Cordéis

Cordéis vt Suzumura

Resenhas - Cordéis

analimajp 03/02/2024

Suspense e realismo fantástico na medida certa
A escrita do autor surpreende pela qualidade técnica, ele passeia muito bem entre o suspense e o realismo fantástico.
De acordo com que ele vai acrescentando novos personagens ao enredo, vai aumentando as conexões entre todos eles. E no final, vemos uma trama regada a muita ganância onde os menos favorecidos são os mais afetados por isso.
Brasil, né?

O livro é bem descritivo nas cenas mais pesadas, então fiquem atentos aos gatilhos.

Um personagem que me pegou desde o começo foi o "Anão", fiquei curiosa desde sua primeira aparição, em qual seria sua contribuição para a trama e acabei me surpreendendo no final.
Essa junção de realismo fantástico com situações comuns e já vistas no nosso cotidiano foi uma sacada muito boa. Trouxe um livro repleto de críticas, mas com um toque peculiar. Algo que rondava todos os personagens e que só fará total sentido nas últimas páginas.

Enfim, um livro muito bom e que tem que ser degustado com calma e foco pela quantidade de personagens na trama.

Aline.Goettems 31/01/2024

Cordéis é aquela obra que você começa a leitura pensando em como tudo vai se encaixar,e ao final o autor surpreende entregando um desfecho de deixar sem palavras.

Lembrando que é uma obra para maiores de 18 anos, pois tem muitas cenas pesadas.

"Cordéis" é uma obra que se desdobra em um intrincado emaranhado de histórias e personagens, formando uma tapeçaria rica em alegorias que exploram os diferentes aspectos do Brasil contemporâneo. Através de uma combinação única de suspense e realismo fantástico, o livro se distancia de estruturas convencionais, apresentando uma narrativa que desafia as expectativas, girando em volta de uma onda de crimes horrendos.

No cerne da trama, o livro aborda temas sensíveis e complexos que permeiam a sociedade brasileira. A onda conservadora que se espalhou pelo país, a intolerância, a desigualdade social, o racismo, o machismo, a transfobia, o genocídio indígena e o preconceito são entrelaçados nas histórias, criando um retrato multifacetado e reflexivo da realidade contemporânea.

A abordagem única de Suzumura se destaca ao acorrentar suas diversas personagens umas às outras em uma busca coletiva por protagonismo e vida. Essas correntes simbólicas, junto com o contexto social, amplificam a sensação de uma sociedade complexa e interconectada, onde as vidas individuais se conectam em uma teia intrincada de destinos entrelaçados.

Além disso, "Cordéis" se revela como uma profunda reflexão sobre a existência, o sofrimento e a vontade de viver. O diálogo com a filosofia, especialmente com pensadores como Schopenhauer e Nietzsche, adiciona camadas de profundidade à narrativa, enriquecendo a experiência do leitor.

Ao incorporar elementos do imaginário tradicional brasileiro, o livro se insere em uma tradição cultural rica, fazendo uma ponte entre o contemporâneo e o folclore (algo que eu adoro). Essa conexão com o simbólico e o imaginário coletivo contribui para a construção de uma obra que não apenas entretece histórias, mas também tece uma crônica multifacetada da sociedade brasileira.

"Cordéis" é uma leitura envolvente e desafiadora, que vai além das convenções literárias para oferecer uma visão única e provocativa da realidade brasileira, o livro se destaca como uma contribuição significativa para a literatura contemporânea, convidando os leitores a refletirem sobre as complexidades da existência e da sociedade em que vivemos.

site: https://www.lostwords.com.br

Geovana Rodrigues 14/02/2024

Realismo mágico e suspense misturado com maestria num cenário brasileiro contemporâneo
Que vivemos tempos sombrios entre 2019 a 2022, todo mundo já sabe, isso sem contar a pandemia que assolou o mundo. Pensar que estivemos diante da “idade das trevas” em pleno século XII é de doer na alma. Foram anos de desinformação, fake news, mis0gini4 e muita vi0lênci4, que ainda reverbera nos dias atuais.

E esse livro faz um recorte primoroso destes tempos sombrios.

Intercalando em diversos pontos de vista, a narrativa nos mostra o dia a dia de vários personagens do cotidiano: uma empregada doméstica, alunos de uma escola de elite, políticos, banqueiros, amantes e inimigos, todos ligados por uma entidade misteriosa.

O olho por olho de uma v1ng4nça entremeada por acontecimentos do passado e presente, se torna sombriamente literal: um serial Killer está à solta, e sua assinatura são os olhos da vítim4 em um prato. Qual mensagem ele gostaria de passar com essa cena gr0tesc4?

Realismo mágico e suspense misturado com maestria no meio da não ficção de um Brasil marcado pela c0rrupçã0 e desigualdade - “onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre, cada vez fica mais pobre, e o motivo todo mundo já conhece…”.

Nas palavras do próprio autor, que utiliza um pseudônimo, para se proteger de possíveis 4t4ques: “a motivação veio da série Penny Dreadful. É um livro que tenta mesclar um thriller mais comercial com reflexões filosóficas, políticas, sociais e intimistas.”.

Confesso que “Cordéis” foi o primeiro livro mais “politicado”, com viés mais explícit0 que li - e posso dizer que amei! Super recomendo - e sigo ansiosa por descobrir mais escritos do autor

site: https://www.instagram.com/p/C3QwETtPm5_/