O Projeto

O Projeto Courtney Summers

Resenhas - O Projeto

YisraelC 01/05/2023

Nunca tinha lido nada com esse tipo de trama antes, mas é um assunto já muito falado, inclusive já vi em séries e alguns filmes.

Gostei, mas achei que algumas coisas ficaram vagas, poderiam ter sido melhor abordadas. É interessante ver o quanto uma pessoa consegue ser manipuladora e controladora e como isso pode afetar outras. Me fez refletir muito sobre coisas que já passei.

Karini.Couto 23/04/2023

Ler O Projeto, foi uma espécie de imersão em assuntos sensíveis, apesar da obra ser uma ficção, a mesma vem com assuntos relevantes e interessantes. 🤓

Uma narrativa intensa e marcada de emoções e reflexões, O Projeto conta a história de Bea, que encontra-se em desespero após um acidente ceifar a vida de seus pais e deixar sua irmã caçula à beira da morte. Ela implora por um milagre, mas seria possível? Eis que um homem surge e diz que pode salvar Lo, sua irmã caçula, que encontra-se hospitalizada. Lev Warren é o líder de um projeto - Projeto Unidade, e ele parece ter certeza de que pode cumprir sua palavra, é um homem bem carismático e engajado em sua comunidade, mas claro que tal feito exigirá um preço.

Ao despertar no hospital, Lo descobre o que aconteceu com seus pais, que já é um choque, além de descobrir que sua irmã a deixou para ir fazer parte do tal Projeto.

Lo começa a desconfiar que esse Projeto/ Organização esconde segredos obscuros e começa sua busca por respostas que a farão ter questionamentos sobre muitas coisas, até sobre si mesma.

"Ter uma irmã é uma promessa que só vocês duas podem fazer - e só vocês duas podem quebrar."

O Projeto vai trazer como assunto central uma espécie de culto religioso/seita, algo curioso e que pode gerar polêmica. Courtney Summers desenvolve um thriller psicológico que põe em cheque relações familiares, amor fraterno, fé e um tema que em suas mãos, nos faz explorar os assuntos abordados de maneira intrínseca e com maestria.

O enredo tem início com Bea, aguardando seu pai que está acompanhando sua mãe, que foi ter sua irmãcaçula. Ela está na casa de uma vizinha e com seus seis anos, esse é um universo inexplorado, ter uma irmã que não desejava, ser deixada "de lado", naquele momento com uma vizinha. Tudo confuso para uma garotinha.

Sua irmã não vem para casa após o nascimento, já que nasceu antes do tempo, e precisou ficar na encubadora. Sua mãe lhe explica o quão especial é ter e ser uma irmã e sua mãe permite que Bea escolha o nome de sua irmã. Com essa situação, Bea percebe que o mundo colorido que sempre viu, também pode ser assustador e cinza, quando sua irmã não vai imediatamente para os braços da família. Isso ocorre em 1998.

Anos se passam e mais uma vez, Bea se vê em uma situação em que sua irmã está no hospital, o ano é 2011, e Lo, está diante de seus olhos, vulnerável e é nesse caos de perda e sentimentos que Bea é abordada por Lev, e não é muito difícil convencê-la a largar tudo e se juntar ao Projeto.

E aí somos cada vez mais inseridos ao que de começo parece um local de cura espiritual, união, caridade, e tudo relacionado a fé, empatia, mas, aos poucos vamos nos questionando, se aquilo ali é de fato o que parece ser.

site: https://instagram.com/alempaginas

alexia 21/04/2023

Vixe...
Esse é ruim viu... li no ódio pq já tinha tentado ler duas vezes e tinha esperança q o erro estava em mim de n conseguir ler mas é pq ele é ruim mesmokkkkkkkkkkkkkk
Fafas2 07/05/2023minha estante
KKKK tô assim

Cinthia 10/03/2023

"You're a crisis of my faith"
Eu nunca vou encontrar as palavras certas para descrever o que foi essa leitura para mim. Sinto que falar sobre fanatismo religioso é um terreno frágil, mas é necessário ser desbravado. Há muitos Lev Warren por aí, se aproveitando das fraquezas e sofrimentos alheios para construírem suas próprias fortalezas, seus próprios impérios em troca de um Paraíso ilusório.
A história das irmãs Bea e Lo é potente. É necessária. Traz luz sobre esse assunto que precisa ser mais discutido. Mas acima de tudo, é uma história de amor, um amor entre duas irmãs que sofreram o inimaginável, mas que lutaram até o fim para se reencontrarem.

debroua 25/02/2023

???
Caras, como pode existir um livro tão horrendo? Li "Sadie", da mesma autora, em 2021 e a narrativa é cativante, é extremamente triste e pesada, mas, é bem escrita. Já esse livro aqui? Qual foi a proposta? O tema poderia até ser frutífero, contudo, foi muito mal explorado. Onde já se viu ler um livro e não se afeiçoar a um personagem sequer? Complicado.

shuhua 01/02/2023

"Você vive dentro do seu acidente... e morre de medo do próximo."
"Eu ficava esperando o momento em que voltaria a mim, me tornaria a garota que eu era antes. Nunca aconteceu."
"Se tem alguma coisa de que preciso hoje, essa coisa é que alguém diga que sente muito para mim."
"Quero que meus ossos doam menos."

