Bruxa da Verdade

Bruxa da Verdade Susan Dennard

Resenhas - Bruxa de Verdade

Queria Estar Lendo 14/01/2024

Resenha: Bruxa da Verdade
Bruxa da Verdade, primeiro livro da série Terra das Bruxas, da autora Susan Dennard, chegou até mim através do bom e velho Tumblr. Indicação para os fãs de Trono de Vidro e outras aventuras que se passam em novos universos fantásticos, esse livro foi uma surpresa cheia de emoções; e definitivamente se tornou um dos favoritos do ano.

A história gira em torno de duas protagonistas em um mundo dividido por três reinos. Safi e Iseult são bruxas como todas as outras pessoas do seu mundo, mas a magia delas é rara. Iseult é uma Threadwitch (algo como bruxa de fios em tradução literal) que enxerga os fios de emoções de cada pessoa ao seu redor.

E Safi é uma bruxa da verdade, que consegue discernir a mentira e as ilusões na fala e nos trejeitos de uma pessoa. As duas vivem à beira da lei, tentando conseguir dinheiro para conquistar sua sonhada liberdade - uma vez que Safi pertence à nobreza e está ligada aos deveres dela, e Iseult é uma estrangeira julgada por sua etnia - mas, infelizmente para elas, o destino tem outros planos. Afinal de contas, uma antiga trégua da grande guerra está para terminar, e aparentemente os três reinos desejam ter uma bruxa da verdade ao seu lado quando a nova guerra começar.

"Iseult encarou Safi com a fúria que sempre fazia Safi se sentir mais forte."

O livro é muito mais do que isso, mas, lógico, quando a leitura é maravilhosa eu sofro da maldição de não saber falar sobre ela direito. Bruxa da Verdade foi tudo de incrível e apaixonante do início ao fim.

O início, aliás, foi um tanto confuso, isso eu preciso confessar. A história já se inicia dando aquele baque de "você está em um mundo novo e vai se acostumar com ele conforme o tempo for passando"; o que realmente acontece.

Nos primeiros capítulos, com a introdução dos personagens e dos termos mágicos e da situação política, eu me vi dentro das situações olhando em volta enquanto tentava entender o que estava acontecendo. Por sorte, foi só no começo mesmo. Uns quatro capítulos para frente e eu já me sentia em casa. Isso, é claro, por causa dos personagens.

Temos 4 protagonistas na história, apesar de a trama ser centrada nas duas garotas já mencionadas. Iseult e Safi são melhores amigas, irmãs ligadas pelos fios da vida. Iseult protege Safi e vice-versa e o mundo gira em torno dos seus sonhos compartilhados. Esse é o tipo de amizade que vale a pena ler, que traz emoção e que rouba sua atenção logo no início. Você quer que as duas lutem juntas sempre, que vivam o lema dos Mosqueteiros à sua maneira.

Iseult é razão onde Safi é emoção; Safi é adrenalina onde Iseult é estratégia. As duas se entendem com uma troca de olhares, conhecem seus medos e desejos mais profundos. Seus diálogos são reais, as cenas de ação envolvendo as duas são bem descritas e orquestradas. Eu amei o sisterhood formado por elas, essa irmandade de apoio e confiança, de olhar por cima do ombro para dividir um sorriso porque sabe o que a outra está pensando da situação. São irmãs conectadas pelos fios da vida e pelos sonhos.

"Eu sempre vou segui-la, Safi, e você sempre vai me seguir. Irmãs até o fim."

É interessante como a autora desenvolveu tão bem as duas como uma só para, em determinado momento da obra, separá-las para dar destaque às suas individualidades. Safi acaba na corte real e Iseult revive um pouco do seu passado na tribo que deixou para trás.

O importante em Bruxa da Verdade é que ambas as personagens têm identidade própria, não dependem apenas da dinâmica conjunta. Assim como os Mosqueteiros (eu vou citar muito eles porque elas me lembraram do tipo de amizade que os meninos dividiam), Iseult e Safi têm conflitos solitários a serem enfrentados, e os dividem com os que vivem juntas.

Iseult tem algumas problemáticas esquecidas envolvendo sua família. A rejeição e a certeza de que nunca foi bem aceita lá, especialmente pelas pessoas com quem ela mais se importava, criaram raiz na personagem, sombras em suas memórias e na sua confiança. Iseult é uma personagem rica, cheia de emoção, mas por ser mais contida que a Safi, isso se dá através do seus pensamentos.

