A bibliotecária dos livros queimados

A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes

Resenhas - A biblioteca dos livros queimados

Ana Caturelli 16/07/2023

Livros e guerra
O caminho de três personagens se cruzam, graças ao amor pelos livros.
No livro cada personagem tem a sua história desenvolvida em um período diferente.
Althea acaba se envolvendo com o Nazismo, porém não sabia nada sobre a podridão que essa partido praticava.
Quando cai na real seu caminho se cruza com o de Hannah e no meio da guerra elas lutam pelos seus ideais e acabam descobrindo a paixão entre elas.
Após o destino e um mal entendido colocar o fim nessa relação, passam-se muitos anos e graças a Vívian, que luta para mandar livros aos soldados combatentes da guerra, seu caminho cruza o a Bibliotecária Hannah e pela luta o caminho das três se cruzarão.
Uma história muito emocionante de amor aos livros, em uma época que o Nazismo prática, além da morte de judeus, a destruição de tudo que não seja a favor deles, como os livros.
Binha 16/07/2023minha estante
Forte...
Mas só 3.5?

Paulinha ð 30/10/2023minha estante
Se for ótimo como diz ser, eu darei uma nota 5,0.

Soliguetti 21/08/2023

Desafiando o nazismo e a censura
"A Bibliotecária dos Livros Queimados", de Brianna Labuskes, é uma obra que mergulha nas águas agitadas da história, trazendo à tona um período sombrio e desafiador: a ascensão do governo nazista e a Segunda Guerra Mundial. Com uma pesquisa histórica notável, Labuskes cria um cenário autêntico e intrigante, conduzindo os leitores por um mosaico de destinos entrelaçados.

A trama tem início em 1933, em Berlim, com a escritora Althea James sendo convidada a participar de um programa cultural alemão. No entanto, é a jovem da pequena cidade de Maine, Hannah Brecht, que rouba o protagonismo, trazendo uma perspectiva vivaz e revolucionária para o enredo. À medida que o fascismo avança na Europa, Hannah se refugia em Paris, onde assume a missão de preservar a liberdade de expressão por meio dos livros, combatendo a opressão e abraçando um papel como a guardiã das palavras proibidas.

Labuskes habilmente tece as histórias das protagonistas, entrelaçando passado e presente enquanto saltamos para Nova Iorque perto do final da Segunda Guerra. Aqui, conhecemos Vivian Childs, uma mulher corajosa e determinada que enfrenta a perda de seu marido nas mãos dos nazistas. Ao se deparar com uma misteriosa bibliotecária, Vivian se depara com uma luta compartilhada contra a censura e o poder transformador das palavras.

A força de "A Bibliotecária dos Livros Queimados" reside na profundidade da pesquisa histórica que permeia a narrativa. A autora apresenta com precisão o contexto político e social da época, pintando um retrato vívido dos horrores do regime nazista e da luta pela liberdade. As referências cuidadosamente pesquisadas adicionam camadas de autenticidade ao enredo, imergindo os leitores em um mundo marcado por resistência e perseverança.

Apesar da narrativa envolvente e das referências históricas bem elaboradas, um ponto a ser considerado é a profundidade das histórias das protagonistas. Enquanto seus desafios e aspirações são apresentados de maneira satisfatória, o leitor pode sentir que faltou um mergulho mais profundo em suas personalidades e jornadas individuais. A conexão emocional com as personagens poderia ter sido fortalecida com um aprofundamento adicional em suas motivações e experiências.

Em síntese, "A Bibliotecária dos Livros Queimados" é um romance que transporta os leitores para um período tumultuado da história, destacando a luta corajosa e silenciosa contra a censura e a opressão. Com personagens cativantes e referências históricas meticulosamente pesquisadas, a obra oferece uma visão envolvente do poder das palavras em tempos de adversidade. Embora as histórias das protagonistas poderiam ter sido mais aprofundadas, a narrativa global brilha como uma homenagem à resiliência humana diante das trevas da intolerância.

Jo Stein 23/09/2023

Que história incrível!

