Fazendo as pazes com a ansiedade Blenda Marcelletti de Oliveira

Resenhas - Fazendo as pazes com a ansiedade

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 14/10/2022

Fazendo as pazes com a ansiedade
Fazendo as pazes com a ansiedade, escrito pela psicóloga, Blenda Marcelletti, cuidadosamente editado por Luiza Del Monaco e Ricardo Lelis, publicado pela Editora Nacional, é um livro que trata sobre o tão temido mal do século: a ansiedade, que seguido da depressão, podem estar no mesmo lugar do pódio.

Através de uma escrita ampla que a autora aborda sobre o tema, a obra apresenta assuntos do cotidiano misto à sua experiência em consultório, incluindo pensadores que se debruçam sobre o assunto da obra: a ansiedade.

Inegavelmente, a ansiedade está presente em nossas vidas, desde que nascemos. Desde os primórdios. Presença certa em nosso cotidiano, ou seja, faz parte de nossa existência. Usá-la para autovitimizar, confrontar o próximo, será um transtorno para o ansioso e os que os rodeiam.

Lidar com a ansiedade causadas pelas mudanças bruscas de cenário, tempo e local, onde tudo era de uma forma e de repente mudou, é a fórmula para ter uma vida estável e colaborativa.

A ansiedade é caracterizada pelo medo, perturbações, angústia e falta de controle sobre a situação, que até então estava concentrada. Segundo Blenda, os principais sintomas são:

Preocupações, tensões e medos exagerados; a pessoa se queixa de não conseguir relaxar;

Preocupação excessiva com saúde, dinheiro, família e/ou trabalho;

Medo de errar e ser julgado; medo de ser humilhado;

Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem involuntariamente.

Outro fator que causa ansiedade é o uso excessivo de smartphones e redes sociais, decorrente da modernidade, onde a viagem que antes era apreciada entre amigos, atualmente, tem que ser registrada e divulgada para ter numero de likes significativos. O uso contínuo de celulares, antes de dormir, ou ainda se ao acordar à noite e checar o que acontece nas mídias, causam transtornos e altos picos de ansiedade imensuráveis.

Em suma, a autora apresenta, ainda, dicas para cuidar desse sentimento, tais como ouvir sua mente e filtrar o que é útil ou inapropriado, bem como, cultivar momentos de silêncio, para encontrar o que é mais verdadeiro e importante em nossa essência.

Fazendo as pazes com a ansiedade, é um livro que vai além de autoajuda. Ele nos doutrina a ouvir a ansiedade sem ter que bani-la. É um sentimento que exige nossa atenção. A ansiedade existe e precisa ser ouvida.

site: irmaoslivreiros.com.br/ansiedade
Danic.Coelho 14/10/2022minha estante
Quero leeer

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 17/10/2022minha estante
Maravilhosoooo! \o/

Jack Lemos 30/05/2024

Visão Histórica!
A autora faz uma fantástica análise sobre a história da ansiedade, desde a construção do nosso instinto de sobrevivência até se tornar o problema de saúde pública que temos hoje.

De capítulo em capítulo, ela vai construindo uma visão mais acolhedora sobre os princípios que estruturaram a sociedade ansiosa que nós construímos. A escritora menciona todos os pontos da nossa vida - amores e relacionamentos, trabalho, família, rede social, envelhecimento e morte - e como eles nos causam ansiedade.

A ideia do livro é que nos tornemos mais empático, assertivas e atentos aos nossos gatilhos para que possamos de fato: fazer as pazes com a ansiedade.

Excelente!

JurúMontalvao 19/04/2024

Ansiedade: afinal, o que é isso?
O tema do livro é atual e necessário, mas, pelo título, esperava uma abordagem mais prática, focada em ações e exercícios que ajudem a criar esse convívio mais pacífico com a ansiedade.
No fim, é um livro mais conceitual e creio que pode beneficiar quem busca entender, de uma vez por todas, o que é ansiedade.

