O jovem

O jovem Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2023

Como de costume, Ernaux nunca fala de uma só coisa ao escrever. Para além da diferença de idade dos amantes, estão presentes em O jovem reflexões sobre o desejo feminino, o relacionamento entre pessoas de classes sociais diversas, a passagem do tempo, a memória — individual e coletiva —, a escrita e o papel da mulher na sociedade francesa dos anos 1990, que pouco difere da nossa em certos aspectos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786584568426

Carol1349 03/02/2024

Um romance beeeem curtinho. A autora traz considerações muito bem observadas sobre o ser mulher. No mais, é uma leitura que fixa nossa atenção. Eu esperava um pouco mais, preferia que o livro fosse maior e mais desenvolvido ?

Lana 05/02/2024

Um capítulo
Um texto breve em que Annie reflete sobre seu relacionamento com um homem quase 30 anos mais novo. Deixou vontade de conhecer mais sobre suas impressões e memórias.
Um capítulo inacabado de sua história.

mocreia burra 19/04/2024

Estranho e contínuo palimpsesto.
?Meu corpo não tinha mais idade. Era necessário o olhar pesado e reprovador de clientes ao nosso lado num restaurante para que eu me desse conta desse corpo.?

livro curto, né? pois bem, numa tarde no salão li numa sentada esse bate-papo dessa querida.
(ps: nunca tinha lido essa querida)
a premissa é inusitada, não sei se comecei certo iniciando minha jornada de Ernaux por esse livro, mas uma coisa eu sei: EU PRECISO BEBER NUM BOTECO COM ESSA MULHER!
sinto como se ela fosse aquela mulher de idade super vivida que te esbarra em algum canto na rua e começa a contar das coisas, e você se pergunta: ?será que eu tô vivendo errado??
e aí que tá, talvez eu esteja mesmo, mas retomando ao livro, é um livro curto mas que tem seu charme. ela trata como se fosse uma fofoca de bar sobre seu namoro/ficada com um cara 30 anos mais novo que ela, que me gerou questionamentos do tipo:
1-seu ficante é insuportável e murrinha economicamente, e baita de um idiota (livramento!)
2-caceta, que imagem distorcida que temos de uma mulher mais velha com um cara jovem, se fosse ao contrário seria por interesse, certo?
3-sinto que talvez annie tem um mommy issues (esse fato não é verídico)

enfim, como eu queria ser amiga dessa mulher.

?Mas eu sabia, vendo esse casal maduro me esquadrinhando, que, se eu estava com um jovem de vinte e cinco, era para não precisar ter diante de mim, o tempo todo, o rosto marcado de um homem da minha idade, o rosto do meu próprio envelhecimento.?
Maycom2 19/04/2024minha estante
Curtinho msm, vc leu bem rápido

Maria 09/05/2024

A socióloga de si mesma
É o segundo livro que leio de Annie. Esse é rápido e sucinto. Faz uma análise de relacionamentos com uma grande diferença de idade, focando na mulher mais velha e no homem mais novo.
É muito interessante como Annie abre diferentes camadas sobre seu relacionamento com A. Seu relacionamento com ele, além de transgredir e impactar a sociedade francesa (que não via com bons olhos um relacionamento entre uma mulher mais velha e um homem mais novo) trata de um olhar sobre o que esse relacionamento significa para ela. A. representa seu passado e uma chance de reviver muitas situações através de uma nova mulher que ela é agora, além de trazer a ela juventude. Pouco se sabe sobre como A. se sente sobre Annie, mas em uma situação específica em que ela relata talvez A. a enxergasse como uma figura materna. O livro permite inúmeras análises e interpretações. Os livros de Annie permitem ao leitor invadir sua intimidade de uma forma tão brusca que me encanta e me vicia... essa maneira de falar sobre si mesma...

Daniela 21/01/2023

Uma beleza.
Annie Ernaux escreve com uma cadência deliciosa e envolvente. Esse livro diminuto tem camadas de reflexões, memórias, desejo, tempo. Gostoso de ler.

Flavio.Vinicius 08/12/2022

Amor na terceira idade
Um livro curtinho, do tamanho de um conto, da francesa Annie Ernaux, vencedora do Nobel de literatura de 2022. A obra aborda o relacionamento que Ernaux viveu com um homem 30 anos mais moço do que ela.

Admiro a coragem de Ernaux de contar os acontecimentos da própria vida de maneira a encontrar o coletivo no individual. Gostaria que o livro fosse maior. Imagino que ela não se extendeu porque teve receio de magoar o ex namorado, ou de expô-lo. Talvez.

É um bom livro.

Claudia 21/01/2023

Meu primeiro Annie
Quase um conto de tão curto, mas com uma profundidade de um romance de 500 páginas. O jovem é a visão sincera de um relacionamento pelos olhos de uma mulher madura.

Daniela Botelho 23/11/2022

Interessante
É o primeiro livro dela q leio, e o fiz curiosa com o Nobel, rs. Achei uma escrita mt boa, que flui bastante. Pretendo comprar o box com outros livros dela para compreender melhor sua obra. Esse conto aqui é bacana.

watanabe2 05/12/2023

Doideira
Primeiro livro que eu li da annie e pra um livro curto ate que me impactou bastante acho que é um bom livro pra quem quer começar a ler a autora

Amanda3913 17/02/2024

Primeiro livro que leio da Anne Ernaux, por quem tenho muita curiosidade. A maturidade e a lucidez da escrita me encantaram. Você não se sente nem um pouco constrangido com a forma crua e terrivelmente honesta que ela trata deste romance, afinal não se havia qualquer dúvida de que seria algo intenso e passageiro. Uma pena que seja tão curto.

Thami 01/12/2022

Primeiro livro que eu leio da vencedora do Nobel 2022 e já fui impactada por um texto verdadeiro, tocante, potente. Apaixonada pela escrita simples e inteligente da autora

Day 26/01/2024

A imagem inversa da memória
Livro bem curto, sem uma profundidade absurda. Gostei das parte em que ela fala que se sente eterna e morta como a mãe, por enfim sentir a diferença de idade entre ela e A, e quando ela percebe sua vida dali em diante seria um acúmulo de repetições, repetindo com A o que fez com amantes antigos, filhos, e revivendo a canção que ouvia com seu antigo amante, o qual a engravidou. Reviver o período em que procurava um médico que fizesse nela um aborto a fez perceber que aquela era a memória central, as outras seriam apenas momentos que desencadeariam à essa primeira.

obs: acho que esses livros curtos deveriam ser um compilado de crônicas em um livro maior, porque sinceramente é meio surreal pagar 60 reais em 50 páginas. Ouvi esse em audiobook.

tooonho 04/01/2023

o texto é curto, mas fortíssimo. annie é genial e, em poucas páginas, a gente entra tanto na história dela que é quase como se víssemos um filme. bom demais.