O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon




Resenhas - O Menino do Dedo Verde


634 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Kathleen 16/07/2023

Tistu era paz
O livro apresenta Tistu, que em sua pureza, viu o mundo de forma diferente. Assim, mostra a própria pureza das crianças e o coração duro dos adultos. A ideia era trazer paz através do amor e das flores, era amolecer os corações mais duros. Entender a vida através dos olhos mais puros.
comentários(0)comente



anniely1 15/07/2023

"? O coitado do Bigode está no céu; agora é mais feliz que nós ? disse Amélia.
"Se é feliz, por que dizer que é coitado? Se é coitado, como poderá ser feliz?" perguntava-se Tistu."

Que livro gostoso e rápido de ler, espero reler no futuro com outros olhos.
comentários(0)comente



JosA378 15/07/2023

Uma professora recomendou esse livro,
eu amei, cada pedacinho dele, devorei esse livro em um dia, ele é tão lindo, os ensinamentos são geniais, minha parte favorita são as cenas do hospital e da prisão, aposto, de todo meu coração, que ao menos terá uma rosa dentro do seu coração com esse livro em sua mãos(no meu tem um jardim)

logo de início ele já mostra como os adultos esperam tanto das crianças, de uma maneira tão clara e linda:

Um dia, mal acabava de nascer e parecia um grande pão no bercinho de vime, fora levado à
igreja para ser batizado. Um padrinho de chapéu preto e uma madrinha de mangas compridas
declararam ao padre que ele se chamava João Batista. Nesse dia, como quase todos os bebês em
idênticas circunstâncias, o coitadinho protestou, gritou, ficou vermelho de chorar. Mas as pessoas
grandes, que não compreendem os protestos dos recém-nascidos e teimam em sustentar suas
idéias pré-fabricadas, garantiram com a maior firmeza que o menino se chamava mesmo João
Batista.
Mas em seguida, mal a madrinha de manga comprida e o padrinho de chapéu preto o
recolocaram no berço, deu-se um fato curioso: as pessoas grandes já não conseguiam pronunciar
o nome que lhe haviam dado, e puseram-se a chamá-lo de Tistu.
O fato, aliás, não é tão raro assim. Quantos meninos e meninas foram registrados no tabelião
ou na igreja com os nomes de José, Maria ou Antônio, e só são chamados de Jucá, Cotinha ou
Tônico!
Isto prova simplesmente que as idéias pré-fabricadas são idéias mal fabricadas, e que as
pessoas grandes não sabem mesmo o nosso nome, como também não sabem, por mais que o
pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pieri 03/07/2023

Perfeito!
Não consigo descrever o quanto eu amei ler esse livro!
O escritor conseguiu me prender do início ao fim e com uma leveza nos faz rir e por fim arranca até lágrimas, entrou para o meu top 10 desse ano!
O menino do dedo verde conta a história de Tistu, um garoto que tem oito anos. Seu pai, cujo nome é Sr. Papai, é dono de uma fábrica de canhões com uma ótima reputação. Tistu fora educado até os oito ano em casa, pela própria mãe, mas agora os seus pais veem a necessidade dele frequentar a escola, só que tem um problema: Tistu não consegue se adaptar ao método de ensino. Ele acaba dormindo nas aulas. A escola então expulsa-o e o Sr. Papai decide que ele irá aprender de uma maneira mais prática, tendo aulas com o Sr. Bigode, que é o jardineiro e o Sr. Trovões que é o gerente da fábrica.
Durante uma aula com o Sr. Bigode, uma descoberta é feita: Tistu tem o dedo verde, mas não verde de ter a cor verde. Toda vez que ele encosta em alguma coisa com o seu dedo, naquele lugar nasce flores. Por ser algo que possa ser mal compreendido, Sr. Bigode e Tistu decidem guardar segredo e assim ele segue ajudando quando necessário, questionando tudo e todos, aprendendo e ensinando muito (principalmente nós leitores).
A história é linda e tem um plot twist que me fez chorar!!!
comentários(0)comente



Math.carvl 29/06/2023

Extraordinário? Talvez
Recomendado para qualquer idade pois é simplesmente um livro incrível que vc vai se apaixonar desde os primeiros capitulos
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giu Aguiar 18/06/2023

Um aprendizado de bondade
Incrível, tocante, emocionante. Aprendi muito com Tistu em breves palavras. Por onde ele passa, o menininho leva o bem e alegria com seu poder do dedo verde.