Mile.Oliani 27/08/2023

O tema é bem relevante, mas a escrita se arrasta e se torna cansativa. demorei para ler, pois acaba sendo repetitivo em alguns pontos.

BarbaraK47 08/03/2024

A ansiedade faz parte do viver e do fazer de qualquer indivíduo, entretanto sua intensidade e o grau que acarreta depende de fatores como predisposição genética que pode ou não se manifestar, experiência de vida, ambiente onde se vive, contexto familiar, as características individuais e a sociedade que nos cerca. Aqui estamos tratando de uma ansiedade que vem para fazer transformações e portanto É fundamental levantar o contexto e as demandas provenientes de cada situação e a importância de convocar a capacidade de pensar para tentar compreender como a ansiedade pode sair de um lugar patológico e criminalizado para um posto de relevância e nos coloca em alerta para outros perigos. A ansiedade medida nos torna mais resilientes, fortes e destemidos.

Heloisa.Vulcanis 07/12/2023

A mais temida
?Fazendo as pazes com a ansiedade? faz jus ao nome. Neste livro mostra a ideia de que a ansiedade é e estará presente até a nossa morte. Não há como fazê-la sumir, nem controlá-la. A maneira mais fácil para fazer as pazes com ela é aceitando a presença dela em nossas vidas.

Andréa Almendros 03/03/2024

Ser e estar ansioso
Por vezes confundimos ser ansiosos com estarmos ansiosos frente a algumas situações de nossa vida, como um novo projeto, trabalho, amor e por aí vai.
Situações de ansiedade todos nós passaremos no decorrer de nossas vidas, mas precisamos ficar atentos em como lidamos com isso e onde realmente nos encontramos.

Onesko 18/07/2023

Fazendo as pazes com a ansiedade
É bem autoajuda em sua maioria, mas tem alguns capítulos muito interessantes e dicas que podem ser úteis.

Cristiane 20/07/2023

Melhor do que o esperado.
Um livro simples de ser lido, com uma escrita de fácil compreensão, pois a autora usa uma linguagem que não espanta o leitor, mas sim o trás para perto, para que seja possível aprender mais sobre aquela que é considerada uma das doenças mais presentes entre a sociedade atual.
A ansiedade é uma doença que sabe muito bem como tirar qualquer um do sério, e a cada dia que passa se torna cada vez mais difícil se ver livre dela, por isso, é preciso compreender que nem tudo que envolve a ansiedade é ruim.
O título da obra diz muito, e isso vai sendo muito bem trabalhado ao longo do livro, essa importância de compreender o que a nossa ansiedade está nos alertando, usá-la como um escudo, uma forma de proteção.
Devemos compreende-la para que seja possível controlá-la, usá-la a nosso favor.
Uma leitura muito interessante, que me gerou inúmeras reflexões.
Recomendo!

rodolfocarmacio 23/09/2023

Ansiedade
A ansiedade pode ser vista como uma aliada para impulsionar em nossos objetivos e dificuldades, a serem superados ou concluídos.
Eliminar completamente a ansiedade no momento ainda não é possível, podemos aprender conviver com ela para superar os perigos e oscilações que encontramos na vida.
Realmente quando o nível de ansiedade estiver muito alto devemos buscar ajuda.

Paula.MTerra 21/08/2022

Boa leitura
Recomendo para quem tem interesse no assunto... a autora aborda o tema de uma forma sábia e contemporânea.

Aline 23/03/2024

Fazendo as pazes com a ansiedade
Mais uma leitura em que coloquei a etiqueta "reler" , tanto pelo tema extremamente relevante como por trazer pontos que achei importantíssimos.
Fazendo as pazes com a ansiedade nos mostra que a ansiedade não é de um todo ruim, mas que, entretanto, em nosso cotidiano, estão inseridos pontos que fazem com que a ansiedade seja um enorme problema. Um exemplo? As redes sociais. É incrível a quantidade de livros que citam as redes sociais como um grande problema e eu mais do que concordo.
Enfim, gostei bastante da leitura.

