Se você soubesse

Resenhas - Se Você Soubesse

1 | 2 | 3 | 4

Ana 29/08/2022

Se você soubesse
Alice é enfermeira numa ala de traumas graves com pacientes em coma.

Cassie é uma jovem moça que acabou de casar, com o sonho de aumentar a família e é atropelada ao voltar de uma festa. No hospital, ela recebe a visita do marido e da sogra, mas também recebe a visita de alguém que lhe pede desculpas, que sente muito, que não era para ser assim.

Mas essa e outras conversas ao pé da cama de Cassie não é a Cassie quem escuta. Cassie está em coma.
Quem escuta é Frank, um paciente que acordou do coma mas ninguém tem reparado que o seu cérebro tem voltado ao estado de saúde normal, que ele pode ver e ouvir coisas.

uchoa.bru 11/08/2023

Livro de suspense do ano, até este momento.
A história é tão bem construída e você se envolve de uma forma tão intensa com os personagens que é difícil não se emocionar em alguns momentos. Você torce pelos três protagonistas todo o tempo.
Os momentos de suspense e tensão são muito bem colocados. Te faz ficar grudado e ansioso para a explicação do problema principal.
Eu amei e recomendarei muito.

cami chaurais 14/12/2023

Gostei!!
Apesar da maioria das pessoas acharem arrastado até 50%, eu me prendi à história desde o início. AMEI a perspectiva do Frank (melhor personagem ??) e a história foi muito bem construída. Porém rsrs eu achei o final muito previsível! La pra 70% ja imaginei qual seria o desfecho e fiquei esperando uma reviravolta, que não veio. Mas no geral eu gostei bastante e indico muito pra quem quer sair da ressaca literária ??

Tati.Lima 29/09/2022

Sobre esse livro...
Esse final desse livro realmente me deixou frustrada, em um nível...Definitivamente, este livro é uma mistura gigante de emoções. Primeiro vamos aos elogios. A história é realmente interessante, narrada pela perspectiva de 2 personagens, mais os flashbacks envolvendo o ocorrido e a vida da terceira ponta desse triângulo, q não tem nada de amoroso. Os personagens são muito intensos, e a gente se envolve real no drama deles. Se envolve taaaanto q termina ficando revoltada com esse desfecho. É inteligente o fato, de levar a trama, com a gente jurando q o grande vilão do livro, é um personagem, e no final, vemos q é o outro, embora, eu tivesse uma leve suspeita, a trama é muito bem montada, e te faz crer, até a reta final em uma coisa, e no final é outra. Agora vamos às críticas. É irritante, pelo menos pra mim, livros com capítulos gigantescos, principalmente quando a história gira em torno de poucos personagens, então capítulos enormes, falando apenas de um único personagem, quebra um pouco a dinâmica da trama, e deixa meio cansativo de acompanhar. Mas sem querer falar demais pra não dar spoiler, eu não curti esse final. Caracaaaaas, eu sinto q podia ter sido diferente, pelo menos, pra mim, foi absolutamente frustrante. Enfim, é um bom livro, mas q podia ter tido um desfecho, melhooooooooor para 2 personagens...

Ju Ricci 09/03/2023

O livro conta a história por diferentes pontos de vista, variando entre eles o tempo todo. A trama mexe com a curiosidade, a emoção, a empatia... impossível não sentir a dor dos personagens. Um mistério, vários mistérios a serem desvendados, simples, mas que te fazer grudar no livro mesmo que o sono venha.

Suellen.Hosoi 06/12/2022

Um livro que me prendeu, mas que não ganhou notão.
No começo criei várias hipóteses, mudei n vezes de suspeito e possibilidades para o ocorrido, mas depois ficou previsível demais. Mas é um bom livro.

Mariana_ 25/09/2022

Narrativa diferente
Aqui temos a visão de 3 personagens alternados nos capítulos. A enfermeira, o homem em "coma" mas que percebe tudo e a personagem que sofreu um acidente na estrada. Ela corre perigo e o personagem em coma, Frank é o único que vê tudo e não pode fazer nada para ajudar. Alguns capítulos são grandes e meio chatos mas o conjunto da obra é interessante. Dá pra desconfiar de todo mundo!

Junior Rodrigues 26/09/2022

Um suspense não tradicional em seu estilo
Esse é um livro estranho em que a autora coloca muitos personagens e ficamos por um tempo sem entender onde cada um se encaixa. As histórias de cada um são interessantes, mas com mais de 10% do livro percorrido, o leitor fica se questionando qual o papel de cada um deles nessa trama.
Com o decorrer da história, os personagens ganham camadas e principalmente contexto e assim fica mais fácil compreender a jornada de cada um dentro da trama. A experiência vai sendo melhorada e conseguimos perceber que a autora gosta de detalhar situações para que o leitor tenha o máximo possivel de informação sobre o personagem e o ambiente que o cerca. Isso faz diferença no aprofundamento das interações entre os personagens, já que são elas que dão o tom da história com a visão de cada um sobre as mesmas situações.
A mudança de tom da trama vem sorrateira e é bem vinda, porque começamos a entender os desdobramentos que vão surgindo no decorrer da história. A autora utiliza o recurso de uma maneira bem inteligente para que o leitor seja inserido aos poucos nessa visão. Já que a tensão e o suspense vão crescendo gradativamente conforme novos fatos e acontecimentos vão surgindo.
Se está esperando algo repleto de tensão e suspense do inicio ao fim, esse não é o livro indicado para você, mas se gosta de uma história detalhada e com crescimento gradativo, Se você soubesse é a indicação.