Eu gosto da frase ?trate as pessoas com bondade?, mas, na verdade, entendemos que temos que tratar tudo humanidade, seja o pior dos lugares, há flores que hão de iluminar.

Achei uma leitura necessária a qualquer um que queira sentir leveza para consigo mesmo. Tistu é leve e exala simplicidade.

Seus questionamentos são sempre muito válidos e nos torna reflexivos sobre vários aspectos da vida. Recomendado 100%.
comentários(0)comente



icynight. 18/06/2023

O menino do dedo verde
Esse livro foi a minha entrada no mundo literário, influenciado pela minha queridíssima professora de português Maria do Carmo, no sexto ano, em 2019. Mostro aqui minha gratidão a mesma, por me mostrar esse mundo que hoje é essencial para a minha sobrevivência.
E por alguma razão, eu só me lembrei de que ele foi minha primeira experiência literária agora, numa madrugada aleatória, mas, isso não muda os fatos.
comentários(0)comente



manicoly 10/06/2023

Leitura Clássica
Li essa obra prima < ?
Sempre tive o livro,mas nunca tive interesse de ler,só que como fiquei de ressaca literária por um tempo resolvi ler < ?
comentários(0)comente



Matheus783 08/06/2023

O menino do dedo verde.
"-É presiso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas. E o coração fica duro."
comentários(0)comente



Rafa 08/06/2023

Puro e encantador
Leitura levinha e gostosa que nos faz refletir bastante sobre o mundo e as pessoas! Fiquei encantada com o modo que Tistu via o mundo! Deveríamos crescer e manter sempre o olhar puro de uma criança!
comentários(0)comente



Yasmin827 08/06/2023

A história de nossas vidas
É um livro que parece simples mas que de simples só tem a aparência mesmo. Num momento específico eu achei que seria óbvio para todos (os adultos) que as transformações eram obra do Tistu, e o autor diz que o leitor só pensa isso porque sabe que está acontecendo de verdade, os adultos no livro nem sequer cogitariam essa possibilidade porque isso seria absurdo.
E de certa forma o livro mostra o que acontece quando nos tornamos adultos e as demandas e os problemas da vida começam a ocupar a nossa mente. Perdemos de vista essa simplicidade, inocência, essa vitalidade que a gente tinha quando era criança. Às vezes a gente consegue perceber que isso tá acontecendo, outras não...
comentários(0)comente



Daisy 04/06/2023

Dizei não a guerra, mas dizei-o com flores.
Um dos primeiros livros que li quando pequena, peguei no farol do saber que existe próximo a minha casa (aqui em Curitiba existem mini bibliotecas nos bairros que se chamam "Farol do Saber" e dentro destes existem muitos livros que a população pode emprestar, igual uma biblioteca pública, o daqui se chamava Vinícius de Moraes, e eu sei todo o Soneto de fidelidade por que ficava recitando ele enquanto aguardava o farol abrir).
Esse livro peguei com poucas pretensões lembro eu, o que me chamou a atenção era a página final do mesmo, que eu curiosa sempre ia bisbilhotar rsrs a Daisy jovem queria entender o por que daquele final, e leu o livro inteirinho, é claro que na época demorei a beça... O que hoje, se não fosse os compromissos de adulta, teria lido em 1 dia... Mas a história de Tistu aqueceu meu jovem coração ?? a simplicidade diante a conversas que nós adultos fazemos ser tão complicadas...
A Daisy de outra hora, adorava vasculhar as estantes repletas de histórias que haviam ali, nem todas me chamaram a atenção, mas poucas permanecem na minha memória ( Entrevista com o Vampiro, A Moreninha e O menino do dedo Verde).
E esse livro é de uma singeleza, todos que tem filhos pequenos devem ler com seus pimpolhos! A história lembra muito, não pelo enredo, mas pelas boas práticas e pensamentos filosóficos, a história do pequeno príncipe, e da mesma você pode tirar grandes lições.
comentários(0)comente



Téfy 31/05/2023

Lindo
História muito fofinha e fácil de ler, e eu não ter esperado o final deixou o livro ainda mais interessante.
comentários(0)comente



634 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR