O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

bunnyinfurs 17/06/2024

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de buck jones e fazer bum! não é isso. a gente mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu."

estou muito decepcionada porque queria fazer parte do mundinho meu pé de laranja lima? mas, além de algumas passagens lindas e de como zezé é um querido, não me afeiçoei ao livro como gostaria

os momentos de violência são insuportáveis pense numa família fud*da ?

____marsea____ 17/06/2024

Quase morri
Meu pé de laranja lima é um livro desses que destroem a gente.

Só que, diferente das leituras intensas que a gente recomenda com um ar de urgência apesar da dor, ele eu queria só guardar no meu bolso.

Me doeu uma dor que eu já senti com escritas da Carla Madeira. Mas, diferente dos espinhos dela que quem lê recomenda aos quatro ventos, com esse eu só queria ficar quietinha.

Em certo ponto do livro o transbordar incessante dos olhos é inevitável. E não cessa até o fim.

Em muitos momentos meu cérebro tinha que me lembrar que o Zezé era um menino de cinco, seis, cinco anos.

Que dolorido é a realidade do amor sem amar dessa família, que dolorido é ver o impedimento do sentimento pela pobreza que de tão grande no bolso, se torna da alma.

Começo a acreditar que uma imagem do cinema brasileiro muito bem retrata o terreno dessas escritas tão elaboradas, reais e espinhosas dos nossos escritores: se for, vá na paz.

covattimarquesyasmin 15/06/2024

Meu pé de laranja lima
Meu Deus!
Esse livro é simplesmente demais. As críticas que ele traz e a realidade a qual ele nos apresenta não deveria existir para ninguém, nunca.
Emocionante!

elalemos 15/06/2024minha estante
te entendo

Dantas 18/06/2024minha estante
scrr, esse livro é autobiográfico ??

Dbordini 15/06/2024

Zezé, o melhor personagem literário.
Como mãe não foi um livro fácil de ler, mas que narrativa perfeita; que delicadeza é clareza na escrita. Eu me matei chorar nos últimos capítulo. Simplesmente lindo.

Cristiane190 14/06/2024

Quero reler
Esse livro li a muitos anos,quando era mais nova,só sei que é um livro emocionante,e que vale a pena ler!

Lua 14/06/2024

Lindo e puro
Zezé é um menino levado de 5 (para alguns 6) anos, ele é conhecido por ter um "capeta nos coros". O que não sabemos como leitor, é que ele traz uma inteligência, uma vontade de aventura e uma ternura profunda. Meu pé de laranja Lima é uma autobiografia do autor. Ele traz reflexão, tristeza, momentos bons, angústia e as vezes raiva, um misto de emoções.
Essa é uma indicação nacional, profunda e que vale muito a pena a leitura!

Hayra.Saplak 14/06/2024

Um dos livros mais importantes que li em minha vida, minha mãe comprou pra mim quando tinha cerca de 11 anos, na inocência talvez não sabia a tremenda dor que carregava essa história, é uma dolorosa ferida que cada vez mais é cutucada, por mais que Zezé seja uma criança mal educada em muitos momentos, a dor de como é tratado, é tão grande que se sobressai a qualquer ?molecagem?.

jess queiroz 14/06/2024

Perfeitooooo
Gente, chorei muito!!!! Que trem lindo esse livro, entrou pros meus favoritos da vida! Ameiiiiii! Apenas leias ???

Jaci 13/06/2024

Eu já fui ler sabendo que era triste mas ainda quebrei a cara.
Acho que li esse com o coração, só assim pra conseguir sentir tanta coisa vindo da cabeça de uma criancinha de 5 anos( quase 6).

michellelimarr 13/06/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Que livro incrível, Zezé é uma criança cativante e sensível, já havia assistido o filme mas o livro te emocionada ainda mais!!!

Luanna 13/06/2024

O Diabo
O Meu Pé de Laranja Lima, clássico da literatura brasileira. De cunho biográfico, acompanhamos a infância de Zezé, conhecido como ?o diabo? pelas suas travessuras e astúcias.

No Pé de Laranja Lima e também na sua amizade com o Sr. Portuga ele encontra um refúgio da sua realidade dolorosa.

No meio de tantas faltas e dores, Zezé ainda consegue nos fazer sorrir (mesmo que sejam raros) pelo seu carisma e imaginação.

Brntlp 12/06/2024

As muitas dores e os pequenos sabores de uma infância
Ganhei esse livro em 2011 da minha mãe, como um gesto de cumplicidade e carinho. Não terminei.
Em 2024 resolvi tentar de novo.
E que bom que não li antes.
Acho que não tava preparada com 12 anos pra me sentir criança de novo, e viver primeiras coisas na vida - sobretudo tão doloridas -, me maravilhar com pequenos momentos e ter como melhor amigo um pé de Laranja Lima mirradinho.
Não sei se com 25 tava tão pronta também.
Mas sei que aproveitei cada segundo dessa jornada, e foi lindo, duro, inocente e marcante.

Cecília 12/06/2024

O livro é simplicidade incrível, todos os momentos eu fiquei triste. A experiência de ler esse livro é maravilhosa, eu recomendo muito este livro, pois é um livro que te faz pensar sobre o personagem, e a vida do personagem. Simplesmente este livro é maravilhoso.