O Trono de Jasmim (eBook)

O Trono de Jasmim (eBook) Tasha Suri

Resenhas - O Trono de Jasmim

1 | 2 | 3 | 4

Nath52 27/12/2023

O trono de Jasmin
Foi uma leitura bem difícil, são muitos detalhes que acabam deixando maçante. As melhores partes foi entre a Malini e Prya. Mesmo com tantos detalhes, a escrita é boa, acredito que seja uma leitura bem diferente do que estou acostumada, já que achei o livro bom, mesmo não tendo me prendido.

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / O Trono de Jasmim /@porqueleio
Uma capa fofa que esconde uma história complexa, sobre pessoas que tiveram partes de suas histórias roubadas por um império. É um mundo requintado, tanto no aspecto político quando do sistema de magia. Mesmo centrando em Malini e Priya, são muitos os personagens, cheios de profundidade e nuances.

Além do aspecto religioso, tem ênfase nos obstáculos de uma sociedade perfidamente patriarcal, que subjuga e subestima as mulheres. Mas também traz a resiliência, a força dessas mesmas mulheres – sejam elas simples criadas, esposas, mães, princesas... Bhumika, esposa do regente, é um desses exemplos. Sob o olhar desatento do marido, ela constrói uma rede de apoio entre os funcionários do mahal, e até mesmo entre os soldados do marido.

Há um romance em construção entre Priya e Malini, mas esse não é um ponto de destaque, e sim, a política e a magia. O livro tem um ritmo de altos e baixos, e acredito que esteja preparando o terreno para os próximos dois livros. Mas, as cenas finais são frenéticas, assustadoras, memoráveis!

site: https://www.instagram.com/p/C0utxcRsV0d/?img_index=1

AMANDA3038 02/12/2023

Simplesmente lindo.
De fato, o romance construído entre Malini e Priya é totalmente coadjuvante devido a trama cativante que percorre no decorrer do livro. Ele é lindo, eu com certeza estarei comprando o exemplar físico pois merece vir para a minha prateleira.

Kiri 27/11/2023

Ignorem a capa, a história é ótima
Esse é o aviso que eu preciso dar sempre que vou panfletar isso daqui. Eu não sei onde a Galera tava com a cabeça quando trocou aquela capa LINDÍSSIMA do original por essa coisa... Da impressão que vc tá pegando um livro bem meia boca focado em romance.. atrai público errado e expulsa público certo se já não tiver ouvido falar
A leitura é uma delíciaaa só confiem e leiam se gostam de fantasia com foco nas tretas políticas, armação de guerra e coisas assim com um bônus ótimo de garotas sáficas

Alê | @adagaliteraria 06/11/2023

Você e o Hirana têm um elo especial, não têm pequena? Mas não se esqueça de que ele foi construído para enganar o os olhos. Não confie nos seus olhos.
O Trono de Jasmim é uma obra de fantasia sáfica que mergulha profundamente nas referências à cultura e aos mitos da Índia, proporcionando uma jornada envolvente que envolve uma princesa e uma criada unidas por um inimigo em comum: o impiedoso império de Parijatdvipa.

A história gira em torno de Malini, uma princesa que, após desafiar as ordens de seu ditador irmão que governa o império de Parijatdvipa, é banida da corte e forçada a viver isolada e enfraquecida em Hirana, um templo ancestral que já foi uma fonte de poderosa magia das águas perpétuas, mas que agora é uma ruína decadente. Sua mente está cheia de desejos de vingança, enquanto suas noites são marcadas pela presença das criadas que cuidam de seus aposentos, com ordens estritas para manter distância.

“O choro não torna você menos do que você é. Cuidado com as lágrimas, são o sangue do espírito.”

Uma dessas criadas é Priya, que de longe é a melhor personagem do livro, estou totalmente rendida a ela. Priya esconde segredos perigosos. Ela busca informações que possam ajudá-la a desestabilizar o império que devastou sua família e tudo o que ela conhecia.

As vidas de Malini e Priya se entrelaçam quando a princesa descobre acidentalmente a verdadeira natureza de Priya, desencadeando uma trama de intrigas e revolução.

A narrativa se desenrola em dois pontos de vista diferentes, proporcionando uma visão única das complexas motivações e desafios enfrentados por Malini e Priya. A dinâmica entre as duas personagens é um dos pontos fortes da história, já que suas jornadas estão interligadas e sua união é crucial para mudar o destino do império. A luta de Malini por vingança e a determinação de Priya em recuperar o que lhe foi tirado criam uma base sólida para a narrativa.

