Nos olhos de quem vê Helô D'Angelo

Resenhas - Nos olhos de quem vê

Natalia Oliveira 11/01/2023

Ah... Tão, mas tão necessário esse livro...
Fiquei apaixonada e profundamente tocada por todos os temas trabalhados, me vi em muitas passagens...
Super recomendo para meninas/adolescentes(e adultos também claro...) que de alguma forma não se sentem "dentro de um padrão" para que se sintam acolhidas, e representadas, que foi como me senti lendo...
Adoreiiiiii... Da vontade de "obrigar" todos a lerem...

Safira45 20/10/2023

Um Conversa Que Encheu Meu Peito
A proposta da Helô para esse livro já é por si só uma ideia altruísta (assim como qualquer livro que pretenda libertar mulheres de amarras). Mas a visceralidade com que os assuntos são tratados e a coragem da autora de se colocar na linha de frente em prol dessas reflexões torna tudo mais charmoso e mais tocante. No final, a sensação não é de ler um livro e sim de sentar pra tomar chá da tarde e conversar por horas com uma boa e velha amiga.

As metáforas (visuais e escritas), os desenhos expressivos e a percepção aguçada para com as especificidades de cada insegurança são um show à parte. Tenho certeza de que ainda ?vou voltar neste livro muitas vezes mais.

sophia 21/11/2022

LEIA!
Helô realmente tem um talento na narração e na ilustração.
Acredito que toda mulher deveria ler esse livro pois ele acolhe todas nós que somos vítimas da pressão estética. Além de nós convidar a amar-nos e rejeitar tudo que nos é imposto.
Este livro é um abraço em nós mesmas, em nossas irmãs, em nossas mães, nossas amigas e nossas parceiras de luta.
extremamente necessário!

gabrielleabr_ 15/08/2023

Pra gente se amar mais
Essa HQ deveria ser leitura obrigatória para todas as garotas e jovens mulheres. Todo mundo já passou pela cobrança absurda de ser perfeita, mesmo a noção de perfeição não existir e os padrões serem adaptados ano após ano.

Uma das coisas que mais gostei da leitura é que eu e Helô temos a idade muito parecida, e por isso vivenciei boa parte das cobranças que ela mesma vivenciou. Eu sempre fui magra, mas sempre insegura pelo fato de ser reta igual uma tábua. Sempre tive cabelo liso, mas não o escorrido, e isso me fazia passar chapinha todas as manhãs antes da escola, mesmo sabendo que as (levíssimas) ondulações voltariam a aparecer no meio da tarde.

Hoje eu tenho acne adulta e isso é um motivo de insegurança muito grande, e por isso tocou tão fundo quando a Helô compartilhou os problemas que ela já enfrentou com relação à pele. Como não se identificar quando são questões que todo mundo já passou mas que mesmo assim, insistimos que se tornem o grande foco da nossa autoimagem?

Terminei a leitura sorrindo, porque Helô consegue mostrar que tudo isso se torna pequeno quando ela expõe tudo que gosta em si (e faz a gente pensar que, poxa, tem muita coisa que podemos amar em nós antes dessas questões se tornarem questões em primeiro lugar). Leiam!

Mimss 06/12/2022

Impossível não se identificar
Eu já tinha lido algumas partes do livro no Instagram da autora, mas mesmo assim eu não estava preparada pra o que encontrei dentro dele. O jeito como a autora fala sobre autoaceitação, auto-estima e valor é pessoal, real e me fez abrir os olhos pra problemas e pensamentos que eu nem sabia que tinha. É daqueles livros que te fazem chorar de tão identificável que é.
Já virou um dos meus livros favoritos e tô indicando pra todo mundo que eu conheço, pq acho que todo mundo deveria ler um pouco do que a Helô DAngelo relatou nesse livro. Estou ansiosa pra ler outros trabalhos da autora.

fer 06/05/2023

Nos olhos de quem vê
Li este aqui em 2 dias, muito bom mesmo! não é batido, achei mt importante, as artes lindas e um quadrinho necessário pra todas e todos!

