Árvore Inexplicável

Árvore Inexplicável Carol Chiovatto

Resenhas - Árvore inexplicável

Leo Oliveira 07/09/2022

Bom demais viver na mesma época que Carol Chiovatto, que história incrível e bem escrita! Sabido é o maior que temos!

nanahxis 23/01/2024

Fascinante!
Tem tudo o que se espera em um livro de fantasia: magia, floresta, animais, amor (de irmão, de amizade, de casal)! Com um adicional de pesquisa, ciência, biologia, cuidado com a natureza, entre outros.

O livro instiga a querer estudar para saber mais e, nesse aspecto já me ganhou! Se eu não tivesse escolhido uma profissão e tivesse que prestar vestibular hoje, certamente iria escolher algo da área de ciências.

Morei em São Paulo por 1 ano e meio e achei tão incrível reconhecer, no livro, partes da cidade em que passei momentos bons (E para quem, como eu, mora longe do Brasil, traz uma ligação com minha terra e um quentinho no coração). Esse é um dos benefícios de ler um autor brasileiro. Já quero ler mais dessa autora que eu não conhecia.

Queria Estar Lendo 14/11/2022

Resenha: Árvore Inexplicável
Lançamento da Carol Chiovatto pela Editora Suma - que cedeu este exemplar em cortesia - Árvore Inexplicável é uma fantasia urbana que lida com o fantástico, com a amizade e a realidade de maneira cativante.

Na história, Diana consegue ver coisas inexplicáveis. Essas coisas estão comumente ligadas a lugares específicos, próximos a determinadas árvores. Enquanto cursa o último semestre de História na USP, Diana só quer terminar tudo logo para deixar essa rotina exaustiva de lado e seguir com a sua vida.

Porém, o fantástico tem outra ideia para ela. Num quiosque da faculdade, quando testemunha um desses acontecimentos bizarros, Diana percebe que não foi a única a passar por essa experiência. Suas visões não são tão simples, e nem existem só nela. Diana faz parte de algo maior, intrincado na sociedade e no mundo, e envolve conspirações e jogos de interesse que vão colocar tudo à prova quando ela confrontar a verdade.

Árvore Inexplicável é uma história maravilhosamente bem contada sobre a mistura de fantasia e urbano. A autora constrói essa atmosfera tão bem que é crível pensar em uma estudante de História vendo fenômenos bizarros num quiosque da faculdade.

O nível de detalhes desse universo que a Carol Chiovatto construiu é muito cativante. É de encher os olhos para quem ama fantasia, e para quem busca aquela energia e vida dentro de uma história tão criativa.

Outro ponto bastante positivo da obra é a narrativa afiada que a guia. As críticas ao governo, à indiferença em relação à ciência e aos estudos, ao modo como o mundo vivenciou a pandemia e como ela afetou a sociedade como a conhecemos. Tudo está ali, e é desenvolvido de acordo com a realidade e o peso necessários para falar a respeito.

É uma fantasia se misturando a uma realidade cheia de problemas, que precisam ser elucidados e criticados. É uma infinidade de possibilidades fantástica para uma infinidade de situações reais que a obra trata de maneira sensível; a pandemia sempre vai ser um ponto que me pega muito emocionalmente, mas a Carol Chiovatto falou sobre ela da maneira precisa para fazer a gente entender o emocional em que sua protagonista e personagens se encontram.

Eu gostei de como Árvore Inexplicável é complexa, e simples ao mesmo tempo. Não é uma fantasia cheia de reviravoltas e aquela sensação de montanha-russa virando e virando pra te jogar de um lado para o outro. É uma história conforto, dentro dos momentos confortáveis. Questionadora, quando tem que ser. E criativa, em todo o seu conceito.

Acho que as cenas de ação poderiam ter sido um pouco mais bem trabalhadas, mas, de resto, é um livro muito querido. A narrativa da Carol te torna familiar ao que está sendo contado. E esse é o melhor tipo de livro de fantasia que existe.

Gostei bastante da Diana, como protagonista e personagem que move a trama. Toda a questão com esse seu "poder" e como ele se entrelaça às críticas, à sociedade, aos segredos e conspirações, é tudo muito bem orquestrado pela história. Gostei demais do espaço para conscientização ambiental que apareceu por aqui. Da diversidade de temas atuais e importantes dentro do livro.

A edição da Suma tá um espetáculo à parte. Eu amo/vivo/respiro por essa capa, que combina demais com o livro. A diagramação é muito confortável, páginas de qualidade, revisão maravilhosa. Em suma (ba tum tss), uma edição perfeita.