As duas tem uma química maravilhosa de acompanhar, o final me deixou bastante triste, preciso que a autora lance a continuação o mais rápido possível!

site: https://www.instagram.com/p/CzCv4YgrMfP/

Carolina.Capeto 01/11/2023

"Nós não devíamos fazer o que os poderosos mandam simplesmente porque nos mandam fazer"
Eu já sabia que essa capa enganava e que não deveria esperar nada fofo, mas não tinha ideia que o que encontraria nas páginas desse livro seria a melhor leitura que fiz esse ano.

O Trono de Jasmim é um livro para sair dos padrões que estamos acostumados, uma vez que sua inspiração está na cultura indiana. No começo pode ser difícil de entender ou se apegar ao texto, mas quando as peças vão se encaixando é quase impossível parar.

De romance temos apenas migalhas, mas quem se importa? Malini e Priya tem uma química maravilhosa. Os outros personagens trazem visões diferentes de todos os problemas. E posso dizer que é plot twist atrás de plot twist.

Uma das coisas que mais gostei foi ver o desenvolvimento de Bhumika. Jurava que ela seria a primeira a morrer e ela me surpreendeu mostrando que tinha muito mais atrás daquela fachada.

Estou ansiosa para poder ler o próximo.

Milena 31/10/2023

Fazia um bom tempo que um livro novo não me capturava do jeito que esse me capturou. Uma proposta diferente, fantasia inspirada numa cultura diferente das que vemos no mainstream, e com um casal sáfico mas sem colocar o romance como algo central (como veríamos em fantasias YA, por exemplo).

O que eu gostei muito em Trono de Jasmim é que os personagens são muito reais. Eles mentem/matam/roubam sabendo que estão errados, mas firmes em suas convicções, e a relação entre eles é sempre pautada em uma honestidade dura. Trazer diversos pontos de vista também foi uma jogada incrível, e mesmo quando era um personagem que eu nunca tinha visto na história, não era difícil de localizá-lo. O livro não sofre demais com aquele início de fantasia em que as palavras parecem não fazer sentido, porque sabe muito bem se descrever e expor, sem parecer palestrinha demais, e as mais de 500 páginas são muito bem usadas pra construir uma trama satisfatória.

.Pietra18 30/10/2023

Vale a pena, mas...
Esse livro retrata um mundo tão interessante que as vezes fica até difícil de entender. Fui compreender de verdade o que tava acontecendo lá pra metade final. Acho que a gente não tá acostumado a ler obras sobre o universo indiano e seus costumes então ficou um pouco mais difícil dr imaginar as coisas.

O romance sáfico é só um barquinho no oceano nesse livro e tudo bem pq a história em si é muito bom.

Meu problema maior foi em relação a escrita. Ele é narrado em terceira pessoa, mas os capítulos sempre focam em algum personagem. Só que a autora apresenta personagens demais, fica extremamente cansativo.

Mas assim, os personagens principais possuem uma história muito interessante, vc cria certo tipo de apego até mesmo com os "vilões". Dá pra entender a raiva, a dores, os motivos de cada um fazer oq faz.

Eu terminei o livro querendo mais, tô ansiosa pra tradução do segundo livro. Espero que não demore pq preciso saber mais sobre esse universo.

Liiih 07/10/2023

O livro demorou um pouco pra me pegar, e eu achei ele um pouco extenso, poderia ter acabado antes. Mas no geral a história é muito boa e se encaixa bem. Todos os personagens são bem únicos e tem seus próprios êxitos, defeitos e motivos, trazendo a história pra um fim bem satisfatório.

Ludmila 05/10/2023

O livro trata da história de duas nações, da magia e história dos povos, família, amizade, sacrifício e amor. A história de Malino e Pryia, que foi meu grande chamariz pra ler o livro, é só uma pequena parte. Vale super a leitura, pelo enredo e cenários fantásticos que se desenvolvem. Mas é longo, muito longo, um pouco confuso e o primeiro de uma série.

tatipimen 02/10/2023

A melhor fantasia sáfica, sem dúvida
Esse livro é sensacional. A primeira coisa legal eh que ele se passa em um universo baseado na cultura da Índia. Eh bom demais conhecer outras culturas e ler coisas de outros pontos de vista.

Pra além disso, o livro tem um universo muito interessante com três poços que tem culturas, cosmovisões e fé diferentes. Eles tem magias que são conectadas com a fé dos povos e enriquecem a história.

As personagens são muito profundas, elas são daquele tipo de personagem cheias de contradições. Cheia de defeito, mas quem não tem defeito num mundo tão ferrado quanto o que elas vivem?

O romance é envolvente, mas não eh nem de longe o centro da história. Eu espero que tenha um hot no próximo livro? Seria tudo! Mas neste, não fez falta.

A história me lembrou o universo avatar em muitos pontos. As crianças do templo me lembrou a história do templo dos cobradores de ar, as diversas culturas, os reinos da terra, água, ar e fogo. A política e estratégia me lembrou os livros de Korra, e a própria Korra me lembrou a Pria. Além de tbm ter um romance sáfico. Eu fiz esse paralelo na minha mente, mas vale pontuar que a história eh incrível em si.

