, tem coisas no texto que ela explica sem descrever muito e deixa as entrelinhas falarem por si só.
.
O que senti durante a leitura!?!
Horror; foi intenso e perceber como o descarte humano, principalmente, o das mulheres era algo tão fácil me fez questionar muito os motivos por trás disso e porque um certas coisas ainda são tão bem vistas. Não vou entrar em detalhes, não vale a pena, mas os jornais provam muito bem isso.
.
Ela tinha um humor muito peculiar e boa parte do livro apresenta esse toque, até um certo momento é bem fácil e até "leve" de fazer a leitura. Mas conforme as páginas vão passando tudo muda de figura.
.
As descrições, por mais condizentes ao padrão da época, permitem uma visualização nítida do que acontecia.
É sério, a imersão que o relato conduz choca!
Se uma pessoa ao ler esse livro não se sentir senbilizado e triste, honestamente, não sei o que poderia amolecer tal coração.
.
Três partes foram quase intratáveis para mim; minha alma chorou e, ao lembrar de uma reportagem que assisti há alguns anos que mostrou poucas mudanças nesse assunto, me fizerem chorar.
.
Nellie Bly virou minha heroína!
.
Seu esforço por tentar mudar uma triste e complexa situação não deve ser esquecida e, assim, indico a todos que façam essa leitura.
É ideal pra quem gosta de psicologia, de histórias reais ou que desejem crescer como bons seres humanos.
.
Foi um dos melhores livros que já li na vida.
Na noite em que terminei a leitura, assisti ao filme e não gostei das diferenças entre um e outro.
Leiam o livro!
.
Porém, por ter assuntos fortes, recomendo que antes de iniciar ocorra uma reflexão sobre como se encontra o lado emocional ou se valerá apena despertar algum gatinho adormecido.
.
Virou favorito!
comentários(0)comente



@90semy 02/10/2021

Nellie merece o mundo.
Gostei bastante da história, e sinceramente, não me vejo em posição de classificar a história, isso fez parte da história, vida dela, e não posso dizer que ela deveria ter feito x coisa ou algo relacionado.
Motivo de 3.5: Erros ortográficos, e também pq no final a autora simples jogou o f* e resolveu se apressar com a história.
Nellie, obrigada por mostrar a realidade de diversos hospitais. Fico super feliz que a escutaram e tomaram as devidas providências. ?
comentários(0)comente



Laura Hempfling 30/09/2021

Inacreditável
Inacreditável como os maus tratos ultrapassam séculos e se mantém iguais. O livro é incrível narrando como Nellie foi parar no hospício e como foi sua estadia, mas é muito chocante fazer a relação dos maus tratos com os que ocorreram relatados no Holocausto Brasileiro da Daniela Arbex. Chocante!
comentários(0)comente



Samara 07/09/2021

É um bom livro mas poderia ter ficado melhor.
Olhando outras resenhas, vi que não foi só eu que senti que as coisas estavam sendo relatado com certa pressa, acho que se essa questão fosse melhorada ia ficar ótimo.
Chegando perto do fim as coisas ficaram tipo "perai, informação de mais pra mim ao mesmo tempo", foi oque senti, realmente é um livro com relatos importantes - que me choca em certas parte por causa dos tratamentos que as pacientes recebiam - e também pela coragem de Nellie, porque né.
Enfim, é isso.
comentários(0)comente



Polly76 31/08/2021

Agradeço não ter comprado a edição física kk
Só não curtir ler por essa edição, contém alguns erros ortográficos chatos e as fotos podiam ser maiores como uma página inteira *(fotos minúsculas, nem metade de uma folha) já quê o livro pra pareçer grande não sei se foi a intenção, enrola um pouco, não me arrependi da leitura, principalmente por se tratar de um assunto quê para a pessoa que vos fala, é INSTIGANTE e muito INTERESSANTE mais não me vejo relendo ou lembrando desse livro
comentários(0)comente



Fabi Fernandes 30/08/2021

Triste
Sou grata pela coragem dessa mulher, de usar de si para trazer a superfície esse tratamento tenebroso que os pacientes de hospício recebem/receberam. É deplorável e de tamanha tristeza, ver pessoas serem tratadas de tal forma.
comentários(0)comente



Jenn 25/08/2021

Finalmente o livro favorito do ano veio
Nesse livro tem tudo que mais admiro : uma personagem feminina forte e a frente de sua época. Um período histórico interessante. Um tema principal necessário e uma leitura fluida.
O melhor disso tudo é que é uma história real !
Sempre me interessei sobre a história da psiquiatria e as épocas negras que antecedem o que hoje conhecemos.
Aqui vemos todos os mals-tratos e os diagnósticos deficientes que se utilizavam naquela época e o como era fácil mulheres serem reduzidas a loucas .
Nellie é sem dúvida uma mulher inspiradora e fico muito feliz de saber que seu relato proporcionou uma gestão melhor para os hospitais psiquiátricos e para os pacientes que lá habitam.
Recomendo demais !
comentários(0)comente



Cybelle.Saffa 22/08/2021

Mais do que sofrimento
10 dias em um hospício é mais do que um relato sobre a experiência de uma jornalista em uma casa para mulheres com a saúde mental fragilizada. Este é um livro sobre a luta constante das mulheres por condições dignas de trabalho ao longo da história recente da humanidade.

Nelly é uma mulher forte que escreveu seu nome na história através de ações ousadas e muitas vezes perigosas.

A leitura de livros escritos por mulheres deve ser incentivada sempre e desde muito cedo.

A edição da Editora Wish é primorosa. Uma tradução cuidadosa acompanhada de textos de apoio que são meticulosamente escritos. O projeto gráfico é lindo e proporciona uma leitura agradável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



wilzauu 17/08/2021

Uma mulher à frente do tempo
A Nelly foi uma mulher extremamente inspiradora e revolucionário para sua época, porém a escrita do livro se tornou monótona e com os últimos relatos no final, um pouco desconexa.
comentários(0)comente



maju 12/08/2021

Livro incrível, relatos impactantes, Nellie com certeza é a jornalista mais corajosa que eu já conheci, fiquei extremamente aflita durante a leitura e acho que essa era a intenção. Uma leitura cativante, li o livro em uma tarde, fiquei chocada com as condições precárias que as "loucas" eram submetidas. Enfim recomendo muito esse livro para quem gosta de histórias de suspense e terror verídicas.
comentários(0)comente



Isa 10/08/2021

Triste dms ver a realidade das pessoas submetidas a tratamentos psicológicos nos chamados ?hospícios?. A negligência por parte dos médicos e o despreparo dos enfermeiros, aí Deus, bem triste.
comentários(0)comente



Greice21 08/08/2021

Revoltante!
Nunca um livro me revoltou tanto.Os relatos que a escritora contou ficaram marcados. Como pode haver tamanha crueldade?
???????
comentários(0)comente



247 encontrados | exibindo 181 a 196
1 | 2 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17