O segredo da alegria

O segredo da alegria Alice Walker

Resenhas - O Segredo da Alegria

Thaiza.Vianna 19/04/2023

Libertação de tradições!
Aquele livro de ficção necessário por refletir a realidade, a tristeza e a crueldade a respeito da mutilação genital feminina, que infelizmente até hoje, tantas meninas e mulheres são submetidas a passar através de rituais que visam manter tradições criadas pelo patriarcado.
Devido a narrativa não linear, se tornou uma leitura desafiadora, principalmente no início, onde eu tentava entender a linha do tempo dos relatos, todavia ainda assim o enredo é muito compreensível, permitindo acompanhar claramente os acontecimentos sem que fiquemos confusos. É uma leitura rápida e fluida pois na maioria das vezes os capítulos são trechos curtos relatados por personagens diversos que convivem com a protagonista.
Bem diferente do que estou habituada a ler, e valeu muito a pena sair da zona de conforto.

De uma genialidade que merece ser aplaudida de pé.. parabéns para Alice Walker.

voandocomlivros 14/03/2023

"RESISTÊNCIA É O SEGREDO DA ALEGRIA!"

No geral, este romance é um tratamento bonito e poético de um assunto vil: a circuncisão feminina. Faz você estremecer e se encolher, cobrindo seus olhos arregalados. Esse livro toca o leitor de diversas maneiras, uma delas é mostrando que precisamos apenas amar sermos nós mesmos e resistir às coisas que podem interferir nessa possibilidade.

É doloroso saber que rituais de circuncisão acontecem até hoje. A leitura das estatísticas já é difícil: ficamos chocados ao saber o que acontece com as mulheres em sociedades onde a mutilação genital por controle, sob a expressão eufemística de "tradição", é praticada regularmente. Mas alguém tem coragem de quebrar esse tabu? Alguém falará abertamente contra a barbárie e o abuso infantil em grande escala? Já tivemos debates assim na história, mas precisamos falar mais!

E é aí que a ficção é mais poderosa do que qualquer relato pode ser: ela nos faz compartilhar a vida e a dor de alguém que SABE, alguém que SENTE, alguém cuja vida é destruída pela ferida que seu próprio povo lhe deu para "siga o costume para fazer parte da sua cultura".

Não há zona cinzenta entre o certo e o errado em alguns casos. Este é um deles. Mutilar deliberadamente meninas para tirar sua capacidade de sentir prazer sexual é um crime contra a humanidade, e traz tantos efeitos colaterais que só eles são uma história de horror para recontar: dor sem fim durante a menstruação, dificuldades para se mover adequadamente, dor extrema durante relação sexual, alto risco de complicações durante a gravidez e principalmente no parto, infecção, sangramento incessante e assim por diante. Algumas meninas morrem por consequência do próprio procedimento.

Tudo o que isso causa na psique da mulher é a história de Tashi, protagonista de "O Segredo da Alegriga".

A escrita da Alice é profunda, ela consegue transmitir muito sentimento e tocar o leitor em feridas que vão se abrindo ao longo da leitura. É impossível ler esse livro e não sofrer por todas as mulheres ao redor do mundo que pagam pela fraqueza e insegurança masculina.

Não há desculpa alguma, religiosa, tribal ou patriarcal, para a mutilação genital.

Possuir o segredo da alegria é um direito humano!

Ps.: "Uma parte dos royalties deste livro será usada para educar mulheres e meninas, homens e meninos, sobre as terríveis consequências da mutilação genital, não apenas para a saúde e a felicidade dos indivíduos, mas para toda a sociedade em que é praticada, e para o mundo."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/o-segredo-da-alegria-resenha

Barbara 10/03/2024

"Mas eu não conseguia compreender a morte a não ser como algo que já havia acontecido comigo."

Tashi, me fez mergulhar na imensidão de uma mente devastada pela dor.
A dor física, emocional, cultural, a dor da injustiça, da perda de quem se ama e da perda de si mesma.

Apesar de um conhecimento prévio sobre o tema, nada é capaz de te preparar para o que é tratado nesse livro. O relato profundo de uma vida inteira, pré e pós trauma, faz com que o leitor consiga sentir a mudança na vida da personagem de uma forma extrema.

Apesar de ainda não ter lido "A cor púrpura" (que está na minha lista a muito tempo), quando entrei na livraria e vi "O segredo da alegria", me apaixonei pela capa e quando li a sinopse tive certeza que precisava ler esse livro. E apesar de ter sido uma das leituras mais difíceis da minha vida, não me arrependo.

