Murillo Bertolini 18/06/2023
Algumas boas ideias, mas arte sofrível e falta desenvolvimento
Após a terceira leitura desse material em épocas bem diferentes (a primeira anos atrás, a segunda há uns 8 meses e a última recente) e ver opiniões diversas, acredito que consegui formar uma opinião que represente, pelo menos por enquanto, a confusão de sentimentos com essa obra.
Aqui vemos a Liga da Justiça enfrentando em seu primeiro desafio depois de reunida, uma nova super equipe alienígena que propõe salvar o mundo, resolver seus problemas e de quebra, substituir os Sete maiores como principal força heroica do país. A trama é legal, tem bons momentos (principalmente o final com o Batman), mas também tem dois principais problemas que me incomodam demais: o desenvolvimento e a arte.
Por ser a primeira aventura da Liga desde a sua reunião, acredito ser uma má escolha logo de cara propor uma invasão alienígena, visto que não há tempo algum para desenvolvimento do relacionamento inicial, indo direto pra uma crise global de proporçoes estratosféricas. Há pouco ou quase nenhum desenvolvimento entre os integrantes da Liga no arco principal do encadernado, o que para mim, seria de grande importância nesse reestabelecimento da equipe.
Além disso, a arte, cores e design de personagens da equipe criativa é muito fraco, claramente influenciado pelo estilo Image que tanto maltratou os quadrinhos nos anos 90. Os vilões tem designs espalhafatosos e conceitos de poderes mal definidos, onde todos parecem ser superman mas não são ao mesmo tempo. Isso sem falar nas cores horríveis que as vezes tentam trazer texturas estranhas para o desenho. A poluição visual é tanta que em vários momento eu fiquei mentalmente cansado e perdido nas páginas.
No entanto, como já citado, o arco principal tem bons momentos, carecendo apenas de um melhor desenvolvimento do roteiro em si. Ademais, temos algumas histórias interessantes que aí sim tentam de maneira mais trabalhada desenvolver a equipe se formando, mostrando o impacto da formação da Liga.
Sendo assim, é um encadernado que tem uma boa história, mas falta desenvolvimento e uma arte que favoreça à narrativa. Uma nota entre 3 e 3.5 estrelas seria ideal. Jogo pra 3.5 por conta das histórias que acompanham.