The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

Natália 10/11/2022

um saborzinho de autoajuda.
Uma jornada sobre escolhas e possibilidades da vida, com um tema bem legal que envolve viagem no tempo e universos paralelos com uma pitada de filosofia e debate sobre saúde mental, que infelizmente acabei achando um pouco raso e um pouquinho forçado no final, mas mesmo assim uma leitura que valeu muito a pena recomendo muito.

leticia.passinho 02/07/2022

Um livro sobre viver
A Nora, personagem principal, tem depressão e decide se suicidar. Simplesmente o livro começa assim e eu já fiquei surpresa.
Não vou dizer que o livro é perfeito, porém a premissa dele é simplesmente LINDA. Presa no limbo entre a vida e a morte a Nora tem a oportunidade de viver várias vidas várias versões dela mesma se ela tivesse tomado decisões diferentes em sua vida.
É tão forte a mensagem que vai passando a cada vida, a cada realização e ler o crescimento dela foi muito emocionante. Acho que é um livro que da uma esperança e um pontapé para quem, assim como a Nora e eu, brigam com a saúde mental todos os dias. Muito bom!

Flávia 18/02/2023

É a vida, é bonita e é bonita!
?Você faria algo diferente, se tivesse a chance de desfazer seus arrependimentos??
Muito reflexivo sobre a vida. E se??
Não necessariamente a maneira como gostaríamos que a vida fosse seria melhor do que a vida que temos agora.

giovanna 17/02/2023

?A choice to live?
?She was alive, when she had so nearly been dead.? ?A choice to live.?
Nora Seed, someone who had experienced lots of different lives: better lives, harder lives, richer lives, famous lives, weird lives. Realized that all she wanted was her own, as more miserable as it could be, as more poorer and lonely as it could feel, that was still her life and only hers.
Perspective, ?Its not what you look at that matters, is what you see.?
Different perspectives, different point of views, different opinions, they all matter.
This book is definitely one to remember. Full of emotions that made me realize how much lucky we are for the life we have and live, even though it might not be perfect because, at the end of the day, what is perfection anyways?

Estela137 03/03/2023

Esperava mais
Demorei pra ler esse livro que já foi suuuuper hypado, mas finalmente li.
Eu até aproveitei a leitura mas não me prendeu bem pouco, pra falar verdade a única parte que eu fiquei realmente presa foi em UMA vida de milhares.
Me pareceu que o autor criou TANTAS vidas pra não precisar se aprofundar em nenhuma delas.
Achei as "lições de vida" muitas das vezes batidas e razas.
Muita gente fica irritado por conta da Nora ser "insuportável" mas na minha opinião, ela tava passando por um momento difícil e isso muda a perspectiva de qualquer um, mas mesmo assim achei até ela é uma personagem raza.
Se o autor tivesse focado em apenas algumas vidas e na Nora em si, tivesse detalhado mais se aprofundado mais o livro seria bem melhor! Pq realmente é uma história que tem muito potencial.

Roger 31/01/2021

The Midnight Library
Não tem muito oque falar sobre esse livro, é um livro muito gostosinho de ler apessar de falar sobre assuntos pessados,o jeito como a protagonista sempre está pulando de vida em vida deixa a história super fluida e faz você se apegar muito a Nora mas por esse motivo também apresenta personagens secundários que você acaba não se importando muito.E sem dúvidas a relação entre a Nora e a Mrs Elm é perfeit

Pam 31/01/2021

Eu ouvi o audiobook de The midnight library e tenho que dizer que foi uma experiência incrível. Eu amo demais a voz da Carey Mulligan e a narração dela deu um toque especial na história. Chorei silenciosamente nos últimos capítulos e as palavras do autor me ajudaram a ver a minha própria vida com olhos mais gentis.

Zaka 03/08/2021

Lindo
Lindo o conceito, lindo o livro, linda a execução.
Me engajei com a leitura, principalmente no final (em que li as últimas 90 páginas numa sentada).
Zaka 03/08/2021minha estante
Adendo: o livro peca em alguns diálogos, sem muita naturalidade.

Bibi Souza 07/08/2021

Universo paralelo do Mindset
(ATENÇÃO ESSE LIVRO POSSUI GATILHOS PARA: ideação suicida, abuso do uso de álcool e outras drogas, overdose, maltrato de animais, suicídio, depressão e ansiedade)

Como colocar em palavras, de forma racional, o quanto eu odiei esse livro?
~Acompanhemos a história pela perspectiva da protagonista, e rapidamente conhecemos suas vulnerabilidades e arrependimentos, é possível desenvolver empatia por algumas de suas idéias e compreender suas angústias.
? Essa primeira parte pode ser bem deprimente, não me considero uma leitora sensível mas depois de algumas partes cheguei a abandonar a leitura desse livro e de todos os outros que estava lendo, e ainda por cima fiquei dias com uma ressaca literária terrível.

Antes da Nora entrar na biblioteca, são apresentados alguns dos personagens secundários, porém, eles não são bem desenvolvidos, o que deixa o leitor sabendo muito pouco sobre eles (eu sinceramente não me importava com nenhum personagem secundário).
? A explicação para a biblioteca é muito boa, mas infelizmente o desenvolvimento não foi. E provavelmente essa foi a única coisa da história que gostei.

