A Última Livraria de Londres

A Última Livraria de Londres Madeline Martin

Resenhas - A última livraria de Londres

Joana 04/02/2022

A última livraria de Londres - 5?
Simplesmente um livro perfeito. Fala de uma rapariga chamada Grace que se muda pra Londres com a sua amiga Vivi. Ela fica a viver com a Sra. Weatherford e o seu filho Colin, duas pessoas com um enorme coração (nunca vi tanta bondade). Grace consegue arranjar trabalho na Primrose Hill, depois de muito esforço a tentar convencer o Sr. Evans a aceitá-la. A partir deste momento observamos o desenrolar da guerra e a forma como cada um tenta contribuir para combatê-la. Ao longo do livro encontramos notícias chocantes que partem o coração, mas também encontramos notícias que nos dão esperança de viver mais um dia. Enquanto a guerra decore também observamos o desenvolvimento de um romance.
O final deixará qualquer leitor com um sorriso na cara é um final que nos trás alegria e nos faz acreditar na bondade e amor entre as pessoas. Incentiva-nos a ajudar sempre o próximo!
Amei este livro recomendo a qualquer pessoa, tenho a certeza que se apaixonarão por todos os personagens, pois todos eles têm um grande coração.
Ray 04/05/2024minha estante
Comprei esse livro hoje! Obrigado pelo seu comentário, me deixou com mais vontade ainda de ler ??

Raíssa Marques 22/02/2023

"lá fora, você salva vidas. Aqui dentro, você salva almas."
É um livro de ficção histórica que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, com uma narrativa bem fluída e de leitura leve, apesar dos acontecimentos passarem durante a Guerra, a autora soube dar uma sensibilidade aos fatos. Grace perdeu muitas pessoas queridas ao longo da Guerra, uma dessas perdas deixou meu coração dilacerado, mas também ela ganhou muitos amigos por amor aos livros. A Grace é forte, determinada e cheia de vida. Esse livro é inspirador, emocionante e deixou um quentinho no meu coração.
Erica183 22/02/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Lê :) 22/02/2023minha estante
Quero mtooo ler esse livro

Joao.Paulo 22/02/2023minha estante
Me deu vontade de ler, vou adicionar na minha lista

Jéssica | @jehbreda 10/07/2023

Livros e segunda guerra mundial
A última livraria de Londres na verdade mora nos corações de quem vê na leitura a oportunidade de viver além da vida que é colocada em prática todos os dias.

Adoro o tema da segunda guerra mundial e é raro ler sobre como foi a experiência na Inglaterra. Apesar de não ser meu tipo de livro favorito viajei junto com Grace nessa história, trabalhei em noites longas durante bombardeios em Londres, fiz amigos fiéis e me apaixonei mais por livros.

louise118 26/07/2023

?palavras e ideias podem mudar o mundo?
Uma pequena frase do filme ?Dead Poets Society? para elogiar essa leitura, que foi cativante do início ao fim. sem dúvidas uma história marcada pela dor, pelo luto e pela tristeza em um momento tão sombrio da história da humanidade, mas que fala sobretudo sobre esperança e o acolhimento que podemos encontrar em algo tão simples como um livro em tempos difíceis.
adorei a protagonista e a amizade dela com a viv. antes de ler eu me perguntava muito se teria algum romance e a resposta é sim! apesar, é claro, de não ser o centro da história.
grace é uma verdadeira heroína dentro de sua própria história e de seu tempo, e através de uma narrativa simples porém comovente podemos contemplar o poder e a importância da literatura não somente para a humanidade, mas para as pessoas em si, com suas histórias e diferenças. chorei em vários momentos mas também tive o coração quentinho em muitos outros, e o sentimento de uma comunidade unida em um momento assustador é absolutamente comovente.
recomendo vivamente a leitura desse livro emocionante.

Regina 30/10/2022

5 estrelas
Que livro lindo! Em meio à dor da 2a Guerra Mundial, uma jovem descobre o amor pelos livros, a importância da amizade e o sentido de viver uma vida para ajudar ao próximo. Que protagonista brilhante! Sua postura me cativou desde o início. Pude acompanhar seu crescimento como pessoa, como amiga, como cidadã, como leitora... Que bons exemplos trouxe! Em meio ao caos da guerra, a livraria do Sr. Evans foi um oásis em meio ao deserto das aflições e tristezas. Amei o desenrolar da história, as amizades que foram se tornando cada vez mais fortes, os livros tendo o destaque merecido na vida da comunidade e de modo particular a cada um que se permitiu descobrir a magia dos livros. Simplesmente amei!!!
Kleilson.Torquatto 30/10/2022minha estante
Adicionando a lista agora.
Adoro livros com essa temática de guerra e romance.

