A jornada da humanidade

A jornada da humanidade Oded Galor

Resenhas - A jornada da humanidade

Ju.Cardozo 30/05/2023

Não é o "Novo Sapiens"
"A Jornada da Humanidade" é um livro fascinante escrito por Oded Galor, um renomado economista e professor da Universidade Brown. Nesta obra, Galor empreende uma exploração abrangente da evolução da humanidade, abordando temas como a origem da espécie humana, o desenvolvimento da civilização, os avanços tecnológicos e os desafios enfrentados ao longo da história.

O livro é dividido em várias partes, cada uma abordando um aspecto específico da jornada da humanidade. Galor começa examinando as raízes evolutivas da humanidade, destacando o papel crucial da seleção natural e da evolução biológica na formação do Homo sapiens. Ele discute como nossos ancestrais se desenvolveram e adaptaram ao longo dos milênios, permitindo a conquista de ambientes diversos e aprimorando habilidades cognitivas únicas.

A narrativa de Galor, em seguida, explora a transição da humanidade da vida nômade para a vida sedentária e o desenvolvimento das primeiras sociedades agrícolas. Ele destaca o impacto transformador dessa mudança, que levou à formação de assentamentos permanentes, ao surgimento da propriedade privada, à divisão do trabalho e ao início da acumulação de excedentes econômicos.

O autor também analisa as consequências dessas mudanças socioeconômicas, como o surgimento da desigualdade e da estratificação social, e discute como esses fatores moldaram o curso da história humana. Ele examina as civilizações antigas, como as do Egito, Mesopotâmia e China, e analisa como elas se desenvolveram e eventualmente entraram em declínio.

Outro aspecto abordado por Galor é o papel da tecnologia e da inovação na jornada da humanidade. Ele explora as descobertas e os avanços tecnológicos ao longo dos séculos, desde a revolução industrial até as últimas conquistas científicas. Galor enfatiza a importância dessas mudanças tecnológicas para o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida, mas também alerta sobre os desafios ambientais e sociais que acompanham essas transformações.

Uma das principais contribuições de "A Jornada da Humanidade" é a explicação do autor sobre as diferenças no desenvolvimento econômico entre as diferentes regiões do mundo. Galor apresenta uma perspectiva inovadora, integrando conceitos econômicos com teorias evolutivas e demográficas para explicar por que algumas sociedades progrediram rapidamente enquanto outras ficaram para trás.

Ao longo de todo o livro, Oded Galor demonstra um profundo conhecimento e uma análise rigorosa dos fenômenos históricos, combinando uma visão ampla da história humana com uma fundamentação teórica sólida. Sua abordagem multidisciplinar oferece ao leitor uma compreensão mais profunda dos processos históricos e das forças que moldaram a trajetória da humanidade.
Alê | @alexandrejjr 29/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Juliana! Belo texto.

Rafael 17/10/2023

Como é que viemos parar aqui?
O livro é um resumo do estudo de mais de 30 anos do autor tentando compreender porquê alguns países se tornaram potências e outros não. De forma geral, o autor tenta elencar os principais pontos que foram essenciais para chegarmos no mapa global de distribuição de riquezas que somos hoje. É um livro muito bom, mas um pouco repetitivo. E muitas vezes cansativo. Não teria como não sê-lo também, já que tentar resumir a jornada da humanidade e tentar descobrir qual é a chave das suas engrenagens é um trabalho que podemos chamar pelo menos de árduo. Eu indico para quem busca uma visão panorâmica, mais "geral. E o autor não é jornalista, nem tão pouco romancista. Então se preparem para um texto não tão fluído e direto. (Por mais editado que esteja, o tom acadêmico, a estética de artigo científico, domina a obra toda).

Camila 04/04/2023

Tangenciando grandes temas
Iniciei a leitura pelas declarações e propósito do livro: a origem da riqueza e da desigualdade.
A obra decepciona neste sentido. 90% do livro se assemelha a Sapiens e o autor pouco aprofunda sobre o tópico principal. Traz duas ou três teorias muito superficiais que, se não inovam, tampouco saciam a vontade do leitor.
Não parece existir uma correlação suficiente, para o status de desigualdade atual (pouco explorado) e o surgimento do hino sapiens. Esperava bem mais do livro.