Ela vê o que as outras pessoas sentem, mas é o que existe em seu coração que dita os caminhos mais arriscados que ela resolve tomar. Isso sem falar na sua interação com Aeduan, o bruxo de sangue que está caçando ela e Safi - eu preciso de um momento para respirar e falar sobre o potencial que eles têm como casal, ao mesmo tempo em que não têm.

Porque é um casal bem sombrio, cada um com os próprios (e muitos) problemas, mas também seria um casal poderoso, do tipo que passa por cima das próprias sombras para encontrar a luz juntos.

"Mhe verujita. Era o ditado mais sagrado dos Nomasti - um ditado que queria dizer 'confie em mim como se minha alma fosse sua'."

Safiya, por outro lado, tem que lidar com o seu lado nobre, a problemática de ser uma arma em potencial e os olhos dos três reinos sobre ela. Principalmente o reino em que vive; na corte, durante um baile, Safi recebe uma notícia nada agradável sobre seu futuro para, no minuto seguinte, se ver envolvida em uma tramoia política orquestrada para protegê-la - e para proteger os interesses das pessoas dessa tramoia, lógico. Safi se vê como uma peça num jogo de poder, mas não se deixa abalar por isso.

Ela tem o controle da situação, mesmo sob circunstâncias que não queria que acontecessem. Ela é destemida e teimosa o suficiente para se colocar em risco se isso significa proteger Iseult e a si mesma, e também garantir a sua tão sonhada liberdade.

E seus poderes são muito legais e criativos. Toda a trama envolvendo os bruxos é bem criativa, mas adorei a natureza dos poderes da Safi, a ideia de que ela consegue sentir verdades e mentiras - e como isso coloca sua liberdade em risco, uma vez que ela é uma arma indestrutível nas mãos de qualquer governante.

"Aqueles que vencem as guerras são aqueles que escrevem a história."

Além das garotas, dois personagens que valem ser citados são Merik e Aeduan. Aproveitando que já falei do bruxo de sangue um pouquinho ali, vamos desenvolver: Aeduan é um monge, um caçador e um rosto muito temido. Ele é um dos poucos bruxos capaz de controlar o sangue e, consequentemente, toda a pessoa se quiser.

Pode drenar uma vida em segundos ou controlá-la à sua vontade. Ele está caçando Safi, mas há muito mais sobre esse personagem do que seus mistérios deixam entrever. Fiquei curiosa com as sombras que rondam o Aeduan, com seu passado e sua devoção ao monastério no qual foi criado. A obra cria uns plot twists envolvendo o personagem que, apesar de não serem grandes revelações, com certeza me deixaram surpresa e entusiasmada pela genialidade.

Merik, diferente do bruxo de sangue, é um bruxo do vento, príncipe e almirante de um navio real do reino de Nubrevna em missão no reino ao qual Safi pertence. Alguns contratempos e acordos colocam Merik lado a lado de Safi e aí nasceu um ship que me deixou berrando - ele é a princesa Leia e ela é o Han Solo, só pra dar um gostinho do que é a interação entre os dois.

E o mais legal nesse ship é que, apesar de ele ser óbvio e estar ali para definitivamente acontecer, leva o tempo necessário para criar a química e até um suporte entre os dois. E depois de ver uma entrevista com a Susan onde ela disse que adora os casais que não terminam juntos eu já tô fazendo minhas rezas aqui.

"Porque os olhos dela eram da cor do céu depois de uma tempestade."

O príncipe de Nubrevna é honrado e leal ao seu reino. Ele se arriscou até ali atrás de um acordo, e esse acordo pode beneficiar as terras devastadas pela antiga guerra. Merik quer trazer esperança ao seu povo, e Safi pode ser sua última chance de fazê-lo. Eu amei a construção do personagem, seu desenvolvimento e sua presença em cena. Realmente leal até o fim, do tipo que daria um bom Stark. Suas relações com os membros da tripulação foram ótimas - em especial com seu Threadbrother, Kullen. Chorei e ri demais com os dois.

Bruxa da Verdade aborda uma mitologia bem criativa em relação aos diversos bruxos e bruxas que existem no mundo fictício criado pela autora, e com certeza encontra espaço para inserir algumas reviravoltas emocionantes. As cenas de ação foram de tirar o fôlego, curtas e bem escritas. Ah, e claro que a trama principal envolve uma profecia antiga, aquela coisa gostosa de ler em ficção fantástica.

