Meu estranho amigo

Meu estranho amigo Fátima Venceslau

Resenhas - Meu estranho amigo

Leonardo 20/12/2023

Eu amei MUITO esse livro
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Meu estranho amigo lançado de maneira independente. O livro é de autoria de Fátima Venceslau e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Mila, uma garota de 13 anos, reside com sua avó Rosa em uma comunidade do Rio de Janeiro. Um dia, ao voltar da escola, Mila uma estranha agitação nas ruas próximas a sua casa: Policiais parecem revirar as ruas em busca de algo e um estranho estrondo desperta o medo da população. Curiosa como é, Mila decide investigar.

Durante sua exploração, ela encontra um menino assustado em um beco, o menino não diz uma palavra e parece estar em choque, Mila então acaba levando o rapaz para sua casa. Ainda curiosa para saber sobre a origem do menino e o porquê dele envolve o garoto, ela se une a seus amigos João, Stefany e Maicon para desvendar o mistério que fica cada vez mais estranho.

O que eu mais amei nessa história foi todo o tom de mistério e estranhamento com essa criança dos olhos grandes que Mila encontra. Senti uma vibe meio início de Stranger Things e E.T. em tudo isso, e sério, eu amei muito! Justamente porque tudo isso acontece em uma comunidade no Rio de Janeiro.

Mila, João e a vó Rosa me conquistaram logo no início! Todos os personagens nesse livro são tão carismáticos... até mesmo o "estranho" que Mila encontra. Por mais que ele não fale nada, é impossível não torcer para que dê tudo certo e ele consiga escapar dos policiais que parecem estar o caçando.

O mistério se aprofunda à medida que Mila e seus amigos tentam desvendar os segredos do morro. A história se concentra na dinâmica do grupo, e é aí que conhecemos mais sobre cada um dos personagens! Com isso, a história vai crescendo e vamos sendo surpreendidos com a tensão crescente que a Fátima nos apresenta!

Em resumo, "Meu estranho amigo" me surpreendeu muito! Além dos apontamentos mega interessantes que a autora faz em questões como diferenças sociais e repressão policial, a história consegue ser leve, envolvente e super eletrizante!

Maria 22/02/2024

Muito bom!
Achei o livro muito interessante, li ele durante uma leitura coletiva. Foi rápido e simples de ler. Estou encantada com Mila e sua avó, Rosa. Uns amores!

Fiquei ainda mais feliz que teve epílogo, amo livros com epílogos.

Parabéns, Fátima Venceslau, pelo livro bem escrito.

Alê | @adagaliteraria 04/03/2024

Não poderia deixar tudo isso para sempre. Esse é o meu lugar, é onde quero estar.
Mila é uma garota de 13 anos, curiosa, destemida e com o coração de ouro. Quando se depara com um estranho menino tremendo de medo enquanto está fugindo de um tiroteio no morro em que mora, ela não hesita em investigar o que está acontecendo e ajudá-lo.

A história se desenrola com agilidade, foi muito difícil pausar a leitura, ainda mais porque passei a maior parte do tempo criando teorias a respeito do Fino. A sua avó Rosa tem um certo receio de ajudar o pequeno, mas como é coração mole acaba cedendo.

O grande estrondo ouvido pelas pessoas assustadas desencadeia uma série de eventos misteriosos. Por que tantos policiais e helicópteros sobrevoam o morro? O que escondem lá em cima? E quem é Fino, porque ele consegue sumir tantas vezes? Mila reúne seus amigos de escola João e Stefany, e também Maicon, que não é mais da escola, mas mora no mesmo morro que ela. Juntos eles vão atrás de respostas.

A autora habilmente constrói a atmosfera da comunidade, revelando suas nuances e desafios cotidianos, além de fazer críticas extraordinárias. A amizade entre os personagens é comovente, e suas personalidades únicas adicionam profundidade à narrativa. A escrita é envolvente, com diálogos autênticos e descrições vívidas. A cada página, somos levados mais fundo no enigma do morro, torcendo para que Mila e seus amigos desvendem os segredos ocultos.

“Não existe lugar mais seguro no mundo do que a minha casa. Será?”