Regina 30/10/2022minha estante
Com certeza você vai gostar muito!

Hester1 03/01/2024

Não gostei!! Achei fraco, a escrita não é legal, a autora não me cativou. Nenhum personagem me interessou. Bem previsível. Parece que agora está na moda livros sobre bibliotecas, livrarias ou restaurante. Assim, como imagino que todos os livros são traduzidos mecanicamente ou os tradutores todos adoram a palavra "bochecha". Antes lágrimas corriam pelas faces, agora elas correm pelas bochechas. As pessoas acariciavam as faces de outra pessoa. Principalmente os mocinhos acariciando as faces das mocinhas, ou vice versa, agora eles ou elas acariciam as bochechas. Acho patético! Acabou o romantismo!!! Fico com minhas bochechas vermelhas de raiva!

SueSouza 28/05/2024

Perfeito
Oi Pockets!

Nossa última leitura coletiva na sociedade foi “A Última Livraria de Londres” da autora Madeline Martin, publicada pela Editora Arqueiro. Foi uma jornada linda, sensível e emocionante acompanhar Grace e tudo que aconteceu nessa história.

A história segue a vida de Grace, uma jovem que perdeu a mãe e, junto com sua amiga Viv, embarca para Londres para viver o grande sonho das duas de se tornarem vendedoras em alguma loja de departamentos, mesmo com a possibilidade da eclosão da guerra. As amigas vão morar com a adorável Sra. Weatherford e seu filho Colin. Viv logo arranja uma entrevista, mas Grace não, pois não tem uma carta de recomendação. Mas a Sra. Weatherford vai dar uma forcinha e arranjar um período de experiência para ela na livraria Primrose Hill, do rabugento Sr. Evans. No primeiro dia, Grace já volta desanimada para casa, já que o Sr. Evans diz que não precisa dela, mas por insistência, ela volta, e todo seu amor pela leitura vai começar, e claro, ela encontra um amigo no Sr. Evans.

Embora Grace não goste inicialmente do trabalho e dos livros, ela se encanta por “reformar” a livraria e aumentar as vendas, o que causa inveja em outros livreiros. Ao buscar a melhoria da livraria, encontra o verdadeiro amor pela leitura e compreende a paixão dos compradores. Grace encontra refúgio e consolo na leitura durante os momentos difíceis que irá enfrentar com o início da guerra, os ataques que a cidade sofre e também com o trabalho voluntário que se propõe a fazer. Sua conexão com os livros acaba se aprofundando, e ela encontra conforto ao compartilhar essa paixão com os clientes da livraria e com seus amigos, ao fazer a leitura das obras em voz alta. Todos esperam ansiosos por esses momentos.

Através das experiências de Grace e dos outros personagens, o livro explora como a literatura pode ser uma fonte de inspiração e força em tempos turbulentos, além de destacar a importância da comunidade e do apoio mútuo durante adversidades. No decorrer da trama, vemos o desenvolvimento de Grace, sua determinação, coragem e força para ajudar quem precisa. A história de Grace, com a livraria e todos os personagens, transforma não só os personagens, mas nós leitores, pois mostra o poder transformador da leitura e da solidariedade em meio à adversidade que é a guerra.
Essa história me fez chorar em algumas partes, porque não tem como não se emocionar com o tema da guerra, as perdas são irreparáveis. Mas é uma história que deixa o coração quentinho, pois mostra todo o amor que nós leitores sentimos por livros, o quanto a leitura pode ser um apoio em diversas situações, é simplesmente lindo. Tem romance, sim, na história, mas essa parte é pequena, e ainda bem que autora fez isso, porque todo o outro enredo, o cenário, os diálogos e personagens deixou a história muito boa, sem apelar para o romance. E tem pet (gatinho) envolvido, que amooo. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/C7iEhNksVX1/?img_index=4

Elisabete 18/12/2023

"Ilumine o seu blecaute com um bom livro."
Escrevo essa resenha com lágrimas nos olhos. Esse livro me fez sentir muitas emoções, uma montanha russa. Difícil não se emocionar com os relatos da guerra, com tantas mortes, feridos e perdas dolorosas.
Pessoas que deram suas vidas para salvar outras, que se uniram para se manter vivas e continuar lutando.
Me identifiquei muito com a Grace. Tive uma história de vida parecida. Descobri o amor pela leitura na vida adulta.

