Como se Fôssemos Vilões

Como se Fôssemos Vilões M.L. Rio

Resenhas - Como se Fôssemos Vilões

Mariana 10/08/2022

"Oh meu Deus. Quando nos tornámos umas pessoas assim tão terríveis?"

Adorei a história, adorei a escrita e as personagens, que foram extremamente bem construídas e complexas.
Super recomendo!
Trix8 12/08/2022minha estante
Eu simplesmente estou apaixonada pela escrita desse livro, terminei o livro cheia de teorias e chorando horrores. Livro favorito do ano com certeza.

"Estamos todos caindo aos pedaços"...

Mariana 12/08/2022minha estante
Também está na minha lista de favoritos! Tenho tantas teorias também, adorei.

madelcol 07/09/2022

?Somos todos escravos. Não acredite em nenhum de nós.?
não existe melhor definição de livro que mereça minha primeira resenha tal qual Como se fôssemos vilões.
dentre todos os livros e personagens possíveis, sinto em dizer que me encontrei justamente neles. na bagunça de sentimentos e confissões de todos os personagens, em todas as entrelinhas que precisei ler e, claro, o sombrio shakespeariano que jamais poderia deixar de lado.
encantador, poético e definitivamente devastador.
afinal, você pode justificar qualquer coisa se fizer isso poeticamente o suficiente.

Joana17 14/04/2023

5 estrelas, nem sei o que dizer ainda estou a tentar processar tudo...
Chorei no final, teve um plot twist inesperado.
Adoro os personagens.
Oliver

madu.taveira 19/05/2023minha estante
OUTRA COISA: a explicação pro final fica mais clara na página do livro na Wikipédia, porque tem a explicação do trecho escrito pelo James.

Laura 09/02/2024

Simplesmente um dos melhores livros que já li! Não sabia que queria ler um livro com essa temática e com esses personagens até ler esse livro! A história é muito bem escrita, da para perceber que a autora sabia o que ela estava escrevendo e que teve muita pesquisa por trás dessa obra. Os personagens são muito bons, cada um com a sua própria personalidade super bem definida, realmente muito profundos. Quando eu acabei de ler esse livro eu achei que estava lendo uma história real, de pessoas que viveram e estudaram nessa escola , porque tudo é bem descrito e aprofundado . O ar shakespeariano que tem nesse livro só faz de tudo muito mais saboroso de ler. Infelizmente a minha sensação ao terminar de ler esse livro é que eu fiquei órfã de uma boa história. Gostaria que a autora escrevesse mais livros para eu poder ler todos. Só 400 páginas não foram o suficiente para mim, queria ter lido muito mais sobre esses personagens!

Monique.Franca 10/08/2023

Achei esse livro tão perfeito, eu fiquei nervosa, triste e aquele final, bem finalzinho me deixou chorando, queria uma continuação

Marianna.Ricardo 11/09/2022

amor de verdade
o livro foi bem exaustivo e longo de ler, de longe o que mais demorei. parece que tinha mais de mil páginas, e é curioso porque nunca me senti assim em obra nenhuma.
não consigo dar tres estrelas, porém, porque é um tipo de escrita muito diferente do que estou habituada, e é algo mais complexo do que uma historinha de romance.
é algo cru. amor de verdade. amor até nos piores momentos.
a autora tratou com tanta veracidade os sentimentos, o que eles fazem com a mente de uma pessoa e aonde isso leva, que eu acho que só
sendo uma pessoa muito ruim pra dar menos de três estrelas. sem contar que tudo era sheakspeare, bizarro a forma como ela sempre tinha um verso pra encaixar.
gostei pra caramba desse final. é exatamente assim que as coisas são na vida real. e gostei da forma como ela fez cada personagem, cada um de uma forma tão carinhosa e cuidadosa (inclusive richard).
é isso. tô indo pro próximo!