Bruxa da Verdade é uma leitura obrigatória para quem gosta de universos mágicos, personagens femininas empoderadas e amizades pelas quais vale a pena lutar.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2018/01/resenha-truthwitch.html

Maníaca Literária 14/02/2024

Demorei mas hoje venho contar o que achei de " A Bru xa da Verdade ", que teve uma reviravolta nos últimos capítulos de surpreender.

Inicialmente confesso que os nomes foram complicados de decorar e também o início foi um pouco introdutório , o que foi confuso, mas não foi um problema permanente, pois a autora começa com um ritmo bem acelerado e diante do início já com c0nflit0 você fica preso a história.
Logo depois a leitura decolou e não conseguia parar de tão curiosa e intrigada com todo o universo.

A obra terá algumas reviravoltas e segred0s, ao decorrer dos capítulos a autora vai trazendo cada detalhe regado de p?rs?gu|ção, hierarquia, c0nflit0s e poderes.

Um dos detalhes que mais gostei foi o poder de cada um, achei bem legal, em especial o poder da Iseult, que é uma bru xa dos fios e Merik que é dos ventos. Ambos em ação gostei muito!

Os personagens eu amei quase todos, um deles nos últimos capítulos foi a grande surpresa com suas atitudes, o que me fez gostar muito dele ( não posso falar quem é pois será spoiler rsrs).

Amei Iseult e Safi, ambas são bem maluquinhas rsrs. E se uma protagonista só numa fantasia já causa estrago, imagine duas rsrs ?! Além de serem guerreiras, companheiras e verdadeiras.
Como dupla são perfeitas e implacáveis!

Como disse no início, os últimos capítulos foram surt0 atrás de surt0, quando pensei que estava tudo bem a história deu uma reviravolta e agora preciso urgente de respostas rsrs.
E sim vamos ter romance, mas nesse primeiro volume foram migalhas, mas rendeu ótimos diálogos e farpas. Ri muito com o casal.

No geral foi uma obra que amei, e já estou ansiosa para o próximo.
Fica minha super indicação.

@emcadacapa 14/11/2023

Uma introdução de série maravilhosa!
Safiya e Iseult são irmãs de ligação, Iseult uma Bruxa dos Fios e consegue ver as amarras invisíveis que ligam e cruzam aa vidas ao seu redor. Já Safiya é uma Bruxa da Verdade, capaz de perceber mentiras, um poder raro e que muitos matariam para usá-lo a seu favor.

Elas querem ser livres para viver sob suas próprias regras, mas a guerra está chegando e elas precisarão lutar contra nobres e mercenários.

?Se a magia de Safi algum dia se tornasse de conhecimento público, ela seria usada como ferramenta política... Ou eliminada como uma ameaça política.?

A escrita da autora, Susan Dennard, é muito boa de acompanhar, juntamente com a construção do universo, os diversos tipos de Bruxas e poderes, as intrigas políticas que vão surgindo na iminência da guerra, as alianças que surgem por sobrevivência e as batalhas... aaah as batalhas nessa história, são um show a parte.

?Naquele décimo de segundo congelado, enquanto todas as imagens clamavam por espaço no cérebro de Aeduan, ele se permitiu pensar se era possível ? se aquelas duas garotas da luz da lua e da luz do sol poderiam ser a dupla mitológica que seu Monastério havia protegido certa vez.?

Temos um início de romance aqui, mas bem rápido, acredito que isso será bem melhor desenvolvido no próximo livro. Assim como a lenda que as protagonistas podem fazer parte.

?Depois de todos esses séculos, o Lamento de Eridysi está finalmente se tornando realidade; eu encontrei o Cahr Awen e vocês despertaram o Poço da Água. Então agora, como meus votos exigem, eu as protegerei com tudo o que tenho.?

Um ótimo livro de introdução a uma série, com boa construção, batalhas, magia, criaturas sobrenaturais... Maravilhoso!
Carolina.Rodrigues 20/11/2023minha estante
Gostei da sua resenha.

Tai 05/05/2024

Tava com saudade de ler fantasia!
Esse é um livro relativamente curto mas que a gente demora um pouco pra ler pois é uma fantasia que nos joga em um mundo completamente novo e que, de início, não entendemos nada, mas quando começamos a entender o sistema de magia, tudo de encaixa perfeitamente.

Gostei do fato de irmos acompanhando vários personagens e meio que não tem um protagonista. É bem fantasia mesmo, com pouquíssimo (tipo, migalhas mesmo) romance, mas gostei bastante.

