Memória de ninguém

Memória de ninguém Helena Machado

Resenhas - Memória de ninguém

Nani84 05/07/2023

Este livro foi um soco no meu estômago. Me vi descrita em muitas partes da história e lidar diretamente com essa constatação foi bem difícil. É pesado e realista. Recomendo muito a leitura.

luisa302 21/06/2023

"O nada é ser memória de ninguém."

gostei muito, traz muitos assuntos interessantes.
o luto do pai, as semelhanças de mãe e filha, a dor, a solidão.

Faluz 20/06/2023

Memória de Ninguém - Helena Machado
Um fluxo de pensamento.
Esse livro é um fluxo de pensamento escrito com palavras intensas e pontuação exígua que não nos deixa abandoná-lo.
Segue um frenesi de leitura apresentando dilemas existenciais e corriqueiros problemas do dia-a-dia que nos impulsiona para essa leitura frenética.
Muito boa a leitura.

Carolina1059 02/04/2023

O autora nos leva a mergulhar na história da narradora, uma mulher de quase 40 anos, vivendo o luto pela perda de seu pai e sua imersão na crise profunda da vida que passa, a memória do passado, o silêncio das palavras, sua relação com a mãe e suas irmãs gêmeas.
É um livro denso, com uma escrita não linear e muito interessante.

DaniM 22/03/2023

Terminei de ler há alguns dias e desde então tento elaborar o que gostaria de escrever sobre esse livro. Acho que a palavra “tsunami” cabe bem.
O livro é resultado do fluxo de pensamentos da narradora, diante da morte e luto pelo pai. Mas o pai é somente o fio condutor da história. Através da digestão da dor, a personagem vai ao passado – seu e de seus pais – sofre pelo presente e pelo futuro.
Helena Machado escreve muito bem, ela vai e vem, fala de mil assuntos densos ao mesmo tempo, muitas das vezes sem vírgulas e sem pontos finais, mas você segue com ela, não solta sua mão, não consegue parar de ler. Li vorazmente, me reconheci nesse cérebro que não dá trégua, nesses pensamentos torturantes, no sofrer por não ser e mais ainda por ser. Amei esse livro.

@buenos_livros 03/02/2023

?Nesse sobe e desce danado, começo a achar que a memória é feito filme de câmera antiga, com vários pedaços estourados pela luz dos traumas ou esquecimentos, restando apenas alguns quadros que fatalmente vão se alterando no decorrer do tempo. Jamais uma lembrança é a mesma lembrança.?
. 10/2023
. Memória de Ninguém (2022)
. Helena Machado ??
. Romance | 270p. | Livro
. @editoranosbr
. Uma narrativa poderosa, recriando relações amorosas e familiares conflituosas, a protagonista constrói através da memória um painel de lembranças, traumas, amores e desamores em um fluxo constante, uma tempestade que por vezes arrasta, por vezes dá nó, mas que cria empatia com a protagonista e por vezes nos faz pensar quando sofremos ou exercemos alguns dos comportamentos de diversos personagens. Um livro denso, que vale a pena ser lido de uma das novas vozes da literatura brasileira.
. ????????

Matheus656 22/01/2023

uma carga emocional imensa.
no decorrer da leitura, acompanhamos uma enxurrada de pensamentos, memórias e questões familiares e de relacionamentos, onde a protagonista tenta lidar com a morte do pai, ao mesmo tempo em que busca compreender o seu ?papel? na vida.

para nos contar essa história, a autora valeu-se de uma escrita sofisticada, muito estruturada, salpicando, durante a trama, passagens que são em alguns momentos bem humoradas e em outros tristíssimas, que suavizam a sufocante agonia que é o tema central do texto.

eu particularmente gosto muito de livros que não entregam um objetivo totalmente específico, ou que não seguem qualquer padrão de linearidade, entregando para o leitor a função de desvendar e de descobrir a história.

helena machado tem uma escrita bem particular e interessante.

uma narrativa que se monta em forma de retalhos e de sinuosidades: ?memória de ninguém? é um assim. um desenrolar às vezes lento, às vezes rápido, às vezes acrônico. é um texto que sacode as nossas ponderações e observações.

bem escrito e com reflexões interessantes. gostoso de ler.