Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

DaviOhBrabo 02/03/2024

Atemporal e lindo
Um livro indispensável pra qualquer pessoa que tenha contato com a arte - ou não, também! Neste livro acompanhamos a troca de correspondências entre Fanz Kappuz e Rainer Maria Rilke, um grande escritor alemão. É incrível como mesmo 100 anos depois o conteúdo daqui seja tão relevante. Te faz refletir sobre muitas coisas, e devo dizer que frequentemente comecei a me perguntar se preciso escrever.

Enfim, leitura maravilhosa! Se você é jovem esse livro é obrigatório.

A única coisa que não gostei é que nas cartas eles falam muito sobre livros alemães e tal, que não têm tradução para o português. Uma pena, queria ler.

Kerollyn4 04/05/2024

Um bom livro mas nada extraordinário.
É um livro com bastante reflexão e sensibilidade principalmente pro parte do rilke, tem sentimento e emoção de sobra. Todo os textos tem reflexões bacanas, temas legais a serem discutidos e questionados mas acho que tem que ser lido em um momento certo sabe? Quando você está na naquele momento de autoconhecimento ou com alguma dúvida em relação a sua vida ou a você mesmo, enfrentar a solidão, ele se encaixa nisso.

marilenda 02/06/2024

Me senti tão próxima dos dois persongens, principalmente do jovem poeta que explora com o mestre sua mais sincera solidão e tristeza.
rilke é realmente muito sábio em suas palavras, fala sobre o processo criativo de uma forma inspiradora, além disso sobre a sensibilidade da vida e suas relações entre os seres humanos.
a verdade é que este livro veio no momento certo para eu ler, me deu muitos aprendizados importantes e esclarecedores!

Mari 27/07/2024

Dissertação sobre a angústia da criação
"Cartas a um jovem poeta" já expõe no título tudo que se propõe a ser.

É uma conversa intimista entre dois poetas, acometidos pela necessidade e urgência na expressão.

As cartas conversam com todos os jovens artistas, conectados ao desejo e necessidade de se encontrar na própria arte.

O posfácio é assertivo na análise (apesar de um pouco cansativo, por se alongar tanto nos fatos).

A identificação por parte de tantas figuras conhecidas pela própria arte demonstra como um processo, mesmo tão intrínseco a uma experiência individual, quebra as barreiras temporais.

É um livro pra refletir e ler com sensibilidade. Daqueles para rabiscar, grifar as frases e se deixar senti-las.

larissafdsl 28/07/2024

As cartas trocadas entre Rilke e Kappus são de uma sensibilidade única. A solidão é bastante retratada (principalmente diante da situação de vida de Kappus) e eu particularmente adorei, visto que adoro ler sobre a solidão. É um bom livro e vale a leitura!

LeocadioJulia 31/07/2024

"Homem, você e a sua vida não são nada! Não importa o que você realize, pois isso não seria nada diante da eternidade e suas leis! O que o mundo perderia, e o cosmos, se você não existisse?".

jasmineteaclub 28/08/2024

Achei uma leitura muito interessante, apesar de ter me deparado com questionamentos que já tinham me alcançado muitas vezes, como a questão da solidão. Li muito rápido, devorando as páginas e vi meu eu do passado nos questionamentos do Kappus, foi então que percebi pela primeira vez: "Eu realmente mudei" e gostei dessa mudança!!

Gabi Lavoisier 30/08/2024

Arte como uma forma de viver
Percebi que é necessário estar lúcido para ler este livro. É tanta riqueza no vocabulário, nas reflexões, nas experiências e concelhos que, se eu disser que me encantou, seria pouco para descrever.
Se tornou o meu livro favorito. É, de fato, uma obra de arte indizivelmente rica, que toca com o subjetivo de cada um, e transforma a perspectiva de vida. Te toca por uma atemporalidade assustadora, por descrições tão grandiosamente impecáveis, e com concelhos verdadeiros.
Uma relação linda, de confiança e amizade.
?Cartas a um jovem poeta? me proporcionou um processo de leitura tão prazeroso e acolhedor que me emociona.
Que momento lindo.