Num geral, gostei bastante. O que me pegou um pouco é a escrita em terceira pessoa, um pouco complexa, que deixou a leitura mais lenta.

Thais Caroline 16/03/2024

Não tava botando muita fé nisso não
Sinceramente o livro começa bem arrastado, meio sem graça, mas por volta da página 80 mais ou menos a história começa a se desenvolver bem rápido e a leitura flui muito bem.

Terminei o livro com ansiedade por ler os próximos.

Ellen Fidelis - @geekerela_ 02/03/2024

INCRÍVEL
É uma fantasia que já começa com ação me deixando confusa e demorando a me situar. Mas este é o intuito da história. Ir explicando aos poucos em meio ao caos que os protagonistas se encontram. É um universo e uma magia bem original apesar de td fantasia de bruxos os poderes serem a mesma coisa, essa consegue se diferenciar.

Isso sim é um livro que merece uma hype. Até hj nunca li um com selo de Tiktok que chegasse perto de um livro como esse (fica aí o shade kkkk)
As personagens são grandiosas, a magia é algo inovador, as migalhas de romance e slowburn são muito bem feitos. A trama foi toda bem traçada com desenvolvimento elaborado e deixa um potencial e expectativa para algo grande nos próximos livros. Fantasia bem feita com menos de 500 pgs diferente de muitos outros que vocês sabem bem quais são, que não desenvolvem nada mesmo tendo 600 pra cima. Enfim, a editora tem que publicar a continuação. Então leiam meu povo!

@leiturasdadudis 13/12/2023

Melhor fantasia de 2023?
Que fantasia, meus amigos! Preciso dizer que faz tempo que não lia algo assim. Indicado pela Sarah J. Maas, autora de Acotar e Trono de Vidro, Bruxa da verdade é uma fantasia rica de construção de seus personagens, mitologia, diálogos inteligentes e protagonistas incríveis.

Normalmente, primeiros volumes começam devagar, mas aqui a autora não teve pena! Desde os primeiros capítulos Safi e Iseult estão em ação, demonstrando suas habilidades de luta, além de sua bruxaria.

Durante a leitura, somos apresentados ao universo, a diversos tipos de bruxarias e mitos que envolvem a Terra das Bruxas. A narração em terceira pessoa consegue ditar a visão dos quatro personagens, e nos dando uma visão ampla dos acontecimentos em cenários diferentes.

E, se você é fã de um enemies to lovers, se prepara que Merik e Safiya vão render cenas de tirar o fôlego (literalmente), te fazer rir com o ódio mútuo e surtar com as migalhas de romance.

Posso afirmar, que entre minhas leituras, esse foi um dos melhores lançamentos do ano!

Maisa @porqueleio 26/12/2023

Resenha / Bruxa da Verdade /@porqueleio
Que aventura de tirar o fôlego... os primeiros capítulos fazem um bom papel de apresentação, mas essa é daquelas histórias que te jogam em pleno caos, e você que se vire para acompanhar. As duas já começam envolvidas numa tentativa de roubo que vai fracassar, e a partir daí vamos entendendo que mundo é esse e um pouco mais sobre a identidade delas.

É uma história que foca muito na amizade de Safiya e Iseult. Safiya é o sol, movida a adrenalina, inconsequente. Iseult é mais taciturna, estrategista, quem resolve as confusões da amiga. São Ying/yang. A elas se juntam Merrick, um príncipe concentrado em ajudar seu povo, e Aeduan, o bruxo de sangue ainda envolto em mistérios.

Enfim, acho que foi uma ótima introdução e, mesmo que haja muito a ser desenvolvido, me deixou com vontade de continuar a leitura. Quero saber mais sobre os tipos de magia, qual o real poder da bruxa da verdade, a profecia que é mencionada na história. Só faltou um mapa!

site: https://www.instagram.com/p/C1U9ys2vh0_/?img_index=1
Paulina 28/12/2023minha estante
Doida pra ler!

