Segredos Obscuros

Segredos Obscuros Michael Hjorth...

Resenhas - Segredos Obscuros

Melo 06/02/2023

Nu e Cru
Esta foi uma das leituras que se variou do que estou habituada a ler num livro no qual os protagonistas estão intrinsecamente ligados com as forças policiais.
Primeiramente, temos certos pontos que, para quem já leu o livro [b:Boneca de Trapos|38719949|Boneca de Trapos (Fawkes and Baxter, #1)|Daniel Cole|https://i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1519299683l/38719949._SY75_.jpg|50732235], podem parecer familiares. Outro livro que também me relembrei enquanto lia este foi [b:Os crimes ABC / Os trabalhos de Hércules / O mistério dos sete relógios|32702672|Os crimes ABC / Os trabalhos de Hércules / O mistério dos sete relógios|Agatha Christie|https://i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1476829195l/32702672._SX50_.jpg|53278594]. Isto porque não nos é entregue de imediato a premissa do que estará para a acontecer (temos um episódio chocante no princípio para captar o nosso interesse e nos chocar) e depois temos também capítulos nos quais encaramos os pensamentos do culpado (ou possível culpado) e as reflexões que este estará a fazer, ou como lida com o seu dia a dia.
Esqueçam protagonistas do bem, com um evento traumático que ainda os faz tentar encarar o dia a dia e colocar os outros à frente deles. Não é isso que encontrarão aqui. Os personagens mostram que mesmo estando a trazer justiça à sociedade, os polícias e as forças de justiça são seres humanos como qualquer outro na história, com as suas falhas e os seus pecados. Uns maiores que os outros. Temos aqueles que se sentem desconexos de si mesmos e das emoções; temos traições; temos preconceito; temos luxúria.
Houveram personagens que não foram tão bem explorados como outros, dando especial foco a três deles que se tornam forças essenciais no andamento da história.
E esta tem uma estrutura e uma forma de escrita muito boa, à medida que nos tenta influenciar a seguir o mesmo caminho que os personagens e a instigar o nosso pensamento crítico com explicações e contra argumentos. Todavia, perto do final, as respostas parecem estar mais do que esclarecidas. Basta que o momento em que a cortina se abre, as coisas estão mais do que claras. Todavia, continua a ser agradável observar como é explorado o psicológico das pessoas, especialmente em momentos de grande tensão.
E agora, para vos deixar mais curiosos e ansiosos, não é a apreensão do culpado o mais interessante no final. É a trama secundária inserida no protagonista. E para a qual temos um cliffchanger bem no fim do livro. Se querem saber mais, terão de ler o livro!