Pureza

Pureza Garth Greenwell

Resenhas - Pureza

Daniel 27/02/2023

Limpeza
É a história de um professor americano, gay, que mora e leciona em Sófia, na Bulgária lembrando seus casos e seus amores. Os personagens não têm nome, são identificados apenas por uma letra.
O livro é divido em três partes, com três narrativas em cada uma, que parecem contos (de fato, dois deles foram publicados antecipadamente), sem ordem cronológica e sem um arco narrativo (começo, meio e fim).
A prosa poética intermeia momentos de beleza, tédio, tristeza.
O segundo capítulo, “Gospodar” e o oitavo, “O santinho”, são os mais perturbadores. Neles o narrador conta com detalhes dois encontros sexuais, como parceiro submisso, e depois como dominante.
Os capítulos que mais gostei são os da segunda parte, sobre o relacionamento com R, um estudante de Portugal. Aqui, em vez do desejo puro e simples, há o deslumbramento do amor, de se apaixonar e de tudo o que isso implica.

O título original do livro é Cleaness. Acho que uma tradução também possível, e talvez mais exata, seria LIMPEZA. Me chamou a atenção este trecho, dentre tantos, da página 99:

“Sexo nunca tinha sido divertido para mim antes, ou quase nunca, era algo sempre impregnado de vergonha, ansiedade e medo, e tudo isso desaparecia diante do sorriso dele, simplesmente desaparecia, derramava uma certa pureza” (...) - ou limpeza, o cleaness do título original – (...) “sobre tudo o que fazíamos.”

Eu gostei mais do primeiro livro deste autor, "O Que Te Pertence", mas este também é muito bom.

Menino Leitor 27/02/2023minha estante
já esta na lista

Yuri.Selaro 24/10/2023

Leitura deliciosa
Gostei muito do livro e do modo como foi escrito. O enredo em si é simples, porém potente. Duvido haver um homem gay que não irá se identificar ao menos com alguma passagem desse livro. Cada um dos personagens aborda a sexualidade de uma forma distinta, e conforme a leitura decorria, fiquei pensando que eu mesmo ja fui muitos desses personagens em diferentes momentos da vida.
Sem contar que fiquei literalmente excitado com os capítulos eróticos que desbravam o mundinho do BDSM, do qual também faço parte. O despudor e os detalhes fazem a diferença nesse livro.

Vale muito a pena a leitura.

@emedepaula 18/01/2023

Bordas do desejo
Um livro ótimo, que trata do desejo homoafetivo de uma maneira muito real. É quase perfeito, alterna entre momentos de puro brilhantismo e momentos com um pouco mais de tédio. Mas ainda assim vale a leitura, os momentos bons são realmente muito bons.

Jonathan54 16/07/2023

Excitante e sensível
Pureza foi meu primeiro contato com o Garth Greenwell e talvez por isso tenha gostado bastante da obra (muitos dizem que está aquém do livro de estreia do autor e se sentiram um pouco frustrados). É um livro bem escrito, provocante, excitante, e ao mesmo tempo sensível. A ponto de conseguir me identificar com o personagem em alguns dos seus pensamentos, sentimentos, questionamentos, conflitos e atos! Certamente irei procurar outras obras deste autor.

Wandrovski 09/07/2023

SAFADEZA
Menina do céu aqui o babado é fortíssimo muita fofoca recomendo ler e ter amigos pra comentar porque é bem uma coisa assim "menina você viu aquilo??? tô passadaaaaaaa"

Diogo 03/02/2023

Uma sombra da potência de "O que te pertence" com menos reflexões e mais sexo. Parecem ideias requentadas, as que não passaram no primeiro corte. Mas, ainda assim, é uma leitura interessante. Tem seus momentos de brilhantismo

Linard 02/09/2023

Poderia ser melhor
As histórias encontradas neste livro funcionam mais como contos do que como a proposta de ser um romance. Falta coesão. Há capítulos muito voltados para um simples teor sexual.