Aconteceu Naquela Turnê

Aconteceu Naquela Turnê Adib Khorram

Resenhas - Aconteceu naquela turnê

Angel - @angel_worldbooks 07/04/2024

Quase uma fanfic
Li esse livro após ver uma indicação no Instagram e gostei bastante. Apesar de ser um livro até considerável grande (por ter 352 páginas), a história passa voando, o livro contém algumas páginas com entrevistas, e-mails, tweets, fofocas, descrição de documentário, que fazem com que a história fique mais fluída.
Gostei que o autor se aprofundou no lado ruim da fama, as pressões que as gravadoras/imprensas/fãs fazem nos artistas, querendo os moldar à sua forma.
O Hunter(protagonista) é meio egoísta/babaquinha por as vezes só pensam nos problemas que ele enfrenta. Mas, acho que o coitado só precisava de uma terapia (e quem não precisa?...) por várias vezes guardar tudo pra si.
Queria ter visto mais dos outros personagens(principalmente dos irmãos do Kaivan) e os outros meninos da banda(eles só tinham os seus "5 minutos de fama" quando acontecia algo com o Hunter e eles contavam que também tinha acontecido aquilo com eles também)
O Ashton e o Hunter são amigos há 10 anos e se contar acho que eles conversam umas 4/5 vezes em um livro de 352 páginas(e todas relacionadas ao Hunter).
Apesar desses probleminhas, é um bom livro.

Luvale 12/09/2023

Rápido e intenso
Eu li esse livro muito rápido, nas vezes que peguei pra ler foram cento e poucas páginas de uma vez. Isso devido à fluidez da escrita e ao formato do livro, que é em grande parte narrado em primeira pessoa, mas tem recortes de entrevistas, letras de músicas, tweets, que deixam tudo mais imersivo e dinâmico.

Acompanhamos a vida de Hunter, um jovem gay que faz parte de uma boyband muito famosa e em ascensão.Ele tem sua vida inteira monitorada e julgada pela mídia. Quando um ex namorado expõe no twitter algumas conversas íntimas, ele se vê pressionado a fazer algumas escolhas e se encaixar nos padrões da indústria, isso enquanto se apaixona novamente e está em turnê.

Gostei de como o autor abordou todas as questões midiáticas aqui, sobre a pressão da internet, sobre estereótipos e o esforço pra se encaixar e não ser alvo de ataques. O protagonista além de sofrer micro agressões constantes por apenas ser quem é, tem todas as suas atitudes e relações constantemente monitoradas e julgadas. Conseguimos ver o lado ruim da fama, principalmente para alguém tão jovem. Também aborda muito bem algumas outras questões de preconceito, racismo e sobre relacionamentos. Os personagens secundários são bem interessantes e fiquei com vontade de conhecer melhor cada um deles.

Gostei muito do livro e de praticamente tudo o que foi proposto e executado pelo autor. Meu único problema foi com a parte do romance, aconteceu muito rápido e poderia ter sido melhor trabalhado. Achei que prejudicou o crescimento e autoconhecimento do protagonista, porém nada que atrapalhasse a história como um todo. Inclusive gostei do casal no geral, são uns fofos, se fossem mais desenvolvidos como um conjunto, seria tudo perfeito.

É um livro muito bom, rápido e muito bem escrito, pra se ler em um final de semana, com muita representatividade e discussões importantes.
Phillipy1 24/09/2023minha estante
Encomendei esse livro, estou muito ansioso para ler, apesar de se ver tão pouco sobre ele nas redes sociais.

Luvale 30/09/2023minha estante
Siim, eu vi muito pouca coisa sobre ele e é um livro bem interessante. Passou despercebido demais, infelizmente

Andre350 04/05/2024

Ele decepciona muito cedo
O livro começa promissor?mas morre ali mesmo. Incrível como esse livro tem 350 páginas sobre absolutamente nada?não acontece nada relevante, a maioria dos personagens é chata e sem noção?a pessoa q eu mais gostei foi o ?vilao? hahah pq nele pelo menos vi motivação. Talvez eu esteja sendo insensível e esse livro seja pra adolescentes?porém, eu não acho q adolescentes queiram ler histórias vazias e repetitivas. Eu dei 2.5 estrelas pq a escrita é gostosa e leve, e a ideia inicial foi interessante o suficiente pra sinopse ser atraente?

