A Escrita na Parede

A Escrita na Parede Maureen Johnson

Resenhas - A Escrita na Parede

Geovanna.Cookie 24/07/2022

Finalmente, a resenha definitiva.
A trilogia cordialmente cruel é a única que eu já vi em que só se tem o desfecho no final do terceiro livro. Normalmente exiate um arco menor que é resolvido em 1 livro e um arco maior que se resolve no fim da série.
Enfim, o que quero dizer é que é difícil manter uma pessoa interessada em um único mistério por 3 livros, mas Cordialmente Cruel conseguiu.
Por mais que seja um livro infanto juvenil trouxe acontecimentos bem realista, principalmente no que diz respeito ao crime de 1930 em que as coisas não sairam exatamente como o planejado.
Por outro lado no final do livro os personagens tomam duas decisões que, apesar de corretas e idealistas, me soaram ingênuas e que não aconteceriam na vida real.
Por fim, eu recomendo a série! É daquelas que não da pra parar de ler, e por mais que não seja inovadora e revolucionária, deveria ser mais conhecida.

@mandinhas_angelo 28/07/2022

Decepção
Quando pensou ter resolvido todo o mistério em Ellingham, novos acontecimentos na escola envolvem Stevie em mais um mistério. Presos em uma nevasca, novas histórias e respostas começam a surgir. No desfecho da trilogia, mantemos a mesma divisão entre passado e presente, acompanhando simultaneamente os acontecimentos na época do desaparecimento da pequena Alice e também os desafios recentes que estão acontecendo no IE.
Dentre tantos caminhos e reviravoltas que a trama poderia ter, eu nunca imaginaria o que aconteceu no final, o que me deixou bem surpresa. Porém, a narrativa é muito arrastada neste volume, alguns fatos narrados do passado são completamente irrelevantes e os fatos importantes (em sua maioria) não tem utilidade para o caso presente e a resolução do mistério atual. Na minha opinião, receber algumas informações ou não, no fim não foi muito diferente.
A protagonista se desdobra, quebra regras e faz de tudo para solucionar o caso “Cordialmente Cruel”, mas infelizmente, no fim essa é a parte menos importante, perdendo um pouco da emoção, já que grande parte da trilogia foi baseada nisso. Há uma trama secundária protagonizada por David, que em grande parte também não agrega muito ao foco principal e nem se desenvolve bem sozinha.
Os personagens mantêm muito de suas características, alguns ganhando até mais destaque. Porém, algo que me incomodou muito foram as atitudes de David com a Stevie durante grande parte do livro.
No geral, a trilogia é legal, tem seus momentos bons e ruins. O final foi decepcionante principalmente na parte do desenvolvimento, muita coisa ficou em aberto e acerta em poucos momentos, colocando no final aquela típica cena de livros de mistério, onde todas as peças se encaixaram para dar o gostinho.

lililu 10/06/2024

Último livro
Até que enfim terminei essa trilogia.
Não vou me estender muito pq já falei bastante minha opinião nas outras resenhas.
Eu arrastei essa leitura pq queria saber o desfecho dessa história, não leria novamente e não recomendo.

Lourdes15 12/04/2023

É bom!
Eu achei a leitura bem lenta, não só desse mas sim da trilogia toda, porém a história é boa tem um bom desenvolvimento e uma boa conclusão, certos acontecimentos eram tão bem contados que eu sentia como se estivesse lá com ela.
Adorei o romance, porque mesmo que tenha me dado uma certa raiva em alguns momentos eu gostei da conclusão.
Certas partes eu achei confuso, tive até a impressão que o livro se contrariou em algumas parte (coisas ditas de uma forma e depois ditas de outra).
Porém vale a pena ler, pois é interessante os acontecimentos no Instituto Ellingham.

Carolina 28/10/2023

PERFEITOO
Que terceiro livro maravilhoso. Normalmente eu sou muito boa em desvendar mistérios nesses livros, mas nossa, esse conseguiu me surpreender real. Fiquei longe de descobrir o assassino, sobre Alice, e tudo o mais..Neste ultimo livro da saga, todas nossas perguntas são respondidas.

Raiane 14/08/2022

Enfim, respostas!
Esse foi o melhor da trilogia pra mim. No geral é uma boa trilogia, como tudo é desvendado e tal. Mas não me apeguei e nem fiquei empolgada lendo.
Achei que muitas vezes tinha descrições demais que pra mim ficou cansativo.

David nesse último livro estava totalmente insuportável, aí do nada ele mudou. Não deu pra mim, e olha que no primeiro livro eu gostava dele!

A Stevie é inteligentíssima, sério! Desvendou um mistério de muito tempo atrás, onde não tinha mais nenhuma testemunha viva! Ela fez milagre.

É isso! Fui com expectativas grandes, mas acontece.

