O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

LALAT 06/02/2024

Confesso que acha um crime eu ter demorado tanto pra ler esse livro, mas se eu pudesse eu mega queria poder ler novamente como a primeira vez.
MEU IMPÉRIO ROMANO LITERÁRIO

iris.pgarcia0 05/02/2024

Resenha: o primeiro a morrer no final
"Para mim, a pessoa que recebe a ligação da Central da Morte não é a única a morrer. Se você ama muito alguém, também morre."

Comecei esse livro em dezembro do ano passado, porém o início não me pegou muito e eu abandonei, ele começa a ficar bom de fato a partir de mais da metade da história, mas realmente vale a pena.

O primeiro livro é bem melhor, de alguma forma ele é mais cativante a história é mais fluída, nesse segundo eu estava com uma expectativa bem grande, achando que ele iria explicar como a Central da Morte funciona e tals.

"A vida não deveria estar prestes a acabar para alguém começar a viver."

Adam realmente é muito bom por fazer dois livros incríveis que se passam em um ÚNICO dia e com um desfecho já definido.

Esse livro é uma mistura de emoções, chorei, ri, gritei, fiquei com medo e tals; ele realmente te faz pensar sobre como a vida tem que ser vivida independente de tudo, e se não gostar, recomeçe, não vai ser simples, mas vale a pena.

"Recomeçar dá medo, mas é a única forma de seguir em frente."

xbea 04/02/2024

// muuuito melhor que a história anterior
"é de partir o coração perceber como viver custa caro quando se está sempre morrendo."

esse livro me fez sofrer e isso é suficiente para saber que é bom.

não tem jeito!!! adam superou as expectativas; a escrita, e amei cada detalhe dessa história.

super recomendo a leitura, e irei sentir falta deste universo ?

kookswt 04/02/2024

Deveria ter se aprofundado mais
é muito lindo e emocionante! porem acho que faltou um aprofundamento melhor na historia do por tras da central da morte. achei que ficou raso.
sobre os personagens, são definitivamente muito queridos mas nao sei nao peguei tanto apego igual o rufus e o matteo (e amei eles participando do livro!!!!). enfim, ainda sim gosto muito de como o autor escreve!

Vez Ou Outra Um Livro 03/02/2024

...
Não tem explicação. Sempre vão me faltar palavras pra falar desse e do primeiro livro.

Ansioso pelo próximo.

Adam, conte comigo para tudo. Nunca chorei tanto.
Phoebe1 03/02/2024minha estante
E essa dor que não passa dps de terminar os dois? ?

Rufusonpluto0 03/02/2024minha estante
Moça, eles se beijaram? Em qual página? Não aguento sofrer mais, quero algo feliz

Phoebe1 04/02/2024minha estante
Até nos momentos felizes eu tava sofrendo, mas o soft já vêm, é meio demorado mesmo

Kleverson 02/02/2024

É um livro que assim como o anterior, nos fala sobre a vida e o viver, esperança e sobre o amor, tudo isso através da possibilidade e às vezes certezas da morte repentina.
Como na obra anterior, temos um casal gay protagonista, mas aqui, os pais do Valentino são extremamente religiosos, de forma que utilizam de suas crenças para condenar e criticar o filho.
É incrível a forma como o autor conseguiu mostrar que cada pessoa que passa na nossa vida tem uma história e que essa nem sempre é uma história feliz.

Além de me fazer chorar HORRORES!

cilis 01/02/2024

Perdas são dolorosas
Como pode a continuação ser ainda melhor que o primeiro livro?

Li ele sem conhecer a sinopse e amei! Muito bom entender um pouco mai! sobre o universo onde existe uma central da morte! Amei conhecer o coração gigante de Orion e Valentino, mas o que me tocou mesmo foram as referências a Os Dois Morrem no Final.