RickGhosTrick 23/11/2023

Terra das Bruxas/Feiticeiros
Trama ok, ambientação foi muito boa, mitologia, vi pouco então esperar os próximos, personagens tem personalidades mas ainda falta camadas pra construir, Itens mágicos tiveram ideias muito boas, apesar de poucas, aqui eu tiro o chapéu.
Não irei forçar nada pois é um primeiro livro, contudo a forma como ela narra lembra muito animação, tem muitas cenas caricatas e diálogos que levam a isso, e o final é o comum de um longa de cinema, é aceitável como primeira parte e o gancho que fica nítido pra sequência.
Ahh, e como algo pessoal, ganha pontos por ter navegação na história...
Agora as coisas que me incomodaram, primeiro pq raios um mundo de alta fantasia e com ideia de lugares vastos não possuir um Mapa ??, mano do céu, já perdeu meia estrela comigo aí, tem que ter mapa.
E outra sobre a narrativa, percebi que ela se perde quando tenta narrar ambientes mais vastos, mais abertos, porém para locais mais lineares ela é boa.
O livro não é ruim, mas dá para ampliar bem o universo, ansioso para o próximos.

GabI 14/04/2024

Demorei mas acabei
Achei o livro bom, mas muito arrastado em alguns momentos. Demorei demais pra ler ele, é uma fantasia legal, com um sistema de magia diferente, reinos e intrigas políticas. Tem uma poeira de romance no final do livro que talvez seja melhor explorado no próximo. Faltaram algumas explicações a respeito das atitudes de alguns personagens, porque um povo específico é odiado, mas to na torcida pra isso ser melhor explicado no segundo livro.

Rodrigo 30/01/2024

Bruxa da Verdade
Em "Bruxa da Verdade" temos um gostinho do que esperar na série "Terra das Bruxas". Este primeiro volume abre introduzindo o universo, já com muitos acontecimentos desde o início. Com personagens intrigantes e uma narrativa fluida, é inevitável não acabar se envolvendo em algum momento por essa aventura. Como de praxe, muitas questões vão sendo formadas ao longo da leitura, deixando aquele gostinho de quero mais.

Leituras da Dani 02/05/2024

A bruxa da verdade
Li esse livro, em parceria com a editora Astral Cultural, numa leitura coletiva, organizada no clube de livros, da livraria que eu trabalho... Eu até que gostei do livro, achei que, tem potencial e tals, mas esperava muito mais dele! Eu achei legal, bastante mediano, achei interessante a jornada das amigas bruxas Safi e Iseult que, só querem ter liberdade de serem quem são de boas sem serem caçadas, julgadas e tals...
Eu achei o livro extremamente cansativo, paradão, arrastado e, só comecei a achar legal mesmo, só comecei a achar que, ia engrenar e ficar bom, nos últimos capítulos... Uma pena pq, vai ter várias continuações vindo aí e, não fiquei com vontade de ler os próximos livros não... Prometeu muito e, infelizmente, não entregou quase nada! Eu fui com expectativas altas, já que, tinha visto várias pessoas falaram que, estavam lendo, umas que gostaram e tals... Mas infelizmente, esse, não rolou muito pra mim não! ????????????

Serfelizlendo 12/01/2024

Quero ler o próximo logoooo!
Amei essa leitura!
Consegui "pescar" muita coisa que estava nas entrelinhas e adivinhar alguns passos na história.
Achei o texto rico e inteligente; mesmo sem ter recebido algumas respostas; esse livro terminou ne fascinando e deixando um gostinho de quero mais.

@estantedajulia 16/12/2023

Por aqui não funcionou?
perseverei e consegui terminar esse livro. mas, que sufoco viu? perdi as contas de quantas vezes pensei em abandonar a leitura.

?Bruxa da Verdade? é o primeiro volume de uma série que falha miseravelmente em introduzir o leitor a um novo mundo de fantasia.

o início é terrível, extremamente arrastado, complicado, sem grandes explicações, com diferentes personagens sendo jogados na história, e ainda mudanças abruptas do ponto de vista da narrativa.

além de tudo isso, também não achei as descrições tão boas, viu? tanto que em muitos momentos foi bem difícil de imaginar o que estava acontecendo.

segui lendo com a esperança de que entenderia melhor esse mundo, e toda sua magia, com o passar dos capítulos. porém, isso pouco aconteceu.

a história até melhora depois dos 50%, tem mais ação, as coisas começam de fato a acontecer, a apresenta um bom final. mas, não é suficiente pra salvar uma experiência que foi bem meia boca por boa parte do livro.

uma pena, pois a ideia geral desse primeiro volume é bem legal, principalmente por ser uma fantasia mais focada no poder da amizade do que no romance (mesmo que esse se faça presente, em migalhas, mais pro fim do livro).

no mais, mesmo não curtindo a leitura, não desencorajo ninguém a ler, até pq lá na gringa a galera curtiu bastante esse livro. vai que por aí funcione, né?

eu, por outro lado, com toda a certeza não lerei suas sequências.