República de ladrões (Nobres Vigaristas Livro 3)

República de ladrões (Nobres Vigaristas Livro 3) Scott Lynch

Resenhas -

igorteuri 05/08/2024

Scott Lynch escreve bem demais cara! Esse é um daqueles livro que eu gostaria muito que eu tivesse escrito, porque teria orgulho de mim mesmo se o tivesse feito. Vou levar o estilo do autor como uma inspiração. Ele sempre apresenta a história com vários interlúdios, intersecções e capítulos que dão muito ritmo. Ele também costuma contar duas linhas de história paralelas, com uma mostrando o passado e outra o presente. E quando elas convergem, sempre faz um extremo sentido, com uma influenciando sua percepção da outra. Incrível o fato de ele conseguir usar personagens como Correntes, Calo e Galdo que já foram mortos no primeiro livro, e ainda assim dar tanta profundidade a eles. Isso aprofunda mais ainda a perda.
E finalmente Sabeta! Ele criou uma enorme expectativa sobre a personagem nos últimos dois livros, e acredito que a personagem fez jus à expectativa criada. Muito legal como ele consegue construir personagens complexos. Esse romance entre eles tem questões profundas e ao mesmo tempo banais, assim como todo relacionamento real.
A trama dos magos servidores usando-os como peões para uma disputa parece fraca de motivação no início, mas quando as cortinas baixam e as verdades são reveladas, tudo faz mais sentido. É uma máquina de plot twitst. Assim como os personagens, ainda estou um pouco desconfiado sobre essa origem do Lamora contada por Paciência. Não sei o quanto disso é verdade ou mentira para enganar Locke e também o leitor. Só sei que qualquer que seja o resultado, parece ser uma história interessante de ser lida.

Iaszz 14/02/2024

Eu comecei achando que ia ser um 5 estrelas favoritado, mas fui cansando do meio pro final do livro. como sempre, os planos e empreitadas do Locke são muito legais de se acompanhar, o senso de humor do livro é ótimo como os outros, tive problema com o ritmo da história e eu particularmente não terminei o livro sendo a maior fã da Sabeta, mesmo achando ela uma boa personagem, eu acho que alguns aspectos da personagem dela são tão chatinhos, ela claramente é uma personagem mulher foda, mas é o jeito que ela foi escrita que não me desceu tanto, mas quando penso sobre não consigo pensar nos específicos de pq isso me ocorreu. O Jean é um personagem que foi muito deixado de lado, não gostei disso, e o grande plot do Locke e origem do passado dele eu achei tão mais ou menos, não me impressionou em nada a forma como toda a revelação foi montada. Os ganchos da lore do mundo são interessantes, mas não o suficiente pra me fisgar 100% e me deixar doida pelo próximo livro (se tiver)