Fiquei bastante imersa na história e fico chocada de pensar que demorei tanto para ler esse. Vale a pena cada instante

vitoria293 31/01/2024

TRISTEZA E MAIS TRISTEZA
Odiei esse livro, nunca chorei tanto assim. Eu nunca passei por um luto assim, mas já perdi dois animais repentinamente e foi uma dor absurda. É solitário, quase como estar no fundo do poço. O livro conseguiu trazer exatamente a mesma sensação, felicidade na melancolia.

malu :) 29/01/2024

"já não sou mais um conto. agora sou um romance."
?já vou começar deixando claro que mais uma vez fui feita de otária pelo adam silvera pq fui ler o livro esperando, além do romance, explicações sobre a central da morte, e assim como no primeiro livro, não ganhamos explicações.
a história dessa vez se passa na noite que a central da morte é inaugurada, e achei que seria um ótimo cenário pra explicar como eles tem acesso as informações de quem vai morrer, mas não rolou. na verdade, mais uma questão é jogada aqui: a noite de inauguração conta com um erro no sistema que faz com que 12 mortes ocorram sem aviso prévio. depois disso, não ocorrem mais erros, mas porque essas 12 pessoas não foram avisadas se elas estavam cadastradas no sistema? em um capítulo, quando apenas 11 mortes sem aviso tinham sido registradas, o fundador da central diz que acredita que ainda terá mais uma, e depois o erro será corrigido, mas como ele sabia? ele também alega que tinha informações sobre as mortes diárias há anos, mas como? serio eu ainda tenho TANTAS perguntas sobre o universo e achei que esse seria o livro que ia respondê-las, espero o que o terceiro livro resolva todas essas questões.
mas passando a frustração da falta de explicações, vamos pra parte boa: valentino e orion! o romance aqui foi TÃO bem construído que é surreal que mais uma vez os protagonistas tenham se conhecido e se aproximado tanto em menos de 24h.
diferente do primeiro livro aqui eles se conhecem acreditando que têm muitos dias pela frente pra se conhecer melhor, então o cenário é outro. além disso, enquanto orion todos os dias teme a ligação que anuncia sua morte por causa do seu problema cardíaco, valentino acredita que levará anos pra receber uma ligação, ele tem 19 anos, sem problemas de saúde e acabou de se mudar pra nova york pra começar a vida do zero, o que pode dar errado? tudo!!!!! tudo dá errado porque valentino recebe a ligação, e valentino vai morrer até o fim do dia e até o fim do livro. (confesso que de novo coloquei fé que de alguma forma ele não morreria?). a conexão dos personagens é bem natural e gradual, (não é atoa que os queridos só se beijam em quase 70% do livro mas ok) toda ligação deles é bem construída e entrelaça muito bem com as histórias dos personagens secundários.
falando neles, acho que dá pra encaixar eles em 3 núcleos secundários: 1. irmãos, sendo dalma irmã de orion e scarlett irmã de valentino, 2. joaquin rosa, fundador da central da morte, e 3. frankie/gloria/pazito, que aborda violência doméstica.
o núcleo que envolve joaquin rosa e sua família é bem inútil eu confesso, teria sido muito melhor aproveitado se nele fossem dadas explicações sobre o sistema da central. em compensação o terceiro núcleo é muito bem feito! me pegou desprevenida confesso, mas cada capítulo narrado pelo glória exalava medo. o confronto final entre eles é um turbilhão de emoções, ainda mais quando orion e valentino entram na cena e tudo acontece sem a gente nem raciocinar direito.
além dos secundários o livro tem muitas referências ao primeiro livro! achei sensacional, eu tinha um mini-surto sempre que via uma! ver o mateo e o rufus crianças foi mt fofo, e gostei que os dois tiveram povs aqui nesse livro também, mesmo que povs curtos. além disso tem a criação do aplicativo que une os dois no outro livro, achei bem claro desde o inicio que a ideia do app ia vir da dalma mas mesmo assim adorei quando ela no final revela todo o protótipo do "último amigo".
enfim, o livro é muito bom, é fácil e rápido de ler mesmo que longo e, por mais que tenha sim me frustrado com a questão da falta de explicações, tem todas as outras histórias do enredo muito bem desenvolvidas! inclusive, achei esse aqui melhor que o primeiro livro! e espero que o terceiro seja tão bom quanto os dois :)

Carol Pontes 29/01/2024

Será que esse autor sabe escrever algo feliz?
Foi uma leitura ok, nada excepcional. O primeiro livro ainda se mantém como o melhor da duologia. Fiquei um pouco frustrada com a falta de conexão que senti com os personagens, mas isso é algo individual então...