O legado de Chandler

O legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

caroli 25/03/2024

Uma palavra pra descrever esse livro: AUTOCONHECIMENTO ! serio, que livro FODA !!! ele aborda TANTAS coisas importantes, desde assédio, sexualidade, racismo, pertencimento, perfeccionismo, ele é verdadeiramente o reflexo de uma mente adolescente, mesmo sendo tratada no final dos anos 90. o autor fez um trabalho fantástico inserindo a escrita em todo esse processo, fazendo com que todos os personagens mais marcantes tivessem contato em expressar o que sentiam através de produções textuais. a leitura foi super rápida (as leituras aqui nao tem constância, pouco tempo muito sono hehe). queria so que o passado, os livros e as descobertas da professora douglas fossem mais aprofundadas, assim como a descoberta e passado dos personagens do próprio círculo, por exemplo: como beth, brunson, ramin se descobriram lgbts? o que deriva a ansiedade de beth? alem disso, eu também senti que a descrição dos personagens (fisicamente mesmo) é EXTREMAMENTE vaga, tive muita dificuldade de imaginar mas acho que essa é uma opinião mais subjetiva mesmo porque eu gosto de escolher fancast :P recomendaria o livro pra alguém que também está no processo de autodescobrimento!

lia088 20/03/2024

Senti que forçaram mt no casal principal quando eles não tem química alguma, senti que o freddy não teve desenvolvimento ALGUM ele era amigo de pessoas pessimas só pq dizia q se não fosse assim não teria amigos???? Ele só n tinha amigo pq era amigo de assediadores e babacas, focaram mt pouco nele tb não mostraram mais nada das competições e treinos.
Freddy e Amanda né? Que ódio

lia088 01/04/2024minha estante
esses mesmo

Ai que ódio viu

Era bem melhor Freddy e Ramin

lia088 17/04/2024minha estante
NOSSA SIM, eles tinham mo química e do nada dps nem interagiam

João 17/04/2024minha estante
Nem me lembre que ódiooo

clarisse 20/03/2024

Quando comecei a ler esse livro em uma viagem de carro confesso que acabei achando o começo entediante, porém, apesar de empurrar com a barriga e recomeça-lo 3 vezes, finalmente me achei e me cativei pela história. Depois de ler o livro e entender tanta verdade nas palavras do autor, senti como se um querido amigo estivesse me contando sobre um clube q participou em sua adolescência e sobre como essas amizades, aprendizados e experiências mudaram e moldaram sua vida. Uma leitura leve, pesada, engraçada e triste, que recomendo e irei reler várias outras vezes!

rushman 06/03/2024

?Acho que escrever é, por definição, um ato de otimismo.?
É uma leitura que me cativou muito, mas acredito que isso ocorreu porque fui com 0 expectativas para o livro, ao contrário de muita gente que vi falando o contrário, então creio que é por esse fator que a leitura me agradou, que valeu a pena. Ela fala sobre assuntos delicados de uma forma realista, bem consciente.
Ambientado em 1999, num internato para estudantes de famílias, em sua grande maioria, extremamente ricas e famosas, ?O legado de Chandler? conta a história de cinco adolescentes de diferentes contextos sociais ? classes, etnias e sexualidades ? que se conectam através da ?melhor maneira de explorar quem nós somos?, a escrita.
O Círculo, como é chamado o grupo de escrita liderado pela professora Douglas, é o espaço seguro que Beth Kramer, Sarah Brunson, Amanda Spencer (Spence), Ramin Golafshar e Freddy Bello encontram na Academia Chandler. Do ponto de vista de cada um, vemos as relações de confiança e companheirismo se consolidando e os membros do Círculo se tornando uma família.

Inácio 19/02/2024

Idéia boa, porém mal desenvolvida!
A história tinha tudo pra ser boa, a sinopse passa a idéia que será um suspense dark academy, porém não é nada disso. O final foi escrito as pressas, com o desfecho mais básico e simples que eu já vi.