A maior parte da narrativa é dedicada a biblioteca e as possibilidades de uma nova vida para a Nora.
? Uma repetição eterna da mesma narrativa, consegui adivinhar o que seria alterado em cada novo cenário e para piorar toda vida paralela tinha uma moral da história, e nenhuma delas é aprofundada.

? O caminho que o autor seguiu eu considero irresponsável. Quando a série adaptada de "Os 13 porquês" foi lançada, teve toda uma discussão sobre a responsabilidade em falar sobre saúde mental e como ideação suicida/ abuso sexual (entre outros), não deveriam ser usado como progressão da trama ou como algum outro recurso para manter o público interessado. Debater sobre saúde mental é muito importante, mas não deve ser feito de qualquer jeito! Em um livro com tantas reflexões sobre saúde mental, eu acho que terapia foi citado uma vez e bem superficialmente.
Finalizei por finalizar, pq quando chegamos ao final eu quase não me importava mais com a protagonista ou com a jornada.?

rafisreading 25/08/2021

?The universe tended towards chaos and entropy. It was basic thermodynamics, maybe it was basic existence too.?
Meu deus que livro lindo! Eu devo ter grifado umas 500 passagens dele, ele passou uma mensagem extremamente bonita de forma mais linda ainda e em um momento que eu realmente estava precisando. A escrita do autor é linda e ao mesmo muito fluida, não é fácil conseguir as duas coisas ao mesmo tempo. A ideia do livro é incrível e foi executada de forma excelente.
O final do livro foi outro ponto alto pra mim, adorei demais a forma como a Nora resgatou isso e sentiu o que precisava ser sentido e a quem deveria ser grata.
Eu recomendo esse livro pra qualquer pessoa que se questione ou se culpe de coisas que deixou de fazer ou de algumas escolhes que fez.

Julianamps 26/06/2024

O que faz a vida valer a pena?
Essa é a segunda vez que leio esse livro, a primeira vez, em 2021, ele mudou muito minha forma de enxergar a vida, estava em um momento diferente de hoje e os inúmeros ?e se? da vida tentavam me afogar e ver isso em uma outra perspectiva abre uma janela de possibilidades.

Relendo agora, na verdade ouvindo o audiobook no original, percebo que ainda é um livro que toca na alma, que emociona, que vai sempre te fazer refletir sobre a vida.

Os ensinamentos aqui sao valiosos e sao passados de uma maneira envolvente enquanto se lê, e se vê, a história de Nora.

No final, o que fica é a mensagem de que nos nao precisamos sempre entender a vida, mas sim vive-la, que cada escolha nossa levará a um destino, mas que mudar somente as peças do jogo das quais não gostamos, não necessariamente vai fazer com que a idealização de vida aconteça. A vida é dinâmica, nao adianta ficar preso no ?e se?. O passado existe pra ser aceito, nao se pode voltar atrás nas nossas escolhas, nem naquilo que nao necessariamente foram nossas escolhas.

O importante é aprender com o passado, viver o presente pra que o futuro possa ser diferente. Vale a pena viver, apesar do passado, apesar dos erros, apesar das dificuldades, basta so olhar por uma outra perspectiva!

beka 21/02/2022

Never underestimate the big importance of small things.
Acho que a experiência de entender pelo o que a Nora passa e sente por meio do livro consegue criar uma perspectiva completamente diferente da história... Uma compreensão maior, por assim dizer.
Ter depressão é muito muito difícil e, além disso, uma das vivências mais solitárias do mundo. Continuar vivendo mesmo quando sua mente luta para acabar com tudo é um ato doloroso, principalmente quando você vê o que a doença fez com você. Muitas passagens me deixaram completamente triste; chegar a entender o que é sentir aquilo que foi descrito doeu muito.

Falando no geral, é um livro bonito, uma autoajuda meio que disfarçada de ficção. Nunca vou esquecer da perspectiva da qual o autor enxerga a vida, mesmo que não concorde em muitas partes.

Ana Caroline 24/12/2022

A mensagem do livro
Quando comecei a ler esse livro fui desiludida por várias pessoas. Não que falassem que o livro era ruim, mas que ele passava um sentimento ruim de que tudo pode ficar melhor se formos pra biblioteca da meia noite. E ao final dessa leitura eu tenho uma opinião completamente diferente. Eu não acho que esse livro da a entender que tudo pode ficar melhor visitando a biblioteca, ele é uma contrução da nora se dando conta de que ela estava antes desiludida e triste porque se deixou levar pela rotina e pela falta de expectativas, uma série de acontecimentos ruins na vida dela deram esse gatilho, mas no decorrer do livro e visitando outras vidas ela se dá conta e constrói o pensamento de que apenas ela pode mudar a própria vida pra melhor, quando ela retorna com outro pensamento ela é finalmente capaz de sair daquela bolha de desilusão e tristeza e enxergar as possibilidades que tem a sua frente. Não é algo fácil eu sei muito bem disso, nas sessões que tive de terapia aprendi com a psicóloga que a nossa mente muitas vezes nos engana e a gente se deixa levar, a forma de evitarmos isso é quando surgir um pensamento gatilho a gente se questionar a respeito dele, e assim desde que fiz a terapia tenho levado a minha vida de uma forma bem mais leve, nossa amiga Nora chegou ao ponto do desespero, mas nos mostrou que não precisamos chegar também. A mensagem desse livro é principalmente essa, se está difícil busque ajuda, nem sempre a vida que idealizamos é a que é perfeita pra nós. A melhor vida pra nós é a que nós estamos vivendo.