Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

ana 21/09/2023

AAAAAAA
Eu queria MUITO ler esse livro porque sempre amei os livros dessa autora. peguei pra ler com um pouco de receio, porque eu li os outros com 13/14 anos, com um gosto literário muito mais voltado pra YA do que eu tenho hoje. mas mesmo assim quis dar uma chance, e tava bem animada.
eu achei que seria só mais um YA fofo, mas virou um novo favorito. eu me identifiquei com a história da Imogen de um jeito que nunca me identifiquei com um livro. tudo que ela sentia, eu sentia, virou uma leitura muito pessoal, em que o tempo todo eu só torcia pras coisas se resolverem da melhor maneira.
eu amei a narrativa, amei principalmente os personagens (menos a Gretchen) e amei o senso de humor do livro. adorei acompanhar as paranoias da Imogen porque me vi pensando exatamente as mesmas coisas que ela.
a única crítica que eu tenho é em relação ao final: achei apressado, corrido e mal resolvido em relação a história da Gretchen. mas isso não me faz gostar menos do livro, com certeza. é uma história simples, rápida, mas com MUITO significado, especialmente pra comunidade LGBTQIA+
recomendo demais!!

Danieli78 29/11/2023

Obviamente
Que delícia foi ler essa história. E só pra constar, Imogen, facilmente seria eu. Uma "aliada",obviamente.

rafaella 12/05/2023

Muiiiito gostozinho de ler! amei a história e tem questionamentos mto válidos, principalmente levando em consideração muitos discursos presentes nas redes sociais. imogen e tessa puro amor, fofíssimas, anjas, e gretchen vai tomar no c-

jusprenger 26/11/2023

Flertar é bom demais
A autora foi brilhante!!!!!! Ler a nota que ela deixou amarrou tudo com o maior carinho e cuidado do mundo. A maneira como ela, de certa maneira, escreveu a própria história nesse livro, coroando-o com um romance tão delicinha de ler, foi perfeita.
Tô arrebatada e apaixonada pelas personagens.

.marie 22/11/2023

?toda respiração que ela solta é como uma carta de amor?
?imogen, obviamente? é sobre descoberta, entender sua identidade em um mundo composto por muitos estereótipos; uma jornada para compreender que você não precisa se vestir de tal forma, agir de tal maneira, gostar disso e daquilo para ser uma pessoa lgbtqia+. em uma sociedade que impõe o tempo todo como ser, esse livro pode ser um abraço.

a história detalhe muito bem como a relação dos estereótipos podem afetar o processo de descoberta e, também, como há pessoas na própria comunidade que querem ditar como ser uma pessoa lgbtqia+. a crítica foi muito bem construída, afinal, o que há de pessoas da comunidade que acham que são mais lgbts que outras e, assim, podem ditar como agir.... uma critica pertinente.

mas acho que não foi uma leitura que eu apreciei completamente. ela é acolhedora, acredito que principalmente para aqueles que estão em processo de se entender, só que chegou um momento que eu não aguentava mais ler ?apropriação da identidade lgbtqiapn+?. entendo que foi muito importante pra história, mas foi um pouco cansativo a repetição desse termo. outros pontos também não foram tão cativantes pra mim.

o romance é lindo, imogen e tessa formam um casal muito fofo e você, obviamente, vai torcer muito por elas durante todo o livro, mas ele não é principal (não há problema nenhum nisso. eu gostei de como a autora construiu todo o relacionamento, apesar de achar que uma semana é pouco tempo pra se apaixonar de tal maneira ? eu apenas sou amargurada kkk?).

ps: a imogen é muuuuito moralmente correta kkkkk às vezes eu genuinamente queria entrar no livro e mandar ela respirar.

Eduarda 20/11/2023

Imogen, obviamente
Simplesmente uma delícia de livro. Demorei um pouco pra engatar, mas lá pra página 30 eu já estava completamente envolvida. Aquele livro que você fica triste de ter acabado, porque queria mais 10000 páginas!

Gabi Voss 19/11/2023

Apaixonante!
Quando li a sinopse desse livro, já sabia que iria amar essa história e me identificar com a Imogen e não deu outra. Assim como ela, passei minha vida inteira me considerando "obviamente hétero" e só agora mais recentemente comecei a questionar isso. Foi muito bom acompanhar a jornada de descoberta da Imogen.
O melhor desse livro é que ele mostra que está tudo bem você se descobrir "tardiamente", não existe uma única maneira de ser queer, todos merecem ter espaço para contar suas próprias histórias, para viver suas vidas com liberdade e respeito.
O romance é muito fofo, a Tessa é incrível, impossível não se apaixonar por ela também.
Recomendo demais a leitura a quem está questionando sua própria sexualidade ou apenas quer ler uma história leve e fofa, que trabalha temas importantes com responsabilidade!

