Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Thaiane Koppe 14/02/2024

Da série: que livro perfeito!
Que coisa maravilhosa é pegar um livro e ele ser tão bom que você não consegue largar! O livro já te pega nas primeiras páginas pelo enredo incrível, uma espécie de releitura de Romeu e Julieta, brigas entre famílias e muito babado e confusão! Larissa e Pedro foram destinados a serem inimigos porque desde que se entendem por gente as famílias deles não se entendem, mas todo esse ódio familiar esconde segredos que nem eles entendem, cabe a eles decidirem mudar o que outras gerações não puderam. Ah gente, eu não vou ficar me alongando não, vai para os melhores desse ano e eu super recomendo, é um romance clean muito levinho e gostoso de ler!

Jess 30/09/2023

Duas padarias rivais. Uma rixa entre famílias que atravessa gerações. Dois adolescentes descobrindo que o amor fala mais alto que o ódio.

Lari Ramires foi criada sabendo que independente de qualquer coisa devia odiar todos os membros da família Molina e o que a padaria deles, a Açúcar, represantava: uma traição ocorrida há muito tempo. Mais do que meros concorrentes da Sal ? a padaria dos Ramires ? eles são o inimigo.

Mas após a morte da vó de Lari, a jovem se afunda no luto e as dificuldades de aprender a viver sem a sua pessoa favorita no mundo se somam aos problemas financeiros da Sal, à relação difícil com a mãe, e aos conflitos da vida escolar.

De alguma forma, ela se vê forçada a integrar um clube onde o presidente é ninguém mais, ninguém menos, que Pedro Molina, o seu inimigo desde a infância. E por mais que sinta que está traindo a sua família, muita coisa está em jogo para que ela possa simplesmente desistir da tarefa imposta.

Aos trancos e barrancos, Lari e Pedro vão convivendo e descobrindo que há muito mais entre eles que o ódio antigo arrastado por suas famílias.

"Sal e Açúcar" fala sobre o luto, sobre a descoberta do amor, sobre as dúvidas e conflitos que acompanham o Ensino Médio e sobre família. Tudo isso, ambientando a história no Nordeste, com um texto que reflete toda a brasilidade e características culturais e linguísticas típicas da região, o que é um refresco para o leitor. Realmente me deliciei com a forma de falar das personagens e os cenários apresentados. Se a trama não me empolgou tanto assim ? uma releitura de Romeu e Julieta, ? a escrita compensou a leitura.

Karoline.Nadaline 17/02/2024

Sal e açúcar
O primeiro romance que eu li, (sou mais acostumada com livros de mistérios), achei muito fofo, deveria ter mais livros sobre a histórias de outros personagens e meu Deus, me deu muita fome e muita vontade de viajar para Olinda ??

marymoonteiro 13/11/2023

Ata amo
Leitura mt confortável, me senti super em casa e aconchegada lendo esse!!
personagens fofos e engradinhos, amo! recomendo super pra qm gosta de enimies to lovers.
tem várias referências ao nordeste do Brasil, amooo nacionais! aprendi mt com esse livro.
o amor vence tudo ??
Eduarda.Reis 13/11/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

ItaloRaphael 11/01/2024

Sal e Açúcar
Achei o livro um pouco cansativo e repetitivo principalmente com essa história da briga entre as famílias e etc?

A construção do casal foi muito baseada na briga da família que quando finalmente aconteceu de ficarem juntos achei bem chato.

Gostei da forma que a cultura nordestina é explorada, muito sotaque, comidas típicas e tal mas ainda sinto que a briga foi tão focada que faltou explorar algo mais importante.

Em resumo o livro é bom e chega a ser engraçado em muitos momentos, mas muito lentinho.

Laura 03/04/2024

Ramires e Molina
Uma leitura de dar água na boca e de se sentir em casa, lindo demais ver uma cidade pertinho de mim retratatada tão lindamente e com personagens tão cativantes. impossível não se sentir adolescente acompanhando o romance da lari e do pedro, o desenvolvimento das famílias foi com um abraço na hora que a gente mais precisa, amei!??

Bookstan.Lara 24/05/2024

Simplesmente lindo.
Esse livro é uma releitura de Romeu e Julieta e foi um livro muito gostosinho de ler, eu li bem rápido e foi muito divertido, eu só achei um livro muito bom e eu li faz um pouco de tempo e não tinha feito a resenha então não lembro tudo tudo.
Mas oq eu posso dizer é que eu amei o casal, é uma história de superação principalmente, uma história de reflexão e que fala que é o povo pelo povo, que todos precisam se ajudar e deixar tudo isso de rivalidade de lado, fala sobre problemas que realmente acontecem com as pessoas então acaba sendo de certa forma um livro realista e muito bom, enfim eu gostei muito.

juliocmofc 14/01/2024

>> MUITO MAIS DO QUE UMA PICUINHA ENTRE FAMÍLIAS RIVAIS <<
?Sal? e ?Açúcar? são duas padarias rivais localizadas em Olinda; em lados opostos de uma mesma rua.

Uma rivalidade familiar que surgiu há gerações, inicialmente protagonizada pela bisavó de Larissa Ramires (Sal) e pela bisavó de Pedro Molina (Açúcar).

Lari Ramires, a nossa protagonista, está passando por poucas e boas. Enquanto enfrenta o luto pela perda de sua avó, ela ainda enfrenta a reta final do ensino médio e também a pressão por parte de sua mãe para que ela seja a primeira Ramires a cursar uma faculdade; sem esquecer a rixa com seu arqui-inimigo Pedro Molina.

A mãe de Lari nunca a ensinou cozinhar; ela se sente envergonhada por isso, afinal Pedro é um prodígio na cozinha da ?Açúcar? desde a infância.