Árvore Inexplicável foi uma surpresa muito agradável nesse ano de leituras. Eu ainda não tinha lido nada da Carol, mas com certeza abriu espaço para mais obras dela aqui na minha estante. Uma fantasia criativa que todo mundo deve conhecer.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/11/resenha-arvore-inexplicavel-carol.html

Brave 28/03/2024

Boa história, personagens ruins.
A história desse livro é incrível. Amei a narrativa, a construção, o mistério e a fantasia. Mas os personagens...

Eles tinham as motivações que explicavam o porquê das ações, mas essas ações e a forma como foram feitas me incomodaram de um jeito que não sei explicar. O único que realmente gostei foi o Tadashi. Diana, demorei o livro quase todo pra decorar o nome dela. Ela, Miguel, Tiago e Yoko não alcançaram a minha simpatia, e mesmo entendendo tudo que eles passaram, ainda assim acho eles uns cuzões. Talvez seja rancor da minha parte, mas achei o perdão de todos fácil demais pro tanto de merda que fizeram uns com os outros. Diana tem uma profundidade boa, mas a forma como a autora construiu isso me fez achar ela muito insossa, a auto depreciação só aumentava quanto mais ela ia crescendo na história e isso me irritou um pouco.

Mas a fantasia é maravilhosa. Se tiver um segundo livro vou ler com toda certeza. E a galera do Sabido foi a coisa mais fofa do universo, me apaixonei.

Ly 02/10/2022

É...
Achei ok. Sei que é uma fantasia, mas mesmo assim, senti alguns furos, um pessoal (do mal) meio amador e valores controversos. Tentaram passar pano pra alguns personagens e pra mim simplesmente não colou. Se você curte essa lacração, pode vir que talvez você curta.
Junior 19/09/2023minha estante
putz moça, leitora usando o termo lacração é pra matar de desgosto

Maria Clara 13/09/2022

Um risco a minha segurança, saúde e vida social.
Olha, eu não gasto dinheiro com livros físicos a séculos. Além de serem mais caros que e-book, é simplesmente uma questão de logística: eu não tenho mais espaço pra livro na minha casa. Mas pra Carol Chiovatto, eu faço questão.
Comprei esse livro na pré venda e antes de passar pra história vale resaltar que a suma fez uma trabalho gráfico admirável com esse livro. Uma das maiores belezas da minha estante no momento.
O problema dessa história é que a sinopse entrega muito pouco, então tudo que eu falar me soa como spoiler... difícil.
Você só precisa saber que as marcas registradas da Carol estão aqui: um romance que te faz shippar pra ? #$%!& sem o menor esforço, representatividade COM RESPEITO (não, não é um amigo gay caricato e alívio cômico como tantas pseudo representatividades por ai), consciência ambiental e política, e um ritmo que te prende.
No total eu perdi um ponto de ônibus as 20:30 indo parar num lugar deserto pq tava lendo, fui dormir várias vezes tarde tendo que acordar cedo, fiquei apurrinhando todo mundo que se interessa (e quem não tbm) com essa história. Logo, se conclui que ele pode fazer mal a sua segurança, saúde e vida social. Tomem cuidado.

Soterradaporlivros 07/08/2022

Árvore inexplicável
Tô aqui, tentando colocar as ideias em ordem enquanto me preparo pra falar desse livro.

Acho que devo começar agradecendo a Suma por me enviar o ebook pra ser lido antecipadamente. Vocês me pouparam de pelo menos um mês de ansiedade, até que minha cópia da pré venda chegue até aqui.

Quem me segue lá no Instagram sabe como eu adoro os livros da Carol e que eu já reli Porém bruxa e eu não perco a oportunidade de falar dele e de Senciente sempre que posso.

E esse aqui vai entrar pro time e eu vou falar muito dele pelos próximos meses, já posso adiantar isso.

A Carol tem um jeito empolgante de escrever e mesmo este livro sendo diferente dos anteriores a gente consegue identificar sua voz.

Não vou escrever muito mais nessa não resenha, apenas listar alguns pontos pra aguçar a curiosidade.

1. As cenas de ação são incríveis. Sabe aquelas de filme que você prende a respiração e só solta no final? Esse livro tem várias!

2. As relações entre irmãos. Esse livro tem várias e todas diferentes e uma delícia de ler. Ninguém escreve uma briga entre irmãos como a Carol.

3. Personagens queer estão sempre presente nos livros da Carol, mas a maneira que ela inseriu esses personagens nesse livro são outro nível! Vocês só vão entender lendo!