Thabi.Almeida 22/10/2022

Pedi Trilher e ganhei dramalhão!
O livro é uma grande promessa!
História instigante
Sinopse empolgante
Personagens misteriosos (entretanto so tive afinidade com Frank e os cachorros de todo mundo)...
Adorei a ideia de ter 3 personagens diferentes que acabam se conectando pq a história de um cruza com momento das outras pessoa e veremos isso a frente.
E decepcionou

Apesar da autora ter escolhido um plot clichê e previsível, não tirou o brilho do enredo, nem o desfecho que me enlouqueceu pq não era o sentido que eu queria estragou a experiência.

Cortando as partes lentas, chatas e desnecessárias de alguns capítulos, teriamos um drama com toque de suspense até gostoso de acompanhar.
Agora essa solução mágica na prorrogação do segundo tempo, desanimou muito.
Faltou

Leituras.lipe 23/06/2024

Achado na Amazon!
? Um suspense achado na lista dos mais vendidos da Amazon! ??

- Estava olhando o site como de costume e vi esse livro por 1,99 na loja do Kindle. Com isso, fui olhar a sinopse e gostei bastante, pois ainda não li algo parecido com a história. Esse é o primeiro livro da autora e não encontrei outros até o momento da resenha.

? A obra é dividida pelo ponto de vista dos 3 personagens: Alice, Cassie e Frank. Os dois últimos estão em coma na UTI. Alice é a enfermeira que cuida da ala 9B. Uma mulher muito sensível e que conversa com seus pacientes como se fossem íntimos fora do hospital, assim ela acredita que eles podem ouvir de alguma forma .

? Frank está há 2 meses em coma. Ele tem uma audição muito boa, apesar de não conseguir se movimentar ou falar. Até então os médicos não sabiam e isso muda assim que ele abre os olhos depois de tanta espera. Ele consegue ouvir cada acompanhante por perto. Existe fofoca na UTI e algumas pessoas soltam a língua quando a consciência pesa! ?

? Cassie ainda está totalmente inconsciente e com várias cirurgias por conta da pancada que levou na última noite que saiu de casa. Conhecida pela mídia por conta de um comercial chiclete que fez quando mais nova, agora a família, amigos e parentes precisam lidar com o assédio dentro e fora do hospital.

? Alice cuida de Cassie com um cuidado maior, pois as duas têm um segredo em comum. A profissional agora vai querer saber tudo sobre a vida da paciente, desde relacionamento amoroso até sua rede de amigos. O lado detetive ficou bem interessante e prendeu minha atenção no livro! ?

? Desconfiei de 5 personagens e a autora construiu de uma forma que você vai mudando de opinião conforme avança na leitura. É um livro com capítulos curtos, escrita boa e com um suspense que te deixa curioso do início ao fim. Apenas no final você vai saber quem foi o verdadeiro responsável pelo crime! O plot vem ?

Evellyn.Laise 14/12/2022

A leitura fluiu bem e me deixou curiosa, porém o final foi previsível e uma motivação não tão interessante. O único personagem que me apeguei na história eu odiei o final dele ? e as narrações da Alice na minha opinião eram a parte mais chatinha. Enfim, um livro legalzinho, nada mais.

Jéssica 03/01/2023

É mais um livro dramático do que um thriller psicológico. É uma leitura envolvente, um tanto previsível às vezes, mas que vale a pena. O livro é narrado por três personagens, e isso é um ponto muito positivo pra mim, acho que deixa a leitura mais dinâmica e a gente consegue ver vários pontos de vista acerca da história.

O mistério do enredo gira em torno de Cassie, que sofre um acidente (ou uma tentativa de homicídio?) e fica em coma. Então as narrativas vão amarrando as pontas até nos levar ao seu desfecho.
Franklin é um paciente em estado vegetativo que, para os médicos, não possui nenhuma consciência, mas ele está bem lúcido, na verdade, ouvindo tudo o que acontece ao seu redor (a melhor narrativa é a sua). Confesso que fiquei bastante agoniada com o estado dele, não consigo imaginar como é estar preso no seu próprio corpo, consciente de tudo, mas sem poder se comunicar com o mundo exterior. E o pior: ninguém sabe que você está ali.
Por fim, temos Alice, aquela personagem que dar uma de detetive e acaba desvendando todo o mistério da história. Ela é a enfermeira encarregada de Cassie e Franklin.

Ao longo do livro vamos conhecendo esses três personagens ao passo em que eles nos levam ao desfecho do mistério. Não consegui criar grandes teorias aqui, acho que o livro não me envolveu a tal ponto, mesmo assim gostei da leitura (sou curiosa, gente, então qualquer coisa que aguce minha curiosidade leva o meu coração), apesar de não ter gostado do final.

Patricia 15/11/2022

Se você soubesse é um drama contado através da visão de três narradores.
Frank um paciente em como, Cassie vítima de um acidente criminoso e Alice a enfermeira que cuida dos dois.
A medida que a narrativa se desenvolve passamos a conhecer a história dos três, suas dores e traumas.
A escrita é agradável e o desenvolvimento é instigante.
Apesar do plot não ter me chamado atenção, eu gostei do modo como a história foi conduzida.

1 | 2 | 3 | 4