Tião S3 02/08/2023

"Aceitação"
Um quadrinho muito forte e importante, abriu meus olhos para perspectivas e realidades que eu nunca concebi, ajudou a entender um pouco da realidade das mulheres e os problemas que elas encontram na sociedade.

Flowers2 18/02/2023

Mais uma acolhida com sucesso
Passei o livro inteiro ?torcendo? pela Helo da história, chorando horrores com as situações que ela enfrentou, por mais ?simples? que parecessem. Mas acontece que eu SOU a Helo. E minha mãe é a mãe dela. E minha avó é a avó dela também. Porém, tenho a sensação de que a minha mãe também se identificaria com a Helo e diria que a mãe dela também parece a mãe da Helo. E assim sucessivamente.

É porque todas somos mulheres e todas passamos por situações semelhantes (quando não idênticas), às retratadas no livro.

Conheci o trabalho da Helo na época que comecei a elaborar meu tcc, com o tema ?body shamming x patriarcado? e minha orientadora me enviou uma tirinha que estava no insta da Helo, como uma divulgação do livro, que nem tinha sido lançado ainda. Depois disso, nós passamos a conversar sobre o livro, mandar tirinhas uma para a outra e nos ajudar como mulheres.

Quando o livro saiu, infelizmente não pude comprá-lo por questões financeiras, o que me doía muito. Eu queria muito ter apoiado mais, mas era impossível. Hoje é meu aniversário e minha mãe me deu este livro de presente (que chegou no dia 17/02 e eu já terminei rsrs). Foi o melhor presente que eu já ganhei!!

Estou completamente apaixonada pelo trabalho, pelo cuidado que a autora teve com suas leitoras. É um livro que trata de um assunto pesado, mas com leveza e com identificação. E o trabalho gráfico da editora também está impecável, é um livro que dá vontade de ter várias cópias na estante!!!

E, é claro, o melhor são as ilustrações. São tão bonitas!!! Em alguns momentos, fiquei apenas apreciando o desenho e sorrindo para os traços, que passam uma sensação gostosa de acolhimento (é possível um desenho passar acolhimento? Os da Helo, passam sim!!!).

Estou ansiosa para me aprofundar ainda mais no trabalho da autora. Me tornei uma grande fã ?

Andi_1541 23/07/2023

Leitura incrível, escrita corajosa de expor tudo o que passou/passa, quanto a sociedade impõe o padrão de beleza na nossa vida e o quanto isso mexe conosco.

Andressa.Silvino 05/09/2023

Como pode nenhuma de nossas vivências pessoais serem únicas?

A Helo conseguiu verbalizat nos quadrinhos assuntos tão sérios e com tanta delicadeza e jeito. Adorei seu traço, sua arte e seu olhar observador, atento as nuances da vida.

Amanda Sperandio 02/09/2023

Um livro que todo mundo deveria ler
Sabe aquele livro que parece te dar um abraço no coração e acalmar um pouco a mente? Exatamente esse! As ilustrações são lindas, a mensagem e reflexões super necessárias e você termina querendo conhecer mais da autora

Lara320 14/03/2023

Amei
Lindo e emocionante , eu amei a História, teve MUITOS MOMENTOS que eu me indetifiquei. A Helo é incrível

mary jane 25/09/2023

Lindo!!!
É sempre interessante revisitar o tema da pressão estética sobre as mulheres, e essa versão em quadrinhos trouxe, ao mesmo tempo, uma nostalgia muito gostosa. Tenho certeza que a Maryana de 13 anos teria amado tanto quanto a 24, apesar do olhar mais maduro e firme quanto algumas questões. Amei, já quero dar de presente pra todas as adolescentes que eu conheço.

Livia1116 12/10/2023

Nos olhos de quem vê
O livro e ótimo linguagem leve aborta temas interessante, para nós jovens mulheres que estão começando a viver com as críticas sobre nós mesmas e como lidar com tudo isso.

sentineila 05/06/2023

"Poxa, já te ocorreu que eu não quero viver sob esse olhar?"
Muito fácil se identificar com a autora já que minha infância, adolescência e até vida adulta foram praticamente descritas no livro. É sempre bom conhecer, ouvir ou ler histórias de vivências parecidas com a minha, embora seja triste saber que mais gente sofre com padrões e imposições absurdas.