A morte do adivinho

A morte do adivinho Rudolph Fisher

Resenhas - A morte do adivinho

Cami71 30/12/2023

Confesso que demorei para engatar na história, o inicio do livro foi confuso para mim. No aspecto geral, o livro é bom. Com a trama ambientada no Harlem, um mistério de 1932, muito bem escrito por Rudolph Fisher que, de uma maneira magistral, acrescentou na história aspectos científicos muito interessantes que enriqueceram os diálogos entre o detetive e o médico, um exemplo é a impressão digital para a identificação do criminoso, algo que vemos nos dias de hoje. Mesmo que em determinados momentos as descrições e explicações científicas desaceleram a leitura, o que fez a minha atenção ir para o ralo em determinados momentos. Achei o final ok, não me surpreendeu tanto, mas foi agradável.

Jessikelly0 29/11/2023

A Morte do Advinho
Parabéns a Harper Collins pelo do "Clube do Crime" que é voltado a valorização de obras que não foram tão reconhecidas. Gostei muito da oportunidade de conhecer esse livro, já estou ansiosa para os próximos, com certeza eu irei em busca de mais publicações como essa.
Amo os temas de suspense policial, e é claro, os antigos são os meus preferidos. Essa obra em especial, foi publicada originalmente em 1932.

Erica 29/11/2023

Todas as descrições deixaram a leitura um pouco chata, mas foi uma boa história. Não chega a ser uma Agatha Christie, mas até me fez suspeitar de personagens diferentes.

Mapa de personagens:
N?Gana Frimbo, o ?conjure-man?
John Archer, o médico
Sr. Crouch, o senhorio
Perry Dart, o detetive
Johnson, Brady, Day, Hanks, Green, Pequeno, Tynes, agentes da polícia
Jinx Jenkins, Bubber Brown, Spider Webb, Doty Hicks, Easley Jones, Martha Crouch, Aramintha Snead, os suspeitos

Romane.Cristine 16/11/2023

A morte do advinho
Então...
Desconfio seriamente que eu já li tanto romance policial que não é qualquer coisa que vai me surpreender ou me prender. Não faço ideia da razão dessa leitura porque a sinopse não me interessou de inicio mas mesmo assim comprei. Comecei a ler e achei algumas coisas sem graça, continuei e de cara eu já percebi algo que certamente não era pra ser percebido logo, mas também na metade do livro eles já entregam esse detalhe, e eu não suspeitei de ninguém no livro, porque não fazia diferença pra mim, ai quando revelou foi algo bem qualquer coisa (pra mim). Em fim, é isso.

DiegoFlaibam 12/11/2023

Achei em alguns momentos confusos e demorei pra engatar na história :/ Eu tinha outra expectativa do livro.

Viviane.Bulhoes 12/11/2023

Leitura boa
Um livro pra distrair. Sem muitas emoções, mas com muitas informações. A leitura é fácil, a diagramação é boa. Gostei Muito. E não descobri o assassino. Aliás fiquei passada com a descoberta...kkkkkk

T.N.T.Rock 21/10/2023

Um detetive do Harlem
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a editora pela linda coleção. O trabalho gráfico editorial, está muito atrativo, além disso a curadoria está ótimo.
O livro é um trailer de morte e mistério, com diversas reviravoltas que nos deixa a cada página mais concentrados e curiosos com o desfecho dessa investigação.
A morte do adivinho nos permitiu conhecer Rudolph Fisher, esse escritor do Harlem, que conseguiu passar muito bem as características e ambientações do sua época. Infelizmente ele morreu jovem, mas esse romance mostra a força criativa e qualidade de seu texto.

Ale 08/10/2023

Morte?
Amei o livro. Ainda estou impressionada porque o autor fez minha cabeça girar o livro todo e ainda me surpreender no final. Recomendo pra quem gosta de livros de mistério.

Renata.Mieko 12/09/2023

O livro é legal, apesar de ter várias passagens chatas, que só serviam para encher linguiça.
Mas a conclusão foi inesperada. Gostei

Elizabeth 29/08/2023

Bom livro. Tem um estilo clássico com um número restrito de suspeitos e uma dupla de detetives ( neste caso detetive e médico).
Trama bem desenvolvida, com alguns trechos mais lentos e algumas boas reviravoltas.

Michela Wakami 24/08/2023

Ruim
Infelizmente, não gostei da escrita do autor nem da história que ele criou.
Achei tudo muito absurdo e mirabolante demais.
Nada me convenceu, e eu não via a hora de terminar a leitura.