Eu não posso deixar de terminar dizendo que comprem e leiam Árvore inexplicável.

joaopdro 08/06/2023

Essa história é inexplicavelmente original
Eu realmente preciso começar batendo na tecla de que essa é uma fantasia urbana nacional cheia de originalidade: os elementos na história, a ciência por trás de tudo, o contexto nacional... é demais! Nunca tinha lido nada do tipo, e por isso mesmo foi muito viciante acompanhar toda essa aventura.

Umas das coisas que eu mais gostei foi que aqui houve muito espaço pra falar sobre a importância de preservar a biodiversidade, sobre o incentivo à ciência e sobre dar um olhar especial à causa animal; tudo isso de um jeito muito prático, dá vontade de se envolver junto no movimento.

Eu senti mesmo que esse livro tem uma pegada meio "novela das 7", pelos momentos com dramas-de-família-e-vida-adulta-universitária, fazendo um mix com o melhor dos filmes de ação, cheio de cenas incríveis, de prender a respiração lendo, e sem contar as reviravoltas!     - sério, ação das boas, eu não tava esperando!

Se já não bastasse tudo isso, que é só a ponta do iceberg, tem a escrita maravilhosa e redondinha da Carol Chiovatto + capítulos curtinhos. O livro também tá cheio de referências pop nacionais e transborda representatividade queer.

Eu posso apostar como vocês jamais leram uma história como essa, então, falando sério, se abram pra essa aventura inexplicável também!

POST ORIGINAL NO IG @CURTAUMLIVRO

Carolina.Louise 28/01/2023

Árvore Inexplicável
Fiquei surpresa por ter gostado do livro. Ganhei ele num sorteio e resolvi ler ele agora durante as férias. Gostei bastante da história, tem perseguição e reviravoltas. Pessoalmente, não gosto da alternância entre narradores, mas considerando a história penso que realmente foi necessário. Recomendo a leitura.

Amanda 08/07/2023

Como é bom ler histórias boas
Comecei Árvore Inexplicável porque sentia que gostaria da leitura. Já tinha lido Porém Bruxa, da Carol Chiovatto, e deu muito certo. A Carol acerta mais uma vez em uma história que prende, ensina e brilha os olhos.

Conhecer a Diana é uma aventura do começo ao fim. Fiquei presa para descobrir o que era a tal névoa e quando vem aí, o turbilhão de emoções te pega de jeito. Gostei da construção dos personagens, da forma como a ciência é abordada, o jeito como a pandemia é retratada e de todo percurso da história.

Apesar da quantidade de situações amparadas pela ciência, não é difícil entender. Pelo contrário, fica tão claro, que já posso me dizer especialista, tá? Hahaha

A pandemia também foi abordada e eu gostei de como todos se comportaram nela (como deveria ter sido mesmo pra todo mundo).

Por fim, ressalto que os capítulos são cativantes e te instigam a continuar. Fui de 0 a 100 na troca de um para o outro e você consegue entender o sentimento de todos os personagens em cada momento pelos povs variados. Eu amei e indico fortemente!

netuno 31/01/2023

Carol, você já errou?
Simplesmente uma fantasia nacional e INCRÍVEL!

Não é segredo que a Carol é minha autora nacional favorita, todos os livros que li dela são muito bem escritos, tem reviravoltas, mistérios, personagens incríveis e super bem escritos, personagens femininas poderosas, e uma beça de representatividade!

Nesse livro em específico, eu me apaixonei por todos os aspectos. Além da ambientação extremamente confortável, a personagem passa por situações corriqueiras de pessoas comuns de Sao Paulo, o que torna o livro tão nacional?

E sinceramente, a fantasia é tão bem construída, que fiquei imaginando, se essa história fosse real, eu leria todos os artigos científicos possíveis! ?

Só não o coloco na frente de ?Porém Bruxa? porque esse tem um espacinho especial no meu coração

Paty Gazza 16/04/2023

Meh...
A Carol aborda uns temas muito interessantes nesse livro, principalmente relacionados a meio ambiente, ciência, inteligência, que me deixaram bem reflexiva. No entanto, algumas coisas acabaram me desagradando e me tirando da história: os personagens, apesar de adultos, pareciam adolescentes, e eu precisava me lembrar a todo momento da idade deles; a autora usa um clichê que me irrita PROFUNDAMENTE, o do "menti/escondi algo/tramei algo pelas suas costas para te proteger" (e mais de uma vez). Além disso, os vilões são bem previsíveis e o livro termina com um gostinho de primeiro de uma série.

