Aprendiz de Casamenteira

Aprendiz de Casamenteira Maddie Dawson

Resenhas - Aprendiz de Casamenteira

Pri 21/05/2023

Uma leitura doce...
Esse livro tem cara de sessão da tarde, uma irreverência e leveza na escrita e ao mesmo tempo uma profundidade.
A protagonista Mairne não é uma pessoa perfeita, é alguém que dá cabeçada, que leva uns tombos e que segue tentando se encontrar. As vezes insistindo no que não tem futuro.
Reconheci nela uma pessoa real, apesar da abordagem meio mística de ser casamenteira e dos feitiços de bem.
Blix é uma senhorinha maravilhosa que eu gostaria que tivesse interagido mais com Mairne, tem cheiro de abraço quentinho e aconchego.
E Patrick...gente Patrick maravilhosamente doce, encantador, vai se revelando aos poucos...
E tantos outros personagens coadjuvantes, é uma jornada deliciosa.
Amei, favoreitei e dei nota 5. Deixou meu coração quentinho.

CamiBrito 02/06/2023

Pura magia
Devo confessar que certo momento do livro a principal me irritou pq ela só fazia merda mas acho que o propósito mesmo é ela ser falha como uma pessoa normal.
Meus personagens favoritos são os secundários.
Nossa à família dela chatíssima.
Gostei bastante da história

Daniela 17/05/2023

Como seria bom conhecer uma senhorinha como a Blix. Adorei os personagens, exceto o Noah, que era um fraco. Mas os outros compensam isso, principalmente o Sammy.
Foi incrível acompanhar a Marnie durante os períodos mais complicados da vida dela. Tomou algumas decisões erradas ao longo do percurso, mas Blix foi-a guiando ao longo do caminho.
Gostei muito. Deixou-me bastante entretida e a desejar morar perto de alguém como a Blix. Ainda verti umas lágrimas durante o epílogo porque foi muito emocionante ver tudo a se ajeitar.

Mari 18/08/2023

Gostei
Um livro divertido, com personagens cativantes e um toque de magia. Gostei bastante, mas não consegui torcer pela protagonista, ela foi me irritando durante a história. As pessoas com quem ela convive, por outro lado, e a senhorinha de quem herda a casa, tive vontade de guardar num potinho!

Andy.Sena 25/12/2023

Esse livro me conquistou logo nas primeiras páginas, infelizmente, a decepção veio antes da metade do mesmo.

A cena do casamento de Marnie e toda sua tentativa em fazer o Noah casar, já perdeu diversos pontos comigo. Logo depois, ela se sente pressionada a viver uma vida detalhada pela irmã e mãe, mesmo isso custando a sua felicidade. Juro que parecia uma criança e não uma mulher em diversos momentos da história.

O carro chefe da história foi a Blix, amei demais essa velhinha excêntrica e que meteu um f*da-se a sua família rançosa. O Patrick também foi um amor.

Pelo título do livro, eu esperava mais sobre essa perspectiva de casamento, sobre o trabalho de uma casamenteira. Mas fiquei apenas no querer mesmo.

Vale a leitura para desanuviar.

Riva 14/08/2023

Muito fofo!
Só para conhecer a Blix já vale o livro todo.
Uma pessoa de alma livre e com muito amor para oferecer para todo mundo.
Diria que de fato ela é uma linda e meiga bruxinha ????!

O livro gira em torno da Marnie, mas para mim, todos os personagens são fofos e cativantes, cada um com seus medos, seus mundos e seus amores.

Fiquei com o coração quentinho!

Cumpre o que promete, que é uma leitura leve e amorosa.

Rosana 26/05/2023

Casamenteira ou feiticeira?
Brinx uma casamenteira, tia avó maluca, feiticeira que a família despreza é uma senhora que consegue ver como o universo conspira a favor das pessoas e como ele pode emanar amor. Marnie é a noiva do sobrinho neto de Brinx e as duas se encontram em uma festa familiar, percebendo que elas tem a magia do amor em comum. A partir disso, a vida de Marnie vai mudar sem que ela queira.
Com voltas e atrapalhadas situações, o livro coloca que a maior magia do mundo é o amor e como cada um tem que aproveitar a parte que tem. Ao máximo. Antes que o cachorro Bedford roube o peru de ação de graças.

Fernanda.Bertolli 29/05/2023

APRENDIZ DE CASAMENTEIRA
Uma mulher, Marnie, apaixonada por seu namorado, Noah, conhece a tia avó dele em sua festa de noivado, onde ela, Blix, profetiza que Marnie é uma casamenteira como ela e não está prometida para Noah.
No dia de seu casamento, Noah desiste, mas mesmo assim eles se casam, viajam em lua de mel e se separam ao voltarem.
Marnie se deprime, perde o apto que dividia com Noah e volta a morar com seus pais na Florida.
Enquanto fazia companhia para sua irmã grávida, Marnie reencontra Jeremy, seu namorado do ensino médio.
Eles começam a se encontrar e acabam namorando e tendo uma vida exemplar.
Porém, um belo dia, Marnie recebe uma carta de um advogado dizendo que Blix deixou sua casa no Brooklin em NY, mas para ficar realmente com ela, deve morar pelo menos três meses lá.
Marnie então, parte para NY com a intenção de receber a casa e vendê-la par comprar uma na cidade de seus pais.
Mas essa ideia não era o que Blix queria, e Marnie se vê em uma casa com dois inquilinos e vários amigos que precisam de sua ajuda mágica.