Pensa em uma história que tinha tudo para dar certo, o enredo é bem promissor e amo essa relação forte que a autora cria entre irmãs.
O começo foi bom, mas o decorrer da história desandou muito, as coisas não pareciam ir para a frente, uma porta tinha mais personalidade e senso crítico que a protagonista, e confesso que isso me irritou, o fato da protagonista estar solitária e fragilizada não é o suficiente para ser manipulada em comparação a todo o ódio que ela sentia pelo Projeto, achei essa parte incoerente.
As coisas só começaram a acontecer no final do livro, e ainda foi tudo meio raso, sem desenvolvimento.
Adoro histórias que falam sobre fanatismo religioso, um dos meus livros favoritos fala disso, mas isso não foi bem trabalhado nessa história.

Folktolkien0 29/01/2023

:p
O que pensar de um livro que só começa a ficar bom a partir dos 80%?? Esse foi meu único questionamento sobre este livro

Davi Lima 22/01/2023

Meio meh
Meu erro foi ter lido esse livro com a mesma expectativa de Sadie, da mesma autora.

Não é que o livro seja ruim, mas ele é previsível, morno, linear e com um final bem mediano.

O tema que o livro explora tinha potencial pra trazer um monte de coisas mais interessantes, só que foi mal aproveitado.

Bmtts 22/01/2023

Nossa
Nada demais, juro. Previsível, chato, cansativo.
É inovador e revolucionário? Não! Mas dá pra passar um tempinho.
As personagens são chatas, o livro não tem pé nem cabeça...

Maria15267 13/01/2023

Esse foi o segundo livro que eu li dessa autora, nessa história ela vai abordar sobre seitas e como elas acabam se aproveitando de pessoas traumatizadas.

Essa aurora sempre gosta de destacar o relacionamento entre irmãs , essa parte da narrativa eu chorei muito pq elas sofreram tanto . Mas o livro é um pouco raso em algumas partes , enfim ele é razoável.

Mika Busch 12/01/2023

Razoável
Começo e final bons, mas se fosse maior e teria desistido, muito tempo desenvolvendo o mesmo assunto e as mesmas dúvidas, a ideia é boa mas achei o desenvolvimento fraco.

Dantas 09/01/2023

Elas vão se ver de novo!
Essa é uma história incrível e necessária! Mostra o quão doentio pode ser o fanatismo. A escritora conseguiu me confundi em alguns momentos na história, foi tudo tão bem construído que eu me surpreendi bastante nos últimos capítulos.

Mariana_ 31/12/2022

Diferente
Uma história de um culto estranho. Não gostei de algumas coisas... história triste e um tanto perturbadora....

nomundodesalem 29/12/2022

O Projeto // Courtney Summers // 408 Páginas // 3,0 ⭐️⁣

Bea Denham está desesperada por um milagre, após um trágico acidente matar seus pais e deixar sua irmã caçula à beira da morte.⁣

O milagre vem na forma de um homem que promete salvar Lo - sua irmã que está hospitalizada.⁣
Esse homem é Lev Warren, o carismático líder espiritual do Projeto Unidade. ⁣

Quando Lo acorda, descobre do acidente e que Bea a abandonou para fazer parte do Projeto, convencida que a tão respeitada organização guarda pervesos segredos, Lo começa sua pesquisa.⁣

Um tempo depois, um homem aparece no escritório de jornalismo que Lo trabalha, acusando o Projeto de matar seu filho e assim começa uma invertigação.⁣

Mas a investigação de Lo vai fazê-la questionar as próprias verdades... e até mesmo quem ela é.⁣

⛪️⁣

Eu estava super animada para esse livro, e de início a leitura estava fluindo bem, porém depois de um certo ponto começou a ficar arrastada e a única coisa que eu conseguia sentir enquanto lia era tédio.⁣

Sabe quando você lê várias paginas e parece que nada acontece? Então aqui foi assim.⁣
O livro melhora no final quando as coisas começam a acontecer mas como eu já estava mega entediada, algumas coisas ficaram confusas.⁣

Achei que seria um livro que ia me prender totalmente mas no final custou para me envolver.⁣

Se você não leu mas estava querendo ler, siga em frente e tire suas próprias conclusões⁣

Um beijo, Carol 🧙🏻‍♀️⁣