A rixa entre os dois vai além do bairro e de suas padarias; também faz parte do ambiente escolar. Até que os dois se veem obrigado a trabalhar juntos no clube de culinária do colégio.

No decorrer da narrativa, nossos jovens descobrem um propósito em comum e, além disso, uma crescente afinidade.

As duas padaria estão a beira da falência, praticamente sendo engolidas pela grande redes de supermercado ?Pague Pouco?.

A única alternativa é que as família trabalhem juntas, Lari e Pedro sabem disso. Mas será que suas mães irão aceitar essa situação?

?? a escrita da autora é muito envolvente e carregada de regionalidade. Algo que tornou a minha experiência de leitura simplesmente incrível.

?? destaque para os personagens secundários extremamente cativantes. Desde os integrantes das duas famílias e seus amigos até os amigos do clube de culinária.

? a temática do luto foi trabalhada de uma forma tão singular que em vários momentos me vi aos prantos, obrigado Rebecca ?.

??? a tensão familiar dentro de cada família trouxe uma profundidade ímpar quanto ao drama, mas sem tirar a leveza da obra. Me vi emocionado em várias cenas.

? enquanto acompanhamos o amadurecimento do nosso casal ?enemies to lovers?, também somos apresentados a situações do passado por meio da narração de personagens mais velhos.

? divertido, leve e profundo. Uma história impossível de não se envolver e se apaixonar a cada página.

Bia Brito 17/03/2024

Romeu e Julieta em meio a doces e salgados
?Estou tão feliz que me dá até vontade de abraçar ele. E isso é? esquisito?

Os personagens são adolescentes e estão no final do ensino médio, com toda aquela pressão para decidir o futuro, ter uma vida melhor e agradar o que a família acha que é melhor pra eles. O romance é bem no estilo Romeu e Julieta só que no início de tudo eles se odeiam ?. Mas acaba sendo muito legal ver esse romance se desenvolvendo e ver eles quebrando as tradições de briga entre as famílias em prol do amor e de um bem maior. Super fofo.

Vitorlimaas 28/10/2023

Q fofinho
Achei o livro bem descontraído,fácil e rápido de se ler, uma vibe bem clichê porém interessante.
No começo não estava gostando muito,não estava me adaptando a alguns personagens, porém ao decorrer do livro eu mudei totalmente de opinião. Oq me deixa muito feliz, pois não gosto de não gostar de livros nacionais.
Achei que a Rebecca fez um trabalho excelente, e estou ansioso para a continuação?. Vai ter né?!

Claudia286 19/05/2024

Sal e Açúcar
É uma releitura de Romeu e Julieta bem feita.
A história conta a história de duas famílias diferentes que moram em Olinda.
Larissa é uma moça que sonha em fazer faculdade de culinária.
Lucas é um rapaz que sonha em entrar na Sociedade Gastronômica para provar para a sua família que consegue cuidar da Açúcar, a padaria da sua família.????

Adriana1161 23/12/2023

Romance juvenil
Livro gostosinho de ler porém bem juvenil.
Rixa multigeracional.
Frases clichês dispensáveis
Romance estilo Romeu e Julieta.
Muito parado, porém com alguns pontos fortes como o regionalismo, o sotaque, as comidas. Também aborda o bullying.
Pega um ritmo mais pro final.
Personagens: Pedro, Lari, Alice, Victor, PC, Amandinha, Cintia, dona Eulalia, Isabel, dona Selma, dona Clara, seu Floriano, seu Romário, PC, professora Carla
Local: Olinda - atual
@driperini

Ally 17/02/2024

Tocante, envolvente e me tirou muitas lágrimas.
Tenho uma dificuldade muito grande com duas coisas que permeiam esse livro: protagonistas adolescentes e releitura de clichês. Normalmente, esses tipo de personagens jovens me cansam, me estressam e tiram muito do brilhantismo da trama, o que leva as releituras de clássicos, é bem fácil cair na previsibilidade ou no absurdo.

Mas aí entra o primeiro encanto de Sal e Açúcar, o livro utiliza de maneira encantadora o fundo de rivalidade e todos os nomes e questões de Romeu e Julieta. É muito fácil entrar nesse universo, imaginar as diferenças entre as padarias, entender as picuinhas, se jogar nessa disputa, e sendo honesta, como filha de confeiteira, eu sei bem como esse ambiente é cheio de pressões e como brigas pequenas viram grandes coisas, boatos correm solto e fofoca é uma pragaaaaa

Esse fato, o da minha mãe ser da área, foi o que inicialmente me levou a abrir o livro, mas foi o modo sensível de carregar o luto, a relação cheia de percassos e consentimentos entre mãe e filha que me fizeram ficar. Foi a maneira fofa e simples que Pedro e Lari se apaixonam que me deixaram encantada e torcendo por esse amor. Os diálogos fluidos entre amigos, a maturidade com deslizes pela idade, os sonhos, os medos, tudo isso me fez submergir no universo do livro, me fez querer passar uma tarde no Vozes e depois ir lanchar na Sal, pegar um docinho na açúcar antes de ir para casa.

Eu chorei tanto, não haviam soluços nem algo escandaloso, mas constantemente meus olhos faziam cair lágrimas e mais lágrimas, há tantos momentos sensíveis e tocantes, em certo momento me perguntei se estava chorando já por osmose, essa história me tocou muito, em vários sentidos, lembrei da minha avó, várias coisas me trouxeram para minha própria família e acho que não há nada que eu tenha desgostado.

Virou um favorito, obrigada por trazer ao mundo Sal e Açúcar!