LucasTheReal 08/09/2023

Que construção de personagem!!!!
Hunter Drake faz parte da Kiss & Tell, uma banda que ele criou com os amigos aos 14 anos. Agora, três anos depois, sendo assumido e tendo ocorrido um têrmino comtrubado com seu ex, ele e a Kiss & Tell está se preparando para a segunda turnê deles. Entretanto, o que parecia ser fácil vai se tornando mais e mais tortuoso. Às vezes fingir pode ser fácil, mas também pode ser sufocante...

Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão rápido! Devorei! Os personagens são muito cativantes e a construção e desenvolvimento do protagonista foram feitos com tanta minucia que eu adorei... Todas as ações, no fim, foram coerentes com o estado dele. Gostaria de saber mais coisas dos integrantes e da Par-K (banda que abre os shows dele), mas recomendo muito este livro.

Prim 07/12/2023

Kiss & Tell
Tem dois tipos de livros adolescente: aquele que é bobo e divertido e a gente passa pano pra todos os pontos "duvidosos" e aquele que não dá, de modo algum, pra fazer isso.

Definitivamente Kiss & Tell está na primeira categoria. É raso e bobo? Não ganharia um Nobel de literatura com certeza. Mas é adorável, engraçado, aconchegante, brilhante. Não pede pra gente pensar em mais nada, só "curtir" o dia a dia de uma boy band adolescente no topo das paradas. Mostra como é difícil para os integrantes dessa banda conciliar a paixão pela música e os dramas pessoais, principalmente quando tudo que fazem é colocado sob a lente de aumento da mídia e o crivo das redes sociais.

Só sei que eu precisava desse livro. Dessa leitura levinha, água com açúcar. Gostei bastante das personagens (mesmo o Hunter sendo bem drama queen e meio abusado e o Kaivan um tanto quanto rebelde sem causa hahah).

Seria muito legal se o autor continuasse a escrever sobre os outros meninos da banda, formando uma série já que fiquei bem curiosa para saber mais deles, porém provavelmente não vai rolar hahaha

Eu recomendo a leitura.

isakova 26/04/2024

Confesso que estava com bastante expectativa pra esse livro, e ele foi para um lugar bem diferente do que estava imaginando. Não é necessariamente ruim, eu gostei bastante na verdade. Mais do que um livro de romance (apesar de ter romance, mas já chego nessa parte), é um livro que fala sobre o lado ruim da fama, todas as críticas, as expectativas do público e o quão desumanizados os artistas são. Chega a tocar na cultura do cancelamento e como as pessoas são cruéis quando se desiludem com uma expectativa que elas mesmas criaram sobre uma pessoa que elas nem conhecem. Acho que o autor trabalhou isso muito bem, e confesso que chorei com o Hunter em alguns momentos.
Falando nele, gostei do personagem, mas não tanto como a dor dele foi tratada. Entendo que o autor quisesse trazer a questão étinica como pauta para o livro (o que é muito importante), mas senti que ao mesmo tempo ele acabou invalidando a dor do personagem principal. Sofrimento não se compara. Privilégio sim, mas não sofrimento.
Sobre o romance, confesso que não shippei eles muito não. Talvez por ter sido muito rápido (gosto de um slow burn), talvez por achar grande parte do tempo que o Kaivan estava usando o Hunter, mas também não foi ruim. Confesso que não queria que eles ficassem juntos grande parte do livro, mas o final me convenceu.
Senti falta de mais envolvimento dos outros personagens, especialmente do melhor amigo dele, mas entendo que isso fazia parte do arco que o autor queria que o Hunter tivesse.
No geral, gostei bastante do livro, li super rápido e super recomendo!