Rafael.Gomes 26/04/2023

Sapiens e as origens da desigualdade
Li uma reportagem sobre o livro que me chamou a atenção por ser o novo ?Sapiens? (Harari). Embora tenha ficado bem longe disso, o livro é interessante e nos deixa sempre curiosos e ansiosos pelo próximo capítulo com questionamentos interessantes e novos aprofundamentos.

Ao final, fiquei com uma sensação de que poderia ter ido além e aprofundado ainda mais, mas nem por isso deixa de ser uma excelente leitura.

Só chamo a atenção para o fato de que o autor parece superestimar a sua própria narrativa extremamente coerente e causal da história, parecendo subestimar muito o papel do acaso.

Trechos:

O longo arco da história humana revela que as características geográficas a diversidade
populacional, formadas em parte durante a migração do Homo sapiens da África dezenas de milhares de anos atrás, são predominantemente os fatores mais profundos por trás das desigualdades globais, enquanto adaptação cultural e institucional muitas vezes ditou velocidade com que o desenvolvimento progrediu nas sociedades em todo o mundo.

(?)

as recomendações políticas ocidentais para o desenvolvimento das nações mais pobres (?). Eles envolvem uma imitação superficial de instituições que se correlacionam com a prosperidade econômica nos países desenvolvidos, sem a devida consideração das condições subjacentes que lhes permitem gerar riqueza - circunstâncias que podem não existir nos países mais pobres.

(?)

A privatização da indústria, a liberalização do comércio e a garantia dos direitos de propriedade podem ser políticas conducentes ao crescimento para países que já desenvolveram os pré-requisitos sociais e culturais para o crescimento econômico, mas em ambientes onde essas bases estão ausentes, onde a coesão social é tênue e a corrupção bem arraigada, tais reformas universais muitas vezes foram infrutíferas.
Nenhuma reforma, por mais eficiente que seja, transformará nações empobrecidas em economias avançadas da noite para o dia, porque grande parte do abismo entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento está enraizada em processos milenares.
As características institucionais, culturais, geográficas e sociais que surgiram no passado distante impulsionaram as civilizações através de suas distintas rotas históricas e fomentaram a divergência na riqueza das nações.

(?)

Nas últimas décadas, a rápida difusão do desenvolvimento entre os países mais pobres promoveu a adoção de características culturais e institucionais favoráveis ao crescimento em todas as regiões do mundo e contribuiu para o crescimento das nações em desenvolvimento. Transporte moderno, tecnologias médicas e de informação diminuíram os efeitos adversos da geografia no desenvolvimento econômico, e a intensificação do progresso tecnológico aumentou ainda mais os benefícios potenciais da diversidade para a prosperidade. Se essas tendências fossem combinadas com políticas que permitissem que diversas sociedades alcançassem maior coesão social e que as homogêneas se beneficiassem da polinização intelectual cruzada, poderíamos começar a abordar as desigualdades de riqueza contemporâneas em suas próprias raízes.

Celaro 24/04/2023

Um super resumo bem embasado
Uma audaciosa tentativa de integrar diversas teorias econômicas para tentar explicar as razões das desigualdades entre as nações atuais. Ao final, fiquei com um sentimento de que faltam de informações tamanha a amplitude da linha histórica e geográfica coberta em menos de 300 páginas.

Edu 21/05/2023

Universal e otimista
O primeiro grande mérito desse livro é ser acessível. Numa linguagem didática, clara, objetiva e lúdica, o autor realmente nos faz embarcar na jornada da humanidade.

Assemelha-se aos documentários colegiais que tentam explicar o mundo aos alunos, mas numa linguagem dinâmica. Ótimo para entender como as coisas funcionaram até aqui.

É uma grande lupa otimista sobre a marca indelével da humanidade sobre a terra. Além de mostrar como quebramos e repetimos ciclos ao decorrer das gerações.

