Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

natalia 25/11/2023

Salvar o fogo
Amo a escrita do Itamar e como as histórias dos livros dele se conectam.
Amei o livro e indico para todos !!!

Isabelle333 22/11/2023

Um eterno tirar casquinha do machucado e machucar em cima! Mas LINDO VIU.
Pqp
Abalou minhas estruturas.

I7bela 21/11/2023

Uma aula de como despertar no leitor as mais variadas sensações e emoções.
Corre em minhas veias sangue nordestino.
Meus pais vieram de lugares diferentes.
Não nasceram aqui, nesse Estado, nessa cidade que habito. Pela infância do meu pai: roça, enxada; pela infância da minha mãe: cocada, cozinha; por suas estradas se encontraram. Na pele, no cabelo, no falar, no jeito de andar o nordeste emana e floresce ainda neles. Desde das comidas que ainda gostam, cozinham, lembram, ao vocabulário que ainda citam e recitam. A cultura que transborda do nordeste é intensa, imensa e dela sou filha.

Em "Salvar o Fogo", Itamar (o escritor do famoso Torto Arado), reaparece com o aprendizado que somente quem tem o dom da palavra consegue transmitir. Luzia e o "Menino" não conhecem o amor, não falam sobre o amor, mas amam do seu jeito. Luzia e sua corcunda, seus conhecimentos que a transportam para um passado que não viveu, mas existiu, são forças da natureza, de um povo que habitou a terra muito antes da igreja e dos homens brancos. O olhar inquisidor da igreja à espreita, onde tudo vê, tudo julga, mas mata, abusa e culmina na infância perdida, na perda de qualquer chance de fugir pelo estudo.
A história dos nossos é e foi apagada, esquecida, devorada como os Tupinambá devoravam seus inimigos e nos reerguermos somente no que sabemos, no que nos deixaram saber. Na comida, na cantiga, na fé, na promessa de cidade ao longe que poderia trazer vida nova. A história de Salvar ao fogo é a nossa história. A história da família. Dos meus pais que saíram de seus respectivos povoados e vieram à "cidade grande" tentar a vida. A história do povo que vivia da terra. A história do povo que todo dia chega nessa cidade; a história do povo em movimento tentando sobreviver à fome, a seca, ao esquecimento de governantes.
É uma leitura atemporal, toca, resgata. Me transportou a um tempo e um lugar que nunca estive, mas pude presenciar com palavras. É quase como um encanto que lhe enfeitiça sobre andanças de um rio que transborda vida.
O livro traz o poder da igreja em controlar, moldar e ditar como o povo deveria temer aos seus, como deveria temer o "Mal".

nquanto cobra daqueles que nada tem impostos por uma terra que sempre esteve ali, sempre foi deles e esteve com eles muito antes do homem na embarcação.

Tudo que lhes foi ensinado foi sonhar com o lugar depois do Rio e que na próxima geração talvez os filhos e netos venham mais claros e tenham mais sorte. É assim que a dona Alzira, mãe de Luzia, acredita. Assim como no quadro "A Redenção de Cam" a sorte viria com a pele clara.

"Sobreviver era aprender a domar os medos (...) pg 75

" (...) Juntas, concluíram que o pobre não tinha direito sequer à própria cova. (...) pg 219

"(...) Sem nada dizer, sente agora Luzia liberta da religião (...) pg 303

"Salvar o fogo" é mais um presente sem igual de um dos meus escritores favoritos da vida.

sosodecampos 18/11/2023

Profundidade é o sobrenome de Itamar Vieira JR
Leitura realizada em "apenas" 2 dias, mas tão bem aproveitada... é sempre uma honra desfrutar da criatividade e profundidade de Itamar... ele é tão necessário! me tocou tanto quanto "Torto Arado" (inclusive: leiam, se caso tiverem oportunidade). num contexto brasileiro e atual, o autor soube traduzir e trazer à tona várias temáticas presentes em nossa sociedade, ele sempre faz isso tão bem. orgulho de viver na mesma época que esse escritor que com certeza irá marcar a literatura brasileira contemporânea.