Fabricio 25/04/2024

Mais um protagonista intrágavel do Adib Khorram
Adib Khorram sabe escrever como ninguém personagens intragáveis. Depois de passar raiva com a chatice e com o comportamento do protagonista da duologia de Darius, tive uma experiencia semelhante com o Hunter. Apesar de serem personagens diferentes, tanto na etnia quanto nos ideias, ambos gostam de se punir por serem quem são ao mesmo tempo que se vitimizam e caem numa espiral dos próprios sentimentos sem se importar com mais ninguém

Mais uma vez o autor pesa a mão na militância e chega a ser cansativo o quanto alguns personagens pedem desculpas por serem brancos ou por serem privilegiados. Se o twitter fosse um livro, seria esse ou nesse estilo

O romance é fofo mas acontece muito rápido e apesar de ter mais camadas do que nos outros livros do autor, ainda assim senti falta de me envolver mais profundamente

De qualquer forma me distraí e a leitura passou rápida. As partes da boyband são legais mas acho que ?Fica entre nós?, livro gay sobre boybands lançado pela Seguinte no mesmo ano, entregou algo mais fiel à realidade

Ana Alice 12/09/2023

"O estrago já foi feito. De que importa qual é o castigo?"
Pressão, exposição, bloqueio criativo e muito julgamento, tudo isso somado a mentalidade de um adolescente. Muitos pontos positivos e muitos negativos também.

A escrita do autor é muito interessante e envolvente, com elementos variados que deixam a obra ainda mais imersiva (resenhas, artigos, notícias, tweets e entrevistas sobre a banda). Uma narrativa muito descontraída, cativante e divertida, li em três dias. Passei raiva, me entretive, surtei (de irritação e de felicidade), foi uma experiência ótima.

Os personagens principais foram perfeitamente construídos e, principalmente, humanizados. Eles não sabem como se comunicar uns com os outros, não sabem pedir ajuda mesmo que todos estejam passando por problemas parecidos. Eles têm esse pensamento voltado mais para o próprio umbigo, não conseguem enxergar que poderiam encontrar apoio entre si. Seus traumas vão se acumulando e em algum momento acabam simplesmente explodindo. Todos os personagens acabam sendo babacas em alguma parte do livro, o que é completamente compreensível e justificável, ninguém conseguiria lidar com tudo isso e nunca passar dos limites.

O desenvolvimento do protagonista é o foco principal, mas acaba jogando os outros de escanteio. Tem um ou outro personagem que eu não consigo me lembrar de ter feito realmente alguma contribuição significativa. Considerando que eles, teoricamente, são elementos essenciais para a formação da obra, acho que fez falta um destaque em suas personalidades, para que não aparentassem ser tão descartáveis. Gostaria de ver um aprofundamento melhor na amizade deles e no arco de desenvolvimento pessoal de cada um.

O romance é meio água com açúcar, não por ser ruim, mas por ter acontecido muito rápido. Eu não consigo visualizar em que momento o relacionamento deles passou do estágio "amigos" para "namorados". Me incomodei um pouco com alguns diálogos deles, porque os dois mal se conheciam e parecia que eles não se entendiam muito bem, e isso nem era exatamente culpa deles, já que a Gravadora não deixou espaço para eles se conhecerem direito e se aproximarem, usando-os como um impulso de carreira para ambos. Mas acredito que depois dessa jornada, com tudo mais claro e definido, eles consigam manter essa relação de uma forma mais saudável e natural.

A conclusão foi muito fácil. O final todo foi meio corrido e unilateral da parte do Hunter, como se ele fosse o único errado e culpado. Senti falta de umas consequências e algo realmente trabalhado para tratar delas. Faltou diálogo entre os personagens (para mim, eles precisavam de umas sessões de terapia). A resolução foi tão simples, de repente tudo já estava corrigido e bem, nem mostrou os problemas que aquilo trouxe e nem como eles lidaram com isso.

No geral, funciona bem como uma leitura mais despretensiosa, para relaxar, rir, ter algumas reflexões sobre nossa realidade e passar o tempo. É aquele tipo de livro que você devora em poucos dias, embora não seja 10/10 em questão de desenvolvimento. Recomendo muito, mesmo com os defeitos, vale a pena.

eduhdsr 06/11/2023

Exposição, máscaras e boybands.
Vim para esse livro com muita expectativa por já conhecer o autor e ser apaixonado pelo universo de "Darius, O Grande", porém, acabou que não supriu todas minhas expectativas mas continua sendo uma boa história. Em comparação a outro livro que li recentemente com tema similar, creio que "Fica Entre Nós" é melhor em vários aspectos e recomendo bastante pra quem curte esse tema também.