MilenaGabriele 23/04/2024

E se eu pudesse te falar que a ansiedade não vai embora ?
Esse livro nos trás uma problematização muito importante.

Quantas vezes nós tentamos acabar com a ansiedade, querer arrancar ela com tanta força, para que nunca mais nos sentíssemos daquela maneira, e acabamos ficando ainda mais ansiosos ?

Isso porque a ansiedade não pode ser aniquilada por completo, já que é uma emoção normal e faz parte de todo corpo humano.

A quem diga que nunca se sentiu ansioso na vida e a também quem diga ?Que nunca viveu um dia sequer sem se sentir ansioso?

Menos ou mais, todos nós temos a ansiedade como característica da nossa própria trajetória.

Mas porque então ao invés de tentar acabar, não aprender a viver com ela, fazendo as pazes e aprender a viver de uma forma mais leve.

O livro vai trazer pontos importantes de como viver com ela ??
Gerson 23/04/2024minha estante
Não lutar contra as emoções (ansiedade ou outra que seja) é fundamental para o bem-estar e para a clareza mental. Tenho tentado colocar isso em prática com o mindfulness, nem sempre é fácil.

MilenaGabriele 23/04/2024minha estante
Este livro seria ótimo para uma biblioterapia

Iasmin 06/12/2023

Este livro fala muito sobre como tratar a ansiedade como algo só nosso que podemos enxergar de ouyra maneira e nao como algo ruim, fala sobre a Bíblia alguns versículo, e o que achei interessante foi falar sobres os homos sapiens entre os outros que até na era deles já existiam a ansiedade, mas eles nem sabiam o que era pois como saberiam kkk então acho que até agora a ansiedade não é só uma doença e sim algo que vem de longe

Dedê 06/01/2023

Excelente!
O livro ?Fazendo as pazes com a ansiedade? vai muito além do que se é esperado pelas obras pertencentes a seção de autoajuda.

A autora Blenda de Oliveira nos dá todo o viés científico dos motivos para nos sentirmos ansiosos, evidenciando o quão necessária a ansiedade é para a nossa sobrevivência.

Sintetizando:

Iniciada por questões subjetivas, a ansiedade é a percepção de algo desconhecido que não temos controle e ocupa lugares diferentes em acordança com o momento histórico e contexto biopsicossocial que estamos inseridos, se referindo a todo o período que passamos não vivenciando o presente, desmistificando a ideia de que esse sentimento está atrelado única e exclusivamente a perspectiva do futuro e não as vivências do passado.

Conforme definido por Skinner, renomado psicólogo behaviorista, a ansiedade se refere a um conjunto de respostas condicionadas a efeitos aversivos, tendo relação próxima ao medo. Parafraseando Bauman em Medo Líquido: ?Medo? é o nome que damos à nossa incerteza: nossa ignorância da ameaça e do que deve ser feito?, medo esse que geralmente está relacionado a uma idealização sombria do futuro.

Para Kant, o futuro deve ser visto como uma referência de direção, não um objeto de desejo idealizado. A expectativa que nutrimos para esse período esvazia o tempo presente e nos impede de apreciar a trajetória, nos tornando desatentos e incapazes de visualizar os erros, potencializando o estado de frustração, onde o local de vítima é cortejado e a responsabilidade individual é extinta.

?Não há possibilidade de que o processo de existir não seja atravessado por momentos de angústia, tristeza, dúvida e pesar. Existir requer escolhas, e escolhas quase sempre envolvem conflito?. Esses conflitos ocasionam ansiedade, fazendo-se necessário se atentar para evitar que ela se torne um transtorno enquanto buscamos justificativas e projetamos o futuro incessantemente.

Esse resumo não corresponde a 1/3 da imensidão de estudos e assentamento científico que corroboram e embasam a obra. Quem se interessa pelo tema necessita o ler, pois ele se aprofunda sobre as questões fisiológicas, psicológicas e biopsicossociais que permeiam a ansiedade. Recomendo fortemente esse livro!