No Coração da Bruxa

No Coração da Bruxa Genevieve Gornichec

Resenhas - No Coração da Bruxa

Vanessa.Perin 22/06/2024

Então...
Não foi muito pra mim. Eu estava com muita expectativa para esta livro mas realmente não aconteceu. Mesmo para uma fantasia preciso acreditar, precisa me convencer e isso não aconteceu. Não achei verossímil...

Fla519 20/06/2024

"Dizem que uma bruxa morava nestas florestas muito, muito tempo antes"
Como uma apaixonada por Mitologia Nórdica, tenho certeza que será muito difícil para mim, superar esse livro. Com lágrimas nos olhos, termino essa jornada épica que me acompanhou ao longo desses meses, vivendo as aventuras dessa bruxa, essa mulher, essa mãe poderosa, forte, guerreira.

Após se negar a revelar o futuro para Odin, Angrboda é lançada nas chamas das fogueiras três vezes, e sobrevive a todas as três, renascendo como uma fênix. Fugindo para os Bosques de Ferro, a bruxa conhece Loki que lhe devolve seu coração que havia sido arrancado do peito e queimado na fogueira. Com o deus, ela tem três filhos - Hel, Fenrir e Jormungand.
Uma vida pacífica e feliz se torna terrivel para a mãe quando, através de seus poderes de vidência, descobre que o Ragnarok está próximo e que seus filhos terão papel fundamental nele.

Uma releitura romanceada da Mitologia Nórdica, No Coração da Bruxa nos faz viajar para os Nove Mundos da Yggdrasil, atravessar a ponte Bifrost e conhecer os mais variados seres que povoaram o imaginário dos povos nórdicos antigos. De deuses a gigantes, criaturas mágicas, muita magia e é claro, a força dessa mulher incrível, o livro é de se encher os olhos, de se emocionar, dar risadas e claro, conhecer mais ainda de mitologia. Vale cada segundo de leitura.

Carolina 11/05/2024

Livros que contam histórias de bruxas sempre será minha temática favorita, e não tem erro. Sempre me emociono

laisestalendo 02/04/2024

Não queria largar e quando largava só pensava nele
DEVOREI PRA 🤬 #$%!& ESSE LIVRO. eu não consegui nem por um minuto largar ou parar de pensar nessa história. Foi uma jornada pra mim, gostei do ritmo e não achei maçante, mas tiveram oras que eu ficava cansada tal qual a personagem principal (não que seja uma coisa ruim, até porque eu simplesmente estava entendo tanto o lugar, os problemas e o cansaço da personagem que fiquei um tanto exausta também em algumas partes). Nunca tinha lido nada que tivesse a cultura nórdica como referência e foi uma maravilhosa surpresa.

an_ne 28/03/2024

Eu amei a história, amei os personagens (tirando o Loki que foi meu ÓDIO a história toda)
muito cativante, fui sem expectativa e amei

Gabriel Marin 27/03/2024

Quebra da expectativa, execução mediana.
Confesso que talvez eu tenha criado muita expectativa em torno desse livro, imaginei que estaria lidando com algo a altura de ?Circe? da Madeline Miller, mas são propostas diferentes, o que acabou me decepcionando.
Embora seja um bom livro em alguns momentos se tornou um pouco maçante, algumas informações mitológicas foram jogadas aleatoriamente, o clímax se desenrola no final numa corrida contra o tempo, num piscar de olhos toda tensão inflamada no decorrer do livro explode num monte de informações com personagens que aparecem uma única vez.
O livro gira em torno da protagonista e da profecia, mas achei ela muito mal desenvolvida, a forma com que ela lida com toda responsabilidade em suas mãos é imatura, o que não contrasta com tudo que essa mulher passou no decorrer do livro e no que ficou subtendido de seu passado onde ela era considerada uma grande bruxa, portadora de muito conhecimento e poder. Até o simbolismo do coração ficou mal desenvolvido. Achei que o livro tinha um potencial enorme mas que não foi executado da melhor forma. Foi uma leitura gostosa, mas toda problematização dos temas abordados se deram na minha cabeça, porque a autora não entregou isso.

anapmoscoso 27/03/2024

"E isso é o que a menina contaria para os seus filhos, e o que eles diriam aos próprios filhos muito depois da partida daqueles que vieram antes:
Dizem que uma velha bruxa viveu ao leste, no Bosque de Ferro, e que deu à luz os lobos que perseguem o Sol e a Lua..."