Esse livro é baseado em uma história real.
Pessoas que encontraram conforto na leitura para amenizar a dor, o medo, superar a guerra e também as uniram.
?? A autora Madeline, possui uma escrita fluída, com uma ótima narrativa e um trabalho de pesquisa muito bem feito.

? A leitura é minha válvula de escape, meu refúgio e meu abrigo ???
Favorito ?? ??????????
Rogéria Martins 18/12/2023minha estante
Que resenha emocionante! ?
Parabéns pela escrita, Elisa. Ficou magnífica! ????

Elisabete 18/12/2023minha estante
Obrigada Rogéria! ?
Esse livro é maravilhoso e emocionante! ??

Vanessa.Castilhos 18/12/2023minha estante
Resenha linda e emocionante!! ???

Elisabete 18/12/2023minha estante
Obrigada Vanessa! ?

Alex 19/12/2023minha estante
Ótima, resenha, amo essa temática, vai para a lista.

Elisabete 19/12/2023minha estante
Obrigada Alex! Esse livro vale apena!

CPF1964 19/12/2023minha estante
Linda Resenha, Elisabete. ????

Obrigada Cassius! ?

Portilho 24/12/2023minha estante
???????? Linda resenha!!! Você escreve maravilhosamente bem.

Elisabete 24/12/2023minha estante
Obrigada Portilho! ?

LucAlio.CAmara 13/08/2022

A leitura salva almas
Grace e sua amiga Viv é acolhida em Londres pela Sra. Weatherford

Grace conseguiu um emprego na livraria do Sr. Evans graças a ajuda da Sra. Weatherford.

Achei interessante porque a livraria se chamava Primrose Hill Books, se não ficava em Primrose Hill... e a Sra. Weatherford falou para Grace o motivo que Evans havia conhecido sua falecida esposa em Primrose Hill, e encontraram-se os dois à mesma árvore e descobriram que estavam a ler o mesmo livro. ( Foi uma LC do destino rsrs)

George Anderson foi o segundo cliente de Grace ... A primeira foi a senhorinha assanhada rsrs... Gostei dela...

Ao ser o primeiro dia de Grace na loja achei ela bastante proativa. Pena que logo agora que tudo estava dando certo pra Ela e Viv sua amiga, vem o fato da guerra. Gostei bastante da amizade de Grace e Viv. Elas são bastante companheiras entre si.

Em meio a tensão da guerra, Grace estava bem esforçada, mesmo que ela estava começando nesse mundo literário, ela propôs a ajudar Evans a erguir a livraria da sua melhor forma.

Que legal o slogan que Grace escreveu no letreiro :
"Dê luz aos apagões com um bom livro."
Era uma das ideias que ela tinha tido em conversa com George.

Falando em George, ele deu o livro "O Conde de Monte Cristo", para Grace e ela levou um tempo para ler, na verdade ela me fez lembrar de uma ex-namorada que dei um livro pra ela e ela não tinha o hábito da leitura. Quero ler esse livro.

O que achei interessante foi que, por causa da guerra os homens foram convocados e outros foram voluntariamente para a guerra e os clientes que iam na livraria do Sr. Evans do qual Grace estava erguendo, eram de clientes mais velhos de senhoras, senhores e daqueles bem mais jovens que não foram convocados irem a guerra.

Adoro livros que citam outros livros e como o título é propício a livros, já foram citados dois, um já mencionei acima e outros clássicos vcs verão no decorrer da leitura.

Como voluntária Grace entrou para ARP e fazia vigilância junto do Sr. Stokes para orientar os moradores apagarem as luzes para evitarem serem alvos de bombardeios aéreos do exercício Nazis de Hitler.

Grace intercalava os horários com ARP para também fazer sessões de leituras na livraria para os moradores se distraírem e terem também um entretenimento como uma forma de escapa e até mesmo de alívio momentâneo da situação da guerrar.

Enfim, chega de spoilers. O conjunto da obra entrega bem o título do livro e seu gênero:
Drama/Histórico/Romance
A guerra em si é horrenda e sangrenta e achei a protagonista bastante corasoja, a se voluntariar para ARP. Ela ajudou bastante e fez o que pôde enquanto estava em Londres em tremenda guerra, onde as crianças tiveram que irem para o campo e Grace e outros moradores tiveram que enfrentar os Blackout, o racionamento e muitos horres sangrentos por causa dos bombardeios aéreos enviado pelo exército alemão de Hitler.

