Puro

Puro Nara Vidal

Resenhas - Puro

Neto 29/05/2024

Uma realidade que pode ter acontecido!
Se eu pudesse classificar esse livro, seria na aba "para ler apenas uma vez". É um soco na boca do estômago o tão cru é a narração. Uma ânsia de vômito me subia pela garganta todas as vezes que as 3 Velhas acendiam o fogão a lenha.

Cru irmão! Cru!

É uma realidade que pode ter acontecido! O pessoal fala muito dos EUA e suas políticas de segregação, mas aqui no Brasil o negócio foi bem mais insano. Foi não, É bem mais insano.

A eugenia só mudou de nome, os intelectuais, os partidos políticos e agora infecta os "pobres plus"!

Tenho tanta coisa para dizer sobre a obra, mas vou me abster. Ninguém lê essas resenhas mesmo!

Arlete 05/05/2024

Puro- Nara Vidal
Cada personagem desse livro nos desperta ódios
Menos Iris, ela me deu dor, angústia, lágrimas.
É um livro pequeno e angustiante, faz pensar em tanta coisa que parece até ser maior de tão pesado.

mimperatriz 02/06/2024

Puro
Terminei de ler Puro e estou completamente embasbacada. Na verdade já estava desde a primeira página?
Puro conta uma história que se passa em Minas Gerais, nos idos de 1930. Conta um pouco da vida de Íris, mulher preta que trabalha na casa de pessoas brancas. Conta também um pedaço da vida de Ícaro (ah, Ícaro!), de Olavo (que vende a enciclopédia da eugenia brasileira), de Lázaro, de Helga, do padre Arcanjo, de Jão, de Olavo, dr. Lírio, Alpínia, Dália e outras personagens muito bem construídas em poucas páginas de história.
Puro conversa com a resistência, com o racismo e com a eugenia que existiu (passado?) no país no começo do século XX.
Puro mostra os acontecimentos esquisitos na cidade de Santa Graça, as atitudes das personagens e, de forma teatral - e genial -, seus pensamentos (tão horríveis que se ?verbalizados? não teriam o mesmo impacto).
Puro foi lido por mim como um conto de terror, de arrepiar inclusive, mas também como uma crítica importante e necessária.
Que livro!