Eu me emocionei muito ao decorrer da história, com a coragem e desenvolvimento de cada personagem e principalmente com seus plots, vocês precisavam ver o meu rosto quando entendi o final do livro gente. A autora consegue fazer a gente se sentir como se estivéssemos juntos da Mila a cada situação, e querer abraçá-la.

O livro é imperdível para quem aprecia suspense, amizade e reviravoltas emocionantes. Uma história que nos faz refletir sobre coragem, lealdade e a busca pela verdade.

site: https://www.instagram.com/p/C3_XduBLZOp/

Amanda.Contiero 14/01/2024

Meu Estranho Amigo
?Meu Estranho Amigo?, é um romance infanto- juvenil com toques de fantasia e ficção científica que envolvem o leitor por toda narrativa
Cativa e encanta a todas as idades pela desenvoltura e criatividade.
Mila, uma garotinha de 13 anos encontra um menino perdido em sua comunidade após uma explosão no morro.
Decide ajudar o estranho, mas tão necessitado de cuidados garotinho.
Tal escolha, leva Mila e seus amigos para aventuras inesperadas e surpreendentes.
Recomendo a todos essa viagem maravilhosa repleta de reflexões de amizade, lealdade, comunidade, família, dentre outros.

Natalia1378 15/01/2024

Um livro surpreendente
? Mila é uma garota de treze anos que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro. Por morar no morro, inúmeras vezes já presenciou a agitação devido à interação entre as pessoas comandadas pelo chefe do morro e policiais. Apesar de ter crescido ali, ela nunca irá se acostumar com nenhuma forma de violência.

? Em um desses momentos de tumulto, procura um local para esconder-se até que as coisas se tranquilizem. Ela encontra um garotinho magricela, com olhos enormes e aparentemente assustado. Com o bom coração que tem e, estando também assustada, após as coisas ficarem mais tranquilas, ela o leva até sua casa, e sua avó Rosa o recebe, mesmo a contragosto inicialmente, pois Mila pretende encontrar a família do garoto, mas não consegue uma forma de se comunicar com ele. Logo, cria afeição por ele.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 22/04/2024

Uma linda leitura!
Meu estranho amigo é aquela leitura para qualquer idade, que consegue ser leve, com uma personagem muito jovem, mas que também traz uma série de questões sociais importantes. A autora mostra a realidade das pessoas que vivem nas comunidades, mostrando que existem sim pessoas boas e honestas nestes locais, que trabalham diariamente para poder comer, assim como a avó de Mila.

titiadark 29/12/2023

| MEU ESTRANHO AMIGO ? @mfvenceslau

Há um menino que menino esquisito que ora aparece, ora desaparece. Há uma garota que não sabe o que aconteceu para tanto alvoroço no meio do morro, no Rio de Janeiro. Mila é uma garota esperta, tem apenas 13 anos e vive com sua avó, no entanto, acontecimentos caóticos fazem com que acabe encontrando este mesmo menino, escondido em um beco, parado em meio ao caos envolto de mistérios.

Em meio a tudo o que acontece, Mila, a garotinha se vê em sua pequena aventura, descrita de forma sensível de uma vida no morro. Essa história é sensível, divertida e ficcionista, há algo sendo escondido pelos soldados no morro, mas Mila, junto de seu estranho e peculiar amigo vivem na comunidade, mostrando as realidades de famílias carentes com escritas reais.

Mas Milla é a corajosa, destemida e com um anseio de ajudar as pessoas, portanto, quando seu estranho amigo surge, ela é quem está disposta a protegê-lo.

Uma história sensível, leve e cheia de referências de ficção científica. Uma leitura para se ler a qualquer hora, qualquer lugar e que é impossível querer parar de ler. Tem todo um senso de mistério que trás reflexões, emoções e que deixa um quentinho no coração, especialmente com as cenas da vovó Rosa.

Este livro está disponível na Amazon, para todos que queiram ler, também para Kindleunlimited! ??

Uma história de outro mundo... Ou talvez, outro planeta!

Sí Leitora 20/01/2024

Uma história leve e cheia de realidade
Essa história começa com Mila, uma garota cheia de vida, encontrando Fino, um menino pequeno, magro e silencioso, no morro do Rio de Janeiro. Determinada a ajudá-lo, Mila e seus amigos se deparam com uma misteriosa descoberta no topo do morro, desencadeando uma emocionante jornada cheia de aventuras, amizade e desafios.