Ter lido esse livro em meio as comemorações do dia internacional da mulher, foi uma coincidência que tornou a leitura ainda mais marcante.
"Resistência é o segredo da alegria", e ser mulher é um símbolo de resistência. Existir e sobreviver ao mundo que nos machuca de formas inimagináveis é quase que extraordinário.

Luiza.Kaiser 03/12/2023

O segredo da alegria - Alice Walker
O livro traz uma personagem de ?A cor purpura?, a Tashi. Não é preciso ler o primeiro livro, são histórias independentes, mas ajuda a se situar um pouquinho na história no começo.

A história fala da trajetória de Tashi e como ela lida com a mutilaç@0 feminina, muito comum em diversos países da África e praticado até os dias de hoje como parte das religiões.

Tashi viu sua própria irmã falecer nesse ritual quando era pequena e depois de adulta, para ?pertencer? à sua comunidade e não perder as origens, se submeteu ao mesmo procedimento.

Mutilada, quase invalida, continua sua vida, se casa mas nunca mais se sente igual. Mal consegue andar. Além das dificuldades físicas, tem diversos transtornos psíquicos. Ela é acompanhada por vários psicólogos durante a vida, sempre tentando tratar seu trauma.

O livro aborda diversas questões psíquicas, religiosas e sociais durante o enredo, com temáticas bem reflexivas!

O livro termina pela condenação de um crime contra a curandeira que costumava fazer os procedimentos nas garotinhas.

Gostei bastante da leitura

Ramalho 10/04/2023

O segredo da alegria é a resistência
Um livro escrito com tanto primor, não digo só pelos temas necessários abordados na obra, mas sobre a escrita da Alice Walker que te motiva durante o processo, ao ir adensando o texto devagar o que incentiva o leitor no avanço da leitura, você simplesmente não sente o tempo passar nas pouco mais de 300 páginas.

PriPatruni 04/04/2023

Uma escrita consciente, sensível e muito tocante!
"Era evidente para qualquer um que ousasse olhar em seus olhos que sua alma tinha sofrido um golpe mortal."

O segredo da alegria carrega um dos temas mais difíceis que eu já li até hoje. A mutilação genital. Eu não imaginava que um autor pudesse escrever com tanta sensibilidade, consciência e maturidade sobre um tema tão cruel e doloroso até ler essas páginas.
Neste romance, Tashi decide se submeter ao processo de mutilação genital no intuito de ser reconhecida e pertencer ao seu povo. Mas o livro nos mostra a destruição não só da sua vida mas de todos que estão à sua volta.
A história é narrada de modo polifônico e temos a perspectiva de Tashi antes e depois de ser circuncidada. A autora nos revela um povo que se esconde atrás de uma tradição, enganando e obrigando meninas e mulheres a aceitar e até incentivar esse ato desumano.

"Vejo cada uma delas como a criancinha com a qual meu pai sempre se preocupou, gritando de terror incessantemente em seu próprio ouvido "

Confesso que não é uma leitura fácil, mas eu li esse livro em apenas um dia e meio. A escrita da Alice é muito tocante e profunda. É impossível não sentir no fundo da alma a dor e os efeitos que essas meninas e mulheres sofreram depois de passar por esse ato desumano.
Os dados dessa prática são alarmantes e inacreditáveis. Estima-se que mais de noventa milhões de meninas e mulheres ainda são submetidas à mutilação genital nos dias atuais.
A autora destinou uma parte dos royalties deste livro para educar mulheres e meninas, homens e meninos, sobre às terríveis consequências da circuncisão feminina.
Embora haja uma conexão, O segredo da alegria não é uma continuação de A cor púrpura.
Temas como esse são difíceis, mas Alice Walker me provou que a ficção pode ser a chave da conscientização humana. É uma leitura necessária a todos.

