O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas - O meu pé de laranja lima


4249 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


smtem 19/05/2024

Lindo e triste
Já tinha lido a muito tempo atrás e quando fui reler muita coisa me surpreendeu, mas ainda sim me emocionei muito. ver a inocência da infância de Zezé com o jeito que seus parentes o tratavam é muito emocionante, a relação dele com o Portuga é avassaladora. sempre que eu leio me emociono. belíssimo.
comentários(0)comente



Julia 19/05/2024

Matei você ao contrario. Fiz você morrer nascendo no meu coração. Você é a única pessoa de que eu gosto, o único amigo que eu tenho.
comentários(0)comente



niel 19/05/2024

Zezinho vc merece o mundo
Lendo esse livro senti 1001 coisas diferentes, ri em alguns momentos e chorei na maior parte, quanto descobri que esse livro se trata de uma autobiografia fiquei mais arrasado ainda. O Zezé é um dos personagens mais fofos e doces que ja li sobre, a forma como ele trata seu irmãozinho mais novo, a professora e principalmente o seu pé de laranja lima faz com que a gente fique ainda mais apegado ao personagem. Recomendo a leitura deste livro de olhos fechados e sem medo. A literatura brasileira vive e é incrível.
comentários(0)comente



Juleitora06 18/05/2024

Um livro simplesmente maravilhoso, sem palavras para descrever como o autor conseguiu com tanta maestria desenvolver o pensamento de uma criança de 6 anos de idade, assim como é, tão puramente doce e cheio de imaginação. Não posso deixar de dizer que terminei esse livro, mais exatamente 20 páginas antes do desfecho, chorando muito. É uma leitura que me emociona tremendamente, assim como quando vi seu filme. Recomendo muito!
comentários(0)comente



MyaEve 18/05/2024

Sem palavras!
Se tornou o meu livro preferido. Nunca chorei tanto na minha vida, é realmente surreal ler esse livro, abre a mente pra certas coisas. Estar na visão de Zezé me fez ter um pensamento diferente sobre a vida.
comentários(0)comente



Beatriz 17/05/2024

Lindo, emocionante e doloroso.
Esse menino da história te encanta, faz criar compaixão. Me vi querendo protegê-lo de tudo de ruim que acontecia com ele e a sua volta.
Chorei e chorei muito, parece que a felicidade estava tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Ver o processo de crescimento e amadurecimento forçado dessa criança é tocante e triste.
Uma leitura que eu super recomendo, mas va com os lenços de papel prontos.
comentários(0)comente



Clara.Beatriz 17/05/2024

Ah pobre Zezé...
Um livro sofrido, difícil em algumas partes e que faz nos refletir sobre tudo. Eu li quando era criança, mas não lembrava da história, então foi como ler pela primeira vez.

"Mas faltava qualquer coisa. Qualquer coisa importante que me fizesse voltar a ser o mesmo, talvez a acreditar nas pessoas, na bondade delas."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 16/05/2024

Impactante e emocionante é o que descreve esse livro. Quando comecei a ler não tinha muita expectativa mas fui muito surpreendida. Fiquei imersa na leitura e senti as dores do personagem. É o tipo de livro que nos faz refletir muito, não só pela história do Zezé, mas também por todas as crianças que vivem em uma realidade similar a dele
Thauã 16/05/2024minha estante
Esse livro é muito perfeito, queria ler como a primeira vez :)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miminnnxx 14/05/2024

Nunca chorei tanto
Eu já queria ler esse livro há muito, muito tempo mas eu evitava por ter um tópico que mexe muito comigo, crianças inocentes sofrendo.

Tanto que enquanto eu estava quase no final do livro eu tive que dar uma boa pausa antes de terminar por que eu simplesmente não conseguia continuar. Esse livro me machucou de uma forma que eu nem sei como explicar.

Pensar que tudo isso é uma autobiografia e que tudo realmente aconteceu me dói ainda mais. O quanto que uma criança tão pequena e inocente teve de passar, teve de amadurecer tão cedo pelos problemas que o cercava.

É um livro tão real te fazendo refletir, que mesmo eu tendo terminado já faz um tempo a história do Zezé ainda me deixa emotiva.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bibia 14/05/2024minha estante
Minha reaça foi essa lendo kkkkkk


Bibia 14/05/2024minha estante
A diferença é que li em dois dias???




crlnspindola 14/05/2024

Que livro extremamente importante!

José Mauro de Vasconcelos acertou EM CHEIO a discussão que é um burburinho hoje em dia: a criação dos filhos.

Visto que o livro se passa em um cenário de extrema pobreza, entendo que não se pode exigir grandes coisas de pais que se matam por um sustento. Mas a forma como o garoto é tratado, basicamente sendo humilhado por todos a sua volta, faz com que ao decorrer do livro ele se culpe pela miséria da própria família.

Se sentir como se fosse pecado viver ao ponto de implorar várias vezes para morrer de vez, isso é cruel demais pra qualquer um. Ser chamado de diabo, peste, ?você não deveria ter nascido? é essa a ótima criação que a geração anterior diz ter presenciado? os relatos estão aí para a resposta ser sim!

Eu chorei do início ao fim pensando em como um lar de amor não é sobre ser ou não pobre, toda criança merece um prato de comida tanto quanto o amor dos pais.
Portuga e Glória salvaram essa criança, tenho certeza que Zezé será um ótimo pai e homem no futuro graças a eles dois.
comentários(0)comente



Guilherme2602 13/05/2024

"porque a vida sem ternura não é lá grande coisa"
A narrativa de uma criança sobre a dor e a ternura.

Um menino endiabrado, pobre e precoce. Precoce porque ouviu da vida coisas demais cedo demais.

Um livro lindo que encanta e emociona. E que no final, vai deixar um sabor amargo de infância.
comentários(0)comente



4249 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |