Cinco lâminas partidas

Cinco lâminas partidas Mai Corland

Resenhas - Cinco lâminas partidas

Rafyscreve 01/09/2024

Muitas lâminas, nem tantos cortes
Tem poucas vezes que eu pego um livro na época da pré-venda, mas quando descobri que Cinco Lâminas Partidas era uma fantasia com muito mais do que só tropes, fiz questão de acompanhar.

A história é a seguinte: Tem um rei tirano no poder e alguém precisa tirar ele de lá. O detalhe é que o rei é supostamente imortal e ninguém consegue se aproximar dele. O plano? Juntar um grupo de cinco pessoas que incluem uma envenenadora, um mercenário, um espião, uma ladra e um príncipe exilado para trabalharem juntos e matar o rei. O problema? Alguns têm motivos muito fortes para fazer o plano dar certo, enquanto outros estão lá para que dê errado. Só não sabemos quem é quem.

A leitura de Cinco Lâminas Partidas é gostosíssima. O livro é escrito em múltiplos pontos de vista, então conseguimos ter bem definidas as vozes de cada personagem e suas motivações. Os capítulos são curtinhos então a leitura é bastante dinâmica e dá mais foco às interações dos personagens do que às descrições do mundo em si, então se você gosta de uma construção de mundo com mil reinos onde a gente descobre o nome de cada plantinha do chão, talvez esse livro não seja pra você. A política do mundo é bem definida e explicada de maneira simples o suficiente para mover o plot mas não engolir os personagens ou atrapalhar o ritmo da história.

Como são muitos personagens, eu senti que algumas vezes os diálogos foram escritos de maneira mais escrachada e caricata pra que as personalidades de cada um deles ficasse bem definida, mas não atrapalhou a minha leitura ou o desenrolar da história, então tudo bem.

Mas eu vou discutir sim aqui a necessidade da existência do Ty, um sexto personagem que viaja com o grupo dos cinco e está indiretamente envolvido no plano de assassinar o rei. Sinto que ele foi inventado só pra que a Sora tivesse um par romântico e ele meio que não tem nenhuma outra utilidade além dessa, então o livro perdeu pontos aqui comigo.

Quanto ao final, achei bastante discutível. Não vou dizer que estragou completamente o livro pra mim, mas achei um gancho um pouco preguiçoso para justificar uma continuação, sendo que poderia ter sido bem melhor finalizado. Estou meio cansada de ver livros que podiam ser um volume único mas são arrastados pra mais volumes sem motivo. Confesso que o final me desestimulou um pouco para um segundo volume. Não vou dar spoilers, mas leiam e depois me contem pra gente debater!

Mesmo assim, eu recomendo Cinco Lâminas Partidas para quem está afim de uma leitura rápida e divertida. A escrita é fluida, os personagens são interessantes e escrever tantos personagens interagindo sem ficar uma confusão é uma habilidade de escrita da autora que vale a pena conferir.

Se eu vou ir atrás do segundo volume quando for lançado? Acho que só o tempo vai dizer.

Lucaschequi 30/08/2024

Que o melhor mentiroso vença!
Eu estou chocado o quão rápido eu li esse livro, comprei na pré-venda, ele chegou, eu comecei a ler, terminei. Incrível como me apaixonei muito rápido pelos personagens, a autora focou bastante no passado de cada um e no que significa para cada um a missão de assassinar o rei Joon.

Yusan é lindo, a autora não explorou muito o mapa, ou as culturas de cada cidade e etc, porém é um mundo lindo, acho que no segundo livro ela vai abranger melhor esses assunto. Mas, fiquei chocado demais com o final.

Não tem como você tentar descobrir ou deduzir como será o final do livro de acordo com o decorrer da leitura, é uma coisa que vocês nem imaginam hahaha. Um plot plotão daqueles mesmo, e quem não ama né?

O livro contém várias cenas pesadas, porém a autora avisa no começo do livro com uma nota, contém genocídio, estupro, ideação suicida, violência contra mulheres, crianças, animais etc, mas é um mundo mágico, com criaturas fantásticas também, carnívoras haha e loucas.

Aeri (uma ladra experiente), Sora (uma donzela venenosa capaz de matar com seus beijos) e Euyn (um príncipe exilado por cometer crimes) são convocados pelo mestre espião, Mikhail (meu lindo) para matar o rei Joon. Royo (um capanga que bate e mata por dinheiro para concluir seu objetivo) e Tiyung (o filho do conde Seok do sul) vão de acompanhantes das garotas, porém acabam se enturmando e fazendo parte da história, que também é pelo ponde de vista desses vários personagens.

