A máquina do ódio

A máquina do ódio Patrícia Campos Mello

Resenhas - A máquina do ódio

Rittes 24/09/2020

Para entender o bolsonarismo
Patrícia Campos Mello é uma baita jornalista. Premiada e incensada pela classe como uma das melhores de sua geração. E neste primoroso trabalho expõe as entranhas do gabinete do ódio bolsonariano com mestria. Todos os esquemas, tramados há tempos, para colocar na presidência uma pessoa totalmente vazia, despreparada, rasa e adepta do discurso do ódio como solução pra tudo. Xingar jornalistas é prática comum a todas às ditaduras e Bolsonaro não foge ao modelo. Imprescindível, esclarecedor e verdadeiro.

bookscourt_ 16/08/2020

Leitura necessária em tempos de ódio.
Patrícia traz os parâmetros pessoais, brasileiros e mundiais sobre como a mídia é encarada na nossa sociedade.
O livro começa com uma cena tocante, do filho dela (que tem seis anos - ou tinha na época) avisando que publicaram um vídeo sobre ela e perguntando se poderiam assistir juntos.
Patrícia ao longo do livro trata sobre o populismo de líderes como Trump e Bolsonaro e em como vários países já mataram uma imprensa com seu populismo.
Leitura essencial, para saber o que se passa no Brasil e no mundo

Bia 18/08/2020

É difícil resenhar, mas é um livro que abre os olhos
Eu acho muito difícil resenhar algo real, principalmente quando precisamos esclarecer pontos de vista que vão contra o governo. Governo este que traz uma leva de pessoas que não conseguem debater sem levantar a bandeira do ódio. Patrícia remonta o seu sofrimento pessoal, que se deu justamente por parte do ódio de pessoas que clamam um homem. Ela mostra o que é ser jornalista mulher no atual cenário nacional. E mais: ela consegue mostrar como a revolta do povo contra a imprensa faz regredir uma nação.
Comentários maldosos e extremistas não serão notados. Resenha completa em breve.

none 31/01/2021

Manifesto contra o populismo
A autora nos mostra o que é a máquina do ódio quem a manipula de dentro do governo e de fora. Citando fatos e argumentos consistentes ressalta que o Brasil corre sério risco de se tornar um pária mundial em matéria de liberdade de imprensa ao lado de países como China, Índia, Filipinas, Hungria, Rússia e Venezuela. Querer acabar com o jornalismo investigativo por entender que ele é "impatriótico" é deixar a sociedade nas mãos de burocratas que podem ou não se corromper, roubar, mandar matar ou matar. O atual governo entrou em guerra contra a mídia usando pessoas que são e se fazem passar por jornalistas. Fake news para esse governo são notícias contra o presidente, cultuado como mito que não erra jamais. Na era da pós verdade que ajudou a eleger Trump, que permitiu que a empresa vice-comandada por Steve Bannon, Cambridge Analytica acessasse dados pessoais sigilosos Facebook, o Brasil elegeu Bolsonaro em 2018 ajudado em grande parte por propagandas e Memes com fake news que circularam pelo Whatsapp. Empresários teriam bancado esse tipo de crime atacando seu rival direto. Haverá justiça ou luz no fim do túnel? Se a democracia for respeitada sim. A mídia erra e erra muito, mas ainda assim é preferível ter jornais e revistas, sites e canais que não se comprometam a favor ou contra um governo.
Esse livro me fez ver o quanto as mulheres jornalistas são destratadas e atacadas. Me fez ver também que o país não tem uma situação ideal, porém ainda não estamos entre os piores casos. Que os exemplos do ocorrido na Venezuela e na Hungria façam a gente acordar e que jamais a imprensa seja amordaçada por qualquer projeto de ditador (que jamais será a voz do povo). O papel da imprensa é noticiar, tornar um fato evidente. Sem ela estaremos todos reféns de mentiras, engodos, idiotices e populismo.

Emi 26/07/2022

O livro faz um compilado de informações que pra dependendo do público, pode abrir a mente, horrorizada e trazer uma compreensão dessa era política e tecnológica que estamos entrando. Não sei se a organização das informações foi a melhor, mas não ficou confusa. De fato, achei alguns trechos repetitivos, mas não atrapalhou a leitura. Foi interessante e, por isso, rápida.

Keila.Oliveira 08/05/2021

Extremamente necessário
É impressionante os detalhes que esse livro passa em relação as fake news nesse momento tão delicado que estamos vivendo, é chocante e muito triste que muitas pessoas acreditam em qualquer coisa que leem e ouvem por aí , sem se dar ao trabalho se pesquisar em fontes confiáveis.
Com isso governos e pessoas de má índole se aproveitam , para assim impor suas ideias autoritárias e de cunho pessoal , tornando assim verdades absolutas !

O jornalismo imparcial e verdadeiro é necessário para que as informações cheguem corretamente as pessoas , que não tenha distorções de acordo com suas crenças! O livro traz diversos acontecimentos inclusive das eleições de 2018 do Brasil e do governo dos EUA, dentre diversas outras situações onde é revoltante quanto as fake news se disseminam muito mais que as notícias verdadeiras !