Fabi | @ps.leitura 09/05/2024

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe aquele livro que a gente já começa a ler esperando pelo momento trágico da personagem, onde inúmeras coisas irão acontecer e a trama começará a desenrolar desse ponto em diante? Exatamente dessa forma que estava me sentindo com “aprendiz de casamenteira”.

Intercalado no ponto de vista de Marnie e Blix, a gente conhece muito sobre as duas personagens.

Marnie tem 29 anos, está prestes a se casar e começar a família que sempre desejou. Mas quando tudo muda em sua vida, é largada por alguém que ela tanto amava, reencontra alguém do passado, sua irmã acaba de ganhar um bebê e ela herda uma herança bem inesperada, tudo começa a mudar em sua jornada.

Nos capítulos de Blix, percebemos uma senhora bem intrometida na vida dos outros, onde ela consegue perceber quem é a alma gêmea de outra pessoa e “mexe os pauzinhos” para que essas pessoas acabem juntas. E quando ela conheceu Marnie, percebeu que seu destino não era com seu sobrinho e, sim, com outra pessoa.

Só que Blix está doente e ela não sabe quantos dias ainda lhe restam, então, é quando, em seu testamento, ela deixa o apartamento para Marnie porque sabe que a jovem fará o que for certo e recomeçará a sua vida do jeito que deveria ser.

Então, conseguimos acompanhar ao longo dos capítulos essas trajetórias, em como suas pessoas de gerações diferentes estavam destinadas a terem seus caminhos cruzados e como a vida de Marnie ganhou um novo rumo após tudo.

E eu gostei do desenrolar da trama. Gostei da forma como Maddie Dawson conduziu toda a história, mas tenho algumas ressalvas.

Uma das minhas ressalvas é com relação à idade da personagem. Ao longo dos capítulos, é difícil entender em como Marnie tem 29 anos. Suas atitudes, em certos pontos, acabam sendo bem diferentes de sua idade. Tem algo específico na leitura onde ela tomou uma atitude bem impulsiva, mas de grande responsabilidade e que, para mim, não funcionou.

Outra ressalva é com relação à Blix. Adorei essa senhorinha. Ela realmente cativou bastante em diversos momentos, porém, a decisão dela com relação à sua doença e como ela decidiu lidar com tudo, não sei se foi algo que gostei, sabe? Isso me deixou um pouco incomodada ao longo da trama.

Exceto isso, “aprendiz de casamenteira” foi uma leitura que fluiu muito bem. Existem momentos de reflexões ao longo da história e os diálogos são bem simples e fáceis de compreender. E confesso que me despertou interesse para ler o segundo livro dessa duologia: casamenteira em apuros.

Uma leitura que mostra que, por mais que desejamos que nossa vida seja de uma certa maneira, o destino trabalha da sua própria forma e nos mostra outras possibilidades, novas escolhas, um novo caminho. Que temos que estar dispostos a viver a vida da melhor maneira e encontrar beleza nas pequenas coisas.

site: https://www.psamoleitura.com/2024/05/resenha-aprendiz-de-casamenteira-maddie-dawson.html

Michelle 02/12/2023

Aprendiz de Casamenteira
Marnie MacGraw quer uma vida normal: marido, filhos e uma minivan no subúrbio. Agora que ela está se casando com o homem dos seus sonhos, ela tem certeza de que esta é a vida que ela terá.
Então Marnie conhece Blix Holliday, a excêntrica tia-avó casamenteira de seu noivo, e tudo muda - exatamente como Blix disse a ela que aconteceria.
Quando seu casamento termina depois de duas semanas miseráveis, Marnie fica compreensivelmente chocada. Ela fica ainda mais surpresa ao descobrir que herdou a casa de Blix no Brooklyn junto com todos os ?projetos? inacabados de Blix: os amigos e vizinhos excêntricos e de coração partido fugindo da felicidade.
Marnie não acredita que ela tenha nada de especial, mas Blix de alguma forma sabia que ela era a pessoa perfeita para seguir os passos de casamenteira.

E Blix também estava certo sobre algumas coisas que Marnie deve aprender da maneira mais difícil: o amor é difícil de reconhecer, e aqueles que frequentemente afastam o amor são os que mais precisam dele.

Gleiciane 13/12/2023

Adorei!!
A escrita é maravilhosa. O livro é muito fluido e gostoso de ler. Os personagens são cativantes (menos o Noah?) e a comunidade em que Marnie agora passa a conviver é daquela que dá vontade de viver também.