As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

lunab_elly 25/10/2023

Amei essa comedia romantica, as referências a taylor swift, os tapas na cara que os personagens davam em mim com tanta maturidade

defatocami 24/10/2023

Uma obra de arte
"Tem uma garota na minha sala, que eu vejo todo dia. Ela não sabe que eu existo, mas era o que eu mais queria. Ela escreve coisas lindas, e é mais linda ainda. Se ela soubesse o que eu sinto, será que me notaria? Acho que não, ela é especial, eu sou só mais uma... Mas resolvi escrever este poema, antes que esse sentimento suma."

Já quero continuação!

Dud413 24/10/2023

Nunca dei tanta risada lendo um livro, quanto eu dei nesse. Leitura gostosa, divertida, refletiva, PERFEITA.

Gabriele38 24/10/2023

Fiquei um pouco receosa por conta do enredo do coach, porém é muito interessante acompanhar o desenrolar da história, a ansiedade para a próxima desgraça e pelo momento que elas finalmente fiquem juntas, amei o grupo todo e queria ser a sexta integrante do carro

Lena156 23/10/2023

Perdida aos 20 e pouco. (Adoro o jeito que a autora escreve)
Um tema muito importante e onde apesar de termos muitos livros que retratam isso, ler um nacional sobre, é bem diferente.
Adorei ter lido essa história e acompanhar essa jovem perdida, um reflexo da maioria dos jovens.

O que eu mais gosto nos livros da Ray é o jeito que ela escreve, sinto como se fosse uma amiga conversando comigo.

Em relação a história: boa mas não me prendeu.
Alguns pontos:
- o romance não me convenceu nem um pouco, mas entendo que não era o principal
- a amizade, acredito ser o maior foco do livro, four incrível de acompanhar, os amigos da principal são incríveis
- derrubei umas lágrimas no final, quando ela para de se autodepreciar, conversa com as pessoas ( com a Bárbara e entende que ela está infeliz mesmo aparentemente tendo tudo, com a irmã que não tá aguentando mais sempre tentar ser o modelo perfeito e com os pais e entender que eles não estão decepcionados com ela) e vê que estas a admiram.

Rick 22/10/2023

Divertidinho!
É um livro muito divertido, eles se metem em cada situação vergonhosa rs, os personagens são bem bacanas, ótimos amigos; a viajem é boa de se acompanhar, não falta carisma para esse grupinho; as partes chatas são as do livro de auto ajuda, ela só pensar e nunca falar o que acha, por diversas vezes ela parece uma adolescente; a auto piedade e divagações também irrita por serem muito frequentes, mais ok; depois de alguns capítulos fica tudo meio repetitivo; As analogias, referências, e o drama excessivo da Ana por aqui não param, chegam a incomodar. Não acho elas um bom chip, prefiro elas como amigas, toda essa idolatração para com a Barbara é chata e cansativa; a viajem de carro não faz o menor sentido nesse contexto, alguém que tem dinheiro como o casal modelo teria ido de avião, pegariam 2 voos de boa: o pilot Twist é bem ruim e sem sentido, o que salva é quando finalmente falam umas verdades para essa mala.
Enfim, fora as conveniências e essa palhaçada de coach quântico da felicidade é um ótimo livro, dá para dar boas risadas!
PS: quem disse que teletransporte não existe não conhece a Barbara, essa é a única explicação para ela ter saído muito depois da Ana e ter chegado antes no barraco lá.

Bruna Karoline 20/10/2023

Adorei as referências atuais do livro. A Ray é muito gente como a gente e se expressa como se fosse do meu grupo de amigos. Além disso, é muito bom consumir um conteúdo nacional, pelo nível de identificação, desde a cultura local até a ambientação.
Minha crítica negativa é relativa à falta de revisão no livro. Lembro de dois momentos em que os nomes dos personagens foram trocados. Também há excesso de frases com erros de concordância ou palavras faltando. Parece estranho ter sido publicado pela Editora Record assim.

malu 19/10/2023

Bommm
Tava na livraria e vi o livro e li 4 capitulos... eu n conseguia parar de ler
dps de um tempo peguei ele no ku e li todo... MUITO BOM!!