Ana Bia 17/02/2024

O legado de Chandler - 4??
A história ser contada pelo ponto de vista dos 5 personagens principais é incrível e trás uma movimentação diferente para o livro, a hóstia em si não me prendeu desde o começo porém o final é empolgante

Mayhalmr 17/02/2024

Até ficção se torna não-ficção
O legado de chandler é algo sobre "eu sempre digo 🤬 #$%!& a verdade, mas, na maioria das vezes é a verdade que te fode".
O livro diz como é importante falarmos e sermos ouvidos, como o toque duas pessoas pode ser algo incrível ou cruel. Chandler está sempre em dois extremos, se você tem a excelências, suas mentiras estão de baixo do tapete e se você por alguma hipótese for verdadeiro...bem, se prepare para o que vão falar.
Tudo que fazemos, escrevemos, dizemos é reflexo de quem somos "assim como uma pintura diz mais sobre quem pintou do que sobre o que foi pintado".
"De certa forma, até ficção é não ficção."
Chandler fala constantemente sobre abuso, seja ele físico ou mental. A importância de dizer o que lhe aconteceu para encorajar mais a falarem e não se esconderem ou envergonharem. Do mesmo jeito que um erro não irá lhe definir, um acerto pode mudar tudo.
Abra os olhos e escreva.
Abra os olhos e viva.

Livros da Mendes 14/02/2024

Veritas vos liberabit ?
"Acho que escrever é, por definição um ato de otimismo"
Um grupo de cinco alunos de uma escola de elite são escolhidos para fazerem parte de um renomado grupo de escrita de uma professora que também é escritora, e nesse cenário em que anos de violência, segredos e problemas sociais irão se desdobrar.
Uma história viciante, com uma escrita super fluída e de fácil entendimento, Eu amei o fato de termos na história personagens de culturas diferentes e representatividade lgbtq+.
O livro aborda vários assuntos que deveriam ser falados com mais frequência sobre, e eu adorei.
Boa leitura para você que pretende ler ?
Classificação de idade: 15+

Filha de Atena 06/02/2024

A proposta foi legal mas não tão bem desenvolvida
Tava esperando um mistério em uma escola particular, pelo menos foi essa a impressão q a sinopse me deu.
Tem um segredo por trás de chandler claro ,mas nada tao impactante quanto eu esperava
Também sem mto desenvolvimento de personagens
O q eu mais gostei no livro foram as digas de escrita q o circulo deu, alguns exercícios para incentivar a escrita e a criatividade, algo bemm interessante pra quem gosta de escrever. Essa história passa um ótimo aprendizado sobre a escrita e como pode ajudar mto na autodescoberta e superação

Karla Borba 04/02/2024

Uma história bonita e bem contada para passar o tempo
Apesar desse livro não ser o mais comum na minha estante, eu tinha ganho este em um sorteio e não ia desperdiçar a chance de conhecer uma história nova.
Já tinha ouvido falar muito bem do autor, Abdi Nazemian, e me junto ao coro de elogios. A sua escrita é muito fluida e gostosa de ler. Ele consegue transformar um enredo que seria absolutamente trivial em uma história complexa com questões reais tendo como fio condutor o amor pela escrita o que torna o livro ainda mais interessante.
O que me incomodou foi a história ter se arrastado pelo que acho mais tempo do que deveria e ela ser muito linear. Não há grandes acontecimentos na narrativa e no final há um ensaio de plot twist, maaaas bem de leve.

Victor108 02/02/2024

Veritas vos liberabit
Já tinha lido outro livro do Abdi (Tipo Uma História de Amor) e não me lembrava de como a escrita dele é fluída, você lê e nem sente o tempo passar.
Sobre os personagens, gostei muito do desenvolvimento deles no decorrer da história, principalmente do Freddy. Mas senti que a Brunson foi meio esquecida, parecia que todos os outros eram protagonistas e ela secundária, a maioria dos capítulos dela só foram com o Círculo, queria ter visto mais dela sozinha. Se não fosse por isso com crtz teria favoritado, muito bom.

vitoriamfm 02/02/2024

O círculo, assim como as estações, continua mudando
EU AMEI EU AMEI EU AMEI DEMAIS! o tanto que aprendi com esse livro sobre escrita já teria feito a experiência valer, mas os personagens também são mto interessantes e as dinâmicas envolventes. lembra muito história secreta em questão de enredo, só que com uma pegada mais leve e atual. pode não ser pfto, mas pra mim é extremamente reconfortante e identificável.

Pietra66 01/02/2024

Eu gostei da história, muito bem pensada e elaborada. Porém tem muitas informações no decorrer que não acrescentam em nada no livro.
É uma história BEM delicada e trata de assuntos pesados, mas é uma história necessária, mesmo que ninguém mude o mundo tão fácil assim.