Esse foi o primeiro livro de suspense policial, escrito por um autor negro, publicado nos Estados Unidos.
Fabricio268 24/08/2023minha estante
Vixe miséria. Em todos esses anos nessa indústria vita essa é a primeira vez que vejo meia estrela kkk

???????

A.Paula.Sz 24/08/2023minha estante
Eu não lembro q nota dei, mas tb não gostei desse... até hj qdo olho a capa, me vem a sensação de q o autor foi inventando tudo na hora...

Fabio 24/08/2023minha estante
Vixi, deu ruim, Michela? Kkkk

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Paula, é exatamente essa a sensação que me deu, que ele foi escrevendo tudo que veio a sua mente, na hora e ficou uma história sem pé e sem cabeça.????

Muito ruim, Fábio.?????

Lidia127 16/11/2023minha estante
Lendo os comentários eu me sinto segura pra dizer que tá sendo uma luta pra eu conseguir terminar esse livro. Não consigo imaginar as cenas de forma clara como nos outros livros. Todo o suspense parece embaraçoso

Luiza.Paranagua 13/08/2023

Acertei o assassino! Mas passei mais da metade do livro duvidando do meu palpite. Gostei da história, mas depois de um tempo comecei a achar uma leitura arrastada, nao sei se por conta da escrita ou minha culpa (que estive cansada). Gostei do personagens e do cenário do livro.

Thiago275 31/07/2023

Interessante, mas mediano
Publicado pela primeira vez em 1932, A Morte do Adivinho é um romance policial de Rudoph Fisher inédito no Brasil, ao qual finalmente tivemos acesso graças ao Clube do Crime, nova coleção da @harpercollinsbrasil

Na trama, N'Gama Frimbo é um rei africano que, depois de se formar em Harvard, vai morar no Harlem novaiorquino e se torna um adivinho, uma figura misteriosa capaz de ler o passado e o futuro das pessoas, mediante um pagamento.

Certa noite, em que meia dúzia de clientes estavam buscando atendimento, o adivinho é encontrado morto e o inspetor Perry Dart terá que descobrir o assassino, auxiliado pelo Dr. Archer, um médico que era seu vizinho.

Uma das coisas mais interessantes do livro é que o autor mescla características do romance policial inglês clássico (o esquema whodunnit - quem matou? - em que você tem um número limitado e conhecido de suspeitos; e a figura do "parceiro" do detetive, com o qual ele pode externar a sua linha de raciocínio, e, por extensão, deixar o leitor a par dela) com elementos do que viria a se tornar o romance policial americano ou noir, como a violência urbana e o linguajar nem um pouco cortês.

Além disso, o livro é considerado o primeiro romance de mistério de autoria afro-americana, assim como o primeiro com um detetive e protagonistas negros. Entramos em contato com a cultura afro da época, as gírias, o modo de se portar, sem estereótipos. O médico não se porta do mesmo jeito que o gangster, e o detetive não se porta do mesmo jeito que o agente funerário.

O final da história é um pouco corrido demais, mas não deixa de ser surpreendente. Rudolph Fisher demonstra que sabe usar a técnica do "jogo de espelhos": ele faz o leitor olhar para um lado enquanto a verdade está na outra direção. É necessário ser mais que um bom adivinho para acertar quem foi o culpado. Nada mal para um autor que, infelizmente, não teve tempo de escrever mais mistérios.

elita.y 30/07/2023

Minha sincera opinião sobre ?A morte do adivinho?
Saí do conforto do universo literário da Agatha Christie para tentar algo novo e fui surpreendida pela engenhosidade do mistério de ?A morte do adivinho?, do autor Rudolph Fisher.
A trama aborda sobre, justamente a morte do adivinho, onde um grupo de pessoas pretendem investigar sobre o seu assassinato, trazendo como personagens um médico (meu personagem favorito KKKK), detetive e amigos que buscam pistas com uma única finalidade: afinal, quem o matou?
O livro aborda temas como, principalmente racismo, religião, drogas, vendas ilegais e machismo. Apesar de ter demorado um pouco para finaliza-lo, eu recomendo a leitura. O final não foi ruim, mas poderia ter sido melhor.

Suzana 27/07/2023

Eu hesitei um pouco antes de comprar esse livro... Queria físico e não tenho espaço na estante, então teria que ser muito bom. Três coisas me fizeram decidir: essa foi a primeira história de suspense policial escrita por um autor afro-americano, em 1932; traz um universo a descobrir pois a história se passa inteiramente no Harlem; o livro físico vem com uns brindes bem legais (quem nunca?).
O livro é ótimo! Que história legal, cheia de reviravoltas, personagens bem construídos e um final bem explicado. Em nenhum momento a história cansa o leitor e, tendo tempo, dá para ler em uma sentada!