Calibã e a bruxa

Calibã e a bruxa Silvia Federici

Resenhas -

Dani 31/07/2023

Brutal, pesado e extremamente real. É difícil de achar palavras que possam descrever a grandeza desse livro para as mulheres loucas e rebeldes que sofrem tanto com as mazelas do patriarcado desde seus primórdios. ?Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.?- Simone de Beauvoir

alex santos 26/04/2023

O ataque ao poder revolucionário das mulheres
A autora demonstra com nitidez, a forte influência da Igreja católica para subsidiar e aparelhar a acumulação de capital, desde os primórdios do capitalismo até hoje.
A simbiose com o capital fez o poder mundial da igreja católica, eliminou a força das mulheres nas sociedades e tirou até mesmo o poder sobre seus próprios corpos.
Até mesmo pela sua clareza, o livro é um tanto revoltante pelas comprovações que nos traz.
Imprescindível!

Bertha 26/05/2022

"... a caça às bruxas é um exemplo clássico (infelizmente, não o último) na história do capitalismo de como o retroceder pode ser considerado uma forma de avançar..."

cami.gauer 17/05/2022

Bom porém difícil
É um livro bom, completão, porém é um livro de leitura difícil e densa. Tem muitos muitos muitos dados históricos e a autora cita muitos outros autores e visões diferentes, o que a meu ver acabou ficando um cansativo, gostaria que tivesse ido mais direto ao ponto. Porém entendo a intenção da autora de embasar todas as teorias e mostrar diversos pontos de vista. O começo do livro foi meio arrastado, senti que demorou para chegar onde queria, mas da metade para o final consegui emplacar a leitura, já estava muito mais interessante.
De qualquer achei a leitura essencial para todos, só gostaria que eu conseguisse guardar na cabeça todos os dados, datas e afins para usar em discussões futuras, mas o que fica mesmo é a mensagem principal de como essa "caça as bruxas" foi essencial para acabar com as mulheres e fortalecer essa sociedade machista e patriarcal em que vivemos até hoje.

Rafaela 18/04/2022

Depois de ler vários trechos desse livro, finalmente fiz a leitura integral e valeu cada página. Além da relevância do tema e do tempo de estudo por trás da escrita da Silvia Federici, a forma como ela consegue fortalecer sua tese e trazer, simultaneamente, elementos históricos, econômicos e visuais proporciona o marco da obra na teoria feminista.
É um livro extenso, massivo e com notas de rodapés enormes - e úteis na leitura -, mas, ainda assim, consegue ser didático até para quem nunca estudou o tema. Porém, acredito que ter uma noção prévia das obras de Marx e Foucault pode ajudar muito na compreensão da ideia central da autora.

Bi 24/09/2021

As bruxas estão estão por aí...
Tem sido comum a arte busca dar voz as injustiças daqueles que não tem voz. Esse campo se vale de muitas ferramentas: literatura, música... Enquanto lia, lembrei muito daquela canção "Triste, louca ou má", do grupo Francisco El Hombre. Assim como nos séculos passados, a caça ao feminino, ainda é constante. Porque essa caça? Porque o feminino assusta? É isso que a autora do livro nós ajuda a entender.

Lucikelly.Oliveira 02/09/2021

Genocídio em nome de Deus e a serviço do capitalismo
A caça às bruxas na Europa foi um ataque à resistência que as mulheres apresentaram constra a difusão das relações capitalistas e contra o poder que obtiveram em virtude de sua sexualidade, de seu controle sobre a reprodução e de sua capacidade de cura.