Amei como o enredo é construído capítulo a capítulo, desenvolvendo as três protagonistas e entrelaçando suas histórias que no final se provam essenciais ao desfecho final de todas! As personagens principais do livro são brilhantes! Adorei o modo como Hannah é ao mesmo tempo uma heroína e uma simples leitora. Viv que é a mais próxima da minha linha temporal, também é a mais racional em termos de expectativa e realidade. Ao mesmo tempo em que ela sonha em salvar o mundo, também mede palavras e ações pra fazê-lo. Já Althea é a personagem que me deu a sensação de amor e ódio. No começo da sua narrativa, a sua ingenuidade me fez duvidar um pouco do seu papel na trama. Mas a medida que ela envelhece como pessoa, a maturidade foi a tornando mais humana e ainda assim um pouco egoista, porém, tudo isso me deu uma certa compaixão por ela.

Para além do enredo, acho que esse livro faz uma excelente ponte com o momento político que estamos atravessando no mundo todo com a ascensão de projetos fascistas e a multiplicação de grupos neonazistas; os ataques à democracia através da imposição do medo tem sido muito facilitado nessa época tão individualista e de relações tão fluidas e rasas. Alimentar o medo do outro, estimular a repugnância ao conhecimento, à escola, ao professor, à ciência.. Todas essas atitudes são armas fascistas.

E como o próprio livro nos alerta:

"..a história é construída a partir de
momentos que parecem insignificantes."

Hellen 20/07/2023

É um livro bom, mas para mim, nesse momento, foi uma leitura arrastada, não consegui entrar na história e me envolver com a narrativa.

lica.linda 19/12/2023

Avassalador. Pra dizer o mínimo.
Tenho meu livro favorito. Entrei de cabeça na história. Me emocionei diversas vezes, não só com as frases lindas, mas também com a história de cada um dos personagens. Como é bom me deparar com um livro que fala sobre LER. Que me despertou uma cachoeira de sentimentos misturados, que conseguiu colocar meus pensamentos mais íntimos em palavras. Me sinto abraçada, como só acontece ao final de um bom livro.

Thaiza.Vianna 21/09/2023

A luta contra a censura e importância dos livros e cultura
A narrativa se passa durante a Segunda Guerra Mundial e segue alternando os capítulos entre 3 personagens que viveram momentos diferentes e também em locais distintos.

Em 1933 a romancista Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para um intercâmbio cultural em Berlim e chega no momento da ascensão do nazismo, ainda sem entender muito bem aquela euforia toda, mas convivendo somente com as informações recebidas daquele lado da história ela se sente lisonjeada por participar de toda aquela alegria. Até conhecer um grupo de jovens e artistas que lutam contra a segregação e supremacia ariana, aqueles que dariam início a resistência e ela começa a enxergar a verdade por trás crueldade da extrema direita.
Em 1936 temos o ponto de vista de uma das pessoas que ela conheceu na resistência, chamada Hannah, que com o avanço da ofensiva nazista, precisa fugir da Alemanha quando o irmão é preso e levado para um campo de concentração. Na França, ela se dedica à Biblioteca Alemã da Liberdade, onde vê a oportunidade de lutar contra a censura dos livros uma vez queimados pelos nazistas.
Em 1944, nos Estados Unidos, a publicitária Vivian Childs tem como objetivo impedir que um senador censure e encerre o programa que envia livros a soldados.

Três personagens que têm suas histórias entrelaçadas graças ao amor pelos livros e sobre a luta contra censura e a favor da liberdade

@vcdisselivros 19/09/2023

"Não acho que o trabalho de um escritor seja sempre mudar o mundo. Acho que às vezes é apenas torná-lo mais agradável"
Resenha – A bibliotecária dos livros queimados

“Não acho que o trabalho de um escritor seja sempre mudar o mundo. Acho que às vezes é apenas torná-lo mais agradável”

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Berlim (1933) Althea James é uma escritora, convidada para participar de um programa de extensão cultural alemão. Em uma das noites ela conhece Hannah Brecht, uma jovem que apresenta a Althea uma rotina nova e cosmopolita.

° Com o passar dos dias Althea conhece um lado da resistência que não imaginava. O governo Nazista estava em ascensão na Alemanha e pensamentos diferentes não eram permitidos, vistos como contraditórios e ofensivos.

° Deixando tudo para trás, tanto Althea quanto Hannah se refugiam em Paris, onde continuam levando a vida. Uma como escritora e outra como bibliotecária.