VinAcius49 17/11/2023

Querido, Itamar
Obrigado, novamente, por me proporcionar uma leitura fictícia, fantasiosa, histórica, geográfica e de todo o mais que a sua escrita evoca. Por vezes dolorosa, a ponto de choro e lamento, por vezes de fúria, a ponto de ?gritos mudos?.
Salvar O Fogo foi para mim tão importante quanto Torto Arado (obrigado por matar a saudade de alguns personagens, inclusive), seja em seus personagens, seus cenários ou em suas situações.
Estou guardando Luzia do Paraguaçu e toda sua família em Tapera (e os que se foram antes mesmo de eu chegar) em meu coração ??
Agora que eu sei que terá uma próxima vez, esperarei ansiosamente. Até breve!
Com amor, V.

Iya Moura 17/11/2023

Livro rico
Como sempre, Itamar se mostra um grande escritor.

A história se entrelaça com Torto arado e mantém a riqueza da ancestralidade.
Li o livro sem procurar muito sobre ele e se você está lendo esse comentário antes de ter lido, recomendo adentrar na leitura sem muitas pesquisas.

E não, não irei compará-lo com Torto Arado.

kindle0 15/11/2023

Ah! O que dizer desse livro?
Eu estava com muita expectativa, depois de ler torto arado. Gostei do livro, de alguns personagens, mas não amei.
Não consegui me conectar como gostaria e achei algumas partes muito enroladas e isso me incomodou um pouco.

Luíza 14/11/2023

? Salvar o fogo, de Itamar Vieira Júnior
O fenômeno Itamar Vieira Júnior, autor da belíssima obra Torto Arado, se reafirma agora como um GRANDE escritor contemporâneo da língua portuguesa em seu novo livro Salvar o fogo

Épico, lírico e com traços de realismo mágico, Salvar o fogo, para mim, estabeleceu Itamar Vieira como um dos meus autores contemporâneos favoritos. Eu amo o realismo mágico, sou apaixonada pela escrita de Gabriel García Márquez, de Isabel Allende, de Mia Couto... e Itamar Vieira conseguiu se aproximar desses autores, desse estilo de escrita incrível!

Em Salvar o fogo, o autor narra a história de Luzia do Paraguaçu, mais uma de suas personagens marcantes e inesquecíveis, que vive uma vida impregnada de religiosidade e rigidez, mas ao mesmo tempo ? que irônico! Que ordinário! ? rodeada de preconceito e estigmatização, devido a seus supostos poderes sobrenaturais, atribuídos a ela por uma população também enraizada de religiosidade e rigidez. Que retrato da vida brasileira!

Alguns elementos da história de Salvar o fogo são bem parecidos com Torto Arado, imagino que façam parte das características de estilo narrativo de Itamar Vieira: fundo histórico da narrativa; elementos religiosos; a presença de lutas e conflitos familiares internos, bem como lutas e conflitos com o sistema, com a pobreza e com a escassez; protagonismo feminino; machismo; violência e colonialismo são temas que circundam a obra, assim como também rodeiam a narrativa em Torto Arado, e fazem da leitura desses livros não só um prazer literário, mas mais ainda, uma oportunidade de reflexão, de identificação, de reconhecimento de privilégios ou de lutas, e de aprendizado

Eu admiro muito o autor e até tenho um pouco de inveja. Aquele sentimento de ?queria ter sido eu a escrever assim!?, sabe? O que me dá muito orgulho de poder dizer que o meu Nordeste fez nascer esse escritor incrível, com muito sucesso pela frente!

srtvbkl 10/11/2023

Menos impactante que o anterior, mas ainda lindo!
Esse livro me deixou inquieta em diversos momentos. Estava esperando uma história tão cheia de informações como a do livro anterior, mas essa tem seu próprio tom, o autor tem uma forma ótima de escrita que sempre me faz mergulhar intensamente em seus escritos.

drygo 06/11/2023

Mais um vez...
Itamar encanta com uma história, escancarando o racismo presente em todos os cantos da história do Brasil. Personagens fortes, que se encontram e desencontram, que lutam contra o passado que não aceitam, mas que um dia com a aceitação se libertaram e então serão mais leves na vida.

Literathatha 05/11/2023

Perfeito
Que prazer de leitura. Que sensibilidade. Que força existe na simplicidade. Difícil falar sobre o enredo porque há tantos fatos velados além do enredo descrito. Fiquei com vontade de cuidar de Luiza. Aquele livro que dá prazer. Recomendo muitíssimo.