lihgsilva 18/11/2023

Achei maravilhoso acompanhar todo esse processo de conexão de situações que aconteceram ao longo da vida de Imogen e como culminou em sua autodescoberta enquanto bissexual. Esse livro aborda temas como a heterossexualidade compulsória e os fiscais de sexualidade alheia, passei muita raiva com a Gretchen. Mas o romance entre a Tessa e a Imogen é de aquecer o coração, também curti muito a dinâmica da família e a amizade dela com a Lili é a coisa mais bonitinha

ellespot 08/12/2023

Muito fofo e levinho de ler
A história não é tão grande, mas é muito envolvente e fofa, é daqueles livros que te deixa de coração quentinho!! apesar de passar raiva com alguns personagens (gretchen), se excluírmos esse fato eu diria que é um livro perfeitinho, facilmente uma leitura que se termina em um dia!!

elas são umas fofas, e acompanhar o desenvolvimento da imogen quanto a sexualidade dela foi bem interessante, principalmente pra quem já se viu no lugar dela.

Karol588 26/06/2024

Meudeuuus
MEUDEUS QUE LIVRO INCRIVEL!!!!!!
Eu amei cada palavra e cada segundo que eu li, eu praticamente devorei esse livro e estou apaixonada nele.
Fiquei com ódio da Gretchen e me apaixonei pela imogen!
Eu acho que é um livro impecável para uma garota que está se descobrindo sáfica, recomendo muito, é incrível demais.

KahKarine 14/11/2023

Minha resenha mais longa talvez
Eu amo tanto ler romances sáficos que a protagonista se descobre durante a história, ouso dizer que é meu tipo favorito de livro. Livros assim são tão importantes, tão impactantes e acolhedores. Me senti super acolhida lendo esse livro, mais do que achei que seria, a Imogen sempre fala da insegurança e incerteza da própria sexualidade mesmo depois de se descobrir, a famosa heterossexualidade compulsória, é tão doloroso se identificar. O romance demora pra acontecer, vai aparecer mais no final da história, pois é mais focado na trajetória de auto descoberta da Imogen, e isso é tão importante. Qualquer garota que gosta de garotas ou acha que pode gostar e está se questionando, deveria ler.

Sobre os personagens, Imogen e Tessa são um casal muito muito fofinho, típico casal de cinema, lindas lindas. Lili é uma fofa querida. Gretchen, pelo amor, que ódio dessa personagem, a cada A dela dava vontade de entrar no livro e bater nela, tive até que dar uma pausa algumas vezes, juro. É tão estranho pensar que existem pessoas dentro da comunidade que são homofóbicas, tipo, uma bissexual bifóbica? Que isso gente, coisa doida. Se não fosse pela Gretchen, a Imogen teria se descoberto muito antes.

Tirando a Gretchen, todos os personagens são incríveis e divos. Adorei a história, a forma como o romance aconteceu, acompanhar a Imogen se descobrindo. Que leitura incrível!!! ??

Sthe 12/11/2023

Nossa, se vc quer ler um romance ou diversão teen... Não lê isso não!
O tempo todo é só falando de lgbt, as vezes até parece forçado.Muita militância, mas a escrita é boa

Issa 12/11/2023

Esse livro com certeza faz as pessoas refletirem sobre sexualidade e outras coisas como amizades tóxicas, foi super rápido de ler, eu achei muito divertido o livro, mas ele também mostra o pior tipo de gnt que é o fiscal de sexualidade alheia.
Uma coisa que me irritou é que eu senti que a autora deu uma enrola na história.
Mas os personagens em si são todos bem construídos, a maioria foge dos esteriótipos o que e bem legal.

manuela.vargasr 12/11/2023

Não decepciona
O livro é bom, mas eu não sou o público alvo dele. E se você quiser ler um livro focado em um romance com ele bem desenvolvido, você também não é.
O livro é sobre autodescoberta e, apesar de não me identificar com a jornada da Imogen, eu me identifiquei com a personagem, o que me levou a gostar mais do livro do que eu teria gostado com uma protagonista diferente, apesar de ter me visto na personagem, muitas características me pareceram exageradas, como o medo extremo de estar em espaços lgbt, ao mesmo tempo que ela aparentemente só consumia mídias lgbts, mas eu entendo que muito do medo foi cultivado pela personagem Gretchen, que também me pareceu irrealista, não apenas caricata mas inconsistente.
De qualquer forma, apesar das personagens ser pouco desenvolvidas (com excessão da protagonista), o livro é atrativo e a escrita é boa.

Liv 10/11/2023

Eu adoro os livros da Becky Albertalli e esse superou as expectativas. Ele fala de assuntos muito importantes que nunca vi retratos na literatura jovem e ainda o faz de uma forma leve. Além disso, adorei a Imogen e poderia ficar mais trezentas páginas com ela.