A Arte de Viver (encheirídion)

A Arte de Viver (encheirídion) Epiteto

Resenhas - A Arte de Viver

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hugo Sales 24/01/2024

Ótima linha de pensamento
Sem dúvidas, as aulas do Epíteto nos ajudam a levar uma vida mais serena e confortável mesmo diante dos desafios. Há alguns pontos polêmicos, que discordo, mas esse diálogo também é muito útil às nossas reflexões.

HAXI 28/08/2023

A linha de pensamento estoico é uma das melhores
Não exija que as coisas as coisas aconteçam como você deseja; mas deseje que as coisas aconteçam como devem acontecer, e você continuará bem...

-Epiteto

Kai 06/10/2023

O Manual de Epiteto
Um belo primeiro contato com a filosofia estoica. Extremamente fácil de ler, foi escrito de fato como um Manual para uma vida valorosa e com as virtudes que o estoicismo emprega, um pouco extremo em alguns casos mas entendivel quando se leva em conta a vida que Epiteto teve. No geral, um ótimo livro.

Pumps 27/10/2023

Livro de cabeceira
Há muita sabedoria na filosofia estóica.
Viver com retidão,humildade, temperança,perseguindo as virtudes com a reta consciência de não nos abalarmos com nada daquilo que não esteja em nosso controle,em nosso poder.
Recomendo a leitura!

Kamila156 25/12/2022

Proporciona paz de espírito.
Creio que todo mundo que busca viver uma vida em que você não se revolta com as coisas que acontecem com você, mas busca entender o que acontece dentro de você ao invés de tentar encontrar respostas nos céus para as desgraças que nos acontecem (que nos leva a insatisfação e decepção eminentes) deveria ler esse livreto!
Gostei demais como o livro é uma série de reflexões que ao invés de trazer respostas, nos guia ao autoconhecimento mais genuíno; não nos incentivando a passar a mão na nossa cabeça quando cometemos atos dignos de vergonha como mentir, mas nos aconselhando a vivermos de acordo com um código moral pessoal!!!
É bacana a maneira que ele foi escrito, como se fosse conselhos sábios de um avô que já viveu bastante.
É épico que atualmente possamos ter acesso a um livro tão rico com facilidade, eu amei mesmo. ?

Krozax 24/01/2024

Perfeito
"Você só poderá ser ferido quando consentir ser ferido"

"Compreenda claramente que todo evento é indiferente e nada é para você"

Beatriz 28/02/2024

?É para o espírito que deves dirigir toda a tua atenção.?
Li por gostar da filosofia, achei super fraco o livro.
Foi uma tortura, é muito repetitivo.
Quem gosta de filosofia tente se aventurar.

Wesley 16/11/2023

Muito bacana
Um dos primeiros de filosofia que li e achei bem legal, tem alguns trechos que me fizeram refletir bastante. Achei interessante que essa versão é 2 em 1. Uma em português e outra em inglês. Recomendo.

Aknna 23/01/2024

"O Crito, If it thus pleases the gods, true let It be."
Epiteto acertou em cheio quando escreveu "A Arte de Viver"! Além de capítulos pequenos (grande maioria), é uma leitura fluida e repleta de ideias bacanas voltadas a uma reflexão incrível. A principal ideia é de que existem coisas que estão ao nosso alcance e coisas que não estão; ao nosso alcance está tudo o que é relacionado a nós mesmos e além de nós está tudo o que não é nosso, como a morte e a doença.
É interessante as analogias que o autor faz e este livro com certeza me ganhou! Não me arrependo nada de ter lido e sinceramente necessito conhecer mais livros do Epiteto. E lhe convido também, amigo leitor, você não se arrependerá.

"Ó Critão,se isso agrada aos deuses, deixe que assim seja."

Leitor39 01/11/2023

A grande obra
Um livro atemporal que traz diversos ensinamentos e reflexões do filósofo grego Epiteto. Ler esta obra foi uma das melhores experiências que tive como leitor, a clareza e a simplicidade com que Epiteto apresenta suas ideias, é de tirar o chapéu, grande obra, grande filósofo.

Padas 24/04/2023

Epiteto
Foi o primeiro livro da Biblioteca Estoica que eu li, e devo dizer que os conhecimentos mantidos nesse livro são necessários para conseguir viver com tranquilidade, felicidade e paz no nosso mundo. Leiam quando possível!

Laís 03/10/2022

Necessário
Amei fazer essa leitura! É algo extremamente rápido, mas fácil de compreender. Lúcia é uma mulher incrível e inspiradora, e epiteto foi um filósofo e tanto. Muito bom entender a arte de viver.
Provavelmente vou querer fazer novas leituras filosóficas daqui uns tempos.

Luiza 01/11/2023

Arte de viver
Aqui vemos de um modo breve e superficial, os conceitos relacionados à filosofia estoica. Particularmente adorei todas as partes, são curtas e dizem o que tem que dizer, claro, é um livro para quem quer conhecer mais dessa filosofia e não para aqueles que ja tem um conhecimento mais aprofundado. Ja havia lido Marco Aurelio e ambas as obras me cativaram de uma maneira inexplicável. Toda leitura minimamente filosofica que faço tende a ser longa mesmo que a obra seja curta, são tantas passagens especiais que as vezes me perco no tempo. Em geral, é um ótimo livro para quem quer conhecer a filosofia estoica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5