Gosto muito da escrita da Carol, amei as outras histórias dela e lerei qualquer coisa que ela publicar, mas esse aqui foi apenas ok pra mim.

Rafa 17/03/2023

Favoritado!!!
Como é bom um livro nacional que transpira nacionalidade, é uma sensação maravilhosa.
Árvore Inexplicável é um livro de ficção escrito pela Carol Chiovato, e que livro bom, como essa mulher conseguiu escrever algo tão brasileiro e tão envolvente? Acho que isso foi o que mais me encantou.
Diana é uma jovem no final do curso de História na USP, muito ocupada, com um fiel amigo, Tiago, sua melhor amiga, Mayara, uma família conturbada, uma irmãzinha incrível e por fim uma desconfiança que a persegue constantemente. Uma espécie de ocorrência, algo que ela não sabe explicar, mas que ela sempre vê e quando questiona os outros sobre, todos a olham meio torto, como se ela fosse louca. Diana então evita falar sobre com os outros, já que a maioria começa a pegar no seu pé com relação a isso.
Mas algo a faz pensar que não é maluca, na Árvore Inexplicável (uma árvore apelidada assim por ela) a garota vê uma ocorrência e, estranhamente, ela não parece ser a única, um cara de capuz parecia ter visto também e logo desapareceu.
A história se desenrola a partir daí, o livro aborda diversos assuntos importantes para as pessoas no geral e para os brasileiros, é extremamente fácil de se identificar e possui amizades e relações apaixonantes, com personagens únicos a sua maneira e com uma trama muito intrigante.
Indico essa leitura para todo mundo, amei, favoritada, é encantadora e já comprei outro livro da autora, porque sei que vai ser bom.
Jaque233 18/03/2023minha estante
Esse livro é perfeito! Só indico livros bons kkkk

Jaque233 18/03/2023minha estante
Parabéns pela resenha!

Gramatura Alta 29/10/2022

Desde criança, Diana vê coisas estranhas. Aranhas com fios dourados, macacos coloridos e por aí vai. Até então, ela achava que era coisa da sua cabeça, uma vez que ninguém via o mesmo. Porém, um dia, a mocinha conhece um garoto, Miguel, irmão do seu amigo Tiago, que parece enxergar o mesmo.

Curiosa pelo garoto, a nossa protagonista se envolve em uma trama capaz de colocar a sua vida e de quem ama em risco. É este o resumo de ÁRVORE INEXPLICÁVEL, escrito por Carol Chiovatto, brasileira que já acumula um prêmio Jabuti.

Em síntese, três pontos principais da obra chamam atenção. O primeiro deles, é o caráter atual. Publicado em 2022, o livro foi construído em um contexto de pandemia. E sabe o que é melhor? Ao invés de ignorar tudo o que aconteceu, igual muitos romancistas atuais fazem, a autora paulista trouxe esse contexto para a sua obra. Então pense só no poder disso. Uma universitária lidando com os riscos de uma descoberta científica, à medida que lida, também, com um vírus que matou milhares de brasileiros.

De máscaras a críticas ao governo, a obra é bem atual. Como resultado, traz veracidade e identificação a narrativa construída. É fácil se reconhecer no que cada um deles sente, mesmo nas qualidades e nos defeitos.

O segundo ponto positivo, é a fluidez da escrita. Por mais que não tenham grandes reviravoltas, é uma história interessante. Paralelamente, a escrita é simples e cativante, tornando uma leitura fácil, mas não menos rica em detalhes e uma mitologia própria. Inclusive, deixamos aqui o nosso parabéns para a autora por conseguir amarrar todos os pontos tão bem.

E o último ponto, contudo, não menos importante, é o que representa. Ainda que esteja mudando aos poucos, nós temos o que Nelson Rodrigues, escritor brasileiro, chamou de complexo de vira-lata. Muitos de nós acredita fielmente que o nosso país é inferior, principalmente, no que diz respeito ao cinema e a literatura.

Entretanto, a cada ano, fica mais claro que se trata de uma falácia. ÁRVORE INEXPLICÁVEL é um ótimo exemplo disso. É claro que a obra tem os seus defeitos, assim como qualquer narrativa. Por outro lado, é inegável a qualidade e o valor de tudo que ela representa. Não só pela própria trama, como pelos vários elementos da nossa cultura representados ao longo das páginas.

De um modo geral, acredito que é uma ótima indicação para todo fã de fantasia.

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2022/10/29/arvore-inexplicavel-uma-surpresa-boa-da-literatura-brasileira/