O Diário do Meu Pai (Mangá Volume Único)

O Diário do Meu Pai (Mangá Volume Único) Jiro Taniguchi

Resenhas - O Diário do Meu Pai (Mangá Volume Único)

Michael Alves 10/04/2024

O melhor de Taniguchi
Essa história foi tão perfeita que possivelmente estará entre as 10 melhores do ano.
Uma narrativa que apresenta da forma mais sensível possível a importância da família e seus diversos pontos de vista.
Tenho todos os mangás de Taniguchi publicados no Brasil e com certeza esse é o melhor.

Guilherme Hosken 28/04/2024

Após a morte repentina do pai, o filho volta a sua terra natal após mais uma década ausente devido a uma grande mágoa com sua família. No velório, ao ouvir as histórias sobre seu pai, ele vai conhecendo o seu pai.
Uma história muito sensível e emocionante. Mais uma excelente obra do autor.

LucksStardust 30/04/2024

Luto ressentido
Jiro Taniguchi me tocou pela primeira vez com esse mangá que é considerado um dos seus 3 grandes mangás de sua vida.

A narrativa voltada num funeral tradicional japonês em volta de memórias do filho do Pai do titulo do quadrinho só refresca e encanta essa história sobre como ter luto por alguém que por anos você rejeitou, ou pior, como lidar com a culpa também sabendo depois da morte que essa pessoa te amou muito?

Algo que eu sempre soube que era o estilo de Taniguchi em contar nos seus mangás contemplativos que eu queria em vez de ler As Crônicas da Era do Gelo, que é decente em arte, mas em roteiro eu esperava o que vi nessa HQ. Subestimei esse mangaká, e ansioso pra ler mais obras dele.

Emm 17/04/2024

Meu segundo do Tanigushi me pegou desprevenida, apesar do título adiantar algumas situações a forma nada óbvia como a história é contada, as voltas entre passado e presente para se compreender o ponto de vista de todos envolvidos, o desfecho, tudo me foi uma grata surpresa.
É uma história fácil de se relacionar que traz uma reflexão muitas vezes não tão doce sobre como enxergamos nossos pais, sobre nossa capacidade e até desejo de compreendê-los.

Ruan 20/04/2024

Não devemos julgar sem conhecer o outro lado da história
Esse mangá me fez ver o mundo de uma forma diferente.

Aqui acompanhamos um homem que tem por volta de seus 40 anos, que acabou de receber a notícia de que seu pai faleceu. Ele volta a sua cidade natal depois de muitos anos, mais pelo compromisso de comparecer ao velório do pai do que vontade de se despedir dele. Descobrimos logo no início que ele não tinha uma relação muito boa com o pai, e vamos conhecendo a história do personagem principal desde a infância por meio de memórias. No começo pensamos que seu pai era uma pessoa ruim, por saber que os dois não se davam bem, mas não, relembrando alguns momentos de sua infância ele percebe que seu pai não fez nada de ruim. A mágoa que o personagem principal tem de seu pai é porquê quase todas as memórias que ele tem dele, ele está calado e trabalhando, e com isso quase nunca dava atenção para os filhos. Mas agora relembrando sua infância na visão de um homem adulto, ele percebe que tudo que seu pai fez foi pelo bem da família, que estava endividada, por isso ele passava tanto tempo trabalhando. Só que infelizmente ele percebe isso tarde demais, e agora não consegue mais pedir desculpa para o seu pai por julgá-lo mal.

Esse mangá me fez reforçar o pensamento de que não devemos julgar uma pessoa sem saber o lado dela da história. Muitas vezes em um momento de raiva ou tristeza não pensamos no motivo da pessoa ter tomado aquela decisão, mas se parassemos para olhar a história de uma outra perspectiva veríamos que provavelmente teríamos tomado a mesma decisão.

Igor.Banin 28/04/2024

Perfeito
Uma das obras que mais gostei do Taniguchi. Leve e profundo, consegue gerar muitas reflexões em poucas páginas.

DrAlu 04/05/2024

Quer um mangá que te emocione e faça repensar sua relação com seu pai? Então este manga vai te levar às lagrimas com certeza...

Trindade 06/05/2024

Neste mangá, o protagonista retorna à sua cidade natal para prestar as últimas homenagens ao seu pai, que faleceu recentemente. Durante sua estada na cidade, ele relembra sua infância e começa a questionar os motivos de seu ressentimento contra o pai. Gradualmente, o ressentimento diminui e a culpa aumenta. No final, há uma promessa de mudança e novos caminhos para o Yoichi Yamashita na cidade de Tottori.

"Nao somos nós que voltamos a terra natal... É a terra natal que, um dia, retorna ao coração de cada um de nós"(p. 276)