A Saga da Liga da Justiça Vol. 2

Grant Morrison

Resenhas - A Saga da Liga da Justiça

Nerdilizando Tudo 28/09/2022

Ótimo titulo
Excelente HQ para quem quer entrar no mundo da Liga da Justiça, historias realmente muito boas e desenhos muito bons. Neste volume iremos nos deparar com a Liga da Justiça enfrentando um outro conjunto de "Super heróis", e algumas outras histórias bem interessantes.

Tico Menezes 20/10/2022

Quando a intervenção se torna dominação?
Começa o run de Grant Morrison na Liga da Justiça. E galera, já começa com o pé na porta, derrubando os heróis e soando o alarme do "AGORA TAMO LASCADO!". A arte é super anos 90, então pra quem gosta dos quadrinhos certinhos, simétricos e polidos, deixo apenas meu "sinto muito".

É uma nova época para a Liga da Justiça. Muitos testes com os personagens, uma dinâmica diferente num momento em que a reapresentação da equipe se fez necessária. E, olha, no que diz respeito a conexão com o leitor, deu super certo!
A equipe vilã é perigosa, mas cada herói tem seu momento de brilho, de reflexão e aprendizado. Os diálogos são bem escritos, pontuais e sobra espaço até para críticas sociais atemporais.

Esse encadernado levanta a questão que rege a problemática da Liga: Quando deuses caminham pela Terra, sua intervenção no rumo das coisas não é uma forma de dominação? A adoração dos humanos pelos heróis e suas façanhas não está perigosamente perto do fanatismo religioso? E como o herói se sente ao se deparar com isso?
Claro que tudo aqui é muito raso, é apenas uma história de super-heróis com porradaria e vilões malucos, mas levanta o questionamento para que o leitor mais compromissado com a mensagem do roteiro possa refletir.
Ainda temos de bônus uma tocante história sobre uma super-heroína promissora, mas breve (quase um Frankenstein modernizado e super-heróico) e uma edição focada no Caçador de Marte que, UAU, é o puro suco da celebração da humanidade da Era de Prata.

Vida longa à Saga da Liga da Justiça!

Athirson 05/02/2023

não temam heróis, grant morrison chegou!
morrison aqui deu seus centavos de homenagem para os grandes filmes clássicos de invasão alienígena, vide os nomes dos capítulos de cada edição. aqui temos leves questionamentos sobre a relação desses deuses com humanos comuns acerca de até que pontos eles podem intervir na trajetória da história sem que isso se torne um fator dominante (sim, os heróis da liga estão ajudando ou nos dominando?). e bom, não tem muito o que dizer... é grant morrison! a única coisa PÉSSIMA nessa fase da LJA são os desenhos do howard potter, sinceramente, são HORRÍVEIS.

_Jorgeft 07/09/2023

Essa fase...
Essa fase da Liga da Justiça tá me pegando pela nostalgia e pela excelência das histórias. É o puro suco do gibi raíz!!!

Murillo Bertolini 18/06/2023

Algumas boas ideias, mas arte sofrível e falta desenvolvimento
Após a terceira leitura desse material em épocas bem diferentes (a primeira anos atrás, a segunda há uns 8 meses e a última recente) e ver opiniões diversas, acredito que consegui formar uma opinião que represente, pelo menos por enquanto, a confusão de sentimentos com essa obra.

Aqui vemos a Liga da Justiça enfrentando em seu primeiro desafio depois de reunida, uma nova super equipe alienígena que propõe salvar o mundo, resolver seus problemas e de quebra, substituir os Sete maiores como principal força heroica do país. A trama é legal, tem bons momentos (principalmente o final com o Batman), mas também tem dois principais problemas que me incomodam demais: o desenvolvimento e a arte.

Por ser a primeira aventura da Liga desde a sua reunião, acredito ser uma má escolha logo de cara propor uma invasão alienígena, visto que não há tempo algum para desenvolvimento do relacionamento inicial, indo direto pra uma crise global de proporçoes estratosféricas. Há pouco ou quase nenhum desenvolvimento entre os integrantes da Liga no arco principal do encadernado, o que para mim, seria de grande importância nesse reestabelecimento da equipe.

Além disso, a arte, cores e design de personagens da equipe criativa é muito fraco, claramente influenciado pelo estilo Image que tanto maltratou os quadrinhos nos anos 90. Os vilões tem designs espalhafatosos e conceitos de poderes mal definidos, onde todos parecem ser superman mas não são ao mesmo tempo. Isso sem falar nas cores horríveis que as vezes tentam trazer texturas estranhas para o desenho. A poluição visual é tanta que em vários momento eu fiquei mentalmente cansado e perdido nas páginas.

No entanto, como já citado, o arco principal tem bons momentos, carecendo apenas de um melhor desenvolvimento do roteiro em si. Ademais, temos algumas histórias interessantes que aí sim tentam de maneira mais trabalhada desenvolver a equipe se formando, mostrando o impacto da formação da Liga.

Sendo assim, é um encadernado que tem uma boa história, mas falta desenvolvimento e uma arte que favoreça à narrativa. Uma nota entre 3 e 3.5 estrelas seria ideal. Jogo pra 3.5 por conta das histórias que acompanham.

Tião S3 25/11/2023

"Sem limites"
Temos aqui a fase que inspira o desenho clássico dos anos 2000, histórias com alta qualidade, em roteiro e arte, que nos prendem e divertem, garantia de uma ótima leitura.