Leitura mágica, mega fluída, capítulos curtos, quando você vê, terminou. Recomendo esse lançamento da Galera Record, me fez ficar pensando e querendo ler o segundo logo, me tirou de uma grande ressaca literária. Na gringa o segundo livro da série se chama ''Four Ruined Realms.

Rodrigo 03/09/2024

Eu amei o livro, apesar de seus defeitos
Eu decidi ler mais fantasias este ano, um gênero do qual não tenho muita familiaridade. Comecei com algumas fantasias para iniciantes e acredito que este livro se encaixa bem nessa categoria. Para quem já tem muita bagagem e leu muitos livros de fantasia, não acho que ele traga algo muito novo.

Uma das coisas que mais gostei no livro foram os protagonistas. A autora soube trabalhar bem cada um deles, e cada personagem tem sua própria voz, o que evita confusões entre os narradores. O livro tem sua dose de violência, com gatilhos (uma lista bem grande diga-se de passagem) descritos no início. As partes violentas são gráficas e muitas vezes detalhadas.

Sobre o romance, já que estamos falando de uma "romantasia", gostei do desenvolvimento dos relacionamentos. Vi em outras críticas que muitas pessoas consideraram um "insta-love", mas não acho que seja bem o caso. Entendo que exista atração, mas o romance é desenvolvido ao longo do livro. Não senti que foi mal trabalhado nesse aspecto.

Como ponto negativo, acho que nas últimas 70 páginas acontecem muitas coisas, e quando digo muitas, são muitas mesmo. A maior parte dos plot twists do livro ocorre nessa parte (embora haja reviravoltas ao longo do livro inteiro). Por acontecerem tantas coisas, várias delas não têm o impacto que teriam se fossem melhor distribuídas ao longo da história. Inclusive, uma das revelações finais me deixou sem reação, pois estavam acontecendo tantas coisas que elas foram perdendo o impacto.

Além disso, acredito que a autora deu um background muito forte para os personagens, mas durante o livro eles têm algumas atitudes que contradizem o background deles. Por vezes, a história é muito violenta, mas os personagens parecem muito com personagens de livros YA. Isso não me incomodou, mas é um fato que ocorre durante o livro. Falta a sensação de perigo e saber que um destes 6 personagens pode de fato morrer.

O plano para tirar a coroa me pareceu extremamente burro e não consegui acreditar que a ocasião e o lugar escolhidos fossem os melhores para que isso acontecesse.

Mas sigo na espera do segundo livro. E para mim, Royo e Sora são os melhores!

@a.book.told.me 15/09/2024

"Cinco Lâminas Partidas", uma obra escrita por Mai Corland, é o primeiro volume da série intitulada "As Lâminas Partidas". Este livro de fantasia épica se desenrola em um mundo ricamente inspirado na mitologia coreana, onde cinco personagens complexos e moralmente ambíguos são reunidos para uma missão extremamente perigosa: assassinar o temido deus-rei Joon, que governa o reino de Yusan com mão de ferro.
A trama intricada gira em torno de cinco protagonistas distintos: uma donzela venenosa, um mercenário rabugento, um príncipe exilado, um espião ardiloso e uma ladra habilidosa. Cada um desses personagens possui suas próprias motivações profundas e segredos obscuros, e todos são mestres em trapaças e deslealdades. A missão de eliminar o deus-rei não é apenas uma questão de sobrevivência para eles, mas também uma busca por vingança pessoal.
O livro é repleto de reviravoltas surpreendentes e intrigas complexas, mantendo o leitor constantemente envolvido e ansioso por mais. A autora constrói um mundo rico e detalhado, onde não há heróis claros, apenas vilões com os quais o leitor pode, de certa forma, simpatizar. A narrativa é ágil e cheia de ação, com momentos de tensão que deixam o leitor na ponta da cadeira, ansioso pelos próximos acontecimentos.
Além da trama principal, Cinco Lâminas Partidas explora temas profundos como poder, traição e redenção. A dinâmica entre os personagens é um dos pontos fortes do livro, com diálogos afiados e interações complexas que revelam suas verdadeiras naturezas aos poucos, mantendo o leitor intrigado e emocionalmente investido.
Em resumo, Cinco Lâminas Partidas é uma leitura envolvente e emocionante, perfeita para fãs de fantasia que apreciam histórias com personagens moralmente cinzentos e tramas cheias de intriga e ação. Se você gosta de livros que desafiam suas expectativas e mantêm você curioso até o final, esta obra é definitivamente uma leitura altamente recomendada.