Carous 18/10/2023

Quero deixar minha impressão do livro, porque, não se engane, TENHO OPINIÕES (não são negativas), mas ando com preguiça de escrever resenhas e com um problema maior ainda que é a falta de palavras corretas para explicar meu ponto de vista.

Tinha interesse neste livro, não só pela história, mas pra apoiar a literatura nacional, mas admito que ele só furou a fila porque entrou no kindle unlimited.

E pela sinopse, eu sabia que seria uma leitura muito difícil pra mim - e por isso estava empurrando o livro com a barriga - porque me identifico demais com a Ana.
Nos primeiros 30%, mais ou menos, eu lia com nó na garganta e segurando o choro. Depois ficou mais fácil.

Fui indiferente ao romance porque não peguei o livro interessada nisso (eu realmente estava interessada em como Ana renasceria como uma fênix e todos os seus sonhos se realizariam). Bárbara é legal, as duas têm cenas ótimas. Mas, realmente, como outras resenhas apontaram, química entre as duas era fraca.

Não consegui guardar a descrição de nenhum personagem muito bem e me pareceu que algumas delas eram jogadas do nada. Teve uma passagem em que comenta que a Bárbara sofre racismo e eu pensei: "Por quê? Pera, ela é negra? Onde foi dito isso?"
Ou quando falaram do cabelo curto de Ana.

Sei lá. Posso ter perdido a descrição por desatenção.

Achei as referências à cultura pop excessivas. Tava bom e engraçado até um certo ponto, mas depois queria que algum editor corajoso tivesse dito pra autora cortar aquilo, parar com as analogias e escrever direito.
Além disso, são referências atuais, então este livro não irá conversar com as próximas gerações - e eu espero que as próximas gerações leiam este livro tal qual nós lemos Machado de Assis ou...Paulo Coelho. -

Fiquei decepcionada como a questão que Ana vem sentindo sobre sua vida foi trabalhada. Esperava mais. Basicamente a autora usou o discurso batido de que tava todo mundo mal, que a vida nas redes sociais não reflete a realidade e acabou por aí.
Pode ser porque estou cansada de ouvir isso, mas queria mais, um debate diferente, com outra perspectiva, outras palavras.
Pra mim foi mais do mesmo e meu balão murchou.

Enfim, mas o que gostei e desgostei foram pontos pessoais. É um livro bem legal e com certeza outros leitores darão uma nota maior que a minha.

Preciso reclamar da revisão. Se fosse uma editora pequena, se fosse uma editora nova, se fosse uma editora falindo, se fosse um trabalho independente, eu deixaria pra lá. Mas é o Grupo Editorial Record. Empresa tradicional, antiga, com muitos anos de estrada. E aí eles entregam este livro - que não foi publicado a toque de caixa - cheio de erros de revisão. Palavra faltando, concordância errada. Até nome de personagem trocado tem (Luís virou João numa passagem). Amados? Sinceramente.

Milena 16/10/2023

Sigo a autora no twitter há um tempo e estava enrolando demais pra ler esse, mas finalmente li e valeu a pena! Por vezes a história era um pouco enrolada demais, os conflitos um pouco além da realidade, mas é pra isso que serve a ficção, não é mesmo? Foi uma leitura rapidíssima, fui facilmente engolida pela história e me peguei parando tudo que estava fazendo pra poder acompanhar as aventuras dos personagens.

zaitalendo 13/10/2023

Odeio me identificar com personagens
Eu amei a narrativa e os personagens, a autora tem uma escrita q flui muito bem, apesar de eu não conseguir pegar na leitura de primeira.

um livro q fala mais do q um casal (muito cativante inclusive), mas é sobre a vida, de como ela pode ser simplesmente angustiante. eu por incontáveis momentos não sabia o q estava fazendo da minha vida (e ainda estou assim), tateando no escuro, na esperança de encontrar algo a q me agarrar.

vc as vezes não sabe como realmente é a pessoa por dentro. o livro me fez querer ver a vida com a perspectivas das outras pessoas tbm. algo além da empatia.

personagens q vc com certeza vai se identificar, um ou mais de um.

em fim, recomendo, é muito bom.