Catarina 10/07/2023

Resistência é o segredo da alegria
Resistência é o segredo da alegria

em "o segredo da alegria" a gente vai ser apresentado à história de tashi, uma mulher africana pertencente à tribo dos olinka. quando criança, tashi presencia a morte de sua irmã, dura, que foi vítima da mutilação genital feminina, na qual houve complicações durante o procedimento cruel e foi largada sangrand0 para m0rrer. episódio que marca e dita o rumo da vida de tashi.

apesar do título, não é um livro feliz e muitos menos alegre. são quase trezentas páginas de agonia e desconforto em ver as sequelas e o sofrimento dessas mulheres que dura para a vida toda. é perturbador e cruel saber que isso não fica só no livro, ainda hoje em várias sociedades isso ainda é praticado e bastante aceito. mulheres e crianças são abusadas em prol da perpetuação uma tradição patriarcal e machista.

o livro mostra o quanto a prática da mutilação feminina serve apenas para deixar as mulheres cada vez mais vulneráveis, submissas e presas nessa sociedade patriarcal e violenta. a prática, além de violar os direitos humanos da mulher, a priva do prazer sexual, condenando-a.

a escrita da alice é dura e ao mesmo tempo sensível, ela faz com que o leitor se conecte com a história tashi e com tudo que ela passa no decorrer do livro. dito isso, fica impossível não recomendar esse livro, já disse aqui outras vezes que a alice walker é uma das minhas autoras preferidas, esse livro aqui só perde para a cor púrpura (meu top 3 imbatível kk). vale muito a pena a leitura.

ps. o livro possui gatilhos de mutilação genital e violência, caso você seja sensível a tais temas não recomendo a leitura.

Livia M. 19/03/2024

RESISTÊNCIA É O SEGREDO DA ALEGRIA!
Aqui meu coração disparou? apesar de todo sofrimento narrado a escrita é encantadora.
E numa analogia imediata não pude deixar de pensar no mal que recai sobre os povos com a colonização ao longo da história.
#freepalestine

Erica.Barone 03/01/2023

Nunca tinha lido nenhum livro de Alice Walker e fui surpreendida com uma historia intrigante e desafiadora. Conhecia superficialmente o tema central abordado - circuncisão genital feminina - e não sabia que ainda é uma prática comum em alguns países da África, do Extremo Oriente e do Oriente Médio. É um livro que fala sobretudo do sagrado feminino. A narrativa não é linear, mas isso não dificulta a compreensão, ao contrário, só a deixa mais envolvente.

Maysa 23/08/2023

Livro ótimo!
Em o Segredo da alegria iremos acompanhar a história de Tashi, uma personagem que aparece primeiramente em A cor purpura, este ainda não tive o prazer em ler, mas logo que finalizei O segredo da alegria eu fui e comprei A cor purpura e já estou ansiosa para ler.

Tashi é uma mulher forte, guerreira e que desde muito cedo percebeu que a vida não era fácil e para viver tem que ter coragem, principalmente para ela e o lugar onde nasceu e cresceu, rodeada de crenças e pensamentos machistas.

Para o povo de Tashi é algo comum a mutilação genital feminina, e por isso Tashi se submete a esse doloroso procedimento, tanto fisicamente como psicologicamente.

Ao decorrer da leitura vamos percebendo como essa escolha dela afetou sua vida e todos a sua volta e o transtorno psicológico que foi causo nela.

Eu gostei muito da leitura, mas foi uma leitura difícil, pois sentir a dor de Tashi e de muitas outras mulheres que passaram e ainda passam por esse procedimento foi doloroso.

Com esse leitura podemos ver como o machismo é enraizado em nossa sociedade, e como todas as mulheres, seja de forma direta ou indireta. Mas é algo que, infelizmente, está longe de chegar ao fim.

O livro é maravilhoso e eu recomendo para todos. E por ser um livro muito bom eu demorei muito para conseguir colocar em palavras o que eu achei e senti lendo, por isso essa resenha está sendo feita bem depois do fim da leitura, e mesmo assim, posso sentir como se tivesse acabado de ler. É uma sensação incrível ler essa autora, e estou ansiosa para ler o diário dela que recebi da editora Record.

Para finalizar, irei deixar algumas frases que achei mais marcante do livro aqui para vocês. Mas afinal, qual é o segredo da alegria?

"Foi sobre como, por fim, tomei consciência da conexão entre mutilação e escravidão que está na raiz da opressão das mulheres no mundo."

"Eu soube naquele momento em que a dor se tornou insuportável, quando atingiu um crescendo, como quando alguém toca um tambor de metal com uma baqueta de metal semelhante, que não há nenhum Deus conhecido pelo homem que se preocupe com as crianças ou as mulheres. E que o Deus da mulher é a autonomia."

"A religião é uma desculpa elaborada para o que foi feito com as mulheres e com a terra pelo homem".

"Mas isto eu sei: para os seres humanos, não há inferno maior a temer do que o inferno na terra."