Ursa_Menor 31/08/2021

Eu nunca tinha lido nenhum estudo sobre a caça às bruxas na Europa e gostei bastante da forma como a autora argumenta e examina todas as variáveis que tornaram esse acontecimento tão importante para a consolidação de um modelo capitalista, mesmo que seja pouco estudado academicamente. Começando pela posse da terra, os cercamentos, o surgimento da propriedade privada atrelado a uma política de disciplinamento dos corpos, principalmente os corpos femininos, entendemos como a mulher vai perdendo seu poder sobre o pouco privilégio que tinha, até mesmo com relação ao seu poder de reprodução. A mulher é a mais afetada pela perda da terra, além disso, sofre com a crescente perseguição feita pela igreja e com o aval do Estado, mas não deixa de se configurar como protagonista de revoltas e movimentos de resistência contra o terror da inquisição e da caça às chamadas bruxas, mulheres acusadas de feitiçaria por ainda manterem o controle sobre sua reprodução. Além de analisar o cenário europeu, a autora também cita alguns casos da América e da África, mesmo que seja de forma mais superficial, sem uma análise mais profunda.

Mari Guerra 24/08/2021

Esse é o livro que eu queria ter lido durante a graduação (a edição brasileira foi lançada um mês antes de eu me formar, tarde demais) para me guiar nas minhas leituras, especialmente no TCC.
"Calibã e a Bruxa" desenvolve a tese de Federici sobre a relação da caça às bruxas e da acumulação primitiva.
Algumas coisas na nossa sociedade parecem que existem desde sempre, maa na verdade foram construções sociais desenvolvidas num momento específico (s também por um motivo). Uma dessas coisas é o patriarcado e o papel feminino na sociedade (como desenvolvido nesse livro, tem origem na caça às bruxas também). Se existe um ponto de partida, um começo, é passível de ser derrubado.

Renata 07/08/2021

Fiquei muito curiosa ao ler as críticas e as resenhas sobre o livro e demorei muito para comprar um exemplar. É um livro bonito, bem estruturado e com dados científicos muito bem expostos, conduzindo a leitura contextualizada.

Rafa 23/07/2021

A sensação de vivermos em um looping
O livro é muito necessário. É um absurdo não aprendermos praticamente nada da nossa real história na escola.
A sensação que ficou foi a de viver em um looping, em que as relações patriarcais e a necessidade de acumulação serão sempre munição para matar e dizimar culturas, pessoas e formas de vida.

Mas o livro também traz a força das mulheres e muito representatividade principalmente aqui na América Latina. Nunca abaixamos a cabeça.

Papareia dos Livros 18/07/2021

Ótimo livro
Com certeza um livro que traz uma temática que além de necessária é bem construida, com exemplos, argumentos firmes e referenciados.
Se você está buscando compreender melhor a construção da mulher na sociedade na Idade Média e inicio da Idade Moderna de modo entender como isto se aplica até os dias de hoje, este livro é feito para isso.
Aqui a autora não idealiza e nem traz uma única vertente de pensamento, ela trabalha com várias linhas de pensamento de modo a deixar claro ao leitora existência da gama de conhecimentos sobre o assunto e que ainda assim é puco perto do que seria necessário.

site: https://instagram.com/s.a.black

Tha 07/07/2021

Mediano
Muitos pontos do que a autora traz são de extrema relevância, mas ela se perde em algumas categorias que quer corroborar. Historicamente é muito interessante, mas poderia ser bem melhor.

Gabi 07/06/2021

Calibã e a Bruxa
Fala sobre o terror contra os corpos das mulheres a serviço do capital
A história da construção da figura da bruxa está intimamente ligada à história da origem do capitalismo e da teoria da acumulação primitiva.
Federici trabalhou nesse livro por 30 anos. Ele é cheio de referências, intenso, tem muito conteúdo e longas notas de rodapé. Apesar disso a leitura é fluída.
A edição é linda e traz uma experiência ótima a leitura

Ana Luisa 11/04/2021

Nada mudou
Eu, que nunca fui muito fã de história, amei o livro. Ele prende e da uma mistura de sentimentos, mas o principal é ver que no fundo nada mudou. Tudo que aparece no livro consegue ser "convertido" para a atualidade e a vida da mulher hoje.