Catarinozi 12/10/2023

Esse é o tipo de livro q vc lê e se vê em todas as páginas
As vantagens de ser você é sobre Ana, uma mulher de 24 anos que quer ser escritora mas tem um trabalho que ela odeia e uma vida que parece que a odeia mais ainda.

Tudo na sua vida dá errado, mas a vida de sua irmã, Alice, parece perfeita o tempo todo, e sempre deixa a Ana se sentindo insuficiente por ainda morar na casa dos pais e pior, ter pedido demissão depois de subir de cargo.

Sem praticamente nenhum dinheiro, ela passa numa livraria e compra um livro de um coach: "você só será foda quando se sentir foda" e decidi ir em um retiro que o autor dará no outro lado do país.

Basicamente, dá tudo errado na vida dela e pra piorar ela se atrasa pra pegar o ônibus da excursão, mas por sorte uma ex-colega de classe dela, Bárbara, dá carona para ela e seus amigos que foram junto.

Esse livro é um slow burn de ex colegas de classe, mas não leia pensando que vai ser so um romance porque o livro também é sobre saúde mental (com foco na ansiedade da protagonista) e amizade.

Com personagens fortes e engraçados, muito humor, longas horas de viagem de carro e muita cultura brasileira. (Além de representatividade lésbica, gay e bi).

No início eu achei a escrita meio arrastada, mas ainda sim foi interessante e eu me apeguei muito aos personagens, principalmente a Camila e o Luís (amigos da Ana).

Um ponto negativo desse livro é o fato da Bárbara namorar e tipo, mesmo com o relacionamento quase acabando e os dois sabendo disso, ela super dava em cima da Ana o tempo inteiro, o que me incomodou bastante. Sabe essas pessoas homofóbicas que dizem que bi tem mais chance de trair? Então, ficou parecendo isso. E eu, como uma garota sáfica, não achei muito sábia a forma como o romance das duas se desenrolou enquanto a Bárbara namorava.

Mas tirando isso, o livro é muito, muito bom e eu super recomendo.

Mariana.Fioux 10/10/2023

Quero fazer uma road trip agora!
Esse livro superou minhas expectativas, é o primeiro livro da autora que leio e já to ansiosa pra ler os demais!

Eu me diverti muito lendo, a narrativa flui muito fácil, os personagens são super identificáveis, as referências são incríveis...

A personagem principal é cativante demais, me vi nela várias vezes, no drama, nas dificuldades, no egoísmo. O grupo de amigos dela são tão parecidos com o meu, quase me senti ali, no banco de trás do carro.

Muito feliz de ter dado chance a esse livro.

Leticia2513 10/10/2023

É Ana, eu e você temos uma vida inteira pela frente
Eu demorei muito para ler esse livro, não pq a leitura não era boa, mas porque eu me identifiquei demais e dependendo da parte que a gente se identifica, a gente se machuca.

Então se identificar com o sentimento de " eu não faço ideia do que 🤬 #$%!& eu estou fazendo " me fez chorar algumas vezes no ônibus indo para o estágio enquanto pensava no meu TCC e em como a eu do passado não teria muito orgulho de mim.

Mas ironicamente esse mesmo sentimento de incerteza foi o que me acalmou no final do livro. Descobri com a Ana que tá tudo bem não saber o que tá fazendo, a gente tem se cobrado tanto e tá tudo bem não corresponder nossas próprias expectativas, eu tenho 22 anos e uma vida inteira pela frente.

Então, meu caro leitor dessa maravilha de livro, você ainda tem uma vida inteira pela frente.

Quanto as personagens pqp! Eu amei todos eles, até mesmo o Gael que eu queria odiar junto com a Ana eu amei ele. Amei a história, o percurso, a jornada do herói, tudo. Todo mundo tá vivendo a sua própria viagem para o Jalapão, seja literal ( como os personagens) seja psicológica ( como os próprios personagens também. ).

Se estão na dúvida se este livro vale a pena ser lido, leiam, ele vale!