"Os negros são naturais, possuem o segredo da alegria, o que explica como conseguem suportar o sofrimento e as humilhações que lhes são infligidos."

Matheus656 23/03/2023

há livros que nos mudam como pessoa e, consequentemente, mudam também a nossa visão de mundo. ?o segredo da alegria? é um desses.

contato em diferentes vozes (gosto muito de livros que apresentam diferentes perspectivas acerca de um acontecimento, o que foi executado com maestria pela alice walker no decorrer do enredo - principalmente quando esses pontos de vistas colidem entre si), a escrita da autora sobre um ato tão horrível apresentou o pano de fundo histórico e cultural de uma maneira incrivelmente densa.

ouvi falar da mutilação genital feminina pela primeira vez em um artigo que li há muito tempo atrás. lembro que na época, eu não conseguia acreditar que tal coisa de fato existisse. esta obra explica de um modo mais detalhado a origem dessa prática, as crenças que a perpetuam e como as mulheres finalmente se tornaram fortes o suficiente para resistir e para lutar contra isso.

um livro de partir o coração, que, além dos citados anteriormente, também aborda temas como relações de tribos diante da colonização e a mudança para um país estrangeiro/culturalmente muito diferente (e o que fazemos para manter nossas identidades diante de situações como essa).

amei! super recomendo e, com certeza, entrará nos melhores do ano.

Vitor 16/08/2023

Resistência é o Segredo da Alegria
Basicamente todos os títulos de resenhas do livro falam de resistência. Não à toa, a história que nos conta é sobre isso: resistir?

Numa obra interessante e diferente, das demais que li de Alice Walker, O Segredo da Alegria se torna uma leitura ágil diante da sua formatação. Temos partes que são dividas pelas percepções dos personagens que compõem a trama.

Mas, acima da questão física, corrente da leitura, o tema é um belo soco no estômago, uma tapa na cara do quanto a mulher ainda é julgada, maltratada, alvo dos demais?

A personificação do medo masculino do que mulheres seguradas de si, amadas, que se dão e sentem prazer, são capazes e aonde elas podem chegar.

Chocante, intenso, na medida certa?

Beatriz Machado 24/03/2023

Muito bom!
Esta obra eu recebi do Grupo Editorial Record por meio do programa de parceira. Quando eu li a sinopse para saber se eu ia querer ler ou não, um assunto me chamou atenção: a mut1l4çã0 g3n1t4l feminina nos países africanos, porque é um assunto que sempre paro meu tempo para ler porque é inadmissível que até hoje existem povos que praticam tal ato.

Essa prática é tida como uma tradição em alguns países africanos por questões culturais, nesta obra vemos como uma iniciação feminina e ainda como uma forma de solução a um mito que deixava as meninas da aldeia com certo medo: "(...) todos sabiam que se uma mulher não fosse circuncidada, suas partes impuras cresceriam tanto que logo tocariam as coxas; ela se tornaria masculina e se excitaria. Nenhum homem poderia p4n3trá-l4, porque sua própria 3r3çã0 estaria no caminho", o quão isso é bizarro?

Dados de 2022 apontam que cerca de 200 milhões de meninas ainda são mut1l4d4s no mundo, sendo ainda um ato praticado em 90 países. Em casos mais bizarros, temos a "infibulação", onde a vulva da menina é costurada e só há uma espaço para passagem da urina e menstruação.

O livro em questão é um romance polifônico: cada personagem funciona como um ser autônomo com visão de mundo. Cada personagem aqui possui uma voz distribuída em pequenos capítulos. Porém, todo o livro gira em torno de Tashi, uma menina africana que ao longo do livro se torna uma mulher americana traumatizada por várias situações, inclusive a citada, que aos poucos levam ao surto, à loucura.

Tashi não é só uma mulher que passou pelo trauma da mut1l4çã0, e que foi fiel a essa tradição, mas seu rosto, seu corpo, tudo nela é dolorido e, conforme o tempo passa, ela aprende a lidar com a dor física a dor na própria psique. Tashi vive as consequências da imposição da sua própria tradição que aprisionou em sua própria dor.

É um livro que, ao meu ver, podem ter gatilhos e portanto deve ser lido com cuidado. É um livro bastante rápido e não precisa ler “A Cor Púrpura” para entender o enredo, tendo em vista que muito embora Tashi pertença à trama, esta obra independe da outra. O tempo de leitura é em torno de apenas um dia se você estiver com tempo livre [é sério, estou brincando].

site: https://www.instagram.com/readstriz/