Gio 10/08/2022

Eh
Em questão de leitura em geral, ainda mais sobre o caso da Alice e da Iris 10/10 bom demais
De resto eu não lembrava dos personagens ?? então eu aprecio o caso de POSSÍVEL de ser resolvido, se vc prestar muita atenção, mas pessoalmente eu nem lembrava do personagem direito

spemari 14/12/2022

"Como achar alguém que nunca está ali de verdade?"
Novamente esse enigma ajudou a resolver o caso, eu terminei o livro de madrugada, mas estava tão eufórica que preferi pensar antes de escrever a resenha.
O primeiro livro, eu qse larguei, o começo estava lento e me deixando de ressaca literária, mas continuei mesmo assim, fui gostando, e no final queria saber mais
Comprei o segundo livro, não fui c mts expectativas, mas eu AMEI, a leitura foi muito fluída e com plots que MEU DEUS, eu achava que já tinha mt coisa resolvida, mas estava errada
Vim ler o terceiro com sede de saber o final, de saber quem é o assassino do presente, no começo tinham coisas sendo contadas sobre o passado que eu nao entendia o pq ainda estavam sendo contadas, ms a medida que a história ia desenvolvendo eu comecei a entender, e no final tudo fez sentido.

Eu só tenho a dizer que é uma obra prima, a leitura é fluída, os plots incríveis, os personagens mais incríveis ainda.
Eu amo as relações da protagonista com os amigos e todos ao redor e o quanto ela é inteligente, ela simplesmente descobriu o mistério do século, e pq tinha competência pra isso.
Eu amo a maneira que a autora criou um universo que poderia ser real e não é, acho que é isso que prende tanto, você se sente como se estivesse ali, imerso no livro, cada detalhe do caso (que é enorme) é explicado, todos os personagens tem sua personalidade, tanto os do passado quanto os do presente, e você consegue se conectar até com os que não são os principais, é incrível essa construção, a maneira como tudo se desenvolve e no final tudo se interliga e não fica NADA em aberto, é incrível

Eu amei esse livro, amei essa trilogia, amei cada coisa nela e recomendo para quem quiser me ouvir falar.???

Sarinhah 11/12/2022

último livro :?(
Estava super animada para ler o desfecho dessa história que me cativou muito e posso dizer que foi dentro do esperado.

Nunca vou ser aquela pessoa que descobre antes quem são os verdadeiros culpados e por isso fiquei bem surpresa e chocada com o plot de quem estava por trás dos assassinatos, nunca imaginei real que seria aquela pessoa.

No geral, achei o terceiro livro o mais fraquinho (visto que é o grad finale) por ter muita enrolação e umas partes bem sem sentido. Mas confesso que no final do livro e com tudo que foi descoberto, finalmente senti o peso que foi toda a história do desaparecimento da Alice e tudo mais, é realmente uma história bem triste.

Estou feliz com o final, foi bem razoável visto que eu esperava mais uma morte rsrs
Agora esperarei pelo lançamento de Nine Liars porque eu amei demais a escrita dessa autora.

taissa 24/05/2022

Só foi.
Vamos lá!

Fiquei bem perdida no começo (e no final tbm) porque não lembrava de nada que tinha acontecido nos livros anteriores, foi bem difícil de me situar na história. Mas até aí é um problema meu...

Não sabia se a escrita estava casativa mesmo ou se eu não aguentava mais ler esse livro, parecia que nunca chegava no final. Todos os personagens me irritavam, por absolutamente motivo nenhum (é, talvez o problema seja eu mesmo). O único que dava para salvar era o Larry, perfeito e incrível desde o primeiro livro.
Porém, achei a história bem construída, rica em detalhes, rica mesmo!!! O que me chateou foi a leitura cansativa, não via a hora de acabar logo.

3 estrelas, porque não foi ruim, mas também não foi bom, só foi.

drielly 11/04/2022

EU AMO VC, STEVIE
Esse livro conseguiu me tirar de uma ressaca colossal. Sem brincadeira, não conseguia parar de ler, principalmente porque fazia tempo que esperava a conclusão da história. E tenho que dizer que não me decepcionei, viu? Ficava de queixo caído a cada reviravolta. Enfim, essa trilogia tem um lugar muito especial no meu coração

Estefany32 24/04/2022

Este livro é a finalização perfeita para a série, tudo terminou melhor do que eu poderia imaginar.
E como bônus ainda me livrou de uma ressaca literária enorme.

Isabela.Cavalcanti 03/09/2022

a premissa da serie é muito boa mas a medida que os livros vao passando acho que é meio enrolada?. sinceramente, dava p resumir tudo em 1 livro de 500 pags.

Bia Pupato 03/04/2023

No fim valeu a pena
O último livro da série me entregou tudo que eu queria desde o primeiro. O ritmo da história, o desenvolvimento dos personagens e as reviravoltas que me pegaram de surpresa!

Stevie conseguiu desvendar o crime do século, o desaparecimento de Alice Ellinghan, e também os crimes recentes que ocorreram na escola. Além disso ainda traz à tona um pouco da história de outros personagens do passado.

A meu ver a série no geral fica ali em 3 ? pelo crescimento da história e da narrativa e a evolução dos personagens.