Bee 29/12/2022

Ainda estou abalada com o fim do livro, então não sei exatamente o que expressar.
A leitura desse livro foi uma grande montanha russa para mim. Eu comecei a ler ele em um momento que minha rotina estava insalubre. Eu quase não conseguia ler, e quando conseguia, acabava indo para uma leitura mais leve, pois querendo ou não, esse livro é bastante denso, de alguma forma.
Por isso, demorei muitos meses para realmente parar e ler ele.
E agora que fiz isso...
Ele me encantou no início, com a ambientação. Me vi completamente apaixonada por aquele lugar com tanta arte, aquelas vidas com tanta paixão e poesia. Mas então, depois que eu me acostumei com a ambientação, já não era mais uma novidade, ou algo excitante, o resto não me prendeu tanto, já que era um pouco rotineiro.
Mas tudo realmente acontece tal qual as peças Shakespearianas que eles tanto encenam. A tensão ia aumentando, até que no fim estava completamente palpável.
E o mais doido é que eu não sabia para onde o livro estava indo até faltarem apenas três ou quatro cenas para acabar a história.
Conforme as peças foram se encaixando (sim, apenas no último minuto), os sentimentos antes intensos de cada e por cada personagem se intensificaram ainda mais, e tudo ficou muito potente em mim, até que tudo culminou no epílogo.
De certa forma, eu achava que antes do epílogo, já havia um certo fim, e o epílogo iria apenas mostrar algumas coisas pequenas para as quais estávamos cegos. Mas então, quando eu menos esperava, boom, uma explosão. Eu desmoronei. Desmoronei mais do que achava possível para esse livro. Tantos sentimentos e suspeitas e dúvidas vieram à tona para mim e se expressaram através de lágrimas.
Não acredito que acabou daquela forma. Eu precisava profundamente de algo a mais. Um sinal, uma confirmação, alguma coisa.
Acho que ficarei um tempo ainda à deriva.
Tenho muito para absorver, muito para refletir.

Incrível como além de tudo, esse livro consegue ser extremamente poético, de uma forma que podemos encaixar em nossas vidas. Falas e citações que nos ferem, pois são cruas, duras, verdadeiras.
Daqui uns anos preciso reler esse livro, para revisitar essas passagens enquanto estiver em um momento completamente diferente da minha vida. Com certeza será uma experiência interessante....

Gustavo 31/08/2022

...
Comecei o livro com poucas expectativas, mais pela capa, realmente fui gostando muito na escrita e a história não muito dinâmica foi me prendendo, no início já foi bem previsível saber o fim, ou seja, quem matou. As personagens são muito esteriotipadas mas isso não me incomoda visto que é explicado o motivo do esteriótipo. Eu ia dar 5 estrelas, mas depois desse final extremamente previsível só consegui dar 4.

caio.andrad_ 17/10/2022

Digno de um conto shakesperiano.
Como se Fôssemos Vilões foi uma das minhas primeiras leituras que alterna entre passado/presente e eu considerei uma leitura bem fluída. A escrita não apresenta um vocabulário extremamente arcaico ou refinado o que provocou fácil entendimento dos acontecimentos. Sobre os personagens, no início eu não gostei muito do uso dos estereótipos, mas com o decorrer da narrativa foi algo que me passou despercebido, a colcha de sentimentos que os personagens traziam a tona foi algo que me prendeu e me fez ter mais afeição a cada (espaço especial no meu coração à Filippa). Nota à extrema bizarrice de como cada situação da vida deles poderia ser resumida por alguma fala de algum conto teatral.
caio.andrad_ 17/10/2022minha estante
Não tenho muita experiência e nem conhecimento para fazer uma resenha, mas nada mais justo que iniciar com esse lido favoritado do ano

Priferreirahinckel 29/03/2024

Essa leitura não fluiu como eu imaginei após ler a sinopse do livro.
Achei a narrativa lenta e as incontáveis citações de Shakespeare tornaram o texto denso e pouco envolvente para mim. O foco no teatro tirou o que eu esperava do suspense em questão.
O enredo é bem interessante, mas acredito que foi enrolando demais até ser resolvido.

Laura 08/01/2023

villains
actually my rating is 4.75 but i?ll go with the 5 eheh
great great book! i?ve read it in like 5 days, so it is easy to read?
the only reason is 4.75 stars and not 5 it?s only bc it has A LOT of Shakespearean references and it was a bit hard for me to follow and it also has some long bits which annoyed me sometimes?
besides that, the ending was predictable, at least for me, which is something i actually like xD
i also liked most of the characters and the writing is really good? i didn?t know this book was queer so it was a GOOD surprise !!!!
this is not the gender of book that i usually read and i liked it really much =)
one thing that idk if i loved or hated was the fact that in the end of every act, something really interesting happens and when u start reading the next act it always started w olivier talking to the police inspector which made me wanna skip all of that to get to the point eheh
but overall it was a really good experience, i?ll definitely want to read it again in a couple of months or years eheh
i recommend this book to people who love the dark academy vibes and love literature and theatre :)
now im on my way to read the secret history !!!!