Luana 20/12/2023

Gostosinho de ler
Minha amiga me mandou foto desse livro falando que achou minha cara e corri pra ler ansiosa. Foi divertido ler sobre o dia a dia de uma boy band adolescente, mas achei a história rasa. Senti que faltou um aprofundamento dos outros integrantes da Kiss & Tell e do Aidan. Acho que faltou um clímax melhorzinho também, mas mesmo assim foi uma leitura bem agradável, recomendo!

shuhua 24/02/2024

Esperava algo na vibe de "Fica entre nós" e recebi um romance que acontece em 4 capítulos (sem brincadeira) e uma trama super apressada. Mesmo com o plot de falta de comunicação, algo que eu odeio porque tira toda a naturalidade da história, o livro ainda consegue ter um enredo que se desenrola em menos de 20 páginas finais, juro.
Além dos personagens serem bem básicos, os coadjuvantes mal aparecem, mesmo fazendo parte da banda principal, um deles inclusive tem uma amizade de 10 anos com o protagonista, mas se eu vi eles trocando mais de 10 palavras foi muito. O protagonista é outro egoísta, emocionado e infantil, se apaixona por um cara em uma conversa, reforçando o estereótipo de que gay é desesperado por atenção.
Entretanto, a fluidez é ótima, li em uma manhã de tão curto os capítulos, a facilidade com que todo mundo (incluindo a mídia) perdoa contribuiu pra isso também.
Tristan2 24/02/2024minha estante
Esse livro me deu traumas de te chamar pra ler algo comigo ?

shuhua 24/02/2024minha estante
KSKSWKWOSKKS relaxaaa, a gente já leu mt livro bom tb!!!

Bibi 19/05/2024

Sem dúvidas é um livro muito gostoso de ler além da escrita envolvente. Os personagens tem realmente traços fortes de personalidade e ações que condizem a sua própria noção de realidade como o surto de emoções do Hunter após tantas pressões da sociedade; adorei o relacionamento dele com o Kaivan e com os outros garotos embora eu tenha sentido falta de aprofundamento dos meninos de Kiss & Tell e do Aiden.
Alguns pontos negativos do livro seriam o desenvolvimento muito rápido de sentimentos um pelo outro embora seja coerente; o questão étnica do livro é mal desenvolvida pois acaba invalidando os sentimentos alheios sendo que respeito só se dá com respeito; como eu disse anteriormente a falta de aprofundamento dos personagens que não sejam o Hunter, a forma apressada como certas situações se dão e sempre bater na mesma tecla sobre os pronomes de cada personagem se torna algo desnecessário e até cansativo.
Mas como o próprio livro diz, euforia é realmente a palavra para descrever a sensação de ler ele, é uma delícia de escrita e não da vontade de largar sendo bem confortável para passar o tempo de forma leve mas também com vários pensamentos sobre como a fama é estressante.

Aurelinho 26/09/2023

Poderia ter sido bem mais que ok
Gostei bastante do Hunter e das possibilidades que podiam ser exploradas no começo e a maneira de incluir as opiniões públicas e possíveis motivações na história por meio de entrevistas foi incrível, mas não consigo engolir essas mudanças repentinas de personagem no desfecho quando tudo poderia ser trocado por um aprofundamento no relacionamento com os amigos e mais páginas de composições

mark's boyfriend 15/01/2024

Quase dei 4 estrelas, mas parando para pensar, dei 5, acho que, o tema deste livro é muito importante porém pouco abordado em um geral, mesmo o mundo musical sendo imenso e muito explorado, falar sobre o que os artistas sentem em relação a mídia é sempre um "tabu", um ato de "ingratidão " ja que fomos nós, os fãs, que tornamos eles famosos, e um dos ponto do livro é que as vezes até mesmo os fãs conseguem ser sufocantes e intromeditos. Sinto que esse é um livro que todos que acompanham algum artista musical (principalmente se esse artistas for lgbt) deveriam dar uma chance, pois tem críticas, romance, desenvolvimento e fofoca

CallHunt 11/02/2024

Eu amei demais esse livro.
O início é muito bom e a segunda metade é incrível,me prendeu demais!
No meio fica um pouco cansativo mas não deixa de ser bom.