Eu não estava pronta para esse livro. Eu não estava pronta para a quantidade de EMOÇÕES que ele me fez sentir.

Antes de mais nada, preciso deixar claro que, tirando uma única coadjuvante, eu tive raiva - para dizer o mínimo - de absolutamente todos os outros personagens dessa história - protagonista inclusa. Mesmo que ela não mereça. Afinal, o "problema" dela, é que ela é boa demais para o mundo onde vive. Boa demais, altruísta demais. A bruxa dessa história nunca, jamais, faz decisões pensando no seu próprio bem-estar. Ela pensa nos filhos, no amante, nos amigos, mas nunca naquilo que ela precisa.

O que termina sendo algo bastante conveniente para Loki, o deus da trapaça, quando ela se apaixona por ele. Se bem que, para ser justa com o personagem, Loki nunca precisou enganar a bruxa. Ela sempre o amou sabendo muito bem quem, e como, ele era.

Esse encontro torna "No Coração da Bruxa" em um dos livros mais encantadores, revoltantes, emocionantes e de arrancar os cabelos que eu já tive o prazer de ler. Nada se compara a sensação de ter vontade de matar um personagem em uma página, só para sentir pena dele na página seguinte. De gritar "você é uma grande otária" para a protagonista, mas depois pensar "o mundo não merece essa mulher".

E, mesmo após finalizar a leitura, tenho dúvidas sobre os meus sentimentos acerca de muitas situações dessa história, mas não tenho a menor dúvida de que, de fato, o mundo não merece o coração o dessa bruxa.

JAssica290 26/03/2024

Vi potencial, resto do livro para mim foi uma tortura, a todo momento eu quis abandona.
Mas eu fui teimosa e insisti em terminar, quando Loki não está eu sinto que os outros personagens, inclusive a protagonista, ganham um destaque bem mais digno, a jornada da bruxa é realmente bem interessante, apesar de triste.
Me peguei odiando com todas as fibras do meu ser o Loki.
A coisa com esse livro é que, apesar de se passar em terras de gigantes e florestas de bruxas, você conhece os personagens. Você já teve um ex como o Loki, uma amiga como a Skadi e com certeza uma amiga como a Gerda.

Ratinha da Biblioteca 23/03/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
Uma versão da história que raramente é explorada é a de Angrboda, a mãe dos filhos de Loki, pouco conhecida por aqueles que apreciam ou já leram sobre a mitologia nórdica. Enquanto estamos familiarizados com as travessuras de Loki e o papel crucial de seus três filhos no Ragnarok, é raro encontrar relatos sobre Angrboda. No entanto, neste livro, a autora oferece uma interpretação linda, profunda e reflexiva sobre temas como amor, maternidade, parceria e amizade.

Após ter sido queimada três vezes por Odin e sobreviver, além de ter seu coração transpassado por uma flecha e arrancado do peito, Angrboda retira-se para o isolamento no Bosque de Ferro, e é lá que Loki a encontra e devolve seu coração, dando início a uma história de amor e sofrimento. Boda e Loki se casam, ela o aceita entre suas idas e vindas, entre Asgard e o Bosque de Ferro. Suas crianças começam a chegar: primeiro Hel, com as pernas mortas; então Fenrir como lobo; e por fim, Jormungand, a Serpente de Midgard. Estranhos e esquisitos como os pais, mas amados e cuidados por uma mãe que dedicou a vida para protegê-los. E gente, que delícia foi ler sobre essas criaturas ainda crianças! Ninguém nasce grande ou monstro. Independentemente da forma como vieram ao mundo, eram apenas crianças que brincavam, se amavam e compartilhavam uma vida em família. Tudo isso até que Odin os arrancou dos braços de sua mãe.

Bom, se você conhece a mitologia, sabe o que foi o Ragnarok, mas a descrição da Genevieve sobre como esses eventos se desenrolaram é magnífica. Mesmo Loki, odiado por tantos, revela uma faceta até então desconhecida para mim, ainda não gosto dele, mas consigo compreendê-lo melhor. E como Skadi disse: "Existe uma diferença entre entedimento e perdão. É possível ter um sem o outro."

E é isso gente, super recomendo essa leitura, não só para fãs de mitologia nórdica, mas também para aqueles que apreciam uma boa história, com uma mulher forte, guerreira, mãe e disposta a tudo, até enfrentar o fim do mundo, para salvar os seus.