° Anos mais tarde, próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, Vivian Childs mora em Nova Iorque e sofre a perda do marido que era soldado. Em busca de fazer a diferença, ela que trabalha como relações públicas, trava uma luta com um senador que pretende censurar um programa que tem como objetivo enviar clássicos da literatura aos soldados dos EUA que estão em campo na Europa.

° A luta não será fácil, mas o time que Vivian forma está apto a ir contra a censura de modo que a vida das três mulheres que aspiram o mesmo desejo se cruza, mudando o destino de todos para sempre.

POR FIM

A autora, Brianna Labuskes, apresenta por meio do trio de protagonistas uma força feminina sem igual. Por ser formada em jornalismo, ela consegue equilibrar eventos históricos com ficção de modo tão sutil, que o leitor acredita que de fato são pessoas reais (e a verdade é que por mais que não sejam, sabemos que sempre existem mulheres fortes e dispostas a fazer a diferença).

Isso colabora com o mix de emoções que sentimos ao longo das páginas. Tensão, revolta, alegria, vivacidade, um mix que permeia a leitura, nos aproximando ainda mais da luta individual das personagens que tinham como objetivo o todo!

“A boa luta nem sempre é a que vencemos. Às vezes, é um lembrete para o mundo de que existem pessoas por aí dispostas a tentar”

Kaue Garcia 11/07/2023

Adorei
Demorei mais do que previa para terminar a leitura mas confesso que a pausa foi necessária! Ter parado para refletir sobre tudo o que Althea e a Hannah estavam passando fez até com que o final viesse com um peso diferente e por sinal que final incrível! O livro é muito bom, perfeito em citações e construção de personagens ? confesso que o ritmo cai em alguns momentos mas após terminar a leitura posso dizer que estás mudanças no ritmo de leitura fazem toda a diferença

Lizandra.Mirelle 21/08/2023

Quando o amor por livros junta 3 mulheres.
Para quem gosta de leitura sobre livros, biblioteca, segunda guerra e protagonismo feminino, esse é o livro.
A história gira em torno de 3 mulheres, em diferentes épocas da segunda guerra mundial, que lutam com ajuda dos livros contra o facismo dos nazistas na segunda guerra mundial. Recheado de passagens marcantes, mulheres em destaque e amor, é muito difícil não se ver envolvido nessa história.
Leitura envolvente, fluída e cheia de trechos maravilhoso, no final autora ainda presenteia com uma nota digna de ser lida.

Lucas990 15/07/2023

Gostei, mas podia ser melhor
Eu adoro romances históricos e achei a temática do livro bem interessante, mas embora eu tenha iniciado a leitura bem empolgado, eu a terminei com a sensação de que a história tinha um potencial maior que não foi tão aproveitado. Talvez eu que tenha criado muitas expectativas, não sei.
No mais, é um bom livro. Gostei.

Danielle535 14/01/2024

Esse é um daqueles livros que começa meio confuso, com três histórias de três protagonistas sendo contadas que acabam se encontrando em determinado momento. Um mergulho sutil pela Alemanha, a censura, o medo? pelo amor obstinado dos jovens!

Fala sobre amor e entrega. Sobre dor e perdão! E sobre perda!

Mas sobretudo, fala sobre a importância das histórias contadas pelos livros que lemos.

KelenDZ 04/07/2023

Confesso que o início da leitura é um pouco arrastado, mas entendo ser necessário. Da metade para o final já comecei a suspeitar como tudo se encaixaria e não me enganei, e foi onde comecei a devorar o livro.
O final é perfeito.
Gostei também de agregar mais conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Larissa Verena 21/08/2023

Pensei em desistir dessa leitura muitas vezes, até a metade eu não conseguia pegar o ritmo e nem me envolver com o enredo e as personagens, mas as últimas 150 páginas valeram a pena.
Os discursos no evento organizado pela Viv foram incríveis e assustadoramente atuais.
Pena que tanta gente desistiu, esse livro tem uma mensagem importante e o final é muito bom. Só descartaria o epílogo, não me contou nada de novo.

Ana 09/09/2023

Arrastado
O livro realmente só me pegou no final mesmo... até chegar nesta parte eu praticamente me obriguei a ler. Quando engata, vai bem mas bem mé :T