A trama se desenrola em meio à realidade difícil da comunidade carioca, proporcionando uma visão autêntica da vida no morro. A narrativa, permeada pela perspectiva inocente e curiosa de Mila, equilibra a leveza das relações infantis com a complexidade das circunstâncias enfrentadas pela comunidade.

A escrita envolvente da autora Fátima Venceslau tece uma trama que mistura elementos de aventura, drama e superação. A dinâmica entre os personagens, aliada aos momentos de mistério e ação, proporciona uma leitura atraente para diversas faixas etárias. A presença de pitadas de ficção e a abordagem sensível da realidade social adicionam camadas de profundidade à narrativa.

O livro Meu Estranho Amigo é uma leitura cativante que me prendeu do início ao fim. Eu recomendo esse livro!

Literary_universum 12/02/2024

📚"Uma certeza tinha em seu coração: não era uma despedida, pois um dia ela voltaria."📚

Este é um livro infanto-juvenil com muita aventuras, uma garota muito corajosa, seu grupo de amigos e até viagem no tempo!

Fui envolvida por uma escrita leve, fluída e repleto de diálogos jovens e com gírias.

Mila tem 13 anos e mora em um Morro no Rio de Janeiro com sua vó Rosa. Um dia voltando da escola, ela ouve um barulhão e logo em seguida a chegada da polícia. Temendo estar em meio a um conflito, Mila se esconde em um beco até tudo se acalmar. É nesse meio tempo que acaba encontrando um menino franzido e muito assustado, não pensando duas vezes, ela acolhe e o leva para casa. Mas no outro dia quando acorda, percebe que o garoto fugiu...

Intrigada também pela presença estranha da polícia no topo do morro e toda área que foi evacuada, Mila decide investigar... ela só não imaginava o que iria encontrar...

📚"Não iria conseguir... aquela coceira em sua cabeça só significava uma coisa: curiosidade. Era assim. Sempre queria saber de tudo, os porquês. E com aquela situação, não seria diferente."📚

💭 Gostei muito de toda trama e li em, praticamente, um dia. Os protagonistas são cativantes (embora a Stefany tenha me dado nos nervos um pouquinho 🤣). Tem uma escrita simples, direta e repleta de aventuras.

Amei acompanhar a Mila e seus amigos ajudando o garoto (Fino) e toda a força e coragem que essa turma teve. Seu dia a dia e interação com sua vozinha querida. A leitura teve seus autos e baixos, me divertiu, me fez refletir e até me emocionou em alguns acontecimentos.

Vemos também um pouco do que as pessoas que moram ali passam, os vestígios do que a vi0llência e medo fazem nos moradores.

O final me surpreendeu e me deixou muito feliz...
Foi una leitura muito satisfatória!

Manú 06/05/2024

Fábula no morro
Uma garota de 13 anos, moradora de um morro carioca, encontra um menino estranho.
Muito magro e aparentemente mudo, cativada leva o garoto pra sua pequena casa.
Logo um carinho muito grande desperta entre eles, Milla então convense a avó a abriga-lo até que descubram a família.
Dias depois surge uma pista de quem é o garoto, daí a aventura, o drama aumentam.

Laura 24/05/2024

Incrível
Meu estranho amigo se passa numa comunidade no Rio de Janeiro, trazendo a tona toda a realidade triste dos moradores desses locais, a violência e vulnerabilidade em que são expostos.

Mas além disso trás também uma mistura de ficção e realidade, com um sutil suspense em como o livro irá se desenvolver com tantos mistérios, uma leitura super rápida e dinâmica que nos surpreendem com efeitos surpresas e aquece nosso coração ao final.

Com personagens bem construídos é impossível não se envolver e se emocionar com a história e desenvolvimento de cada um.

P. G. S. ZAGO 28/08/2024

Realismo fantástico
Mila está curiosa com uma confusão no morro em que mora e acaba abrigando um menino estranho que não fala. A linguagem é bem precisa, muitas gírias e expressões da comunidade e muitas descrições da vida no morro, com a subida implacável, os olheiros do tráfico e a polícia pacificadora. Uma história infantojuvenil de realismo fantástico.