Quotes:

"Mas agora Angrboda tinha Skadi para fornecer as plantas que tornariam os preparos palatáveis, e, de qualquer maneira, a bruxa não precisava mais das poções para afastar a fome - graças a Skadi, ela também tinha um estoque de carne-seca e algumas cabras para ordenha."

"Talvez não seja importante, então [...] Não importa realmente de onde viemos, não é? Estamos aqui agora. Somos quem somos. O que mais podemos ser?"

"- E realmente detesto ver você chorar e odeio ainda mais ser o causador das suas lágrimas.
- Antes de você aparecer, eu também não tinha certeza se poderia amar."

"Ela percebeu, naquele momento, que faria qualquer coisa por ele, e percebeu isso com uma ferocidade repentina que fez seu coração disparar. Qualquer coisa por ele - qualquer coisa pela criança dentro dela, pressionada entre os pais e evidentemente incomodada pelo pulso acelerado da mãe. Qualquer coisa por eles. Qualquer coisa. E, por algum motivo, aquilo a assustava, como se o pensamento em si fosse uma promessa que ela sabia não poder deixar de cumprir."

"Boda, falei para você desde a primeira vez em que nos encontramos que não quero ter nada a ver com as suas profecias deprimentes. Faço o meu próprio caminho: escolho o meu próprio destino. Você não pode tirar isso de mim."

Natália 22/03/2024

Perfeito
Demorei um pouco para fazer a resenha dessa história. Acho que precisava de um pouco de afastamento para poder me expressar corretamente.
Esse livro foi uma experiência encantadora. Com personagens marcantes, dramas envolventes e uma ambientação imersiva, No Coração da Bruxa ganhou meu coração.
A forma como Genevieve escolheu contar a história dos deuses a partir da perspectiva de Angrboda (Boda, para os íntimos) mexeu comigo. Essa é uma personagem altruísta, dedicada, forte, sensível, emotiva. Ela não é perfeita, mas tangível a sua maneira.
É o do tipo que você olha e sabe que tem uma história instigante para contar e que, principalmente, sabe contar essa história.
A parte 1 desse livro foi ganhando meu coração aos poucos, terminando num baque forte e terrível. Você compartilha a dor de Angrboda e todos os sentimentos que a acompanham. É muito mais pessoal e centralizado em um pequeno espaço, mesmo assim, com muitas facetas. Mas as partes dois e três nos mostraram uma faceta mais expansiva e comunitária da personagem. Em sua busca pessoal, ela nos apresenta o que mais ela é, do que foi e é capaz, e da profunda empatia que sente. Ela não é ingênua, mas forte, muito forte, e as vezes cruel, sem perder a própria alma e convicção. O final foi dolorosamente lindo.
Recomendo.

Vogel 10/03/2024

Primeiro contato com mitologia nórdica e simplismente adorei! Claro que achei confuso alguns momentos, tbm achei que a passagem do tempo poderia ser mais clara, mas no livro é muito bom! Os personagens são cativantes, e o livro flui super bem! Vale muito a pena a leitura.

Marta 28/02/2024

Uma história empolgante e imprecionante sobre mitologia nórdica..fiquei mais apaixonada do que já sou pela mitologia ....no dar um gostinho de quero mais qdo a história acaba ...amei

jupiter! 02/02/2024

Um livro especial.
Desde que li a sinopse desse livro soube que seria uma leitura muito boa. E agora escrevo isso com o coração de uma leitura mais do que satisfeita por um conteúdo de qualidade. A escrita é muito boa, os personagens, ainda que baseados em mitos nórdicos, conseguem ser interessantes de sua maneira e a protagonista, uma bruxa forte com seus problemas místicos, consegue manter uma conexão muito forte com o leitor, principalmente em seu papel de mãe. Muito bom!

Tassi 12/01/2024

Perfeito pra uma maratona ou sair da ressaca
Que escrita incrível, adorei a história as nuances , como o papel da Angraboda se desenrola a história dela com o Loki aí ai adorei, apesar de que sou suspeita pois adoro histórias vindas de mitologias. Leiam

Izaura Delfino 12/01/2024

Me encantei pela sinopse desse livro e nao sosseguei até ler. Simplesmente, perfeito. Bem escrito, uma história coesa, que se desenvolve no tempo certo. Personagens que fazem a gente querer continuar a ler mesmo depois de ter muita raiva ou sofrer muito por eles.

No final, é a história de uma mãe e o amor incondicional dela que rompeu tudo que tinha pela frente. Recomendo muito a leitura, o tipo de livro que deixa a gente querendo mais.