Escrever sem medo

Escrever sem medo Jana Viscardi

Resenhas - Escrever sem medo

Leituras.Nanda 18/04/2024

Um guia para escrita.
Esse é um guia sobre escrita. A autora é extremamente inteligente, o que já é de se esperar em vista de que ela tem autoridade no assunto: Ela é linguista, escreve e é professora. Além de várias dicas relevantes, cada ponto abordado no livro tem um exercício de escrita para praticar.

Achei que o livro é bem objetivo e direto, o que pra mim foi muito positivo principalmente pelo fato de que não leio tantas obras de não ficção então quando os livros são maiores ou dão muitas voltas em um mesmo assunto, a leitura se torna mais densa. Mas a Jana vai direto ao ponto e cada tópico que ela aborda é muito rico em ensinamentos. Além disso o livro é curtinho e eu li super rápido.

Minha ressalva (que não tem nada a ver com o livro, mas sim com as minhas expectativas errôneas) é que eu esperei que o estilo de abordagem fosse diferente. Como sou leiga no assunto e não leio tantos livros de não ficção, eu sempre busco aqueles que tem uma abordagem mais simples e talvez uma dinâmica mais divertida. Não sei explicar o que eu esperava, mas por não ser autora, talvez eu não tenha conseguido extrair o máximo do conteúdo. Eu amo escrever desde pequena, mas meu campo são textos e resenhas e não livros. Mesmo que sua instrução seja para todo tipo de texto (até mesmo nas redes sociais) eu sinto que teria tirado um proveito maior se realmente estudasse ou trabalhasse com isso. Mas de novo: Isso tem a ver comigo e com o que eu costumo ler e não com a autora que me impressionou bastante com seu conhecimento. Não me arrependo de ter lido e indico bastante pra quem está procurando aprender mais sobre escrita.

Julia 04/05/2024

Li esse pela curiosidade de ter contato com algum material sobre o processo de escrita em si. Dado o contexto em que eu escrevo, que é principalmente acadêmico, acho que ele me ajudou, principalmente, a desmistificar a paranoia da originalidade e a ver a escrita como uma prática contínua, e não como algo a ser feito em um momento de iluminação. Também gostei dos exercícios que a autora propõe e vou tentar colocar alguns em prática quando estiver me sentindo empacada nos textos.
Outra coisa bem legal é que a Jana Viscardi nos ensina a observar diferentes estilos de escrita e assim a construir o nosso, ou seja, não é um texto que traz regras sobre como se deve escrever, mas que apresenta várias possibilidades disso, e a partir das próprias referências do interlocutor ou da interlocutora.

Martony.Demes 31/05/2024

O livro é bom, com dicas legais e algumas já conhecidas. Contudo, a escritora usa muito o livro com viés politico. A despeito de eu também ser de desquerda, achei muito exagerado!

Gracielle 17/03/2024

A escrita da Jana é bastante fluída e prazerosa. A maneira como ela trata do processo de escrita ajuda ao leitor compreender mais facilmente as variações linguísticas existentes. Além disso, as digas que a escritora traz apresenta ao término de cada tópico são simplesmente maravilhosas e ajuda a observar o processo de escrita de uma maneira mais eficiente.

Mary Stella 28/03/2024

Adorei
Jana Viscardi é uma autora com presença marcante em alguns espaços que tratam do uso da língua portuguesa. Uma linguista que traz informações atualizadas e acessíveis sobre o desenrolar da escrita, além de um olhar profissional e crítico sobre as escolhas de alguns meios de comunicação para transmitir uma informação. Indico não só o livro da autora, mas também seus perfis nas diversas mídias para as quais ela produz fundamentado conteúdo.

Nick 24/04/2024

Foi uma leitura obrigatória, foi útil, não vi muita novidade, e não acrescentou tanto na minha vida, mas acredito que vai ajudar na de muitos

AndrA374 25/04/2024

Acabei de terminar a leitura deste livro e, inicialmente, fiquei bastante intrigado com a premissa e o desenvolvimento da história. Contudo, apesar de reconhecer o valor criativo da autora e a relevância do tema, tenho algumas ressalvas quanto ao uso da língua portuguesa no texto, especificamente no que se refere à abordagem de gêneros linguísticos diferentes dos tradicionalmente utilizados. Entendo e valorizo a intenção da autora de incluir e respeitar diferentes estilos de linguagem; isso é realmente louvável. No entanto, pessoalmente, prefiro aderir às normas tradicionais da língua portuguesa, consideradas corretas no padrão vigente. Embora não concorde com essa escolha estilística, reconheço que o livro, como um todo, agregou valor e proporcionou uma boa leitura.

Florvirou 16/05/2024

Bom porém muitas vezes repetitivo e muito mais "teórico" do que eu acreditei que seria. Mas vale a leitura.

carolmc_ 20/05/2024

Enriquecedor
Já acompanho a Jana Viscardi na diversas redes sociais e lendo o livro podia ouvir a voz dela falando. Jana é de uma sensibilidade ímpar. Dá dicas ótimas de escrita para além da ?prisão? às regras.

Karoline67 22/05/2024

Ótimo para escritores
Cara, o ruim desse livro é que ele demora pra engrenar. Cheguei até a quase abandoná-lo. Mas depois que REALMENTE começamos a falar do que fazer no texto, como escrever e etc fica incrivelmente bom. Eu curti muito. Jornalistas e escritores podem aproveitar demais (por acaso, eu sou os dois).