Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Kauane Tais 22/01/2024

Dark academy e Shakespeare
O que dizer sobre esse livro. Ele tem uma premissa muito atraente, que faz você ficar curiosa sobre livro antes de sequer ler. Mas eu acho que teria gostado muito mais se não tivesse lido ele com muita expectativa.
Nos primeiros 30% do livro eu já pensava em desistir da leitura várias vezes. Pois era muito arrastado, o suspense de fato não acontecia, e ficava chato e cansativo a leitura. Mas teve um momento que eu engatei na leitura e foi uma fluidez, que eu não consegui parar de ler.
Eu entendi que o livro não só se tratava sobre a morte de um dos colegas do personagem principal. Mas sobre como a culpa acaba corroendo aos poucos todos eles em meio as peças de Shakespeare. Como a arte tava situada nisso tudo, já que foi onde tudo de fato começou.
Os meus personagens favoritos foram de longe o Oliver e James, foi impossível não gostar deles. Eles tinham algo a mais naquilo tudo. Os personagens são tão cheios de melancolia shakespeariana.
O mistério ele só fica no ar, mas você ao decorrer do livro vai juntando as peças do mistério e logo descobrindo o que de fato aconteceu com o personagem que foi morto. Eu não acho que esse livro seja para todo mundo, pois ele é aquele tipo de livro ou você ama e adora ou você odiar. Mas pra quem ama arte e um bom dark academy com Shakespeare eu com certeza recomendo.

Nota:3,9/5

saasa 19/01/2024

Eu gostei bastante desse livro, apesar de não entender quase metade das citações de shakespeare eeee achei o oliver no final meio sonso .

Ana 19/01/2024

Foi bem melhor do que eu esperava, eu não tinha ideia do que eu leria e foi uma experiência e tanto.
Adorei os personagens e suas complexidades, o ambiente e o universo. Não tem nada que eu não tenha gostado, eu engoli esse livro como nunca imaginei que faria.

Aruna0 18/01/2024

Simplesmente irresistível.
Acredito que nunca encontro palavras suficientes pra conseguir comentar sobre essa obra. Oliver conseguiu me segurar desde a primeira página e não teve pena de me instigar na última.
Esse livro fala sobre amor, seja por Shakespeare, pelos amigos, pela arte ou por quem nem se imagina. Os personagens se complementam de uma forma que até seu cotidiano entretêm, emaranhados por suas mentiras e citações, eles seguem focados em seus objetivos até o fim - mesmo que pisem em pessoas no caminho.
Nunca esquecerei os dias que passei em Dellecher, tenho certeza que James também não.

Barbara 18/01/2024

Que livrão!
Francamente, não sei o que eu esperava dessa leitura, mas com certeza não era mergulhar em uma melancolia tão grande. No início, fiquei um pouco perdida com a quantidade de personagens e com as citações teatrais que acontecem o tempo todo, mas ao passo que fui adentrando na história e compreendendo melhor a relação que os personagens tinham com Shakespeare, a conexão foi se construindo e me apeguei a todos eles como se os conhecesse de fato. Oliver é um espírito sem igual. Me destruiu com suas emoções intensas e decisões questionáveis. Ver esse grupo desmoronar lentamente é agonizante, principalmente porque estamos no ponto de vista de Oliver que tenta, constantemente, juntar os pedaços, sem saber que existem segredos, que ele nem imagina, em jogo. É um livro sobre as pessoas, então não espere grandes reviravoltas e um grande suspense.

Letí 17/01/2024

No começo eu tava odiando achando bem massante e chato mas da metade pro final eu não consegui mais parar de ler, esse livro me confundiu muitooo, eu ainda não me conformei com esse final, eu to em choque, esperava tudo menos isso, não é um livro que eu favoritei mas ele é muito bom.
Feeh.Paiva 18/01/2024minha estante
Me senti igual lendo este!

Jessica1248 17/01/2024

Vou pensar nele por muito tempo
A leitura não foi dessas que consegui devorar em um dia, eu precisava parar e absorver toda a melancolia e as sensações que a ambientação me causavam.
Eu gostei muito dos personagens, são daqueles que para mim deixam saudades quando terminamos o livro.
O suspense não foi difícil de decifrar, mas eu estava gostando tanto da dinâmica dos personagens que nem me importei.
As relações são envolventes e muito bem descritas. Deixa até mesmo uma angústia no desenrolar.
O final em aberto irá me atormentar.

Grazi 17/01/2024

Acho que a intenção aqui é focar no drama, não no mistério em si. gostei muito do livro, dos personagens, acho que eles foram bem construídos. esse final foi completamente triste, fiquei dias e dias pensando, a história prende bastante e os capítulos são bem curtos, amo livro assim.

Dudaslva 16/01/2024

Um suspense Shakespeariano
Não sei nem por onde eu posso começar os elogios a esse livro! Definitivamente eu não sou a mesma pessoa que começou essa leitura. Comecei por um acaso e fui surpreendida pela escrita maravilhosa e pela estrutura do livro, que é divido em atos e cenas, como em uma peça de teatro. A construção da história mesclou com as peças de Shakespeare de uma forma muito bem amarrada. Acredito que tanto quem não conhece, tanto quem tem conhecimento sobre as peças que os personagens realizam nesse livro pode gostar da narrativa, em que eles atuam em diferentes peças e dialogam citando diversos fragmentos das mesmas.
Se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Recomendo demais.

@emcadacapa 15/01/2024

UAU!
Oliver acabou de cumprir uma pena de dez anos por um assassinato. No dia de sua soltura o detetive Colborne, responsável pela sua prisão, o procura para saber o que realmente aconteceu uma década atrás. E é aí que a história começa...

?Deve consumir você vivo, o fato de não saber. Não saber quem, não saber como, não saber o porquê. Só que você não conhecia ele.?

Gente, que livro! Eu não esperava uma trajetória tão caótica, trágica e conturbada como essa foi.

Para começar, nós temos 7 amigos, todos no último ano de uma espécie de graduação de teatro, todos atores e todos completamente diferentes em personalidades. Tudo parece bem, mas a dinâmica do grupo vai mudando... você sabe que alguém morreu, mas não sabe quem até, mais ou menos, a metade de livro. Você acompanha algumas aulas, algumas peças que eles encenam e principalmente, acompanha o relacionamento entre eles e aí vai tirando suas conclusões.

Desde o começo eu não acreditava que Oliver fosse o real culpado, mas a forma como a história se desenrolou me surpreendeu bastante. O final me pegou muito e eu terminei de ler com aquele olhar pro nada de quem sentiu o impacto.

?Naquele breve momento, eu me perguntei se 'bem' ainda poderia ser possível, ou ao menos alcançável. Porém, é assim que as tragédias como a nossa e Rei Lear partem corações ? ao fazer todos acreditarem que os finais ainda podem ser felizes, até o último minuto.?

No geral eu achei o livro quase que genial, em relação a escrita e a estrutura dele, um tanto diferente dos demais. A mistura com as falas das peças, as aulas, o dia a dia deles, o relacionamento altamente caótico... tudo isso me intrigava e me instigava na mesma medida. Foi uma experiência bem diferente e surpreendente.