Sr. Loverman

Sr. Loverman Bernardine Evaristo

Resenhas - Sr. Loverman

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Cordeiro 18/09/2024

Confesso que entrei nessa esperando outra coisa.
Mas esse livro me tocou de uma forma muito diferente.
Barry do meu ponto de vista é um ser desprezível. Machista, misógino, homofóbico (sim, gay e homofóbico) e uma pá de coisas mais, não me lembro de odiar tanto um personagem como odiei barry, foi uma tortura pra mim estar em sua cabeça por tantas páginas.
Sobre Carmel ainda nao sei dizer se gosto ou desgosto, é uma vítima da qual frequentemente me fazia coloca-la a prova, mas acho que ela foi o motivo pelo qual não desisti dessa leitura. Meu muito obrigada.
O que senti com o desenrolar da história foi muito único. E acredito que vai ser diferente pra cada um.
Pela primeira vez, terminei um livro e não sei o que dizer sobre esse livro.

Amanda548 16/09/2024

Favoritei
Este livro foi minha melhor leitura de 2024 até então.
Possui uma escrita fluida e envolvente, que dá vontade de devora-lo em um único dia.

Walter é um senhor de 74 anos, casado com Carmel, pai de duas filhas e avô. Mas senhor Walter leva uma vida dupla e tem um relacionamento extraconjugal com seu melhor amigo de infância, Morris.

Walter, o personagem principal é um senhor vaidoso, inteligente, engraçado e muito sarcástico. No entanto, muito preconceituoso e machista. Tais nuances da sua personalidade faz com que o leitor tenha um sentimento ambíguo em relação a ele.
E o livro mostra como as suas escolhas, por vezes egoista afeta diretamente de forma negativa, as pessoas com quem ele se relaciona.

Carmel, é uma senhora que logo de início demonstra ter uma personalidade rude, amarga e agressiva. Mas com o decorrer da história, é impossível não entender o seu endurecimento devido tudo que passou durante anos - O abandono afetivo do seu esposo a quem um dia amou, depressão pós parto, a juventude não vivida, o abandono de si mesmo - em busca de um ideal de casamento eterno baseado em paradigmas cristãos.

E o final? É simplesmente maravilhoso!

14/09/2024

Você ama, Você aprende, SR. LOVERMAN!
Barry Walker está prestes a encarar um grande dilema: precisa ter coragem e pedir divórcio do seu atual casamento, para conseguir viver deliberadamente com o seu real amor. Eis aí o protagonista de Sr. Loverman, sexto romance da britânica Bernardine Evaristo e segundo a ser recém publicado no Brasil. E ainda que a alcunha do título já demonstra a destreza com que esse homem tem para gozar do sentimento amoroso, o “sr” também já é a própria exteriorização de que encontramos aqui um senhor de mais de um século de vida ainda aprendendo as consequências de (não) viver suas paixões.
[...]
A decisão da separação para assumir um outro amor no romance percorre um impasse familiar, e como o protagonista reage e se afasta disso. Dentro dos detalhes nunca só antagônicos e das sutilezas nem sempre confortáveis, mora em Barry um barreirismo de sexualidade e cor e, ao mesmo tempo, uma figuração do privilégio masculino dentro do matrimônio. O romance fideliza essas nuances com humor, sem reduzir a complexidade do dilema das coisas.

Da resenha completa publicada no Letras In.verso e Re.verso.

site: https://www.blogletras.com/2024/03/voce-ama-voce-aprende-sr-loverman.html

Laís 01/09/2024

Curtir a batida?
Começa devagar, quando vc vê tá entranhado no meio do enredo acordando e indo dormir querendo saber o que tá acontecendo com Barry e Morris. Uma história crua e linda com muita subjetividade. Um final clichê mas sem perder a poesia da Bernardine.

Isabella._. 31/08/2024

Envelhecer se reprimindo
O livro trata da fragilidade da vida e passar. Fingir durante sua grande parte,

Carmel é uma mulher homofóbica que passa 50 anos casada com homem gay

E Benny um homem machista segura a mão de Morris pela primeira vez em publico em 60 anos juntos

Sr. Loverman e um livro sobre aprender a viver mesmo após a velhice, amor paternidade, maternidade, aceitação

Personagens bem definidos e cativantes a sua maneira

Conflitos geracionais, imigração, mercado imobiliário e homofobia na sua forma mais rude

E no fim a liberdade

Marcus 31/08/2024

Quase muito bom
Barry é casado com Carmel por mais de 50 anos. E há 64, tem um caso com seu melhor amigo. E mais um monte de encontros paralelos. Aos 74 resolve se assumir.