rai 07/09/2024

O que foi esse livro?
Sério, eu gostei dele desde o inicio mais o tanto que ele cresceu em mim enquanto lia é incrível.
A história tem um tom novo, os protagonistas vc se apega de cara (confesso que Euyn e Mikail não são grandes coisas PRA MIM, maaas), eu amei todo tempo que passei com eles.
A mente rapida de todos, descobrir como cada um desenvolveu a sua habilidade, ver eles se apaixonando, tudo foi muito bom.
E meu coração é todinho de Sora e Ty.

Ichi Sakura 27/08/2024

Eu gostei muito desse livro. Os capítulos são curtinhos, então a leitura é bem rápida e fluida. Gostei da maioria dos personagens, mas eu amei mesmo a Sora. Também gostei da formação dos casais. Estou bem ansiosa para o próximo livro.

Bella 22/08/2024

Mdssss que livro fodaaa... A história é muito boa, e como a gente começa a gostar de cada personagem é impressionante, mesmo sabendo que são assassinos, mentirosos e que não deve confiar em ninguém, você começa a se aperfeiçoar a todos eles, e o final é impressionante, vc não imagina nem por um segundo que aquilo possa acontecer, e surpreende todo mundo... Não vejo a hora de lançar o próximo, estou super ansiosa pelo que está por vir, e quero mais de cada personagem... Estou super triste por um deles em específico, mas espero uma reviravolta... Aeri, Sora, Euyn, Mikhail, Royo e Tiyung, estão todos no meu coração, e aguardo ansiosa por mais deles...

julha 10/09/2024

six of crows you will always be famous
Vamos lá,

quando vi a capa, achei que era mais uma fantasia genérica. aí pensei: "nossa, vou ler." logo no começo, a autora deixa uma nota falando sobre a influência da cultura e mitologia coreana na escrita, e eu pensei: "meu deus, vai ser algo diferente!!!"

no fim, meu primeiro pensamento estava certo: esse livro é fraco em tudo que se propõe.

a sensação é que ela está escrevendo um livro para crianças, não pela temática, mas porque tudo é apresentado de uma forma muito mastigada, extremamente explícita e largada. ela não consegue criar tensão e manter o suspense sobre o motivo pelo qual o personagem age de determinada forma. ela simplesmente diz que ele é sombrio porque é traumatizado por isso e aquilo, tudo em um parágrafo só, e depois segue a vida. a escolha do uso da primeira pessoa na narração contribui para a vibe do "oi, crianças, hoje vamos contar uma história".

os romances no livro são fracassados e nenhum deles é marcante o suficiente para ser memorável (ty e sora são o casal mais interessante, o que é frustrante). os três casais são insta love ou quase isso; os personagens se amam porque sim, sem maiores justificativas ou desenvolvimento. os relacionamentos são resolvidos de maneira superficial, com uma conexão que parece forçada.

existem três livros que conseguiram ou estão no caminho de desenvolver bem essa trama de heist com um grupo de seis: six of crows, o irmão dele, the gilded wolves, e agora o primo mais novo está chegando para compor o grupo, a tempest of tea.

enfim, vou ler a continuação porque detesto abandonar sagas. apesar de todos os defeitos, o livro conseguiu gerar curiosidade suficiente para acompanhar o desfecho da história. e, o principal: eu amoooo uma fantasia mequetrefe para ler rapidinho e criticar depois.

mthsord 12/09/2024

Perfeito
Estou em êxtase com esse livro, sério. Comecei a ler sem colocar muita fé já que não sou o maior fã de fantasia, mas a história me prendeu muito.

Foi uma tortura me apegar a seis mentirosos mesmo imaginando o que viria no final e no fim o plot me deixou no chão, eu surtei

Leitura incrível, super fluida e capítulos curtos. Ansioso pra ler o segundo!!