Acredito que o autor releva alguns pontos cruciais, mesmo que do ponto de vista macro, que impactam nessa jornada. Nada que não seja complementado com outras leituras.

Ainda assim, recomendo.

Mauriceia2 03/11/2023

A jornada da humanidade
Eu confesso que no começo fiquei um pouco perdida na leitura. No entanto, comecei ler tudo do começo umas três vezes para só então entender a história. Por milhares de anos, a evolução da humanidade seguiu o mesmo padrão a prosperidade avançou conforme ocorriam progressos tecnológicos como o domínio do fogo, invenções como a roda ou a bússola. No entanto, após pouco tempo as condições de vida retornavam ao ponto de partida. Só durante a Revolução Industrial, com a redução da mão de obra infantil, o investimento em educação e o decréscimo na taxa de fecundidade, houve um enriquecimento geral da população embora a distribuição dessa riqueza tenha ocorrido de maneira desigual. Ao pesquisar esse processo o escritor Oded Galor, um dos pensadores mais proeminentes da atualidade, criou a teoria unificada do crescimento, que explora a interação dinâmica entre a evolução humana e o desenvolvimento econômico. Hoje, a humanidade se encontra em uma nova encruzilhada. O progresso e o meio ambiente parecem ter entrado em rota de colisão. Mas o Oded Galor está otimista. Pioneiro na análise do impacto da evolução humana e sua adaptação, o autor prevê um futuro bem mais positivo do que o geralmente esperado.
A jornada da humanidade é um livro de verdades urgentes e cuja relevância perdurará no tempo. Com sua escrita ágil e concisa, o escritor nos oferece umas lições profundas e otimistas sobre os avanços da humanidade, e uma fórmula a igualdade de gênero, o investimento em educação e o equilíbrio da diversidade com coesão social são as chaves não só para a prosperidade de nossa espécie, como também para a nossa sobrevivência. Esse livro é uma ótima leitura para os estudantes com certeza vão aprender muito assim como eu.

rrodolfo.lima 23/07/2023

Ótimo livro
Livro começa contando e explicando a melhora da qualidade de vida da espécie Homo Sapiens (muito similar ao livro Sapiens). Depois em uma segunda parte aborda as razões para riqueza e desigualdade entre as nações. Ótimo livro, com argumentação clara e muito bom de entender. Uma nova visão sobre a espécie e os motivos de riqueza das nações

Alexandra 15/11/2023

Porquê América do Sul é subdesenvolvidos
Explica as diversas variáveis acontecidas no passado, nas regiões mundiais, como umas são mais desenvolvidas que outras. Fantásticas as comparações e suas vertentes. O computador do ?Inferno? de Dan Brown deve ter lido esse livro, kkkkkk.

Silva Sousa 25/05/2024

Um livro pra ampliar sua noção de mundo.
Como pode um livro abrir tanto nossa mente quanto aspectos não tão óbvios da nossa realidade?! Particularmente, eu amo livros que me fazer mudar a lente com que eu vejo o mundo, e este é um deles. Todo capítulo era uma surpresa diferente e eu me dei conta de muitas coisas que eu ignorava. Passei até mesmo a odiar ainda mais (se é que é possivel) o agronegócio e até mesmo a não me empolgar tanto ao pensar que apesar de não sermos um país rico, somos ricos em termos geográficos. Como é duro perceber que talvez vivermos num país tão cheio de riquezas naturais não fosse algo tão bom assim, já que, e isso é perceptível, fomos condenados a uma desigualdade social muito forte e uma insistência em permanecermos em sermos produtores de commodites. Esse livro, para um brasileiro que entende o problema da desigualdade social no país, é algo muito difícil de engolir, pois percebemos que em muitos pontos estivemos atrás dos países desenvolvidos por motivos que vão além de nossa vontade. Apenas circunstâncias que nos levaram a ser quem nos somos.
Enfim, recomendo a leitura para quem se preocupa, como eu, com certas condições que condenam a existência de milhões de pessoas à pobreza, mesmo vivendo em tempos tão ricos.