Gostei muito e achei muito rica de informações essa leitura !

ericfalter 18/10/2020

Perfeito para quem quer entender como a internet influencia nas eleições nos dias atuais.

Andréia 23/04/2021

Ideal para iniciantes no assunto
A leitura é bem fluída (apesar do assunto) e ideal para quem está começando a estudar fake news. Fala sobre a influência de Bolsonaro e vários líderes de extrema direita e esquerda que exerce mudança na percepção do que os eleitores e cidadãos consideram como "verdade".

Cynara.Maira 25/09/2020

Eu gostei muito desse livro por todo o trabalho em explicar o processo de destruição da mídia em outros países, criar possíveis previsões sobre o que pode acontecer e alertar sobre como esse processo já foi iniciado. Recomendo muito a leitura desse livro para qualquer pessoa, porque o entendimento de como as fake news e a destruição da mídia independente tem papel político é algo fundamental de se entender para lutar contra todo esse processo, meu único problema foi a solução dada pela Patrícia, eu sinto que a o processo de apenas assinatura dos jornais exclui grande parte da população que não possui dinheiro para isso e que talvez um sistema de parceiro como muitos youtubers fazem seria uma solução que permitiria um conteúdo necessário para aqueles que não tem dinheiro e ainda garantiria a permanência dessa mídia.

Fábio Perrucci 26/09/2020

Magnífica obra!
O livro traz a narrativa das recentes agressões sofridas por ela, dados analíticos e estudos sobre os chamados algoritmos do ódio, a manipulação das massas através das Fake News e os desafios a serem enfrentados para que a livre informação não perca o seu valor. Dos exatos 100 livros que li neste ano, posso colocá-lo entre os 5 melhores. Durante a leitura é possível navegar entre a empatia e a revolta. Obra excelente.
Felipe 26/09/2020minha estante
Super interessante essa narrativa do livro! Já fiquei mega com vontade de ler.

Fábio Perrucci 27/09/2020minha estante
Vai gostar. Tem uns momentos que ela entra tanto nos detalhes que chega a dar uma mistura de dó com nojo. É bruto!

Ayrtonmcn 31/12/2021

Leitura necessária!
Livro importantíssimo para o esclarecimento da população - que queira ser esclarecida.

Penso que quem acompanha alguns jornais, perfis no Twitter e podcasts, não há muita supresa no modo nojento que estes criminosos atuam, porém o trabalho jornalistico da Patricia é excelente em reunir e apresentar conceitos, nomes por trás e consequências desta máquina que dissemina ódio.

Livro riquissimo!

CLAUDIA 04/10/2020

EDUCAÇÃO é a solução para combater as fake news
O livro é esclarecedor! Infelizmente as pessoas só pensam no seu próprio beneficio, não se importando se prejudicarão outros. Só educação ajudará no combate às fake news, pois desta forma, não acreditarão em qualquer post vindo pelo WhatsApp.

cheledrum 13/10/2020

Necessário
Este livro é muito necessário e assustador. Ver para onde estamos caminhando, ao ver como o ataque à mídia impactou outros países, deu medo.

Luan 25/09/2020

Comprei o ebook ontem a noite 18h e 1 da manhã eu o terminei. Foi talvez o livro que me gerou diversos tipos de sentimentos, o principal talvez seja a raiva. Tem um início com o relato pessoal da jornalista que sofreu o linchamento virtual e pessoal; logo depois segue numa sequência de 2017 a 2020.
Confesso que várias vezes fiquei com o pensamento: "a mídia brasileira está colhendo o que plantou". Contudo, quando notamos que são ataques as pessoas e não aos meios de comunicação notamos que o projeto não é quebrar a informação, mas destruir o informador. Basicamente essa é a estratégia do guru do governo: Olavo.

Caso queira entender mais a fundo os acontecimento dos últimos 3 anos na visão de uma jornalista que merece aplausos não só por exercer sua atividade, mas pela sua coragem, coragem não só de nadar contra a maré como a de se posicionar. Patrícia Campos Mello, já a seguia no twitter por causa daquele ato imoral do presidente contra a sua pessoa em fevereiro de 2020 e agora conhecendo um pouco mais de sua história a admiração só aumentou.

E caso existam chatos pensando que é um livro esquerdista: o livro tem autocritica; larguem esse pensamento, sejam curiosos e saiam de suas bolhas. Estou lendo Roger Scruton, um dos maiores nomes do conservadorismo inglês. Tenho certeza que por vcs ele seria chamado de esquerdista.

Janaina.Leme 24/08/2020

Respeito vale para qualquer profissional, inclusive para os jornalistas
Sou jornalista e a premissa da minha profissão é sempre ouvir os dois lados do assunto abordado antes de qualquer publicação. Acredito que a leitura de "A Máquina do Ódio"pode vir a mostrar o que os profissionais de imprensa têm enfrentado em suas coberturas jornalísticas nos últimos anos, já que o que o governo pensa a respeito do assunto está todos os dias na mídia.

site: www.eujaestiveem.com