A leitura é bem de filme de drama mesmo, apesar disso achei bem fluida e os capítulos são curtos no máximo 40 min. Até a metade do livro não acontece nada de relevante, mas logo o livro vai melhorando e as coisas vão acontecendo e ficando melhor. O curioso que gostei de descobrir, foi o nome dado ao título. Vcs leitores vão descobrir o porquê. E, o final foi o que eu estava imaginando. Ficou perfeito.
DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Fernanda 29/08/2022

A Última Livraria de Londres - Madeline Martin
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/08/resenha-ultima-livraria-de-londres.html

Kah 17/06/2023

É como tomar um chá da tarde ouvindo histórias da guerra
Amei demais e vou guardar em um lugar bem quentinho no meu coração. Foi o primeiro livro que me fez chorar!! Recentemente descobri que tenho uma paixão por livros de segunda guerra. Há pouco li Um Banquete para Hitler e, sem dúvidas, foi o melhor. Um Banquete se passava na Alemanha, e agora, com A Última Livraria de Londres, pude ver a segunda guerra pela perspectiva dos ingleses também. Estou expandindo meus horizontes sobre como a guerra afetou cada tipo de gente e cada local diferente e isso é incrível. Também estou tirando aquela visão que temos de que "ah hitler foi um cara mal e ok", pois lendo esses livros e vendo os desastres que a guerra causou, percebo que ele foi realmente um monstro! Ver obras que retratam esses momentos da história, limpam nossa visão e nos fazem enxergar e até sentir realmente o terror de tudo aquilo, expande nossa visão de mundo e mergulhamos nas atrocidades que aconteceram, experimentando pelo menos 1% do que foram aqueles momentos apavorantes. Nos faz sair de uma perspectiva de passividade. Sou muito grata por ter lido esses livros. Meus sinceros agradecimentos à Última Livraria de Londres, ao Banquete para Hitler, ao Diário de Anne Frank.

Bom vamos ao livro... Que amor! O livro fala sobre de uma moça que morava no interior e se mudou para Londres, para tentar uma vida mais glamurosa longe das fazendas. Mas isso ocorre bem nos momentos antes da segunda guerra explodir. Nós temos uma experiência incrível vendo a guerra se aproximar aos pouquinhos e sentindo a aflição que eles sentem. Não é um livro pesado, nem vai se aprofundar nas atrocidades realmente, mas mostra também um pouco da destruição avassaladora que Londres sofreu com a chegada dos ataques dos alemães.

Spoiler!!!

Para mim uma das cenas mais impactantes foi quando as crianças de Londres foram mandadas para o interior, sozinhas, longe de seus pais, indo morar com pessoas completamente desconhecidas, pois era a melhor opção contra a ideia de serem bombardeadas. A evacuação em massa de crianças... as mães desesperadas sem saber se seus filhos estariam seguros, longe deles, longe de seus maridos lutando na guerra, completamente sozinhas, desamparadas, desesperadas sem poder fazer absolutamente nada além de lidar com a própria dor e sobreviver. Imaginar uma mãe dessas completamente solitária, nos dias de bombardeio, tendo que lutar para sobreviver, se esconder, sem sequer saber se seus pequenos ou seus maridos estavam vivos... apenas esperando por uma carta dizendo que o amor de sua vida não sobreviveu à guerra...

Vamos também acompanhar a chegada de uma carta anunciando a morte de um menino jovem e doce que havia sido convocado para lutar nas trincheiras. A dor de uma mãe e o brilho da vida sumindo de seus olhos. Colin, o filho da senhora que ofereceu casa para Grace, nossa personagem principal, é um garoto jovem, delicado, que trabalha cuidando de animais e que acaba sendo convocado para a guerra. Sua mãe, uma senhora de idade que vive pelo filho, pelo cuidado, fica sem esperanças e sem propósito depois que ele morre. Essa é uma dor que muitas pessoas depois da guerra e durante tiveram. Não saber mais como viver depois da perda de sua família. Não ter mais motivo pelo qual viver.

Hitler e os socialistas nazistas vão ordenar o ataque e bombardeio a escolas, hopitais, abrigos. Tudo sendo transformado num inferno de chamas e cinzas. Casas desmoronando, comércios sendo queimados, devastados. Conhecemos também as formas de precauções, incluindo os toques de recolher e os blecautes, cortinas pesadas e escuras em todas as janelas e brechas dentro da casa, deixando as noites de Londres um breu total para que os aviões alemães não pudessem saber onde tinha civilização e evitar os ataques.

