Senhorita Júlia e outras peças

Senhorita Júlia e outras peças August Strindberg

Resenhas - Senhorita Júlia e Outras Peças

lira 30/11/2010

Essa edição da Hedra conta com as peças mais importantes do período naturalista de Strindberg: O pai, Credores e Senhorita Júlia. Dei nota 5 para o livro, mas vou comentar um pouco de cada peça aqui.

-O pai me impressionou bastante. Os personagens são absolutamente verossímeis, suas falas não são apenas um artifício para a história continuar. O forte da peça é a relação entre as personagens e como tudo se encaixa perfeitamente. Prefigura o Dom Casmurro na idéia de que não se pode saber, sendo homem, da traição, se o filho(a) é seu ou não. Único problema é que há uma misoginia visível na peça.
-Credores é a mais fraca das peças, mas não chega a ser ruim. Os personagens aqui ainda são críveis, mas não possui a mesma força das outras 2 obras.
-Senhorita Júlia possui três ótimos personagens, além de outros que não aparecem em cena. Vemos aqui um conflito de classes -não diretamente- e de descendência, tendo uma tendência bastante naturalista mesmo. É, das três, a que tem estrutura mais aberta (com um ótimo final).

A psicologia das personagens é a parte mais forte das obras, não faz muito sentido falar do enredo de cada uma...