A fantástica farmácia literária de Monsieur Perdu

A fantástica farmácia literária de Monsieur Perdu Nina George

Resenhas - Das Bücherschiff des Monsieur Perdu

@sandraalmeidaeseuslivros 10/05/2024

Espetacular
Sequência do livro A Livraria mágica de Paris.

Cada página, praticamente um quote .

O livro é de uma sensibilidade que eu confesso que mesmo depois de terminar de ler ainda estou assimilando muitas das reflexões de M. Perdu, um personagem que quando ama alguém seu sentimento transborda todo o seu ser.

M. Perdu recebe um Manuscrito do ilustre José Saramago, escritor de Ensaio sobre a cegueira entre outros livros. Junto com o Manuscrito uma carta, onde Saramago faz um pedido com algumas missões, e só depois de M. Perdu cumprir estas demandas ele poderia abrir e ler o manuscrito.

M. Perdu recebe de volta seu barco-livraria e sai para uma aventura cheia de encontros, reencontros, diagnósticos rápidos e precisos, ensinamentos e muito amor. Até um cachorro mágico entrará neste barco. Barco este que eu adoraria conhecer e receber uma indicação de leitura, que na verdade nunca é o que você quer ler mas o que você precisa.

Durante todo esta aventura M Perdu vai escrevendo a" grande enciclopédia dos pequenos sentimentos".

" Muitas vezes, as pessoas só sentem a própria existência quando são notadas pelos outros; basta um olhar para as redes sociais e a fome obsessiva por interação para saber quanto se busca de forma urgente e incurável essa necessidade de ser percebido pelos outros."

O barco-livraria se tornou uma arca muito especial.

Vale dizer que muitos dos livros ou autores mencionados eu n[ao conhecia e isso me mostra o quanto tenho a aprender :).

Amei

Luis0501 28/05/2024

Voltando a Paris.
Alguns anos depois de sua última "aventura", Jean Perdu recebe a carta de um amigo agora falecido, fazendo a ele um último pedido: que se lembrasse como se faz para viver. A fim de realizar esse pedido, Perdu, juntamente com Max e Lulu, viajam novamente, mas dessa vez de volta para Paris.
Minha opinião sobre esse livro oscilou muito. Em alguns momentos eu adorava ele. Em outros eu achava ele desnecessário, uma continuação que não precisava ter sido escrita. Talvez, assim como os outros livros dessa autora, eu goste mais dele ao ler pela segunda vez. Farei isso, um dia. Quando estiver com o coração mais leve.
Apesar disso, em momento algum achei o livro ruim. Ele é bem escrito, com personagens muito cativantes. A forma como são escritos faz parecer que não dão coadjuvantes, mas cada um é seu próprio protagonista. E afinal, não é justamente disso que se trata a vida?