Durante todo esse caos, a vida tinha que continuar. Grace conseguiu emprego numa livraria que estava largada, seu dono um homem de coração partido que havia perdido o sentido de viver depois da morte de sua filha e esposa. Grace revive a livraria, organiza tudo, faz trabalhos de marketing atraindo novos leitores - oferecendo uma fuga à solidão e à vida desesperadora dos tempos de guerra. Oferecendo não só livros, mas um fôlego àqueles que já não tinham mais paz.
Dentre os bombardeios, A Última Livraria de Londres é a única que permanece de pé, mesmo ela tendo também sido bombardeada, é a única que consegue sobreviver e também dar espaço aos outros donos de livrarias que perderam tudo. Um gesto muito lindo oferecer uma prateleira para seus próprios concorrentes poderem vender seus livros depois de terem perdido praticamente tudo. Nos deixa uma lição: no momento de maior desespero percebemos verdades devastadoras, no fundo no fundo as pessoas não são nossos concorrentes ou inimigos, são apenas pessoas. Cada um lutando pelo que acredita. Cada um dando tudo de si para permanecer vivo.

Não poderia deixar de falar do romance que Grace constrói com um homem que é convocado para ser aviador na guerra. A solidão de não saber se o seu homem voltará, as cartas trocadas - com muitas partes escritas pintadas de preto ou rasgadas pelo governo para que informações importantes não fossem parar em mãos erradas. Como o governo dizia, uma coisa errada que você fala para alguém pode significar a morte de milhares.

Ah, não posso me esquecer do serviço de voluntariado que Grace se juntou, ela fazia vigílias durante as noites para garantir que ninguém estivesse infringindo as regras de proteção, além de apagar os incêndios, ver diretamente as bombas caindo do céu, as pessoas mortas, o inferno flamejante nas ruas de Londres. Ela viu muita gente sangrar e morrer, mas também ajudou muita gente a sobreviver.

Por último, a perda do velhinho dono da livraria, que a tratou como se fosse sua própria filha e deixou a livraria para ela, assim como o cofre de livros de pessoas que entregaram suas vidas para proteger histórias contadas no papel. Livros que Hitler queria destruir, livros literalmente manchados de sangue. Cheios de vida. Cheios de morte.

aline_books 01/11/2022

"Foram tudo e todos se unindo em uma comunidade, atraídos pelo poder da literatura, que realmente fizeram Grace amar os livros por completo."

Esse livro fala sobre amizade, amor, empatia e superação. E como os livros tem o poder de salvar vidas. Gostei muita da escrita da autora, fluída e leve.

Elisangela Muniz 12/06/2023

Meu Deus!
Que história incrível, triste, perturbadora, avassaladora.
Até a metade do livro é uma história pacífica, mostrando como era a vida das pessoas com aquela apreensão da guerra. Depois disso foi só bomba, literalmente.
Que aflição que me deu. Tantas perdas, tanto sofrimento... E tudo por causa de um homem horroroso.
Eu fiquei muito triste, mas também feliz com o final do livro.
Quero um buquê de repolho ?

Aline Michele 19/12/2023

Todas as formas de amor
A Última Livraria de Londres foi o primeiro livro que li da Madeline Martin e eu amei. Ela escreve de uma forma sutil e coloca emoção em todas as frases.

Eu já li muitos livros que se passam na Segunda Guerra Mundial e todos eles são tristes.

Pensar que tudo que li aconteceu me traz aquele frio na espinha sabe? De como o ser humano consegue ser tão cruel com seu semelhante.

Esse livro me surpreendeu porque eu esperava um romance, um triângulo amoroso quando comecei e não foi nada disso.

Teve romance? Teve. Teve uma história de amor? Sim, várias e vários tipos. E acho que isso foi o que eu mais gostei. Teve amor entre amigas que são mais que irmãs. Teve um amor de pai e filha, mesmo que eles não tenham nenhum vínculo de sangue. Teve amor romântico, daqueles que vale a pena esperar a guerra acabar para viver. Teve amor pelos animais, e eles merecem todo o amor do mundo e teve o amor pelos livros, que acredito que todo mundo aqui do Skoob entende.

Foi legal também ter uma visão de como foi a Guerra na Inglaterra. De como eles lidaram com as ameaças, os racionamentos, as bombas, destruições e perdas.

Se alguém procura um livro e não liga de derramar algumas lágrimas em um capítulo ou outro, leia esse aqui.

Elisabete, obrigada pelo convite e pela companhia na leitura. Faremos outras 😉.
Linda resenha! ?
Eu que agradeço Aline ?

Faremos sim ?

Karin 03/08/2022

Um livro que traz a tragédia da guerra, a resiliência dos britânicos, o amor aos livros e mostra como a leitura acolhe e transforma vidas.