Mrs.strong 09/09/2024

"Acho que nem um deus-rei é páreo para seis pessoas que matariam e morreriam uma pelas outras."
Comecei esse livro sem muita expectativa e me surpreendi desde a primeira página. Uma história com seis protagonista, que se conectam apenas por um motivo, matar o rei. Cada uma das seis histórias me cativou e com o passar das páginas quando elas iam se conectando a conseguiu me surpreender ainda mais.
Esse livro me entregou personagens reais e bem construídos, ação e aventura, 3 casais, mentira, caos e traição. Tudo isso em capítulos curtos que me faziam não conseguir parar de ler. Enquanto todos os personagens estavam procurando o traidor, eu também estava e me surpreendi junto com eles quando os segredos começaram a ser revelados no final.

Debbiris 16/08/2024

Bicha, não confie em ninguém
Todos guardam segredos absurdos e como os narradores são os próprios mentirosos, nem a gente fica sabendo dessa bagaça. Achei o final um pouco corrido só, uma descoberta mais calma teria me agradado mais, porém os plot twists são maravilhosos e eu devorei o livro.

Thabata 25/08/2024

Um capanga. Uma ladra. Uma envenedadora. Um espião. E um príncipe. Um grupo incomum, mas todos possuem a mesma missão: assassinar o rei.

A história já começa de modo a instigar o leitor. Por que todas essas pessoas desejam a morte do rei? Intercalando entre os pontos de vista, vamos conhecendo mais sobre esse mundo e a motivação de cada personagem. São segredos sobre segredos. Intrigas que se entrelaçam. Vinganças e planos ocultos. Quem está mentindo e quem está dizendo a verdade?

Um coisa que me surpreendeu é a quantidade de romance desde o início. "Grumpy x sunshine", "enemies to lovers", "segunda chance" são algumas das tropes presentes. Apesar do casais me conquistarem ao longo da trama, gostaria que a história fosse mais focada nas intrigas e segredos. Não é a toa que o livro melhora mais quando todos se reunem e o plano realmente ganha forma.

A sinopse desse livro me lembrou outro que amo muito, Six of Crows. Então, afinal, é parecido? Sim e não. É semelhante nas intrigas, mas completamente diferente em vários aspectos. Talvez essa comparação inicial tenha sido ruim no meu caso, já que esperava outra coisa. No entanto, isso não quer dizer que seja ruim. Depois que separei uma coisa da outra, consegui enxergar a história com outros olhos e não é que o resultado funciona?

Com capítulos curtos, é uma narrativa instigante, daquelas que te faz dizer "só mais um capítulo", mas raramente consegue parar em só um. Os capítulos finais são frenéticos, tensos e deixam o leitor curioso pela resposta: O que irá acontecer a seguir?

Andressa.Hanna 10/09/2024

Amei!
A história é bem envolvente e quanto tu vê está se sentindo parte do grupo! Achei muito bom, leitura fluida, te prende e tu fica querendo saber mais o que vai acontecer. Me apeguei as personagens a e me senti ate uma bandida kkkk

Heloise 31/08/2024

Perfeito!
?Se a dimensão não tivesse sido precisa, se eu tivesse sido lenta ou rápida demais, se eu tivesse agido um pouco antes ou depois, tudo seria diferente. Tudo na vida depende do momento certo, e o momento certo é pura sorte.?
Trecho de Cinco lâminas partidas.
Seis pessoas com convicções diferentes e objetivos diferentes se juntam em uma missão para realizar um regicídio. Cada um com sua particularidade e cada um com seu ?dom? uma ladra, um capanga, um mestre espião, um príncipe, uma assassina venenosa e o Thyung que é só o Thyung( mais eu amei ele). O livro intercala entre eles na narrativa e a gente vê o desenrolar da história pelo ponto de vista de cada um. Um grupo incomum que vai criando laços e gostando um dos outros de uma forma improvável. Vamos acompanhando como cada um quer atingir seu objetivo pessoal e é claro que eles desconfiam uns dos outros, e a gente vai entendendo com o desenrolar da história quem é cada um e mesmo assim o plot surpreende de uma forma incrível! Por mais que a gente lê sob as perspectivas deles, a gente sente no final que não conhece verdadeiramente nenhum. Os pares que vão se formando vai deixando um gostinho romântico na história. Cada qual descobrindo o tanto que gosta de seu par e o restante do grupo observando as mudanças. Esse livro é uma aventura com um toque de amizade e romance bem temperado. ?É o fim, por enquanto ?