Estou muito ansiosa para ler a continuação.

Danilo Barbosa Escritor 28/09/2023

Essa capa fofa engana!
Quem pega nas mãos “O trono de Jasmim”, da indiana Tasha Suri, pensa que vai encontrar um romance de fantasia sáfico, cheio de referências e fofo, algo para acalentar o coração de quem gosta de histórias LGBTQIA+…
É aí que o leitor se engana, e feio. Porque na verdade, esta é uma fantasia fodástica, boa para uma p%¨&ra, ao nível de quem gosta de mortes, intrigas e guerra, muita guerra… além, é claro, de um romance slow burn entre duas mulheres fortes, cada uma à sua maneira, dispostas a fazer de tudo para conquistar o que precisam.
Malini foi condenada pelo Imperador – seu irmão fanático religioso, tirano e misógino – a ser queimada viva para tornar-se sagrada… Quem mandou ela desafiá-lo?! E por se recusar ao papel de mártir, a princesa acaba sendo banida, condenada a morar em um templo no alto de uma montanha, onde a coisa mais básica que aconteceu lá foi um massacre, já que queimaram vivas várias crianças que tinham poderes sagrados, ligados a Natureza … Sério, o lugar é tão tenebroso que no quarto onde ela fica “hospedada” ainda é possível ver as paredes escuras, queimadas pelo crime. Isso sem contar a papoula que lhe obrigam a tomar todo dia, para ficar quietinha… pesado, né?
É lá que ela conhece Pryia. A serviçal tem um passado com esse lugar, conhecido como Hirana, e esconde de todos a sua verdadeira natureza e poderes que podem ser um perigo se visto pelas pessoas erradas - além do fato da bondade inerente dela sempre a colocar em problemas. Um atentado as une, e começam a agir juntas, não só por terem planos em comum, mas um sentimento crescente que ambas tentarão de todas as formas controlar, para não se perderem.
Já aviso que isso é só o começo da coisa toda. A autora criou um universo bem elaborado de guerra pelo poder, na busca de quem ficará com o trono, já que é nítido desde a primeira página que o imperador deve cair, antes que as suas crueldades tomem proporções irreversíveis. Em cada capítulo, os pontos de vista vão mudando, não só entre as duas, mas outros personagens igualmente marcantes, que fazem o possível – de bom e ruim – para conquistarem o próprio lugar como vitoriosos na história.
Ninguém aqui se salva no quesito bondade. Eles manipulam, dissimulam, matam, fazem qualquer coisa por aquilo que acreditam. Personagens que começam apagados ganham força – Bhumika, eu te amo! – e a linha entre heróis e vilões se confundem, fazendo com que fiquemos com os olhos grudados no livro, nesse Game of Thrones misturado com a Guerra da Papoula, devido ao nível de nuances e violência, mas com todo o encantamento da Índia e seus mistérios.
Quero muito ler a continuação, já que a história para em um momento em que residem inúmeras possibilidades e ideias na nossa mente. Espero muito que o segundo chegue logo por aqui. Enquanto isso, tentemos não roer as unhas de ansiedade.
tatipimen 02/10/2023minha estante
Digo mais, essa capa fofa prece que foi desenhada por alguém que não Léo o livro. A descrição das personagens eh bem diferente da capa, principalmente a roupa. No mais o livro eh um estouro de tão bom.

Danilo Barbosa Escritor 02/10/2023minha estante
Concordo, Tatiane!

Clara ð 22/09/2023

Sacrifícios por sacrifícios
Que livro incrível!

O Trono de Jasmim é um livro ambientado na Índia, logo, é repleto de elementos da cultura indiana o que o torna duper interessante. Ainda mais se vc nunca leu algo parecido, aí q fica melhor ainda.

Surtei muito lendo ele, e me prendi muito também. Os personagens são complexos, a maioria se localiza na linha tênue entre "vilão" e "herói". Amei isso. Outro ponto a ser destacado é que o livro é narrado por NOVE personagens diferentes! Nove!! Sinceramente, isso deixou a história maravilhosa.

O livro tem romance, Prya e Malini são a própria química. Mas esse não é o foco da história. O desenvolvimento pessoal das duas é o principal nessa obra, oq eu gostei muito.

É um livro muito bom, recomendo bastante e, só pra constar, ele deixa aquele cheirinho de "Vai ter continuação" no final!

Barbara 03/09/2023

Melhor fantasia sáfica até o momento
Gostei mais do que o priorado da laranjeira pq aqui as protagonistas não precisam se relacionar com homens pra depois descobri que querem uma mulher. Além disso, a ambientação com a cultura indiana é bem interessante também. Torço por cenas hot na sequência!

1 | 2 | 3 | 4