Tabita.Maier 19/05/2023

Imagina poder trocar mensagens com o seu autor preferido?
Já imaginou se você pudesse escrever cartas ou mandar mensagens no whatsapp pro seu autor preferido?

É mais ou menos isso que acontece nesse livro. O aspirante Kappus envia a primeira carta ao escritor Rilke que o responde sempre com muita gentileza.

As cartas de Rilke são lindas, cheias de sabedoria e bons conselhos. Já as cartas de Kappus são sempre bastante honestas.

Adorei ler as cartas e quero ler mais coisas do Rilke. Infelizmente, os poemas do Kappus não me tocaram muito ... Mas estou curiosa pra saber um pouco mais sobre os dois.

É uma leitura bem gostosa... Você pode ler uma ou duas cartas por dia e ir lendo outros livros junto, pois não há muito o que te prende já que não é uma narrativa. As cartas falam muito sobre questões da vida: a solidão, o amor, sexo, a insegurança... E sobre a escrita também.

Existe uma outra edição desse livro com apenas as cartas do Rilke. Acho interessante ler as cartas do Kappus também, mas a escrita do Rilke é tão fluída, que mesmo sem as cartas do outro autor, você entenderá todo o contexto.

Fabio.Nunes 01/12/2022

A depressão de Kappus
Um livro que apresenta uma troca de cartad entre dois poetas: Rainer Maria Rilke e o jovem Franz Xaver Kappus.
Rilke funciona como um orientador e mestre de Kappus, dando-o muitos conselhos para a vida. Alguns deles muito interessantes de serem lidos.
Uma coisa é certa após a leitura dessas cartas: Kappus sofria de depressão.
Foi uma boa leitura, mas nada de extraordinário.

Mia 10/01/2023

Cartas a um jovem poeta
Eu amo livros de cartas - mas quando as cartas foram escritas por poetas, fica ainda mais bonito. Existe uma qualidade poética no simples conversar por cartas que deixa o leitor pensativo. Livro lindíssimo.

adinaldo 24/01/2023

uau
cartas entre um poeta e um jovem perdido na vida, nunca achei que ler cartas trocadas por pessoas reais seria tão impactante e profundo como foi, trata muito bem de assuntos como escrita, solidão, paixões, sexo, fé. Ele é incrível!!

?O prazer físico é uma vivência sensorial, que não é diferente do mero olhar ou da sensação pura com que uma bela fruta preenche a língua; é uma experiência grande e infinita que nos é dada, um conhecimento do mundo, a abundância e o brilho de todo o conhecimento. Não é o fato de o recebermos que é ruim; o que é ruim é que quase todos fazem mau uso dessa experiência e a desperdiçam e a colocam como estímulo em pontos cansados de suas vidas e como distração, em vez de ser uma coletânea para se chegar a pontos culminantes.? pag.57

?Mas só quem está preparado para qualquer coisa quem exclui nada, nem o mais enigmático, viverá a relação com o outro como algo vivaz e sorverá ao máximo a sua própria existência.? pag.107

s 29/01/2023

n e exatamente um livro
n da pra ter um olhar critico, ja que sao cartas pessoais. achei interessante a forma como ambos lidam e retratam temas como: solidão, amor e vocação. acho q vale a pena ler para ter uma visao sobre esses assuntos mas ao mesmo tempo é entediante, entao fica ao critério de cada um

Filipe 07/02/2023

Dois grandes homens debatem sobre tópicos inerentes à existência humana por meio de correspondências e resta ao leitor decidir se é ou não o destinatário das mesmas.

Uma leitura profunda e que provoca muita reflexão. Não é um livro que se possa ler de uma vez, pois exige que o leitor se ocupe de ler também o que não está escrito e que varia com as experiências pessoais de cada um.

Paola 25/02/2023

O tipo de livro pra deixar cabeceira e ler de tempos em tempos. É incrível como as palavras escritas por Rilke em 1900 e pouquinho ainda conseguem ecoar tão fortemente hoje em dia. A sensibilidade perante a vida é de grande valia e segue muito atual.