A história é engraçada. O texto é fluido, leve e divertido. Mas poderia ter umas 50 páginas menos.

O final é maravilhoso, como um filme da sessão da tarde.

Faluz 28/08/2024

Sr. Loverman - Bernardine Evaristo
Bernardine Evaristo consegue brilhantemente transformar em literatura o viver cotidiano de pessoas que se normalizam numa sociedade que tem tudo para colocá-las para fora.
Seus personagens são complexos, com sentimentos que se alternam diante das situações da vida e em nenhum momento se apresentam como a tradução do bem ou do mal. Os intricados pensamentos extrapolam essa determinação e nos conduzem de uma maneira saborosa ao desencadear de situações apresentadas na vida em sociedade.
Sempre muito bom.

Camila.Mendonca 26/08/2024

"O amor ainda tá forte"
Barry, 74 anos, casado, mas cultiva um amor pelo melhor amigo desde os seus 14 anos.

Que grata surpresa! Confesso que no começo estranhei MUITO a narrativa. Ficava pensando "que senhorzinho fala dessa forma??", não conseguia por nada exagerar um idoso narrando essa história.

Mas depois de 10%, consegui entender que tudo fazia parte da personalidade dele e apesar dele ser um personagem completamente desprezível em inúmeros momentos (Pobre Carmel!), eu consegui sentir muito apreço por ele.

Eu esperava um livro completamente melancólico e sofrido e acabei de coração quentinho. Realmente fui surpreendida muito positivamente.

Com o avançar da história (e até com os flashbacks do passado), conseguimos entender os motivos de o Barry ser como é. E apesar do sofrimento que ele causou à Carmel, sua esposa (já que a fez viver uma mentira durante toda a sua vida), consegui me solidarizar por sua dor (homem, negro, imigrante e gay, sem nunca ter lhe sido permitido viver o seu grande amor de forma livre e sem preconceitos). Dá pra entender a razão de tanta amargura e é isso que o torna tão real.

Um livro muito especial e envolvente. Eu amei os diálogos e todos os outros personagens! O Daniel, neto do Barry, é uma figura!!! A Maxine, a Carmel (só queria dar um abraço nela) e até mesmo a Donna... Todos muito especiais, apesar de suas batalhas internas. A dinâmica familiar é muito forte.

E o Morris!!!! De longe, o melhor personagem! Não é por outro motivo que o Barry se apaixonou por ele ainda tão jovem. Ele é incrível demais.

Estou muito feliz com essa leitura! Amei demais todo o desenvolvimento e o desfecho não poderia ter sido melhor!!!! Sensacional.

Ellen 16/08/2024

?Aprendi que, quando a fortaleza ergue as muralhas, você tem que comece a construir o próprio império. Não espere que ninguém te dê nada de mão beijada.?

Cris.Ramelo 08/08/2024

Sr LOVERMAN uma leitura que aborda um tema delicado sem massacrar o leitor.
Amei a personagem Carmel
Uma personagem que cresce durante a leitura.

kamylism 06/08/2024

Que leitura maravilhosa e viciante! Não consegui parar de ler. Como uma pessoa LGBT, me identifiquei com tantos pontos da história e senti muita empatia por toda essa história do Barry, o velho rabugento, com o Morris, o seu melhor amigo.

Esse livro traz alguns gatilhos, como violência doméstica. E mistura o passado com o presente em seus capítulos (intercalando). Não é sinalizado de quem é o ponto de vista no início do capítulo, porém é fácil de identificar, sendo eles do Barry ou da Carmel.

Let Carvalho 04/08/2024

Completamente apaixonada nesse livro. Ameeeeei o morris e foi incrível acompanhar essa história incrível.

anna4026 22/07/2024

Que livro BOM!! Comecei a ler depois de ver uma menina comentando sobre ele no tiktok e adorei. No começo, pensei que seria um romance com foco no Barry e no Morris, mas depois percebi que era sobre a história de vida deles mesmo... Sobre encontros e desencontros e sobre se descobrir, mesmo já com 74 anos
A relação e os diálogos dos dois são muito engraçados e a narração é muito boa, dei muitas risadas, porque parecia que eu estava dentro da cabeça deles mesmo kkkkk

1 | 2 | 3 | 4 | 5